Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Arouca

Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo e revelou algumas ausências de peso no plantel leonino

Rui Borges, treinador do Sporting, fez antevisão ao duelo com o Arouca - saiba tudo a que respondeu o técnico
Rui Borges, treinador do Sporting, fez antevisão ao duelo com o Arouca - saiba tudo a que respondeu o técnico

  |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Arouca, esta sexta-feira, dia 14 de janeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Elogios ao adversário


"É uma equipa também à imagem do seu treinador, o qual admiro. Muito bem organizados, gostam de jogar, valorizar o jogo, tentam dividir o jogo. É importante para a valorização do futebol. É uma equipa que tem vindo a crescer nesse sentido, a aprimorar comportamentos. Muito dinâmicos, com bons jogadores, tomadas de decisão, uma ideia de jogo clara. Virão a Alvalade dividir o jogo e compete-nos manter o nosso caminho, ser o que temos sido, tirando os jogos da Liga dos Campeões, onde realmente não fomos tão capazes. Temos feito bons jogos. Ultimamente temos apanhado equipas com blocos muito baixos, acredito que amanhã não acontecerá o mesmo. Será um bom jogo, perante uma boa equipa. Mas queremos ser Sporting, ganhar e manter distâncias para o nosso objetivo final".


Morita de fora e Viktor apto

"Sim, o Morita tem uma lesão nova e estará parado três a quatro semanas. O Viktor está apto, disponível. Mais nada do que isso. Adutor esquerdo? Está disponível para jogo".


Castigo de Diomande

"Sem fugir muito à ética que tenho tido ao longo da carreira, nada muito alongado, até porque o Clube também tem essa ética. Não o fiz no fim do jogo, apesar de estar chateado. A única coisa que peço é que olhem para as coisas de igual modo, com o mesmo critério para castigos, tomadas de decisão. Sem entrar muito no que é o árbitro individualmente, porque no meu anterior clube também passei por coisas parecida e a dualidade de critérios foi um bocado diferente. Só pedimos um bocadinho de igualdade. Perceber o que fizeram com jogadores das outras equipas e fazer o mesmo connosco".

Quebras na segunda parte

"A parte física é clara. Para responder com dados ao que acabou de dizer, a nível da UEFA somos a equipa com maior média de jogos em termos mensais. Uma média de 6,4. O resto está no 5 e qualquer coisa. É a equipa se calhar com mais jogo a nível da Europa ou talvez do mundo, mas os brasileiros devem ter um acréscimo. Dita bem o que temos tido ao longo do tempo. Desde que estou aqui, há um mês e meio, treinos aquisitivos, com intensidade, fiz dois. É difícil. E não vou falar do que vem para trás, jamais o farei e arranjarei o que quer que seja para me desculpar ou sacudir a água do capote. A equipa está cansada porque temos tido algumas lesões, têm jogado os mesmos jogadores vários jogos seguidos, o Morten parou ao fim de 15 jogos seguidos. Não são máquinas... O cansaço existe e não podemos fugir a isso. Neste jogo da Liga dos Campeões, é normal olharem e verem isso. Ninguém quer ganhar mais do que eu. Mas na segunda parte não fomos capazes. Mas não só no défice físico, falhámos também noutras coisas. Não fomos tão intensos, competitivos, tomadas de decisão mais lentas. E isso não é desculpa, mas é algo que existe".

Ausências ao longo do ano

"Para ser muito claro. Vocês olham só para o jogo, é normal. No jogo do Dortmund, o Sporting campeão tem sete titulares de fora. Sete. Pote, Viktor, Morten, Morita, Inácio, Nuno Santos e Geny Catamo... Olhem para as coisas de forma geral. Com jogadores adaptados, com tudo. É normal que a equipa se ressinta. Uma 1.ª parte bastante intensa, e depois caímos um bocadinho. Os jogadores têm sido fantásticos. Tirando a Champions, no campeonato estamos muito bem. Chegámos aqui com menos um ponto e estamos quatro à frente. Melhor ataque, melhor defesa... Fiz dois jogos com o Benfica, dois com o Porto. É normal que a equipa se ressinta em algum momento. Acreditamos que vamos ficar melhores, que vamos conseguir recuperar a malta e responder da melhor forma à reta final do campeonato. Mercado? Feliz porque o Sporting não deixou sair ninguém. O Viktor, o Morten, são apetecíveis para toda a gente. Fomos capazes de os manter".

Tem algo de positivo com tantas lesões?

"Sim, tenho. O Iván tinha pouquíssimos minutos e tem crescido a cada jogo que passa, tem conseguido corresponder. O Zeno também, o próprio Simões, cada vez mais importante. Um miúdo que se tem imposto ao longo deste tempo. Estreou-se com o João [Pereira] e sente-se cada vez mais jogador da equipa principal, porque o é. O próprio Harder... Temos ganho alguma margem de minutos para gente que estava à espera de oportunidades. Têm conseguido estar ligados, prontos para ajudar a equipa. E têm sido fantásticos até aqui. Nos jogos da Champions não temos sido capazes de dar resposta e não fujo a isso. Mas no objetivo de sermos campeões, eles têm sentido e sido capazes de responder".

Geny e Pote

"A gestão não se prende com os jogos, com a competição. Entra sempre o melhor 11 para o próprio jogo, independentemente de haver ou não alguma gestão, até pelo acumular de termos físicos. O nosso objetivo é ganhar, independentemente de ser campeonato ou Champions. E na Champions não temos sido capazes, e o responsável sou eu. Amanhã entraremos com o melhor 11, com toda a certeza. Entraremos fortes, com ambição enorme de ganhar. E acredito que, com o passar do tempo, vamos ser melhores, mais constantes durante mais tempo. Faz parte do processo, é toda uma conjuntura muito diversa que precisa de algum tempo. O Geny está fora deste jogo e estará fora do jogo da Champions também. O Pote não tem uma lesão grave, mas é uma lesão que precisa de ser bem tratada. Está no seu tempo. Precisa mesmo de ser bem tratado. Está a cumprir todos os parâmetros e quando estiver disponível, estará disponível".



Futebol

Quase fechado! Antecessor de Amorim no Sporting vai ser o novo treinador do Farense

Técnico que passou pelo Clube de Alvalade tem tudo encaminhado para ser o sucessor de Tozé Marreco no comando técnico dos algarvios

Treinador que antecedeu Ruben Amorim no Sporting tem tudo encaminhado para ser o sucessor de Tozé Marreco no comando técnico do Farense
Treinador que antecedeu Ruben Amorim no Sporting tem tudo encaminhado para ser o sucessor de Tozé Marreco no comando técnico do Farense

  |

Icon Comentário0

É negócio quase fechado: Jorge Silas, antigo treinador do Sporting, está perto de ser o novo treinador do Farense, uma vez que Tozé Marreco não vai acompanhar o emblema algarvio na descida à Segunda Liga e está de saída do clube. O treinador que antecedeu Ruben Amorim (que foi criticado por um clube português) em Alvalade será o sucessor.


Tozé Marreco rendeu José Mota à sétima jornada da Liga Portugal Betclic, depois de se ter demitido na semana de arranque do campeonato do comando técnico do Gil Vicente. Apesar de uma boa reta final de campeonato, não conseguiu evitar a despromoção do Farense na última jornada.


Já Silas, depois de conduzir a União de Leiria, em 2024/25, a uma fantástica recuperação na tabela classificativa da 2.ª Liga, tendo pegado na equipa no 12.º posto para terminar a prova no sexto lugar, deverá manter-se no segundo escalão do futebol português.


Ainda que o dossiê relativo à contratação de Silas esteja muito bem encaminhado para uma conclusão de acordo com a vontade dos dirigentes do Farense, o negócio ainda não está fechado, pelo que há outra alternativa em cima da mesa: Ivo Vieira, técnico que abandonou recentemente o comando do Marítimo.

Silas chegou ao Sporting a meio da temporada 2019/20. Realizou 28 jogos, tendo alcançado 17 vitórias. Saiu em março de 2020, após uma derrota frente ao Famalicão (3-1) e confirmou na conferência de imprensa que não era mais o técnico dos leões. O treinador confirmou ainda, mais rápido do que o próprio Sporting, a chegada de Ruben Amorim para o substituir.



Futebol

Gyokeres e Trincão imparáveis! Craques do Sporting entram em lista de luxo

Jogadores muito importantes da equipa verde e branca são alvo de grande destaque no mais recente estudo do Observatório do Futebol

Viktor Gyokeres e Francisco Trincão foram fundamentais para a conquista da dobradinha por parte do Sporting e são destacados pelo CIES
Viktor Gyokeres e Francisco Trincão foram fundamentais para a conquista da dobradinha por parte do Sporting e são destacados pelo CIES

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres e Francisco Trincão estão entre os jogadores mais influentes do futebol mundial. No mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), o goleador sueco surge no segundo lugar da classificação dos avançados e o extremo português é sétimo colocado do ranking de médios ofensivos.


A análise do CIES incidiu em todos os atletas de um total de 60 ligas, em todo o mundo. A pontuação atribuída aos jogadores – de 0 a 100 – resulta da ponderação de seis fatores: lances aéreos, defesa terrestre, distribuição, dribles, oportunidades criadas e finalização. São ainda considerados os minutos de jogo e os resultados obtidos pelas respetivas equipas.


No capítulo dos avançados, Gyokeres – que é o melhor atacante do futebol europeu na relação preço-qualidade - soma 89.2 pontos, sendo apenas ultrapassado por Kylian Mbappé, atacante do Real Madrid, com 92.3 pontos. O goleador do Sporting fica mesmo à frente de grandes nomes do futebol europeu, como Harry Kane (89 pontos), Marcus Thuram (86.8) e Hugo Ekitiké (86.8), que fecham o top-5.


Quanto aos médios ofensivos, Trincão fica no sétimo lugar, com 87.3 pontos. Acima do extremo do Sporting surgem Florian Wirtz (93.6 pontos), Cole Palmer (92.4), Jude Bellingham, (90), Jamal Musiala (89.6), Scott McTominay, (88.1) e Morgan Gibbs-White, do Nottingham Forest (87.3). O top-10 é fechado por Mikkel Darmsgaard (87.2), Dominik Szoboszlai (87) e Ademola Lookman (86.7).

Na classificação global, a distinção de jogador mais influente do mundo é atribuída a Mohamed Salah. O avançado do Liverpool é o único atleta que soma a pontuação máxima (100) no ranking e destaca-se da concorrência. O pódio é completado por dois jogadores do Barcelona - Lamine Yamal (99.6 pontos) e Pedri (98.7).



Futebol

Jogador de César Peixoto provoca Gyokeres: "Ele não foi perigoso no Sporting - Gil Vicente"

Jogador foi um dos muitos que teve a tarefa difícil de parar o ponta-de-lança sueco e foi um dos poucos a ser bem sucedido

Pupilo de César Peixoto, que travou Viktor Gyokeres, deu entrevista em que fala sobre o avançado do Sporting
Pupilo de César Peixoto, que travou Viktor Gyokeres, deu entrevista em que fala sobre o avançado do Sporting

  |

Icon Comentário0

O defesa-central do Gil Vicente, Marvin Elimbi, falou em entrevista sobre como é lidar com Viktor Gyokeres. Apesar do avançado do Sporting fazer uma brilhante temporada e a ser abordado pelos gigantes do futebol europeu, o francês de 21 anos diz que o sueco não causou mossa à defesa da equipa liderada por César Peixoto.


Marvin Elimbi: "Viktor Gyokeres? Ele não foi perigoso para o Gil Vicente"


Em entrevista ao diário desportivo A Bola, Marvin Elimbi falou sobre como foi marcar Gyokeres, quando o Sporting jogou contra o Gil Vicente: “Foi magnífico. É um jogo que toda a gente sonha em jogar. Foi mesmo um prazer. O Gyokeres? Bom, o objetivo era mesmo esse, que ele não fizesse nada, que não nos colocasse em dificuldades e isso foi alcançado e não é nada fácil”.


Sou franco, Gyokeres é um jogador muito difícil de controlar. É um avançado de muito alto nível, é perigoso, rápido, forte fisicamente, obriga o defesa a estar todo o tempo concentrado”, acrescentou o jovem francês contratado pelo Gil Vicente ao Torreense.

Questionado sobre a falta de golos de Viktor Gyokeres em partidas contra o Gil Vicente esta temporada, Marvin Elimbi respondeu: “É verdade, esta época ele não foi perigoso para o Gil Vicente. Mas sou franco, é um jogador muito difícil de controlar. É um avançado de muito alto nível, é perigoso, rápido, forte fisicamente, obriga o defesa a estar todo o tempo concentrado. E é difícil jogar contra ele, mas este ano ficou frustrado com o Gil”


Marvin Elimbi foi contratado pelo Gil Vicente, no decorrer desta temporada, à equipa do Torreense. Ao serviço da equipa gilista, o central francês avaliado com um valor de mercado de 750 mil euros realizou um total de 14 jogos e tornou-se numa peça fundamental da linha defensiva do clube de Barcelos.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Calafate ridiculariza ataques do Benfica ao Sporting: "Soa cómico"
Futebol

Rui Calafate ridiculariza ataques do Benfica ao Sporting: "Soa cómico"

 

Icon Comentário0
Quenda adorado! Forbs rasga campeão pelo Sporting em elogios: "É tremendo"
Futebol

Quenda adorado! Forbs rasga campeão pelo Sporting em elogios: "É tremendo"

 

Icon Comentário0
Oficial! Guarda-redes de futebol do Sporting não renova com Varandas e sai do Clube
Futebol

Oficial! Guarda-redes de futebol do Sporting não renova com Varandas e sai do Clube

 

Icon Comentário0