Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tudo o que disse Rui Borges na antevisão do Sporting - Arouca

Treinador dos verdes e brancos falou à imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo e revelou algumas ausências de peso no plantel leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

14 Fev 2025 | 13:34 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico verde e branco, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Sporting - Arouca, esta sexta-feira, dia 14 de janeiro. O encontro está marcado para o próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade. Leia aqui tudo o que disse o treinador dos leões.


Elogios ao adversário


"É uma equipa também à imagem do seu treinador, o qual admiro. Muito bem organizados, gostam de jogar, valorizar o jogo, tentam dividir o jogo. É importante para a valorização do futebol. É uma equipa que tem vindo a crescer nesse sentido, a aprimorar comportamentos. Muito dinâmicos, com bons jogadores, tomadas de decisão, uma ideia de jogo clara. Virão a Alvalade dividir o jogo e compete-nos manter o nosso caminho, ser o que temos sido, tirando os jogos da Liga dos Campeões, onde realmente não fomos tão capazes. Temos feito bons jogos. Ultimamente temos apanhado equipas com blocos muito baixos, acredito que amanhã não acontecerá o mesmo. Será um bom jogo, perante uma boa equipa. Mas queremos ser Sporting, ganhar e manter distâncias para o nosso objetivo final".


Morita de fora e Viktor apto

"Sim, o Morita tem uma lesão nova e estará parado três a quatro semanas. O Viktor está apto, disponível. Mais nada do que isso. Adutor esquerdo? Está disponível para jogo".


Castigo de Diomande

"Sem fugir muito à ética que tenho tido ao longo da carreira, nada muito alongado, até porque o Clube também tem essa ética. Não o fiz no fim do jogo, apesar de estar chateado. A única coisa que peço é que olhem para as coisas de igual modo, com o mesmo critério para castigos, tomadas de decisão. Sem entrar muito no que é o árbitro individualmente, porque no meu anterior clube também passei por coisas parecida e a dualidade de critérios foi um bocado diferente. Só pedimos um bocadinho de igualdade. Perceber o que fizeram com jogadores das outras equipas e fazer o mesmo connosco".

Quebras na segunda parte

"A parte física é clara. Para responder com dados ao que acabou de dizer, a nível da UEFA somos a equipa com maior média de jogos em termos mensais. Uma média de 6,4. O resto está no 5 e qualquer coisa. É a equipa se calhar com mais jogo a nível da Europa ou talvez do mundo, mas os brasileiros devem ter um acréscimo. Dita bem o que temos tido ao longo do tempo. Desde que estou aqui, há um mês e meio, treinos aquisitivos, com intensidade, fiz dois. É difícil. E não vou falar do que vem para trás, jamais o farei e arranjarei o que quer que seja para me desculpar ou sacudir a água do capote. A equipa está cansada porque temos tido algumas lesões, têm jogado os mesmos jogadores vários jogos seguidos, o Morten parou ao fim de 15 jogos seguidos. Não são máquinas... O cansaço existe e não podemos fugir a isso. Neste jogo da Liga dos Campeões, é normal olharem e verem isso. Ninguém quer ganhar mais do que eu. Mas na segunda parte não fomos capazes. Mas não só no défice físico, falhámos também noutras coisas. Não fomos tão intensos, competitivos, tomadas de decisão mais lentas. E isso não é desculpa, mas é algo que existe".

Ausências ao longo do ano

"Para ser muito claro. Vocês olham só para o jogo, é normal. No jogo do Dortmund, o Sporting campeão tem sete titulares de fora. Sete. Pote, Viktor, Morten, Morita, Inácio, Nuno Santos e Geny Catamo... Olhem para as coisas de forma geral. Com jogadores adaptados, com tudo. É normal que a equipa se ressinta. Uma 1.ª parte bastante intensa, e depois caímos um bocadinho. Os jogadores têm sido fantásticos. Tirando a Champions, no campeonato estamos muito bem. Chegámos aqui com menos um ponto e estamos quatro à frente. Melhor ataque, melhor defesa... Fiz dois jogos com o Benfica, dois com o Porto. É normal que a equipa se ressinta em algum momento. Acreditamos que vamos ficar melhores, que vamos conseguir recuperar a malta e responder da melhor forma à reta final do campeonato. Mercado? Feliz porque o Sporting não deixou sair ninguém. O Viktor, o Morten, são apetecíveis para toda a gente. Fomos capazes de os manter".

Tem algo de positivo com tantas lesões?

"Sim, tenho. O Iván tinha pouquíssimos minutos e tem crescido a cada jogo que passa, tem conseguido corresponder. O Zeno também, o próprio Simões, cada vez mais importante. Um miúdo que se tem imposto ao longo deste tempo. Estreou-se com o João [Pereira] e sente-se cada vez mais jogador da equipa principal, porque o é. O próprio Harder... Temos ganho alguma margem de minutos para gente que estava à espera de oportunidades. Têm conseguido estar ligados, prontos para ajudar a equipa. E têm sido fantásticos até aqui. Nos jogos da Champions não temos sido capazes de dar resposta e não fujo a isso. Mas no objetivo de sermos campeões, eles têm sentido e sido capazes de responder".

Geny e Pote

"A gestão não se prende com os jogos, com a competição. Entra sempre o melhor 11 para o próprio jogo, independentemente de haver ou não alguma gestão, até pelo acumular de termos físicos. O nosso objetivo é ganhar, independentemente de ser campeonato ou Champions. E na Champions não temos sido capazes, e o responsável sou eu. Amanhã entraremos com o melhor 11, com toda a certeza. Entraremos fortes, com ambição enorme de ganhar. E acredito que, com o passar do tempo, vamos ser melhores, mais constantes durante mais tempo. Faz parte do processo, é toda uma conjuntura muito diversa que precisa de algum tempo. O Geny está fora deste jogo e estará fora do jogo da Champions também. O Pote não tem uma lesão grave, mas é uma lesão que precisa de ser bem tratada. Está no seu tempo. Precisa mesmo de ser bem tratado. Está a cumprir todos os parâmetros e quando estiver disponível, estará disponível".



Futebol

Diogo Luís avisa Sporting de que um erro pode fazer leões perderem 40M

Comentador elogiou trajeto dos verdes e brancos ao longo da época, destacando o trabalho de Rui Borges, mas deixa um alerta ao Clube de Alvalade

Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo
Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo

26 Abr 2026 | 16:56 |

Icon Comentário0

Diogo Luís lançou o alerta para o impacto que esta fase da época pode ter nas contas do Sporting, sublinhando desde logo o peso financeiro em jogo. Na sua análise, o comentador destacou que, caso os leões fiquem em terceiro lugar no Campeonato, dizem adeus a cerca de 40 milhões de euros da qualificação para a Liga dos Campeões.


Diogo Luís: "Um único deslize pode representar uma perda de cerca de 40 milhões de euros da UEFA Champions League"


“O Sporting passou de uma posição confortável a um cenário de pressão máxima e, neste momento, um único deslize pode representar uma perda de cerca de 40 milhões de euros da UEFA Champions League”, escreveu o comentador no jornal 'A Bola'.


Ainda assim, elogiou o trajeto dos leões ao longo da temporada, destacando o trabalho de Rui Borges: "O Sporting tem feito uma época de grande nível sob o comando de Rui Borges. Mudou o sistema tático, valorizou praticamente todos os jogadores e conseguiu manter a equipa competitiva em todas as frentes, incluindo uma campanha exigente na UEFA Champions League”.

No entanto, Diogo Luís aponta o desgaste como fator decisivo nesta fase: “A época também trouxe um problema inevitável: o desgaste. Entre lesões e poucas soluções no plantel, a margem de gestão tornou-se cada vez mais curta. É por isso que o jogo em Alvalade frente ao Benfica acabou por ganhar tanta relevância. Depois de um jogo europeu muito exigente em Londres frente ao Arsenal, o Sporting apresentou sinais claros de fadiga”.


Diogo Luís critica, ainda assim, a gestão do encontro nos minutos finais, considerando que faltou pragmatismo à equipa técnica: "O problema é que, aos 80 minutos, o jogo já pedia gestão e não risco. Ao optar por substituições que retiraram equilíbrio, o Sporting perdeu controlo num momento em que o empate já seria um resultado estratégico. Mais do que um ponto perdido, ficou a sensação de uma oportunidade desperdiçada num momento decisivo da época”.


Futebol

Sporting B em queda livre; Leões perdem com o Vizela e têm registo assustador

Numa partida disputada no reduto dos minhotos, Clube de Alvalade até teve algumas chances para marcar, mas voltou a não ser feliz

Sporting B perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2
Sporting B perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2

26 Abr 2026 | 16:03 |

Icon Comentário0

A equipa B do Sporting perdeu frente ao Vizela (1-0), este domingo, dia 26 de abril, em partida a contar para a 31.ª jornada da Liga 2 Meu Super. Os leões somaram a quarta derrota consecutiva e só venceram um encontro nos últimos nove.


Numa partida disputada no reduto dos minhotos, o Clube de Alvalade entrou melhor na partida, com mais bola, mas não conseguiu materializar esse domínio em perigo. Aos 10 minutos, a equipa da casa fez o 1-0. Canto batido por Moha, a bola atravessou a área e caiu nos pés de Heinz Morschel que não desperdiçou.


Na segunda parte, o Sporting entrou mais permissivo e o Vizela teve um par de oportunidades para fazer o 2-0. Apesar da superioridade, os leões mostraram que conseguiam criar perigo de um momento para o outro, mas o resultado não se alterou.


Com esta derrota – a 16.ª em 31 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no 10.º lugar, à condição, da tabela classificativa, com 41 pontos. A próxima partida está marcada para sexta-feira, dia 1 de maio, frente ao Benfica B, pelas 20h30, em Alcochete.

O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), David Moreira, Rômulo Jr., Rafael Mota, Rodrigo Dias, Rayan Lucas, Samuel Justo, Mauro Couto, Paulo Cardoso, Flávio Gonçalves e Lucas Anjos. Bruno Ramos, que vai assinar em definitivo, não foi opção por lesão.



Futebol

Futebolista que marcou 151 golos pelo Sporting admite: "Sou do Benfica"

Atacante de 30 anos de idade, que venceu títulos pelo Clube de Alvalade, diz estar muito feliz no rival encarnado e fez confissão

Diana Silva, atacante que passou pelo Sporting, conquistou o título nacional de futebol feminino, desta vez ao serviço do Benfica e diz ser adepta das águias
Diana Silva, atacante que passou pelo Sporting, conquistou o título nacional de futebol feminino, desta vez ao serviço do Benfica e diz ser adepta das águias

26 Abr 2026 | 15:08 |

Icon Comentário0

Diana Silva conquistou o título nacional de futebol feminino, desta vez ao serviço do Benfica. O triunfo em Braga (3-1) confirmou o hexacampeonato das encarnadas, mas para a jogadora trata-se de uma conquista com um peso emocional diferente por ser adepta do emblema encarnado.


Diana Silva: "Sou benfiquista e desde pequenina"


A internacional portuguesa assinou também um dos golos da vitória que selou o título 2025/26, e no final da partida não escondeu a ligação afetiva: "Este título tem um sabor especial para mim porque sou benfiquista e desde pequenina tive o sonho de celebrar com o clube do meu coração. Não o posso esconder".


A atacante deixou claro que o sucesso final teve ainda mais valor por tudo o que a equipa teve de ultrapassar ao longo do ano: "É o culminar de uma época de altos e baixos, foi complicada, passámos por muita coisa, mas conseguimos o objetivo, valeu a pena".

No plano individual, Diana Silva soma já 10 golos e duas assistências em 20 jogos pelo Benfica, depois de ter trocado o Sporting pelo rival lisboeta no início da temporada. A mudança, que também foi protagonizada por outras jogadoras no passado recente, como Ana Borges.


Já as comandadas de Micael Sequeira estão no segundo lugar do Campeonato Nacional com 34 pontos, depois do triunfo frente ao Rio Ave. O Benfica sagrou-se campeão e tem mais oito pontos (42). O próximo encontro está marcado para sexta-feira, dia 1 de maio, às 19h00, frente às águias, no Estádio da Luz.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ekrem Konur diz que Deco tem craque do Sporting na lista de alvos para reforçar Barcelona
Futebol

Ekrem Konur diz que Deco tem craque do Sporting na lista de alvos para reforçar Barcelona

26 Abr 2026 | 13:13

Icon Comentário0
Sporting vai receber 20M por jogador que não joga pelos leões desde fevereiro
Futebol

Sporting vai receber 20M por jogador que não joga pelos leões desde fevereiro

26 Abr 2026 | 12:40

Icon Comentário0
Futebolista da liga francesa critica dirigentes do Sporting: "Algumas pessoas que lá estão...
Futebol

Futebolista da liga francesa critica dirigentes do Sporting: "Algumas pessoas que lá estão...

26 Abr 2026 | 12:13

Icon Comentário0