Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Varandas ouve elogios após bicampeonato: "Tirou Sporting do descalabro de Bruno Carvalho"

Antigo presidente do emblema verde e branco não foi esquecido, depois das celebrações do Clube de Alvalade no Marquês de Pombal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

18 Mai 2025 | 19:40 |

Icon Comentário0

Bernardo Ribeiro deixa duras críticas ao legado deixado por Bruno de Carvalho no Sporting e diz que Frederico Varandas conseguiu reerguer o emblema verde e branco. O diretor do jornal Record faz ainda rasgados elogios Viktor Gyokeres é o grande obreiro do título.


"Uma liga bonita. Emocionante. Imprevisível até ao fim. Que podia ter caído para qualquer um dos lados. Mas o Sporting no sprint final foi bem mais forte e o Benfica perdeu todos os match points de que dispôs. Os leões bateram o Gil Vicente ao cair do pano, foram à Luz garantir um empate precioso e ganharam sem espinhas ao Vitória, conquistando um bicampeonato mais do que merecido", pode ler-se no diário desportivo.


Bernardo Ribeiro lembra ainda os falhanços da equipa de Bruno Lage que falhou nos momentos decisivos da época: "Enquanto isso, o Benfica tropeçava em casa com o Arouca, falhava no dérbi e nem em Braga, frente a 10 jogadores a partir dos 66’, conseguiu ganhar".


"No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira"

O diretor de Record fala nas peças chave em destaque em Alvalade: "Gyokeres é o homem do título. Há mais, claro, nomeadamente Hjulmand, o capitão que organizou, serenou e combateu dentro e fora de campo. Como Rui Silva na baliza. No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira e também quem teve de jogar com uma onda de lesões impressionante".


"Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro de Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje"

A terminar, não esqueceu o atual treinador do Manchester United e o legado de Bruno de Carvalho: "Ruben Amorim, recorde-se, também ele é campeão. Aliás, ele é bicampeão. Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro de Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje", concluiu. O ex presidente também foi criticado por Francisco Guimarães.


Futebol

Sporting complica contas: O que falta jogar na Liga Portugal Betclic

Verdes e brancos perderam a 30.ª jornada diante do Benfica, no último domingo, e olham para os desafios até ao final da presente temporada

Sporting complicou as contas do título após a derrota frente ao Benfica (2-1), em Alvalade, ficando agora mais distante da liderança da Liga Portugal Betclic.
Sporting complicou as contas do título após a derrota frente ao Benfica (2-1), em Alvalade, ficando agora mais distante da liderança da Liga Portugal Betclic.

20 Abr 2026 | 12:41 |

Icon Comentário0

O Sporting complicou as contas do título após a derrota frente ao Benfica (2-1), em Alvalade, ficando agora mais distante da liderança da Liga Portugal Betclic. A quatro jornadas do fim, os leões somam 71 pontos, menos oito do que o líder Porto, ainda que mantenham um jogo em atraso.


Apesar do cenário mais exigente, as contas continuam matematicamente em aberto. No entanto, a margem de erro é praticamente nula para a equipa de Rui Borges, que precisa de vencer todos os jogos até final e esperar por deslizes dos rivais diretos.


O calendário leonino até ao fim da temporada inclui deslocações ao terreno do AVS SAD e do Rio Ave, além de três jogos em Alvalade: frente a Tondela (em atraso), Vitória SC e Gil Vicente. Um percurso que não permite falhas se os leões quiserem manter viva a esperança de revalidar o título.


Paralelamente ao campeonato, o Sporting continua também em luta na Taça de Portugal, onde vai defrontar o Porto na segunda mão das meias-finais, no Estádio do Dragão. Na primeira mão, em Alvalade, os leões venceram por 1-0, com golo de Luis Suárez, partindo em vantagem para a decisão.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.



Futebol

Sporting está na 'pole position' para contratar Issa Doumbia, apesar de rumores do Benfica

Médio de 22 anos que atua ao serviço do Venezia é um dos principais alvos dos verdes e brancos para a próxima temporada desportiva

Sporting está na frente pela contratação de Issa Doumbia e, apesar de este estar referenciado pelo Benfica, águias não terão entrado ainda na corrida
Sporting está na frente pela contratação de Issa Doumbia e, apesar de este estar referenciado pelo Benfica, águias não terão entrado ainda na corrida

20 Abr 2026 | 11:42 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia é um dos principais alvos do Sporting para reforçar o meio-campo na próxima época e, nesta fase, os leões estão na frente da corrida pelo médio do Venezia. O jovem, de 22 anos, tem sido uma das revelações da Serie B, onde o clube lidera e está bem posicionado para subir ao principal escalão do futebol italiano.


Apesar dessa vantagem, surgiu recentemente a indicação, avançada pelo jornalista Nicolò Schira, de que o Benfica também já observou o jogador, deixando em aberto a possibilidade de um duelo entre os rivais lisboetas pela contratação.


A saída de Doumbia no final da temporada é vista como praticamente certa e, para já, o Sporting surge como o destino mais provável. A SAD leonina foi a primeira a avançar e já estabeleceu contactos com o Venezia, apresentando uma proposta inicial de 10 milhões de euros, acrescida de objetivos. Até ao momento, esta é a oferta mais concreta em cima da mesa, até porque a Roma ainda não terá avançado de forma tão incisiva.


Do lado do jogador, a possibilidade de rumar a Alvalade é bem vista. O internacional sub-21 italiano sente-se preparado para dar o salto para um clube que lhe permita lutar por títulos e, potencialmente, disputar a Liga dos Campeões em 2026/27. Para já, mantém o foco na subida do Venezia, adiando qualquer decisão para o final da época.

A temporada de Issa Doumbia tem despertado a atenção de vários clubes. Médio fisicamente forte, destaca-se pela capacidade de chegada à área e pela eficácia na finalização, somando oito golos e quatro assistências. Apesar de características diferentes das de Hidemasa Morita, é visto como uma solução com margem de crescimento e potencial para afirmar-se em Alvalade.


Além de Sporting e Roma, o jogador está referenciado por vários clubes, entre eles AC Milan, Napoli, Como 1907, Celtic, Club Brugge e Espanyol. No caso do Benfica, para já, trata-se apenas de um jogador referenciado pelo departamento de scouting, sem que tenha sido formalizada qualquer proposta.


Futebol

Tomás da Cunha visa exibição de titular dos leões no Sporting - Benfica: "Irreconhecível"

Comentador desportivo deixou a sua habitual análise sobre o dérbi eterno, no qual os verdes e brancos acabaram por perder nos descontos

Tomás da Cunha considerou Luis Suárez "irreconhecível" na sua análise ao Sporting - Benfica, que terminou em derrota dos leões
Tomás da Cunha considerou Luis Suárez "irreconhecível" na sua análise ao Sporting - Benfica, que terminou em derrota dos leões

20 Abr 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha analisou o jogo entre Sporting e Benfica (2-1), destacando, desde logo, a falta de frescura física da turma orientada por Rui Borges nesta fase da temporada e a falta de opções. O comentador desportivo considera que Luis Suárez está "irreconhecível".


Tomás da Cunha: "Sporting paga a falta de frescura"


"Prestianni fez jogo completo (a Schjelderup faltou extra de eficácia), Lukebakio e Rafa renovaram o ataque do Benfica. Mourinho entrou com o meio campo que prefere e teve resposta. Mais uma vez, o Sporting paga a falta de frescura (Suárez irreconhecível) e a escassez do banco", começou por escrever, através da sua conta na plataforma 'X'.


No seu último comentário ao encontro, Tomás da Cunha ainda exaltou as diferenças na forma física de Pedro Gonçalves: "O Benfica demonstrou preocupação com os intervalos da linha defensiva, o que levou a um posicionamento mais baixo dos médios (sem deixar de sair). Debast foi a resposta do Sporting. Há uns tempos, dificilmente Pote não marcava uma das bolas. Morita não chega para tudo".

Com esta derrota – a oitava em 49 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges mantêm os mesmos 71 pontos e descem para o terceiro lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (79) está no primeiro posto (mais uma partida). Já o Benfica é segundo com 72, mas com mais um jogo.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.

Confira a publicação:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Afonso Moreira não abranda ao serviço do Lyon e deixa Sporting a olhar especado
Futebol

Afonso Moreira não abranda ao serviço do Lyon e deixa Sporting a olhar especado

20 Abr 2026 | 10:23

Icon Comentário0
Farioli reage à festa do Porto com resultado do Sporting - Benfica: "Foi audível"
Futebol

Farioli reage à festa do Porto com resultado do Sporting - Benfica: "Foi audível"

20 Abr 2026 | 11:05

Icon Comentário0
Alarmante! Sporting não conseguiu vencer qualquer jogo contra o top-4
Futebol

Alarmante! Sporting não conseguiu vencer qualquer jogo contra o top-4

20 Abr 2026 | 10:45

Icon Comentário0