Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Competições

Sporting faz história com a primeira dobradinha no hóquei em patins

Em 1975/76, o Clube de Alvalade conquistou a Taça de Portugal e o campeonato nacional de hóquei em patins, alcançando um feito inédito na modalidade

Na época 1975/76, o Sporting fez história ao vencer a primeira dobradinha do hóquei em patins, com a conquista do campeonato nacional e da Taça de Portugal
Na época 1975/76, o Sporting fez história ao vencer a primeira dobradinha do hóquei em patins, com a conquista do campeonato nacional e da Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

A temporada de 1975/76 ficou para sempre gravada na história do hóquei em patins português. O Sporting tornou-se o primeiro clube a conquistar a dobradinha, vencendo tanto o Campeonato Nacional como a Taça de Portugal na mesma época, um feito inédito até então.


O percurso vitorioso na Taça de Portugal começou com uma goleada sobre o Paço de Arcos por 12-2. A partir dos oitavos de final, a competição passou a ser disputada a duas mãos, e o Sporting eliminou sucessivamente o Sanjoanense, a Académica de Espinho e o Porto, para chegar à final. 


A final, realizada a 28 de fevereiro de 1976 no Pavilhão dos Olivais, em Coimbra, foi um verdadeiro espetáculo leonino. Frente ao Oeiras, o clube verde e branco não deu hipótese e venceu com uma goleada de 7-1. Chana brilhou com quatro golos, enquanto Júlio Rendeiro, João Sobrinho e Francisco Salema também deixaram a sua marca na história.


Este triunfo foi ainda mais significativo porque marcou o início da regularidade da Taça de Portugal. Embora esta tenha sido oficialmente a terceira edição da prova, foi a partir desta conquista que a competição se tornou um evento fixo no calendário do hóquei nacional. Além do sucesso na prova rainha, o Sporting sagrou-se campeão nacional, completando assim a primeira dobradinha da história da modalidade. Atualmente, os leões golearam o conjunto de Tomar e seguem em frente na Taça de Portugal

Na fase final da temporada, os leões fizeram um percurso determinante, onde conseguiram vencer o campeonato nacional pela segunda vez seguida, tornando-se bicampeões, com o melhor ataque e defesa. Além disso, o Clube de Alvalade também se estreou na Taça dos Campeões Europeus.



Wiki Leonino

Jorge Costa oferece Taça de Portugal ao Sporting em jogo que acabou com agressão bárbara

Leões triunfaram pela segunda vez na sua história na prova rainha, numa partida que teve um final quentinho e um herói improvável

Jorge Costa apontou golo do triunfo do Sporting na Taça de Portugal, isto num jogo que acabou com cena de pancadaria
Jorge Costa apontou golo do triunfo do Sporting na Taça de Portugal, isto num jogo que acabou com cena de pancadaria

  |

Icon Comentário0

A temporada de 1976/77 foi histórica para o hóquei em patins do Sporting e o dia 12 de março foi mais um momento marcante dessa época. Na final da Taça de Portugal, diante do Oeiras, os leões triunfaram, por 4-3, com o golo da vitória a surgir já nos minutos finais de uma partida verdadeiramente épica.


A grande figura da partida – que se realizou nos Açores, na ilha de São Miguel – foi Chana, que, com um hat-trick, mostrou-se essencial para a vitória do conjunto de Torcato Ferreira na quarta edição da Taça de Portugal. Todavia, já muito perto do final do encontro, o herói foi mesmo Jorge Costa. O jovem de 19 anos, que se encontrava na primeira temporada nos leões, recebeu um passe fantástico de Chana e atirou para o fundo das redes, apontando o tento que deu a vitória na prova rainha.


Jorge Costa: "Radiante por ter arrancado o golo da vitória"
“Entrei muito nervoso, mas estou radiante por ter arrancado o golo da vitória. Fui feliz no remate, após o passe precioso do Chana. Merecemos, sem dúvida, o triunfo”, atirou Jorge Costa (declarações retiradas do Sporting Canal), jovem de 19 anos que foi o herói improvável no segundo triunfo do Sporting na Taça de Portugal.


Nota ainda para um momento infeliz por parte da equipa de Oeiras. Nos segundos finais, Joaquim Carvalho perdeu a cabeça e agrediu, de forma bárbara, Chana, deixando o craque do Sporting em mau estado. O atleta do Oeiras acabaria, naturalmente, por ser expulso pela equipa de arbitragem.

Nesta época, que se revelou histórica para o hóquei em patins do Sporting, a turma orientada por Torcato Ferreira venceu ainda a Liga dos Campeões e o Campeonato Nacional. Recorde o trajeto dos verdes e brancos na temporada 1976/77.


Recorde o percurso da equipa de hóquei em patins do Sporting até ao triunfo na Taça de Portugal de 1976/77:

• Primeira eliminatória: Sporting 23 – 4 Física
 • Oitavos-de-final: Sporting 16 – 2 Infante Sagres (eliminatória a duas mãos)
 • Quartos-de-final: Sporting 17 – 5 Banco Sotto Mayor (eliminatória a duas mãos)
 • Meias-finais: Sporting 14 – 4 Valongo (eliminatória a duas mãos)
 • Final: Sporting 4 – 3 Oeiras


Wiki Leonino

Sporting junta triunfo na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal ao Campeonato

Clube de Alvalade venceu todas as competições em que participou, demonstrando uma enorme superioridade a nível interno e externo

Sporting dominou tudo e todos, triunfando de forma autoritária no Campeonato Nacional, Liga dos Campeões e Taça de Portugal
Sporting dominou tudo e todos, triunfando de forma autoritária no Campeonato Nacional, Liga dos Campeões e Taça de Portugal

  |

Icon Comentário0

 A temporada 1976/77 do hóquei em patins do Sporting ficará, para sempre, na história do Clube de Alvalade. Os leões venceram o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e ainda a Liga dos Campeões, completando um triplete poucas vezes alcançado na história da modalidade.


Triunfo sem espinhas do hóquei em patins do Sporting no Campeonato Nacional

No Campeonato Nacional, o Sporting terminou a primeira fase da zona sul no primeiro lugar. Nos 18 encontros que realizaram, os leões, orientados por Torcato Ferreira, venceram 16, somando 51 pontos, mais quatro do que o segundo classificado, o Oeiras, com 47, que conseguiu empatar com os verdes e brancos na receção aos verdes e brancos. O único desaire desta fase aconteceu fora de portas frentes à CUF (6-4).


Na fase final, o hóquei em patins do Sporting voltou a demonstrar a enorme superioridade perante os rivais. Nos 14 encontros que disputou, o Clube de Alvalade venceu 12, empatou um (Valongo, fora, 3-3) e perdeu outro (Oeiras, fora, 5-3), somando 39 pontos, mais dois do que o Oeiras, o segundo classificado.


Livramento, Chana e Rendeiro eram máquina de fazer golos do Sporting

 No capítulo individual, este equipa de hóquei em patins do Sporting contava com nomes incríveis, dotados de um enorme talento. Na baliza, António Ramalhete era um autêntico e, na frente de ataque, António Livramento (Relembre alguns dos feitos do Pelé do hóquei), Chana ou Júlio Rendeiro eram um verdadeiro pesadelo para as defesas adversárias.

Para se ter uma ideia do poderio ofensivo do hóquei em patins do Sporting na temporada 1976/77, basta olhar para o número de golos marcados. Em 32 partidas disputadas no Campeonato Nacional, o conjunto orientado por Torcato Ferreira marcou uns impressionantes 283 golos, ou seja, uma média de quase nove finalizações certeiras por partida.


Este triunfo no Campeonato Nacional foi o quatro da história do hóquei em patins do Sporting, mas o terceiro de forma consecutiva, juntando-se às conquistas das temporadas de 1974/75 e 1975/76. Na época seguinte, de resto, os verdes e brancos conseguiram mesmo completar o tetra.

Na Taça de Portugal, o hóquei em patins do Sporting bateu o Oeiras, por 4-3, na final, triunfando, desta forma, pela segunda vez na história da competição. Na Liga dos Campeões, os leões começaram por deixar pelo caminho o Montreux (29-4 no conjunto dos dois jogos dos quartos-de-final), triunfando depois sobre o Voltregà (10-8 no agregado das meias-finais) e acabando por bater o Vilanova na grande final (12-3 no agregado das duas partidas).


Wiki Leonino

Sporting bate Porto de forma épica e triunfa na Taça de Portugal

Equipa do Clube de Alvalade venceu prova rainha pela terceira vez na sua história, levando a melhor sobre o eterno rival no encontro decisivo

Sporting triunfou frente ao Porto na final da Taça de Portugal, por 3-0, conquistando pela terceira vez na sua história a prova rainha, num jogo épico
Sporting triunfou frente ao Porto na final da Taça de Portugal, por 3-0, conquistando pela terceira vez na sua história a prova rainha, num jogo épico

  |

Icon Comentário0

No dia 11 de março de 2023, o voleibol feminino do Sporting conquistou pela terceira vez na sua história a Taça de Portugal. No encontro decisivo, as leoas bateram o Porto, por 3-2, com os parciais de 25-22, 23-25, 23-25, 25-17 e 15-13, num jogo impróprio para cardíacos.


No primeiro parcial, a turma de Rui Pedro Costa entrou mais forte. Apesar do equilíbrio, as verdes e brancas acabaram por se impor na parte final e entrar com o pé direito. Todavia, na resposta, o Porto triunfou nos dois sets seguintes, com duplo 25-23, complicando a tarefa do Clube de Alvalade.


No quarto set, a equipa de voleibol feminino do Sporting mostrou toda a sua garra e arrasou a turma do Porto, conquistando o parcial por uns expressivos 25-17. Na decisiva ‘negra’, as leoas acabaram por triunfar, por 15-13, alcançando a tão desejada Taça de Portugal.


No capítulo individual, os destaques do conjunto de Rui Pedro Costa foram Bárbara Gomes, com 18 pontos, e Vanessa Paquete, com 14. Nota, ainda, para Thaís Bruzza (13), Jady Gerotto (12) e Fernanda Rodriguez (10). Do lado das azuis e brancas, Victória Alves foi a melhor marcadora, com 28 pontos.

No final do encontro, Rui Pedro Costa, técnico do Sporting, estava naturalmente bastante satisfeito: “Acima de tudo, é de referir que estas jogadoras merecem todos estes momentos que vivemos aqui e os que vamos viver no regresso a casa, festejando a conquista de um troféu que o clube não erguia desde 1986, sendo que esteve 25 anos fora da modalidade”.


No percurso até à final da Taça de Portugal, o voleibol feminino do Sporting bateu o Famalicão (3-0, por 25-23, 25-16 e 25-17, oitavos-de-final), Castêlo da Maia (3-1, por 25-22, 25-13, 19-25 e 26-24, quartos-de-final) e o Colégio Efanor (3-1, por 22-25, 26-24, 25-22 e 25-15).

Com esse triunfo na prova, o Sporting chegou às três Taças de Portugal do seu palmarés, sendo que as outras duas provas rainhas haviam sido conquistadas em 1984/85 e 1985/86. O Leixões, com 10 triunfos, é a equipa com mais vitórias nesta competição, seguida de perto pelo Castêlo da Maia (8) e o Boavista (7).

No fim-de-semana passado, curiosamente, o voleibol feminino do Sporting voltou a triunfar na Taça de Portugal, batendo o Vitória de Guimarães na final, por 3-0, com os parciais de 25-13, 25-21 e 29-27.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Voleibol do Sporting vence quarta Taça de Portugal frente ao Benfica de forma épica
Wiki Leonino

Voleibol do Sporting vence quarta Taça de Portugal frente ao Benfica de forma épica

 

Icon Comentário0
Sporting como visitante na Taça de Portugal? Eis o que dizem os números
Wiki Leonino

Sporting como visitante na Taça de Portugal? Eis o que dizem os números

 

Icon Comentário0
Sporting goleia Benfica e conquista da Taça da Liga de Futsal pela quarta vez
Wiki Leonino

Sporting goleia Benfica e conquista da Taça da Liga de Futsal pela quarta vez

 

Icon Comentário0