
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
No próximo domingo, 27 de abril, o Sporting desloca-se ao terreno da formação do Boavista, em jogo a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/2025. Este jogo tem um papel fundamental na caminhada dos leões, que procuram manter o primeiro lugar, nesta que é a fase final da prova e as decisões importantes aproxima-se.
Estes dois emblemas, são dois dos mais históricos da história do futebol português: Sporting e Boavista já se defrontaram 135 vezes para todas as competições e os registos são favoráveis para os leões, com 70 vitórias. Sendo duas das equipas que mais se enfrentaram em Portugal, é normal que existam alguns jogadores que, na sua carreira, já representaram os verdes e brancos e os axadrezados. Recorde 10 dos jogadores que já representaram ambas as formações, na lista que pode ver abaixo:
No dia em que o próprio faz 27 anos, tenha em conta alguns factos sobre um dos principais avançados do conjunto de Alvalade no século XXI
|
Viktor Gyökeres tem feito história pelo Sporting e, certamente, já se tornou num dos melhores avançados da história do Clube. O craque ainda só fez duas épocas em Alvalade e já soma 97 golos e 27 assistências em 102 jogos disputados pelo conjunto verde e branco, números estratosféricos para o sueco que pode transferir-se para o Liverpool com a saída de Luis Díaz.
Entre os diversos factos do craque sueco, a lista, abaixo, apresenta alguns recordes que foram batidos pelo próprio em apenas dois anos de Clube. Para além do perfil de Gyokeres, o Leonino, dá nota de cinco curiosidades sobre o ‘homem da máscara’ que fica marcado na história do conjunto de Alvalade:
Alguns factos históricos sobre técnico que atingiu grandes marcos no Clube de Alvalade e que ficará para sempre na história da modalidade
|
Paulo Freitas, que já foi perfilado pelo Leonino, tornou-se num dos grandes nomes do Hóquei em Patins, em Portugal, tendo até sido considerado o melhor do mundo no cargo. O antigo treinador do Sporting acabou por deixar o Clube noutro patamar novamente após longos de anos de espera para voltar a vencer o Campeonato Nacional e a tão desejada Liga dos Campeões.
Entre os diversos factos desconhecidos do técnico português, a lista, abaixo, dá nota de quando quebrou os grandes jejuns na modalidade e, também, de como foi a sua saída do Sporting.
Lateral é uma das grandes figuras do PSG, tendo realizado um desempenho histórico na Liga dos Campeões e ao longo de toda a época desportiva
|
Cristiano Ronaldo - que pode estar se saída do Al Nassr para o Al Hilal - era o único craque formado no Sporting com o título da Liga dos Campeões, tendo agora sido igualado por um outro craque. Nuno Mendes, lateral que cresceu na academia dos leões, sagrou-se campeão europeu no passado sábado, dia 31 de maio, pelo PSG, num triunfo frente ao Inter de Milão, por 5-0, e deixou, também ele, o Clube de formação com orgulho.
Nuno Mendes juntou-se assim a Cristiano Ronaldo, ele que é um dos mais titulados, tendo vencido a prova cinco vezes. A conquista da primeira ‘orelhuda’ do capitão da seleção das quinas foi ao serviço do Manchester United, em 2007/08, e as restantes quatro a representar o Real Madrid, nas temporadas 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18.
O capitão da seleção das quinas fez história na formação do Sporting ao tornar-se no único jogador a representar os sub-16, sub-17, sub-18, equipa B e principal, tudo na mesma época. Cristiano Ronaldo chegou ao Clube verde e branco quando tinha apenas 12 anos, depois de ter sido observado pelo mítico Aurélio Pereira, ainda ao serviço do Nacional, emblema madeirense.
Já o atual lateral do PSG conquistou a Liga dos Campeões ao lado de outros três portugueses: João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos. Para além de campeão europeu, Nuno Mendes tem conseguido consolidar-se como um dos melhores da posição no mundo depois de uma época de sonho.
O defesa-esquerdo conquistou tudo o que podia ganhar na época 2024/25 (Supertaça, campeonato francês, Taça de França e Liga dos Campeões), mas ainda pode juntar a todos estes títulos o Campeonato do Mundo de Clubes pelo PSG e a Liga das Nações ao serviço da seleção das quinas.
Nuno Mendes chegou ao Sporting quando tinha apenas nove anos de idade e, desde então, representou todos os escalões de formação leoninos. Para além disso, também fez parte das seleções de Portugal desde os sub-16 até à seleção principal, onde joga atualmente. O lateral estreou-se no Clube verde e branco em 2019/20 e foi campeão no ano seguinte, em 2020/21, sob o comando técnico de Ruben Amorim.
Com a conquista da Liga dos Campeões pelo PSG, Nuno Mendes fez história e tornou-se o 15.º português a ser titular numa final da competição por equipas estrangeiras. O craque formado no Sporting integrou também outro ranking, que reúne os 33 portugueses a vencerem este torneio desde 1992/93.