
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Viktor Gyokeres voltou a estar em destaque no Sporting – Braga, que terminou empatado a uma bola. O internacional sueco inaugurou o marcador no Estádio José Alvalade, na cobrança de um livre direto, alcançando a marca dos 44 golos com a Listada verde e branca na presente temporada, registo verdadeiramente histórico.
Ao nível ou melhor do que o desempenho de Viktor Gyokeres pelo Sporting em 2024/25, há apenas três atletas: Fernando Peyroteo (por seis vezes), Yazalde e Jardel. Estes dados significam que nenhum jogador marcava 44 golos pelos leões desde 2001/02, época em que o brasileiro que brilhou também no Porto fez 55 golos.
No que a Fernando Peyroteo diz respeito, o membro dos Cinco Violinos marcou 44 ou mais golos em seis temporadas: 1937/38 (57 golos em 30 encontros), 1938/39 (44 golos em 26 jogos), 1939/40 (55 golos em 31 partidas), 1941/42 (50 golos em 25 jogos), 1945/46 (58 golos em 35 encontros) e 1946/47 (44 golos em 22 partidas).
Por sua vez, Yazalde, que esteve quatro temporadas no Sporting – entre 1971 e 1975 – chegou aos 50 golos em 35 partidas na época 1973/74. Nas restantes, o avançado argentino apontou 13, 27 e 36 golos nas temporadas de 1971/72, 1972/73 e 1974/75, respetivamente.
Com oito jogos até final da temporada e com 44 golos, Viktor Gyokeres pode mesmo vir a bater o recorde de Yazalde (50 golos) e Mário Jardel (55 golos), sendo que os números de Fernando Peyroteo parecem ser mais complicados de alcançar para o internacional sueco dos verdes e brancos.
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Coventry City, num negócio que custou aos cofres 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos. Logo na época de estreia, o internacional sueco marcou 43 golos em 50 partidas, fazendo as delícias dos adeptos leoninos.
Esta época, em que ainda faltam disputar seis jornadas da Liga Portugal Betclic e duas da Taça de Portugal, Viktor Gyokeres, apenas com a camisola do Sporting, leva 44 golos em 44 jogos, ameaçando bater recordes de alguns históricos do Clube de Alvalade, como Jardel ou Yazalde.
Turma de Rui Borges está obrigada a vencer para continuar na luta pelo título e, para tal, precisará que os seus homens golos estejam numa noite inspirada
|
O Sporting defronta, esta segunda-feira, o Braga, às 20h45, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Leonino recorda, desta forma, os cinco maiores goleadores dos verdes e brancos diante dos minhotos, com destaque para a lenda do Clube de Alvalade: Manuel Fernandes.
Leões e minhotos medem forças nesta segunda-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
O Sporting recebe, nesta segunda-feira, às 20h45, o Braga no Estádio José Alvalade, num jogo que pode revelar-se decisivo para as contas finais do título, isto após o triunfo do Benfica diante do Porto. O Leonino recorda, por isso, cinco dos jogadores mais marcantes que representaram os verdes e brancos e os minhotos.
Confira cinco jogadores que representaram o Sporting e o Braga:
Leões e águias estão taco a taco na luta por mais um campeonato nacional e poderá ser necessário um desempate raro e há muito não repetido
|
A faltarem sete jornadas para o final do campeonato, Sporting e Benfica estão empatados no topo da classificação da Liga Portugal, com 65 pontos conquistados. As duas equipas ainda se irão defrontar, na penúltima ronda, duelo que pode ser decisivo, e todos os cenários estão em aberto.
Nomeadamente, a possibilidade de leões e águias terminarem o campeonato com os mesmos pontos. Se isso acontecer, será necessário saber quais são os critérios, e perante esse cenário, qual das duas equipas irá festejar a conquista do título? Se fosse hoje, seria a formação do Sporting, uma vez que venceu as águias em Alvalade por 1-0, por isso, está em vantagem no confronto direto, mas como referido anteriormente, os leões ainda terão de visitar a Luz, pelo que o resultado do confronto direto poderá ser distinto.
a) Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram; b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; c) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição; d) Maior número de vitórias em toda a competição; e por último e) Maior número de golos marcados em toda a competição.
Estes são os cinco primeiros critérios que servirão para atribuir um vencedor ao campeonato, porém, ainda é possível o empate prevalecer, o que já aconteceu. A última vez foi na temporada 1977/78, quando o Porto voltou a ser campeão 18 anos depois, graças à diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos e o Benfica falhou o tetracampeonato.
Existiu, ainda, um caso em que foram os Sportinguistas a sorrir, o que remonta à temporada de 1947/48, na famosa época dos Cinco Violinos, onde brilhava de leão ao peito, por exemplo, Fernando Peyroteo, e os leões levaram a melhor sobre a formação do Benfica, devido ao confronto direto, isto porque na primeira volta os encarnados foram ao campo dos leões vencer por 3-1, mas acabaram por perder em casa por 4-1.
A sete jornadas do final do campeonato, tanto leões como águias têm duelos bastante complicados. No caso dos comandados de Rui Borges, os duelos que em teoria são mais complicados são frente ao Sporting de Braga, ao Santa Clara e Vitória de Guimarães. Já os comandados de Bruno Lage têm a deslocação ao Dragão e à Pedreira como destinos mais perigosos.
O confronto entre Sporting e Benfica, na jornada 33, no Estádio da Luz, promete ter um caráter decisivo e a probabilidade das equipas chegarem ao fim totalmente empatadas é muito reduzida. No entanto, caso isso se suceda, terá então lugar a um jogo extra, em terreno neutro, e aí tudo terá de ficar mesmo decidido.