
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
Viktor Gyokeres voltou a estar em destaque no Sporting – Braga, que terminou empatado a uma bola. O internacional sueco inaugurou o marcador no Estádio José Alvalade, na cobrança de um livre direto, alcançando a marca dos 44 golos com a Listada verde e branca na presente temporada, registo verdadeiramente histórico.
Ao nível ou melhor do que o desempenho de Viktor Gyokeres pelo Sporting em 2024/25, há apenas três atletas: Fernando Peyroteo (por seis vezes), Yazalde e Jardel. Estes dados significam que nenhum jogador marcava 44 golos pelos leões desde 2001/02, época em que o brasileiro que brilhou também no Porto fez 55 golos.
No que a Fernando Peyroteo diz respeito, o membro dos Cinco Violinos marcou 44 ou mais golos em seis temporadas: 1937/38 (57 golos em 30 encontros), 1938/39 (44 golos em 26 jogos), 1939/40 (55 golos em 31 partidas), 1941/42 (50 golos em 25 jogos), 1945/46 (58 golos em 35 encontros) e 1946/47 (44 golos em 22 partidas).
Por sua vez, Yazalde, que esteve quatro temporadas no Sporting – entre 1971 e 1975 – chegou aos 50 golos em 35 partidas na época 1973/74. Nas restantes, o avançado argentino apontou 13, 27 e 36 golos nas temporadas de 1971/72, 1972/73 e 1974/75, respetivamente.
Com oito jogos até final da temporada e com 44 golos, Viktor Gyokeres pode mesmo vir a bater o recorde de Yazalde (50 golos) e Mário Jardel (55 golos), sendo que os números de Fernando Peyroteo parecem ser mais complicados de alcançar para o internacional sueco dos verdes e brancos.
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Coventry City, num negócio que custou aos cofres 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos. Logo na época de estreia, o internacional sueco marcou 43 golos em 50 partidas, fazendo as delícias dos adeptos leoninos.
Esta época, em que ainda faltam disputar seis jornadas da Liga Portugal Betclic e duas da Taça de Portugal, Viktor Gyokeres, apenas com a camisola do Sporting, leva 44 golos em 44 jogos, ameaçando bater recordes de alguns históricos do Clube de Alvalade, como Jardel ou Yazalde.
Compatriota do craque do Al Nassr poderá equacionar uma mudança para o Médio Oriente depois de mais uma oferta avultada vinda desta zona do globo
|
O Al Hilal continua determinado em garantir a contratação de Nuno Tavares para reforçar o lado esquerdo da defesa na próxima temporada. O clube da Arábia Saudita, país onde joga Cristiano Ronaldo, está mesmo a preparar uma nova investida junto da Lazio, depois de uma primeira proposta de 25 milhões de euros ter sido recusada.
Segundo o portal Tuttomercatoweb, os novos rumores surgem semanas após a Lazio ter oficializado a aquisição do lateral português por nove milhões de euros, numa transferência definitiva proveniente do Arsenal. Apesar da diferença significativa entre o valor da compra e a oferta apresentada pelos sauditas, o emblema italiano optou por manter o jogador, vendo nele um ativo importante para o futuro imediato da equipa.
Nuno Tavares, ainda assim, é encarado pelo Al Hilal como uma alternativa de qualidade a Theo Hernández, jogador do AC Milan que recusou a proposta para se mudar para a Arábia Saudita. O internacional sub-21 português agrada ao perfil físico e técnico desejado pela equipa saudita, que continua a investir em nomes com experiência no futebol europeu.
Entretanto, o Al Hilal também estará próximo de fechar a contratação de Angeliño, atualmente na AS Roma. O lateral espanhol parece já ter acordo com o clube do Golfo, o que não impede os sauditas de manterem o interesse em Tavares, numa estratégia que visa assegurar profundidade e qualidade na posição.
Nuno Tavares, que chegou a fazer 41 jogos pelo Benfica foi um dos destaques da temporada pela Lazio. O jogador – que está avaliado em 25 milhões de euros – anotou 30 partidas pelo emblema italiano: 23 no campeonato, seis na Liga Europa e um na Taça de Itália. Apesar de não ter feito qualquer golo, o lateral apontou nove assistências, o que valeu a primeira chamada à Seleção.
Defesa esquerdo tornou-se numa das figuras mais importantes na história do conjunto verde e branco ao atingir um recorde que ninguém conseguiu bater pelo Clube
|
Hilário foi um dos jogadores que mais marcou a história do Sporting. O craque português esteve ao serviço dos verde e brancos durante 15 temporadas, Clube onde chegou à impressionante marca dos 471 jogos disputados, ficando em primeiro lugar na lista dos jogadores com mais partidas pelos leões.
Nos factos conhecidos, Hilário destaca-se pelos seus registos históricos que parecem inalcançáveis. O Leonino recorda cinco curiosidades sobre a vida daquele que fica marcado nos livros de história do Sporting como uma das suas maiores lendas:
Médio, que foi campeão de leão ao peito, fez o primeiro jogo no emblema que agora representa e juntou-se a mais jogadores no 'catálogo' que reúne vários craques
|
Dário Essugo, ex-leão, estreou-se pelo Chelsea na passada segunda-feira, dia 16 de junho, no confronto frente ao Los Angeles FC, a contar para o Campeonato do Mundo de Clubes. Desta forma, o médio que já vestiu a camisola do Sporting tornou-se no 15.º craque da lista que reúne todos os jogadores portugueses que já representaram os blues: