Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA OS JOVENS CAPITÃES DO SPORTING

Jovens Leões e Leoas tiveram mais um momento de aprendizagem, contando com a presença de Coates e Rita Fontemanha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Fev 2022 | 11:23 |

Icon Comentário0

Os jovens jogadores do Sporting, durante todo o processo de formação, realizado na Academia dos Leões, em Alcochete, têm a oportunidade de evoluir enquanto atletas e enquanto pessoas. Nesse período, que é sobretudo de aprendizagem, formam-se capitães Leoninos do presente e do futuro. Para transmitir uma forma de estar e uma cultura transversal nessa função decisiva, o departamento de psicologia, a coordenação técnica e a direção da Academia uniram-se para realizar um programa de formação para os capitães do Sporting, entre os 14 e os 18 anos, das equipas masculinas e femininas. A primeira de quatro sessões decorreu, esta quarta-feira (17 de fevereiro) e contou com o discurso inaugural do Presidente Frederico Varandas e ainda com a presença e testemunhos de Sebastián Coates e Rita Fontemanha, capitães das duas equipas principais do Clube.

“Foi bom poder estar com os jovens jogadores da Academia”
  • "Foi bom poder estar com os jovens jogadores da Academia, responder às suas questões e transmitir-lhes aquilo que nós vivemos enquanto jogadores e capitães", começou por dizer o central uruguaio dos Leões aos meios de comunicação do Clube, acrescentando que, desde que veio para o Sporting, percebeu logo os valores do Clube.
“Agora é a minha vez de transmitir aos jogadores que chegam, os valores do Clube”
  • "Desde o primeiro dia que comecei a perceber os valores do Clube e agora é a minha vez de os transmitir aos jogadores que chegam, mas fazê-lo também através das coisas que faço dentro e fora do campo", disse o capitão leonino, Coates.
O central da equipa verde e branca sabe que é um exemplo para os mais novos, e essa liderança que assume no Sporting não se esgota nos colegas de equipa e tem também influência nos jovens da Academia com quem contactou, e o próprio assume que é difícil ser visto como um exemplo a seguir.
“Independentemente do resultado, há uma imagem a manter”
  • “É um papel difícil, mas daí a imagem a manter e a importância de ser capitão no Sporting independentemente do resultado que se consiga em campo", realçou Coates.
Os valores do Sporting e a necessidade de uma liderança pelo exemplo centraram o debate, numa ação em que se definiram várias características, da resistência mental e compromisso ao saber ganhar, que devem estar personificadas nos capitães Leoninos, embora cada um tenha a sua própria personalidade. Já a capitã, da equipa de futebol feminino do Sporting, Rita Fontemanha, partilha da mesma opinião que Coates, que usar a braçadeira ‘pesa muito’.
“É um privilégio ser jogadora e capitã do Sporting”
  • "Os valores do Sporting são inegociáveis. É um privilégio ser jogadora e capitã do Sporting, e a braçadeira ‘pesa muito’, tal como o símbolo ao peito, porque somos também a representação não só das seniores, mas também da formação", referiu.
A capitã verde e branca, aproveitou, também, para deixar um conselho aos futuros capitães do Sporting.
” Acima de tudo, que tenham compromisso com o Clube”
  • “Cada um tem a sua forma de estar e de ser, mas devem tentar 'beber' um pouco daquilo que todos transmitimos e esta iniciativa possibilitou isso. Acima de tudo, que tenham compromisso com o Clube, trabalhem diariamente e sejam altruístas, representando o Sporting como merece".
Além da vertente teórica apresentada, primeiro por Tomaz Morais, diretor do futebol de formação, e, depois, por Miguel Sá, do departamento de psicologia, os jovens capitães e capitãs puderam interagir com referências como Coates e Rita Fontemanha, com quem trocaram experiências, conselhos e os principais desafios que enfrentam por serem capitães. Um dos jovens jogadores, que aproveitou essa oportunidade foi Manuel Mendonça, capitão dos sub-17, que elogiou a iniciativa.
“São momentos importantes para a nossa aprendizagem”
  • "São momentos importantes para a nossa aprendizagem e isto é algo que nos ensinam há muito tempo, por isso esta iniciativa foi mais um reforço daquilo que significa ser capitão do Sporting e é sempre importante ouvi-lo de pessoas que o fazem regularmente", afirmou, referindo depois alguns dos desafios que a função acarreta desde cedo:
“Temos de saber abordar cada colega”
  • "É saber gerir os momentos bons e maus, influenciar os colegas a tomar boas decisões e para isso, como referiu o Seba [Coates], temos de saber como abordar cada colega", concluiu.
Por sua vez, Madalena Silva, capitã da equipa de iniciadas, disse qual o sentimento de ser capitã.
“É um orgulho”
  • "Traz muita responsabilidade, mas é um orgulho. Ouvir pessoas com tanta experiência a darem-nos incentivo e informações para que possamos melhorar como pessoas, capitães e jogadores de equipa é muito importante", concluiu.
Já, Iuri Leal, do departamento de psicologia, disse que ser capitão tem de ser um legado para deixar para quem se segue.
“Ser capitão do Sporting e ter esse ADN tem de ser um legado a deixar”
  • "Ser capitão do Sporting e ter esse ADN tem de ser um legado a deixar. Os valores são cruciais para otimizar o jogador, mas sobretudo a pessoa e queremos que exista esse capitão Sporting e vamos ajudar no processo".
Este departamento, inserido no Modelo Centrado do Jogador, é também muito procurado pelos jovens capitães da Academia: "A maneira de comunicar, influenciar e gerir os conflitos têm sido necessidades levantadas pelos próprios para se ajudarem a si, mas também ao outro, porque sabem que juntos vão muito mais longe", rematou.


Fotografia de Sporting




Futebol

Sporting tem plano para a integração de Souleymane Faye

Extremo senegalês é o segundo reforço do Clube de Alvalade no presente mercado de transferências, carecendo apenas do anúncio oficial

Sporting conta poder contar com a integração de Souleymane Faye nos trabalhos de Rui Borges nos próximos dias
Sporting conta poder contar com a integração de Souleymane Faye nos trabalhos de Rui Borges nos próximos dias

09 Jan 2026 | 11:38 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a reforçar o setor ofensivo. Depois da contratação de Luís Guilherme ao West Ham, os leões chegaram a acordo por Souleymane Faye, extremo senegalês de 22 anos que se destacou ao serviço do Granada na presente temporada. As negociações, que decorreram ao longo dos últimos dias, ficaram concluídas na passada quinta-feira, com o jogador a comprometer-se com o Clube de Alvalade até 2030.


O negócio envolve um valor a rondar os 5 milhões de euros, acrescido de 2 milhões em objetivos, estando ainda prevista uma cláusula de rescisão fixada nos 80 milhões de euros. Agora, falta apenas a chegada do jogador à Academia Cristiano Ronaldo.


Com o entendimento alcançado, seguem-se agora os procedimentos formais. O Sporting conta integrar Faye nos próximos dias, após a realização dos exames médicos e a oficialização do contrato, com o objetivo de o ter disponível até domingo. A intenção passa por reintegrar o senegalês no plantel o mais rapidamente possível, tendo em vista o exigente calendário competitivo deste mês de janeiro.


O atleta será assim a primeira cara nova confirmada de inverno no reino do leão. Resta agora perceber se o extremo será o único a chegar ou haverá mais nomes a entrar no mercado de transferências de inverno na turma orientada por Rui Borges para atacar a decisiva segunda metade da época.

Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Fayeavaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.



Futebol

Há quem diga que novo reforço do Sporting pode seguir pisadas de Geovany Quenda

Clube de Alvalade já garantiu um novo jogador para a turma orientada por Rui Borges no presente mercado de transferências

Guilherme Fernandes, formado no Sporting, teceu comentários sobre Souleymane Faye e comparou-o a Geovany Quenda
Guilherme Fernandes, formado no Sporting, teceu comentários sobre Souleymane Faye e comparou-o a Geovany Quenda

09 Jan 2026 | 10:37 |

Icon Comentário0

Souleymane Faye já é jogador do Sporting, carecendo apenas de anúncio oficial. Um nome ainda pouco mediático para muitos adeptos, mas que começa a ganhar espaço no futebol espanhol. Depois de passar pela equipa secundária do Betis, o extremo senegalês destacou-se esta época no Granada, onde soma seis assistências e dois golos em 21 jogos oficiais, assumindo-se como uma das principais figuras da equipa.


Mas que tipo de reforço chega a Alvalade? Para responder a essa questão, Guilherme Fernandes, guarda-redes português de 24 anos, formado no Sporting e atualmente titular no Valladolid deu uma entrevista ao jornal A Bola. Os dois tornaram-se próximos no Betis e chegaram até a defrontar-se esta temporada no Granada-Valladolid.


Guilherme Fernandes: "Faye pode ser um Quenda 2.0"


Nos últimos dias, Guilherme Fernandes trocou mensagens com o novo reforço leonino e garante que o extremo está entusiasmado com o salto na carreira: "Está feliz e muito motivado por ter essa possibilidade de se mostrar num clube gigante como o Sporting. É um jogador com algumas semelhanças com outro que está no plantel. Se Rui Borges conseguir potenciar a sua veia goleadora, pode ser um Quenda 2.0. No jogo que fizemos contra o Granada começou na esquerda e terminou na direita. Tem muita versatilidade e isso é uma grande vantagem para um clube grande. O rendimento não baixa jogando em qualquer um dos flancos".

Guilherme Fernandes: " Penso que vai encaixar na perfeição numa equipa como o Sporting"


As qualidades técnicas são evidentes, sobretudo no duelo individual. "O que posso dizer do Faye? O que salta à vista é a sua velocidade, aliada a um enorme potencial no 1x1. É muito forte na mudança de direção e ainda esta época, no jogo da primeira volta, nos criou enormes dificuldades. Tem golo e muita assistência. Penso que vai encaixar na perfeição numa equipa como o Sporting, rodeado de craques, vai poder ganhar um destaque ainda maior".

Também no plano mental, Guilherme Fernandes acredita que Faye está preparado para o desafio em Alvalade. "Está mais do que preparado para este desafio. Vem do Senegal, de famílias humildes e tem noção de que esta é uma oportunidade de uma vida. No Betis sempre foi muito trabalhador e acreditem que trabalhou muito para dar este salto".

Por fim, destaca a condição física do novo reforço dos leões, algo que pode ser determinante na integração imediata: "Está com muito andamento, muito jogo. Na segunda liga espanhola não há paragem de seleções, está a jogar e com muito ritmo. Se Rui Borges decidir dar-lhe minutos ele irá dar resposta total sobretudo em termos físicos".


Futebol

Com Sporting à mistura, Jorge Jesus aborda interesse em Wesley após o Al-Nassr - Al Quadisiya

Antigo treinador dos verdes e brancos acabou por comentar os rumores do mercado de transferências relacionados com o seu jogador

Após o Al-Nassr - Al Quadisiya, Jorge Jesus abordou o interesse de vários emblemas na contratação de Wesley, no Al Nassr
Após o Al-Nassr - Al Quadisiya, Jorge Jesus abordou o interesse de vários emblemas na contratação de Wesley, no Al Nassr

09 Jan 2026 | 10:15 |

Icon Comentário0

Jorge Jesus abordou publicamente o interesse de vários emblemas na contratação de Wesley, como é o caso de Sporting e Benfica. O experiente técnico do Al Nassr admitiu a forte possibilidade de saída do extremo nesta janela de transferências. As declarações surgiram após o desaire da equipa de Riade diante do Al-Qadisiyah, por 2-1, na última quinta-feira.


Jorge Jesus sobre Wesley: "Pode ser negociado"


“Acreditamos na capacidade do Wesley, o interesse de clubes europeus nele não é por acaso. Jogou 20 minutos hoje e não foi a razão desta derrota. É um dos nossos avançados, é rápido e forte no um para um. É sem dúvida um dos jogadores estrangeiros que pode ser negociado neste mercado”, afirmou Jorge Jesus.


Durante o encontro decisivo da turma de Cristiano Ronaldo, o jovem criativo não integrou o 11 inicial. O jogador foi lançado na partida aos 74 minutos, substituindo Ayman Yahya para tentar virar o resultado. Apesar da tentativa de reação, não conseguiu evitar a derrota do Al Nassr, que perdeu terreno na luta pelo topo.

Do lado do Sporting, o interesse manifestado no passado enquadrou-se numa estratégia de prospeção focada em jogadores jovens, com perfil para evoluir e gerar impacto desportivo e financeiro. O Clube de Alvalade não avançou com nenhuma proposta concreta, mas acenou com 15 milhões de euros pelo jogador canarinho, como adiantou Ekrem Konur.


Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting age com cautela sobre caso de Fotis Ioannidis
Futebol

Sporting age com cautela sobre caso de Fotis Ioannidis

09 Jan 2026 | 09:27

Icon Comentário0
Rui Borges conta com dois regressos de peso antes do Sporting - Casa Pia
Futebol

Rui Borges conta com dois regressos de peso antes do Sporting - Casa Pia

09 Jan 2026 | 09:03

Icon Comentário0
Proença em ação: Luis Suárez já conhece castigo depois do Gil Vicente - Sporting
Futebol

Proença em ação: Luis Suárez já conhece castigo depois do Gil Vicente - Sporting

08 Jan 2026 | 20:53

Icon Comentário0