Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA OS JOVENS CAPITÃES DO SPORTING

Jovens Leões e Leoas tiveram mais um momento de aprendizagem, contando com a presença de Coates e Rita Fontemanha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Fev 2022 | 11:23 |

Icon Comentário0

Os jovens jogadores do Sporting, durante todo o processo de formação, realizado na Academia dos Leões, em Alcochete, têm a oportunidade de evoluir enquanto atletas e enquanto pessoas. Nesse período, que é sobretudo de aprendizagem, formam-se capitães Leoninos do presente e do futuro. Para transmitir uma forma de estar e uma cultura transversal nessa função decisiva, o departamento de psicologia, a coordenação técnica e a direção da Academia uniram-se para realizar um programa de formação para os capitães do Sporting, entre os 14 e os 18 anos, das equipas masculinas e femininas. A primeira de quatro sessões decorreu, esta quarta-feira (17 de fevereiro) e contou com o discurso inaugural do Presidente Frederico Varandas e ainda com a presença e testemunhos de Sebastián Coates e Rita Fontemanha, capitães das duas equipas principais do Clube.

“Foi bom poder estar com os jovens jogadores da Academia”
  • "Foi bom poder estar com os jovens jogadores da Academia, responder às suas questões e transmitir-lhes aquilo que nós vivemos enquanto jogadores e capitães", começou por dizer o central uruguaio dos Leões aos meios de comunicação do Clube, acrescentando que, desde que veio para o Sporting, percebeu logo os valores do Clube.
“Agora é a minha vez de transmitir aos jogadores que chegam, os valores do Clube”
  • "Desde o primeiro dia que comecei a perceber os valores do Clube e agora é a minha vez de os transmitir aos jogadores que chegam, mas fazê-lo também através das coisas que faço dentro e fora do campo", disse o capitão leonino, Coates.
O central da equipa verde e branca sabe que é um exemplo para os mais novos, e essa liderança que assume no Sporting não se esgota nos colegas de equipa e tem também influência nos jovens da Academia com quem contactou, e o próprio assume que é difícil ser visto como um exemplo a seguir.
“Independentemente do resultado, há uma imagem a manter”
  • “É um papel difícil, mas daí a imagem a manter e a importância de ser capitão no Sporting independentemente do resultado que se consiga em campo", realçou Coates.
Os valores do Sporting e a necessidade de uma liderança pelo exemplo centraram o debate, numa ação em que se definiram várias características, da resistência mental e compromisso ao saber ganhar, que devem estar personificadas nos capitães Leoninos, embora cada um tenha a sua própria personalidade. Já a capitã, da equipa de futebol feminino do Sporting, Rita Fontemanha, partilha da mesma opinião que Coates, que usar a braçadeira ‘pesa muito’.
“É um privilégio ser jogadora e capitã do Sporting”
  • "Os valores do Sporting são inegociáveis. É um privilégio ser jogadora e capitã do Sporting, e a braçadeira ‘pesa muito’, tal como o símbolo ao peito, porque somos também a representação não só das seniores, mas também da formação", referiu.
A capitã verde e branca, aproveitou, também, para deixar um conselho aos futuros capitães do Sporting.
” Acima de tudo, que tenham compromisso com o Clube”
  • “Cada um tem a sua forma de estar e de ser, mas devem tentar 'beber' um pouco daquilo que todos transmitimos e esta iniciativa possibilitou isso. Acima de tudo, que tenham compromisso com o Clube, trabalhem diariamente e sejam altruístas, representando o Sporting como merece".
Além da vertente teórica apresentada, primeiro por Tomaz Morais, diretor do futebol de formação, e, depois, por Miguel Sá, do departamento de psicologia, os jovens capitães e capitãs puderam interagir com referências como Coates e Rita Fontemanha, com quem trocaram experiências, conselhos e os principais desafios que enfrentam por serem capitães. Um dos jovens jogadores, que aproveitou essa oportunidade foi Manuel Mendonça, capitão dos sub-17, que elogiou a iniciativa.
“São momentos importantes para a nossa aprendizagem”
  • "São momentos importantes para a nossa aprendizagem e isto é algo que nos ensinam há muito tempo, por isso esta iniciativa foi mais um reforço daquilo que significa ser capitão do Sporting e é sempre importante ouvi-lo de pessoas que o fazem regularmente", afirmou, referindo depois alguns dos desafios que a função acarreta desde cedo:
“Temos de saber abordar cada colega”
  • "É saber gerir os momentos bons e maus, influenciar os colegas a tomar boas decisões e para isso, como referiu o Seba [Coates], temos de saber como abordar cada colega", concluiu.
Por sua vez, Madalena Silva, capitã da equipa de iniciadas, disse qual o sentimento de ser capitã.
“É um orgulho”
  • "Traz muita responsabilidade, mas é um orgulho. Ouvir pessoas com tanta experiência a darem-nos incentivo e informações para que possamos melhorar como pessoas, capitães e jogadores de equipa é muito importante", concluiu.
Já, Iuri Leal, do departamento de psicologia, disse que ser capitão tem de ser um legado para deixar para quem se segue.
“Ser capitão do Sporting e ter esse ADN tem de ser um legado a deixar”
  • "Ser capitão do Sporting e ter esse ADN tem de ser um legado a deixar. Os valores são cruciais para otimizar o jogador, mas sobretudo a pessoa e queremos que exista esse capitão Sporting e vamos ajudar no processo".
Este departamento, inserido no Modelo Centrado do Jogador, é também muito procurado pelos jovens capitães da Academia: "A maneira de comunicar, influenciar e gerir os conflitos têm sido necessidades levantadas pelos próprios para se ajudarem a si, mas também ao outro, porque sabem que juntos vão muito mais longe", rematou.


Fotografia de Sporting




Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting está a ponderar o que fazer a contrato de Rui Borges

Treinador foi recentemente associado a um interesse no Wolverhampton, mas deixou claro que está feliz no Clube de Alvalade

Exclusivo Leonino - Fruto do recente assédio e confiança em Rui Borges, a estrutura do Sporting está a equacionar renovar com o treinador
Exclusivo Leonino - Fruto do recente assédio e confiança em Rui Borges, a estrutura do Sporting está a equacionar renovar com o treinador

07 Nov 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting está a equacionar renovar com Rui Borges, sabe o Leonino. A estrutura dos verdes e brancos, com Frederico Varandas à cabeça, está satisfeita com o treinador da equipa principal e tem em vista demonstrar a sua confiança no seu trabalho com a extensão do seu contrato.


Apesar de ser uma ideia que já rondava nos escritórios de Alvalade, o recente assédio do Wolverhampton poderá acabar por 'acelerar' este processo, uma vez que Rui Borges também está feliz no Sporting, como o próprio comunicou publicamente, o que deverá facilitar este dossiê.


Aquando da sua chegada à equipa leonina, para substituir Ruben Amorim, o técnico de Mirandela assinou um contrato válido até ao final de 2026. No entanto, este tinha mais uma época de opção que, com a conquista do bicampeonato nacional, terá sido ativada automaticamente, pois era uma cláusula incluída no seu vínculo. No entanto, mesmo que desta forma Rui Borges esteja ligado ao Sporting até 2026/27, os leões podem vir a levá-lo mais além - o que incluirá, naturalmente, um aumento salarial.


Ao todo, desde que assumiu o comando técnico do Sporting em dezembro de 2024, oriundo do Vitória de Guimarães, na sequência do despedimento de João Pereira, Rui Borges leva 46 encontros pelo Clube de Alvalade, contabilizando 30 vitórias, 11 empates e cinco derrotas, nos quais conquistou dois títulos.

Enquanto isso, Rui Borges mantém-se concentrado em preparar a sua equipa para a deslocação aos Açores. O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.



Futebol

Ruben Amorim fala do momento do Man United e lembra solução que funcionou no Sporting

Treinador dos red devils parece, finalmente, viver um período positivo aos comandos da equipa de Manchester, depois de um ano para esquecer

Ruben Amorim, ex Sporting do Man United, finalmente, viver um período positivo aos comandos da equipa de Manchester
Ruben Amorim, ex Sporting do Man United, finalmente, viver um período positivo aos comandos da equipa de Manchester

06 Nov 2025 | 21:12 |

Icon Comentário0

Ruben Amorim defendeu que há pontos positivos a tirar da derrota na final da Liga Europa, com o Tottenham. O Manchester United falhou a conquista desse troféu em 2024/25, o que significa que não disputa competições europeias este ano, um elemento importante destacado pelo treinador português, que viveu situação semelhante na temporada em que conquistou o primeiro campeonato ao serviço do Sporting.


O Manchester United volta a encontrar o Tottenham no próximo sábado, dia 8 de novembro, e fez a antevisão a esse encontro, explicando que a sua equipa está melhor em comparação com essa final europeia: "Em primeiro lugar, as características dos jogadores. Temos características diferentes na nossa equipa. Mas também temos muitos jogadores que jogaram na época passada".


"Somos uma equipa melhor, jogamos melhor, entendemos melhor o jogo. Acho que estamos mais confiantes. Chegamos àquela final confiantes de que poderíamos vencer porque estávamos bem na Europa, mas neste momento jogamos com uma confiança diferente. Gerimos melhor os momentos do jogo", atirou, de seguida, Ruben Amorim.


O treinador mencionou, depois, essa derrota na final da Liga Europa, ficando, depois, evidentes os paralelismos com a primeira temporada no Sporting: "Se me perguntarem se prefiro estar aqui com uma taça, na Liga dos Campeões, com mais dinheiro, talvez mais jogadores, claro que direi que sim. Mas há o outro lado da moeda: mais tempo para treinar, para conhecer os jogadores, para organizar tudo. A ligação entre a equipe técnica e a preparação para o futuro".

"No futuro, será com competições europeias. Estamos apenas a tentar aproveitar o lado positivo de não termos jogos durante a semana, então sim, consigo ver os pontos positivos", atirou Ruben Amorim, que está, neste momento, há quatro jogos sem perder na Premier League.



Futebol

Hidemasa Morita não vai à Seleção e o motivo preocupa o Sporting

Médio nipónico tem sido presença habitual na equipa do seu país, nos últimos anos, mas tal não vai acontecer nos próximos compromissos

Hidemasa Morita, do Sporting, tem sido presença habitual na equipa do seu país, nos últimos anos, mas tal não vai acontecer nos próximos jogos
Hidemasa Morita, do Sporting, tem sido presença habitual na equipa do seu país, nos últimos anos, mas tal não vai acontecer nos próximos jogos

06 Nov 2025 | 20:33 |

Icon Comentário0

Tal como aconteceu com Ousmane Diomande, Hidemasa Morita ficou de fora dos convocados da Seleção do Japão. O técnico nacional dos nipónicos explicou, em conferência de imprensa, a ausência do jogador do Sporting, que é habitual presença nos estágios do conjunto do seu país.


Hajime Moriyasu, selecionador do Japão, falou com os jornalistas em conferência de imprensa, e abordou especificamente a ausência de Hidemasa Morita, jogador do Sporting, que este ano até já sofreu com algumas mazelas físicas, tal como aconteceu na última época.


"O Morita é um excelente jogador, foi uma peça-chave [para o Japão] nas eliminatórias [de qualificação para o Mundial de 2026] e ajudou a equipa a vencer", começou por explicar o Selecionador nipónico, fazendo questão de deixar vários elogios ao médio do Sporting.


Logo de seguida, deixou a justificação para não ter selecionado o jogador do Sporting: "Confirmei que ele voltou à equipa e estou a avaliar a sua condição física. Mas decidi que ele ainda não está na sua melhor forma, por isso não o convoquei".

Apesar de ter sentido algumas dificuldades no início da temporada, Hidemasa Morita estará totalmente apto para ajudar a equipa do Sporting, tal como fez nas últimas três partidas dos leões, nas quais jogou sempre (nas últimas duas, como suplente utilizado). De qualquer maneira, a ausência na convocatória do Japão permite que o médio verde e branco não realize as longas viagens necessárias para se juntar ao estágio da sua Seleção, ficando em Alvalade, a trabalhar às ordens de Rui Borges.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges prestes a perder (pelo menos) quatro jogadores importantes no Sporting
Futebol

Rui Borges prestes a perder (pelo menos) quatro jogadores importantes no Sporting

06 Nov 2025 | 20:25

Icon Comentário0
Homem do jogo no Juventus – Sporting continua em destaque: “Muita qua­li­dade”
Futebol

Homem do jogo no Juventus – Sporting continua em destaque: “Muita qua­li­dade”

06 Nov 2025 | 19:43

Icon Comentário0
Central do Sporting pode ser ‘reforço’ para Rui Borges em janeiro
Futebol

Central do Sporting pode ser ‘reforço’ para Rui Borges em janeiro

06 Nov 2025 | 19:37

Icon Comentário0