Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

AÇÃO DE FORMAÇÃO PARA OS JOVENS CAPITÃES DO SPORTING

Jovens Leões e Leoas tiveram mais um momento de aprendizagem, contando com a presença de Coates e Rita Fontemanha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

17 Fev 2022 | 11:23 |

Icon Comentário0

Os jovens jogadores do Sporting, durante todo o processo de formação, realizado na Academia dos Leões, em Alcochete, têm a oportunidade de evoluir enquanto atletas e enquanto pessoas. Nesse período, que é sobretudo de aprendizagem, formam-se capitães Leoninos do presente e do futuro. Para transmitir uma forma de estar e uma cultura transversal nessa função decisiva, o departamento de psicologia, a coordenação técnica e a direção da Academia uniram-se para realizar um programa de formação para os capitães do Sporting, entre os 14 e os 18 anos, das equipas masculinas e femininas. A primeira de quatro sessões decorreu, esta quarta-feira (17 de fevereiro) e contou com o discurso inaugural do Presidente Frederico Varandas e ainda com a presença e testemunhos de Sebastián Coates e Rita Fontemanha, capitães das duas equipas principais do Clube.

“Foi bom poder estar com os jovens jogadores da Academia”
  • "Foi bom poder estar com os jovens jogadores da Academia, responder às suas questões e transmitir-lhes aquilo que nós vivemos enquanto jogadores e capitães", começou por dizer o central uruguaio dos Leões aos meios de comunicação do Clube, acrescentando que, desde que veio para o Sporting, percebeu logo os valores do Clube.
“Agora é a minha vez de transmitir aos jogadores que chegam, os valores do Clube”
  • "Desde o primeiro dia que comecei a perceber os valores do Clube e agora é a minha vez de os transmitir aos jogadores que chegam, mas fazê-lo também através das coisas que faço dentro e fora do campo", disse o capitão leonino, Coates.
O central da equipa verde e branca sabe que é um exemplo para os mais novos, e essa liderança que assume no Sporting não se esgota nos colegas de equipa e tem também influência nos jovens da Academia com quem contactou, e o próprio assume que é difícil ser visto como um exemplo a seguir.
“Independentemente do resultado, há uma imagem a manter”
  • “É um papel difícil, mas daí a imagem a manter e a importância de ser capitão no Sporting independentemente do resultado que se consiga em campo", realçou Coates.
Os valores do Sporting e a necessidade de uma liderança pelo exemplo centraram o debate, numa ação em que se definiram várias características, da resistência mental e compromisso ao saber ganhar, que devem estar personificadas nos capitães Leoninos, embora cada um tenha a sua própria personalidade. Já a capitã, da equipa de futebol feminino do Sporting, Rita Fontemanha, partilha da mesma opinião que Coates, que usar a braçadeira ‘pesa muito’.
“É um privilégio ser jogadora e capitã do Sporting”
  • "Os valores do Sporting são inegociáveis. É um privilégio ser jogadora e capitã do Sporting, e a braçadeira ‘pesa muito’, tal como o símbolo ao peito, porque somos também a representação não só das seniores, mas também da formação", referiu.
A capitã verde e branca, aproveitou, também, para deixar um conselho aos futuros capitães do Sporting.
” Acima de tudo, que tenham compromisso com o Clube”
  • “Cada um tem a sua forma de estar e de ser, mas devem tentar 'beber' um pouco daquilo que todos transmitimos e esta iniciativa possibilitou isso. Acima de tudo, que tenham compromisso com o Clube, trabalhem diariamente e sejam altruístas, representando o Sporting como merece".
Além da vertente teórica apresentada, primeiro por Tomaz Morais, diretor do futebol de formação, e, depois, por Miguel Sá, do departamento de psicologia, os jovens capitães e capitãs puderam interagir com referências como Coates e Rita Fontemanha, com quem trocaram experiências, conselhos e os principais desafios que enfrentam por serem capitães. Um dos jovens jogadores, que aproveitou essa oportunidade foi Manuel Mendonça, capitão dos sub-17, que elogiou a iniciativa.
“São momentos importantes para a nossa aprendizagem”
  • "São momentos importantes para a nossa aprendizagem e isto é algo que nos ensinam há muito tempo, por isso esta iniciativa foi mais um reforço daquilo que significa ser capitão do Sporting e é sempre importante ouvi-lo de pessoas que o fazem regularmente", afirmou, referindo depois alguns dos desafios que a função acarreta desde cedo:
“Temos de saber abordar cada colega”
  • "É saber gerir os momentos bons e maus, influenciar os colegas a tomar boas decisões e para isso, como referiu o Seba [Coates], temos de saber como abordar cada colega", concluiu.
Por sua vez, Madalena Silva, capitã da equipa de iniciadas, disse qual o sentimento de ser capitã.
“É um orgulho”
  • "Traz muita responsabilidade, mas é um orgulho. Ouvir pessoas com tanta experiência a darem-nos incentivo e informações para que possamos melhorar como pessoas, capitães e jogadores de equipa é muito importante", concluiu.
Já, Iuri Leal, do departamento de psicologia, disse que ser capitão tem de ser um legado para deixar para quem se segue.
“Ser capitão do Sporting e ter esse ADN tem de ser um legado a deixar”
  • "Ser capitão do Sporting e ter esse ADN tem de ser um legado a deixar. Os valores são cruciais para otimizar o jogador, mas sobretudo a pessoa e queremos que exista esse capitão Sporting e vamos ajudar no processo".
Este departamento, inserido no Modelo Centrado do Jogador, é também muito procurado pelos jovens capitães da Academia: "A maneira de comunicar, influenciar e gerir os conflitos têm sido necessidades levantadas pelos próprios para se ajudarem a si, mas também ao outro, porque sabem que juntos vão muito mais longe", rematou.


Fotografia de Sporting




Futebol

Rui Borges avalia jogador do Sporting: "Falta-lhe alguma agilidade"

Técnico esteve na conferência de imprensa no Estádio Algarve para responder às questões, após a derrota dos leões frente ao Benfica (1-0)

Rui Borges diz que desaire frente ao Benfica é injusto e diz que falta "alguma agilidade" a futebolista do plantel do Sporting
Rui Borges diz que desaire frente ao Benfica é injusto e diz que falta "alguma agilidade" a futebolista do plantel do Sporting

01 Ago 2025 | 00:21 |

Icon Comentário0

Rui Borges esteve na conferência de imprensa no Estádio Algarve para responder às perguntas dos jornalistas, após a derrota do Sporting frente ao Benfica (1-0) na Supertaça Cândido de Oliveira. O técnico diz que o desaire é injusto e analisa o reforço Luis Suárez. Apesar de reconhecer qualidade ao jogador, diz que "falta alguma agilidade" ao sucessor de Viktor Gyokeres.


Rui Borges: "De todos os jogos que fizemos com o Benfica, foi o que fomos melhores durante os 90 minutos"


"Fomos claramente superiores. De todos os jogos que fizemos com o Benfica, foi o que fomos melhores durante os 90 minutos. O jogo esteve repartido em alguns minutos da segunda parte e o adversário aproveitou uma perda de bola nossa. Foram felizes nesse remate à baliza", começou por dizer.


Rui Borges sobre Luis Suárez: "Nota-se que o Suárez está ligado à equipa, mas também que lhe falta alguma agilidade, o que é normal"

O treinador analisou a prestação da dupla Conrad Harder-Luis Suárez: "Harder e Suárez estiveram muito bem. Nota-se bem a qualidade individual do Suárez. O Harder está num processo de crescimento. Responderam os dois muito bem. Nota-se que o Suárez está ligado à equipa, mas também que lhe falta alguma agilidade, o que é normal. Pelo pouco tempo que teve, foi muito bom".


Rui Borges está confiante de que a equipa vai dar a volta por cima: "Não belisca nada. Somos melhores e continuamos a ser os melhores. Hoje demonstrámos isso. O adversário foi feliz e tem mérito. Se continuarmos assim, vamos ser muito felizes ao longo da época."

Sobre a saída de Viktor Gyokeres, o timoneiro dos leões evita falar do tema e aponta ao futuro: "O Sporting só está refém de si próprio e estou confiante para o futuro até pela resposta dada na pré-época. Hoje deram uma resposta absurda, fantástica a nível individual e coletiva. Deixou-me muito optimista e confiante. Demonstraram porque é que são Bicampeões".

Relativamente ao mercado, o treinador diz estar feliz com o atual plantel, mas que tem alvos na mira: "Sabemos o que temos identificado e estamos a trabalhar sobre isso. Vamos no nosso caminho, tudo a seu tempo. Feliz pelo plantel que tenho e pela resposta que deram hoje. Estou feliz pelo que foram capazes de fazer e merecíamos sair daqui com o troféu", concluiu.


Futebol

Gonçalo Inácio com duras críticas aos colegas do Sporting após derrota com o Benfica

Após desaire na Supertaça Cândido de Oliveira frente aos encarnados (1-0), esta quinta-feira, dia 31 de julho, jogador apontou falhas aos companheiros

Gonçalo Inácio criticou colegas após Sporting - Benfica e sublinhou que o grupo não ficou magoado com novela em torno de Viktor Gyokeres.
Gonçalo Inácio criticou colegas após Sporting - Benfica e sublinhou que o grupo não ficou magoado com novela em torno de Viktor Gyokeres.

31 Jul 2025 | 23:59 |

Icon Comentário0

Após o desaire do Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Benfica (1-0), esta quinta-feira, dia 31 de julho, Gonçalo Inácio deixou críticas aos companheiros de equipa, nomeadamente à "atitude" dos mesmos, e sublinhou que o grupo não ficou magoado com Viktor Gyokeres.


Gonçalo Inácio: "A questão não é tática, é de atitude"


"Estamos a gerir bem as mudanças. A questão não é tática, é de atitude. Estamos confortáveis com estas novas ideias e comprometidos com o trabalho que está a ser feito”, começou por dizer o defesa do emblema verde e branco à SportTV, falando em "falta de eficácia".


Gonçalo Inácio: "Faltou a eficácia, trabalhámos muito durante o jogo, mas não criámos oportunidades de golo suficientes"

"Queríamos a vitória, lutámos até ao fim. Faltou a eficácia, trabalhámos muito durante o jogo, mas não criámos oportunidades de golo suficientes", disse o internacional português de 24 anos de idade que virou o seu foco para o novo companheiro na frente de ataque e para o internacional sueco.


"Viktor Gyokeres? O Luis Suárez chegou há poucos dias, há que treinar as dinâmicas. Não fiquei magoado pela forma como o Gyokeres saiu. Esclarecemos tudo e estamos bem", disse o internacional português de 23 anos de idade que dirigiu-se à massa associativa dos leões.

"Aos adeptos deixo a mensagem para que continuem assim, seguimos todos juntos", concluiu. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 8 de agosto, frente ao Casa Pia. O encontro diante da turma liderada por João Pereira, a contar para a primeira jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior.


Futebol

Entrada bárbara de Leandro Barreiro sobre Hjulmand no Sporting - Benfica (Vídeo)

Médio encarnado foi com tudo para cima do capitão do Clube de Alvalade, numa clara jogada para cartão vermelho; Fábio Veríssimo mandou jogar

Morten Hjulmand sobre uma entrada duríssima por parte de Leandro Barreiro durante o Sporting - Benfica
Morten Hjulmand sobre uma entrada duríssima por parte de Leandro Barreiro durante o Sporting - Benfica

31 Jul 2025 | 23:40 |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand sobre uma entrada duríssima por parte de Leandro Barreiro durante o Sporting - Benfica, esta quinta-feira, dia 31 de julho, em jogo da Supertaça. O médio encarnado protagonizou um lance bárbaro, merecedor de cartão vermelho, sobre o capitão verde e branco.


No entanto, Fábio Veríssimo e o VAR nada assinalaram. De recordar que, antes do duelo, o Benfica não hesitou em apontar e recordar erros de Fábio Veríssimo nos passados ‘dérbis’ , que terão beneficiado o seu rival, destacando até um dos confrontos da última temporada.


Apesar das queixas do Benfica, recorde-se que o árbitro de 42 anos guarda um historial polémico frente ao Sporting. O português arbitrou cinco jogos dos leões em 2024/2025, sendo que a primeira polémica surge frente ao Famalicão, com os verdes e brancos e reclamarem um penálti não assinalado, por falta de Mihaj sobre Gyokeres.


Já frente ao AVS, o Sporting também teve razões de queixa. Um lance entre Diomande e Lucas Piázon, que resultou numa grande penalidade a favor dos avenses, também foi bastante contestado pelo lado Sportinguista, que não considerou falta do central. O marcador dessa partida acabaria empatado (2-2).

Quanto ao encontro da Supertaça, Vangelis Pavlidis estreou-se a marcar frente ao Clube de Alvalade com o golo que carimbou a conquista da prova. As águias têm agora 10 conquistas na prova contra nove do emblema verde e branco, que venceu a competição pela última vez em 2021 frente ao Braga (2-1).


Veja o lance em causa:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pilar do Sporting satisfeito com exibição dos leões: "Fomos claramente superiores"
Futebol

Pilar do Sporting satisfeito com exibição dos leões: "Fomos claramente superiores"

31 Jul 2025 | 23:12

Icon Comentário0
Sporting perde Supertaça frente ao Benfica e entra em 2025/26 com uma derrota
Futebol

Sporting perde Supertaça frente ao Benfica e entra em 2025/26 com uma derrota

31 Jul 2025 | 22:48

Icon Comentário0
Rui Calafate analisa compra feita pelo Sporting: "Uma fortuna"
Futebol

Rui Calafate analisa compra feita pelo Sporting: "Uma fortuna"

31 Jul 2025 | 21:56

Icon Comentário0