Futebol
Alvo do Sporting marcou golo do mês para adeptos do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No domingo passado, Rui Borges fez uma análise antecipada ao jogo contra o Sporting, que encerra a 22ª jornada da Liga Betclic e está marcado para amanhã às 20h15. O treinador do Moreirense mostra-se admirado com os talentos da equipa leonina.
“É difícil, estão num momento de forma muito bom. Podemos ter mais momentos de transição, não fugimos a isso, o Sporting pode estar mais desequilibrado. O Sporting tem sido muito forte em todos os momentos. É uma equipa que tem um coletivo muito forte.”, começa por afirmar o nortenho.
“Vamos ter mais momentos de transição, é esperar para aproveitar alguns desequilíbrios para sermos eficazes. Vamos errar mais passes, porque eles são mais pressionantes, por isso vamos ter de tomar decisões mais rápidas. Quando falharmos temos de ser fortes mentalmente para reagir.”, prossegue:
“Para ser o mais honesto possível, contra o Sporting achei o Morita um jogador acima da média, o Hjulmand também está num momento de forma melhor, sobre o Gyökeres não é preciso dizer nada, está 90 minutos em alta. Nesse jogo o Morita surpreendeu-me porque vê o jogo muito à frente. Estaremos capazes de anular a profundidade e jogo de apoio do Sporting, temos de estar curtos e fortes no apoio”, conclui.
O Sporting, relembre-se, desloca-se ao reduto do Moreirense na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro. A partida entre leões e cónegos, válida para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic tem pontapé de saída agendado para as 20h15 e irá marcar um recorde de Rúben Amorim em Alvalade (saiba mais AQUI).
Leões anunciaram que projeto será lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro, e mostraram um excerto das entrevistas aos jogadores
|
0O Sporting anunciou nas redes sociais que o documentário ‘Lado a Lado’ vai ser lançado esta terça-feira, dia 10 de setembro. Os leões mostraram um excerto das entrevistas a alguns jogadores que fizeram parte do plantel que estive na conquista do campeonato da temporada passada.
Morten Hjulmand comentou a grandeza do clube: "Não sabia que o Sporting, como clube, tinha uma massa adepta tão grande, em Portugal, mas também em todo o mundo", disse. Já Pedro Gonçalves revelou a conversa de grupo que tiveram depois uma época menos positiva em 2022/23.
"Recordo bem desta última [reunião], que foi malta até a chorar e por acaso dissemos todos que aquilo que passámos na época anterior não queríamos voltar a passar por aquilo. Foi um momento marcante para nós, porque ainda hoje falamos sobre essa reunião e eu sou um desses que disse umas palavras marcantes e eles ainda hoje me lembram dessas palavras".
Daniel Bragança, por fim, falou sobre a conquista do título: "Nós quando fomos chamados um a um, eu lembro-me de estar a ser chamado, e eu estava com a Carolina [namorada], e eu disse ‘eu não sei se vou conseguir subir aquela rampa’"; referiu o camisola 23 dos leões.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Ex futebolista, agora com 34 anos, lembra convivência no balneário com elemento fulcral do banco do emblema verde e branco
|
0Rúben Amorim teve uma passagem marcante pelo Casa Pia. Quem o garante é David Rosa, antigo lateral, que terminou a carreira em 2022 no Torreense, e que recordou algumas histórias com o técnico do Sporting. O ex futebolista, agora com 34 anos lembra o momento em que o treinador comunicou que ia abandonar o clube lisboeta.
"O melhor treinador que tive chama-se Rúben Amorim. Porque é que ele é o melhor? É simples. Os treinos dele eram bons? Eram, sem dúvida, mas era por aí que ele se distinguia de outros treinadores que eu tive? Não. A relação que ele criou connosco, era surreal. A forma como ele lidava com os problemas, se calhar, muito por ter sido jogador e o facto de ter sido jogador percebe o que é que um jogador titular precisa", começou por dizer.
"Ele percebe o que é um jogador que é suplente precisa, percebe o que é que um jogador que não é convocado precisa. Isso é tudo muito importante para a tua gestão de um grupo. Aquilo que mais me marcou, e eu conto muito esta história… o Rúben Amorim chega ao balneário, reúne a equipa toda e diz assim: ‘Para mim acabou, eu vou-me embora, preciso de me ir embora, portanto vou deixar-vos, vai entrar outro treinador.' E dos primeiros jogadores que eu olho para o balneário e estão a chorar são jogadores que nunca jogaram...".
"Como é que tu justificas que, os jogadores que nunca jogaram, que ele nunca deu oportunidades são aqueles que percebem a importância que ele tem. Porque ele sabe que a um jogador titular tu não precisas de dar muita atenção, porque ele está motivado por ele próprio. Um jogador que é suplente… de vez em quando tens de dar uma motivação e o difícil disto tudo é como é que tu geres um jogador que não é convocado e que tu precisas dele".
"Isto ensina-se? Se calhar dificilmente, mas foram todas as experiências que ele teve, todas as vivências que ele teve, tudo o que ele passou… de ter sido titular, suplente, não convocado, como é que lidaram com ele quando isto aconteceu, para ele transpor isto para ser o treinador que é hoje", finalizou David Rosa.
Trio dos verdes e brancos é considerado peça muito importante pela estrutura do futebol do Clube de Alvalade, que tomou decisão sobre os comandados de Amorim
|
0O Sporting está a preparar os processos de renovação de Matheus Reis, Hidemasa Morita e Ousmane Diomande, isto para lá de Francisco Trincão. Segundo o jornal 'A Bola', o Clube de Alvalade vai assegurar o prolongar dos vínculos do brasileiro, japonês e costa-marfinense.
Matheus Reis e Hidemasa Morita têm contrato com o Sporting até 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Por sua vez, Ousmane Diomande tem mais um ano no vínculo (até 2027) e a cláusula é quase o dobro (80 milhões de euros), sendo que o defesa-central esteve perto de abandonar a turma de Rúben Amorim no mercado de transferências do verão.
Esta temporada, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - soma cinco partidas disputadas, nas quais esteve em campo durante 436 minutos. Em 2023/24, fez dois golos e quatro assistências, ao longo de 40 encontros, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim.
Na última temporada, Matheus Reis – avaliado em 8 milhões de euros – somou 45 encontros de leão ao peito: 10 na Liga Europa, 26 do Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal e ainda três na Taça da Liga. Nos 2.718 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o brasileiro fez cinco assistências para golo.
Ousmane Diomande destacou-se na parte inicial da temporada 2023/24 e somou 38 encontros: 26 no Campeonato Nacional, oito na Liga Europa, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.979 minutos que disputou, o central marcou três golos e fez uma assistência. As boas exibições fizeram disparar o valor de mercado para os 40 milhões de euros.