
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A Sky Sports, televisão inglesa, avançou, na passada sexta-feira, 3 de maio, que o West Ham se encontra a pensar em Julen Lopetegui, treinador espanhol, para suceder a David Moyes, que vai abandonar as suas funções no emblema londrino no final da época.
O líder encontra-se livre desde o final da temporada 2022/23, depois de ter abandonado o Wolverhampton e encontra-se assim referenciado a uma nova turma da Premier League. Em caso de as duas partes chegarem a acordo, a novidade poderá agradar ao Universo Sporting, uma vez que Rúben Amorim tem sido fortemente apontado ao comando técnico da turma da capital de Inglaterra.
Com Lopetegui a estar atualmente na ‘pole position’ do West Ham, podem existir fortes possibilidades de Rúben Amorim permanecer no Sporting. No entanto, nada é oficial e o nome do treinador dos leões deverá ser um dos nomes mais abordados na janela de transferências de verão, que se aproxima a passos largos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Já Lopetegui saiu do Wolverhampton há praticamente um ano. Ao serviço da antiga turma de Matheus Nunes, o espanhol fez 27 partidas onde venceu por dez ocasiões. Na sua lista de palmarés, o treinador conta, até ao momento com uma Liga Europa.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou nomeados para duelo decisivo da prova rainha, que se vai disputar no Jamor
|
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, dia 21 de maio, a equipa de arbitragem nomeada para a final da Taça de Portugal. Luís Godinho foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e Benfica.
O juiz da Associação de Futebol de Évora foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Rui Teixeira e Pedro como assistentes. Já o quatro juiz será Sandra Bastos, enquanto que o VAR contará com o contributo de Tiago Martins. Vasco Santos está no AVAR1. Sérgio Jesus será o AVAR2.
Luís Godinho não traz boas memórias aos adeptos do Clube de Alvalade. O jogo entre Braga e Sporting, da 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, ficou marcado por um lance muito polémico de arbitragem. À passagem dos 21 minutos, depois de cruzamento para a área leonina, Debast tentou aliviar o lance, mas acabou por enviar o esférico para os pés de Ricardo Horta que fez o primeiro da partida. No entanto, Franco Israel acaba por ser derrubado por El Ouazzani e, desta forma, impedido de evitar o remate do internacional português.
Dias depois, Iturralde González, antigo árbitro, garantiu que o juiz do encontro e a equipa responsável pelo VAR erraram de forma grosseira (Reveja o lance AQUI) no lance que abriu o placard na Pedreira, visto que houve falta sobre o guardião uruguaio do emblema verde e branco.
“O golo devia ter sido anulado. Avançado (Gabriel Martinez) do Braga derruba o guarda-redes do Sporting e não deixa que este continue na jogada. O árbitro e o VAR consideraram que não era falta. Para mim, existe um derrube claro do guarda-redes e uma falta do avançado antes do golo, pois deixa o guarda-redes no chão e não lhe dá possibilidade de disputar a bola. Foi falta”, disse, ao jornal Record. Os leões, no entanto, viriam a vencer por 4-2.
Comentador afeto ao emblema verde e branco socorreu-se dos números e arrasou rivais do Clube de Alvalade, mostrando-se muito orgulhoso pelo bicampeonato
|
Rodrigo Roquette não esconde o orgulho por ter visto o seu Clube do coração sagrar-se bicampeão nacional, depois de um longo jejum de mais de 70 anos. O comentador afeto aos leões lembra os rivais de que “acabou a brincadeira” de que “o Sporting não chega ao Natal” e realça a superioridade dos verdes e brancos face a Benfica e Porto nos últimos anos.
"Em cinco anos, tem três campeonatos, o Porto tem um, o Benfica tem um”
“Este campeonato é um pontapé no sistema. Isto é um pontapé na história que o Sporting está aqui a fazer. Nos últimos cinco anos, o Sporting tem o triplo dos títulos do Benfica e do Porto. Esta é que é a realidade. Em cinco anos, tem três campeonatos, o Porto tem um, o Benfica tem um”, assinalou.
Por outro lado, o Sportinguista parabeniza a introdução do sistema de VAR: “Se quisermos recuar a 2017/2018 – que eu acho que é uma data muito importante e eu explico porquê: porque é a data de introdução do VAR – o Porto tem três campeonatos, o Sporting tem três e o Benfica tem dois. Portanto, o Sporting, desde que há VAR, passou a ser parte daquilo que são as equipas que disputam os campeonatos”, disse Roquette.
Em declarações no canal V+, o comentador salientou que “o VAR foi importante porque mudou aqui um paradigma no futebol português. Nós somos de um Clube que tem de jogar o triplo, tem de fazer o triplo para ganhar campeonatos. Para nós, tudo tem que ser conquistado. Nada nos é dado”, concluiu.
O Sporting vira agora atenções para a final da Taça de Portugal que está marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. A Polícia de Segurança Pública tem efetuado reuniões ao longo desta semana e já apresentou um aviso importante para o encontro que é considerado de risco máximo.
Surgiu uma nova denúncia de agressões de elementos do Corpo de Intervenção da PSP a um Adepto do Clube de Alvalade, na zona do Marquês de Pombal
|
Os festejos do bicampeonato do Sporting, na zona do Marquês de Pombal, ficaram marcados por episódios de violência entre a polícia e os Adeptos do Clube de Alvalade. Depois de Bernardo Topa ter perdido a visão de um olho, na sequência do disparo de uma bala de borracha, a cantora Irma recorreu às redes sociais para denunciar as agressões de que o seu irmão, Marcelo, foi alvo.
“No sábado, o meu irmão foi festejar a vitória do Sporting e foi espancado pelo corpo de intervenção sem qualquer razão. Este lugar da segurança pública ser alicerçada com violência fica muito difícil de compreender”, começou por escrever Irma, numa publicação no Instagram.
"Levou com o bastão de um polícia na boca, rebentaram-lhe o lábio, arrancaram-lhe um dente"
A cantora prossegue a denúncia e adianta mais pormenores: “O Marcelo, de 25 anos, levou com o bastão de um polícia na boca, rebentaram-lhe o lábio, arrancaram-lhe um dente (por acaso acertaram na boca porque se tivessem acertado no olho estaria cego como o rapaz que estava ao lado dele ficou) e ainda lhe deram um tiro de borracha no peito. O meu irmão é tão bom que me disse no dia seguinte: devia ser benfiquista e estava zangado”.
Irma deixou fortes críticas à atuação das autoridades: “Não, ele não era benfiquista, ele era mau. Estamos a tentar encontrar luz onde não existe porque o mundo está mesmo virado do avesso mas temos que chamar as coisas pelos nomes. Existem pessoas boas e existem pessoas más; existem pessoas a tentar salvar o mundo e existem fachos; existem pessoas altruístas e empáticas e existem narcisistas e egotistas; existem pessoas sãs e pessoas doídas. Só não existe razão para espancar alguém sem qualquer motivo”.
A terminar, Irma faz um alerta sobre a possibilidade de este tipo de incidentes se repetir: “Quero só deixar isto aqui pela semana que se instalou depois disto. Eu estou com muito medo e acho que estamos a caminhar para que não precisemos de um final de campeonato para isto acontecer todos os dias”.