
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United, de Ruben Amorim, terá desistido de contratar Viktor Gyokeres - que foi muito elogiado pela imprensa espanhola. O clube inglês já está em busca de reforços para a sua linha ofensiva, mas virou agora atenções para Victor Osimhen, avançado do Nápoles que está emprestado ao Galatasaray.
De acordo com o TeamTalk, o avançado nigeriano passou a ser a prioridade dos red devils. Os números apresentados por Joshua Zirkzee e Rasmus Hojlund, que são os atacantes de que Ruben Amorim dispõe no seu plantel, não têm convencido o técnico, que já procura por novos reforços.
Victor Osimhen ficou de fora dos planos do técnico Antonio Conte no início da temporada e, após várias tentativas frustradas de transferência, acabou emprestado ao Galatasaray. O atleta tem sido destaque e apresenta números impressionantes. Ao todo são 28 golos e cinco assistências em 31 jogos no gigante de Istambul.
No entanto, o antigo técnico do Sporting terá pela frente a forte concorrência de clubes como a Juventus, que já estará a dar o 'tudo por tudo' para que o jogador regresse a Itália. Em 2022/2023, o jogador foi peça-chave na conquista do título do emblema napolitano, sob comando técnico de Luciano Spalletti. No entanto, no verão de 2024, após demonstrar interesse em sair, o atacante desentendeu-se com Aurelio De Laurentiis, presidente do Nápoles, e rumou à Turquia.
Os dirigentes do Man United já começaram a sondar alternativas, sendo que um dos nomes em cima da mesa é também o de Liam Delap. O avançado inglês, de 22 anos, tem estado em destaque ao serviço do Ipswich Town, onde soma 11 golos em 32 jogos esta época e surge como uma opção com maior margem de progressão.
Central costa-marfinense do emblema verde e branco assumiu-se como titular indiscutível após saída de Sebastián Coates e números não enganam
|
A temporada realizada por Ousmande Diomande não tem passado despercebida. O Observatório do Futebol (CIES) publicou um estudo esta sexta-feira em que apresenta os defesas-centrais sub-23 com melhores registos a nível de passes, a nível das ligas europeias, numa amostra liderada precisamente pelo defesa do Sporting.
A lista engloba apenas os futebolistas que atuam nas oito principais Ligas europeias, sendo que o pupilo de Rui Borges no Sporting conta com 96% de acerto de passe, à frente de Lucas Beraldo (PSG, 94,7%) e Anrie Chase (Estugarda, 94,7%), que completam o pódio.
O jogador tem sido um dos destaques da equipa leonina nas últimas temporadas, tendo já despertado o interesse de grandes tubarões. Clubes como o Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea, Newcastle, Manchester City, Arsenal, Liverpool (Inglaterra) e Juventus (Itália) estão de olho no atleta.
No entanto, Pedro Palma Rodrigues, gestor desportivo e adepto do Sporting, concedeu recentemente uma entrevista, onde, entre outros temas, abordou o mercado de verão em Alvalade e atirou mesmo Ousmane Diomande para a porta de saída do Clube (Recorde AQUI).
Na presente temporada, ao serviço do Sporting, Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 39 partidas: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 3.138 minutos e marcou dois golos.
Antigo juiz deu o seu parecer sobre casos polémicos no último encontro do Clube de Alvalade, a contar para a Liga Portugal Betclic
|
Iturralde González avaliou a prestação de Cláudio Correia no encontro da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic entre Estrela da Amadora e Sporting, que os verdes e brancos venceram por 3-0. O ex-juiz internacional diz que Alan Ruiz deveria ter visto cartão vermelho no lance com Ousmane Diomande, tal como Rúben Lima mereceu ter sido expulso após lance com Viktor Gyokeres.
Na primeira situação, o especialista foi positivo: houve penálti e expulsão. "Alan Ruiz levanta o braço e atinge Diomande. Com o VAR, os defesas devem saber que, sobretudo quando atingem o adversário na cara, o árbitro vai ser chamado para analisar e avaliar o lance. (...) Não há disputa de bola, levanta o braço e atinge o adversário na cara, é penálti e cartão amarelo. Se já tinha um, seria o segundo e vermelho", explicou Iturralde González ao jornal Record.
Já no segundo lance, que resultou num penálti e vermelho para Rúben Lima, o antigo árbitro aplaudiu a decisão: "O árbitro mostra coragem neste lance. Na televisão é mais fácil, mas no campo os jogadores estão muito perto e a jogada é rápida, mas é penálti e vermelho. Muitas vezes, nestas situações, o árbitro não está muito certo e dá amarelo, mas impede uma oportunidade clara de golo sem tentar jogar a bola. Rúben Lima agarra Gyokeres, desequilibra-o e atira-o ao chão. Muito bem o árbitro, num lance complicado: penálti e cartão vermelho por impedir uma ocasião clara de golo", garantiu o ex-árbitro.
A análise de Iturralde González reforça a importância do VAR na tomada de decisões, mas também a necessidade de os jogadores se adaptarem a uma arbitragem cada vez mais rigorosa, sobretudo em lances que envolvem contacto na face ou anulação de oportunidades claras de golo.
Estas declarações prometem alimentar ainda mais a discussão sobre a arbitragem em Portugal, com adeptos e especialistas a dividirem-se entre elogios e críticas ao uso do VAR. Neste momento, os leões estão em primeiro lugar da Liga com 65 pontos, os mesmos do Benfica.
Antigo avançado do emblema verde e branco falou sobre próximo mercado de transferências e antevê saída de pilar do Clube de Alvalade
|
Carlos Saleiro, antigo avançado do Sporting, referiu que será muito difícil aos leões conseguirem manter Viktor Gyokeres em Alvalade na época 2025/26. O jogador tem sido apontado ao Arsenal, de Mikel Arteta, sendo que a sua saída no verão é um dado praticamente consumado.
"Não há praticamente nada que possamos dizer para descrever a sua qualidade. Resta aproveitar os últimos tempos dele com a camisola do Sporting. Vai ser impossível manter o Viktor. O que tem feito é fora do normal. Não me recordo de qualquer outro avançado do Sporting a fazer aquilo que ele faz", começou por dizer ao jornal Record.
Carlos Saleiro deixa rasgados elogios ao avançado sueco: "Houve muitos e bons avançados no Sporting, mas da forma como ele produz e faz os golos não houve nenhum. O último que talvez tenha feito tantos golos como Gyokeres foi o Jardel, mas, na altura, tinha toda uma equipa a trabalhar para ele. Nesta altura, olho para o Viktor e vejo um jogador completamente diferente, um jogador que sozinho cria as suas próprias situações de golo e, por vezes, leva a equipa às costa".
O português aborda a questão sobre se a equipa de Rui Borges está ou não dependente do sueco: "Obviamente que a equipa tem importância naquilo que ele produz. Mas, o tipo de golos que ele marca e os lances que ele desenha são únicos. Em termos coletivos é que tudo funciona, embora o seu trabalho também seja muito individual".
O antigo futebolista antevê a saída de "mais dois ou três jogadores", não apontando nomes, mas identificando a causa: "Com a saída de Ruben Amorim, sente-se que vai haver uma reestruturação do plantel, das ideias de jogo e do próprio sistema tático. Esse não será o fator decisivo para a saída de Gyokeres, mas será um deles", completou.