Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Abr 2023 | 07:13 |
Rúbem Amorim renovou com o Sporting, no final do último ano, até 2026 - mas não apenas para o papel de treinador da equipa principal dos leões.
De acordo com o jornal O Jogo, algo que ficou bem patente no novo contrato do técnico leonino, é que terá um peso determinante na elaboração do modelo de jogo da formação dos verdes e brancos - algo que terá sido fundamental para que aceitasse renovar.
Segundo revela o diário desportivo, na altura das negociações do prolongar do seu vínculo, Amorim terá deixado bem claro junto da Direção como seria importante ter controlo na forma como trabalham os escalões de formação do Clube. Os responsáveis leoninos acederam ao seu pedido.
Ao que parece, este pedido do treinador terá transmitido à SAD bastante confiança de que o técnico estava a contar manter o seu compromisso com o Sporting por vários anos, uma vez que estava a criar um compromisso a longo prazo com o futuro da Academia Cristiano Ronaldo.
Vamos aos planos
De resto, mesma fonte revela alguns dos planos de Amorim para a formação, com o esquema tático 3x4x3 à cabeça, entrando no s planos dos sub-17, sub-19, sub-23 a na equipa B. O principal objetivo passa por facilitar as subidas dos jogadores destes escalões à equipa A.
Por esta altura, de acordo com O Jogo, o técnico verde e branco acredita que ainda se fazem sentir bastantes dificuldades quando pretende apostar em jogadores da Academia, sobretudo pela complexidade da sua ideia tática - agora, os escalões jovem ainda alinham em 4x3x3.
Ao que parece, Amorim já terá passado ideias bem esclarecedoras aos treinadores da formação: apostar mais no trabalho de reação à perda de bola, pressão alta e, ainda, exponenciar o contragolpe.
A verdade é que o técnico dos leões tem definidos objetivos bem vincados para o futuro: quer ver a equipa B a competir na II Liga, isto porque acredita que está a dificultar a que os jogadores do plantel principal rodem e se potenciem nos bês.
Antigo capitão dos red devils acredita que tempo do treinador em Old Trafford está a chegar ao fim e revela nome do sucessor preferido
11 Out 2025 | 10:42 |
Ruben Amorim é tabu em Inglaterra. O despedimento do antigo treinador do Sporting é visto como iminente e são vários os nomes apontados como próximo técnico do Manchester United. Roy Keane crê que Diego Simeone seria a escolha acertada.
Roy Keane: "Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá"
"Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá. Gostaria de vê-lo lá. Sei que o companheiro dele [Andrea Berta] foi para o Arsenal", começou por dizer o antigo médio dos red devils, no podcast Stick to Football.
Numa análise à possível chegada de Simeone a Old Trafford, Keane foi direto: "Acho que iria simplesmente fazer estragos, mas bons estragos. Iria arrasar naquele lugar. Sem garantias, mas gostaria de ver a personalidade dele, o histórico dele. As pessoas devem pensar em estilos de futebol, marcaram cinco golos contra o Real Madrid no fim de semana passado [5-2]. Ele não gosta que as equipas dele concedam muitos golos ou oportunidades, mas conseguem jogar um pouco e lutar".
Roy Keane: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao Ruben Amorim', absolutamente. Outra semana"
"Em Liverpool, há algumas semanas, a equipa não esteve tão bem como há uns anos, mas ainda tem espírito combativo [2-3]. Foi expulso nessa noite. Gostaria de uma grande personalidade", atirou, antes de brincar com a situação de Amorim: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao homem', absolutamente. Outra semana".
Vale recordar que, apesar das muitas opiniões e pedidos para o ex Sporting ser despedido, Jim Ratcliffe, proprietário do United, garantiu que não irá demitir o técnico: "Não teve a melhor das temporadas, mas precisa de demonstrar que é um bom treinador a três anos. Às vezes não compreendo a imprensa. Querem que o Ruben tenha sucesso do dia para a noite. Pensam que é como um interruptor. Que carregam no interruptor e são tudo rosas. Não se pode gerir um clube como o Manchester United a tomar decisões em cima do joelho".
Ex-futebolista internacional pela Suécia não esquece influência de jogador que passou por Alvalade e defende atleta das críticas recentes
11 Out 2025 | 10:11 |
Zlatan Ibrahimovic é admirador confesso de Rafael Leão - que viveu um momento tenso com Massimiliano Allegri. Já retirado dos relvados, o atual conselheiro do Milan lembrou a campanha do ex Sporting na Serie A em 2021/22, para responder às críticas das quais o internacional português tem sido alvo.
Zlatan Ibrahimovic: "Durante a pré-época Leão era o melhor, depois ficou dois meses de fora [por lesão], agora tem de voltar à forma"
"Em Turim, eu estava no balneário. Estavam todos zangados, todos, Allegri, porque se poderia ter ganhado. E também o Leão, que tinha falhado dois golos. Lembremo-nos de que durante a pré-época ele era o melhor, depois ficou dois meses de fora [por lesão], agora tem de voltar à forma", disse, à Gazzetta dello Sport.
"É claro que esperamos a magia, porque o Leão é magia!", assegurou Ibrahimovic, recordando grandes exibições do ex Sporting: "É claro que vamos falar sempre dele, porque é um dos melhores jogadores do mundo e não digo isto por marketing, mas porque joguei futebol. Vi-o quando era miúdo, agora tem dois filhos: é um percurso. Dizem que ele já tem 26 anos, mas eu amadureci aos 28. E, de qualquer forma, quando ganhámos o campeonato [em 2021/22], posso dizer que ele ganhou sozinho..."
Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.
Rafael Leão estreou-se na equipa principal do Sporting na temporada 2017/18, por decisão de Jorge Jesus. Nesse jogo, o agora internacional português marcou um golo no Clássico frente ao Porto, no Estádio do Dragão. A sua estadia no Clube de Alvalade não acabou da melhor forma, uma vez que, no verão de 2018, acabou por rescindir unilateralmente com os verdes e brancos, após o ataque à Academia, assinando a custo zero com o Lille.
Ala e médio dos verdes e brancos estão lesionados desde a temporada passada e preparam regresso aos relvados com a camisola dos leões
11 Out 2025 | 10:00 |
Nuno Santos e Daniel Bragança estão afastados desde a temporada passada, devido a problemas físicos. A dupla prepara o regresso aos relvados e deixou os adeptos do Sporting em êxtase, ao mostrar que já realiza exercícios com bola.
Nas redes sociais, Nuno Santos partilhou um vídeo com Daniel Bragança, no qual o ala e o médio do Sporting trocam o esférico num exercício realizado num dos ginásios da Academia Cristiano Ronaldo. "É 'muita' tempo livre", escreveu o 'camisola 23'.
Vale recordar que Nuno Santos tem data de regresso prevista para o próximo mês de novembro. Apesar de já estar praticamente apto, o departamento médico do Sporting não quer arriscar, dada a gravidade da lesão. Já Daniel Bragança, tal como revelou o nosso jornal num Exclusivo Leonino, só deve voltar em 2026.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – somou apenas 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense)..
Já Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Confira o vídeo: