
Futebol
Desgraça de craque do Sporting pode ter sido 'culpa' de Ruben Amorim, garante Sofia Oliveira (vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após a saída do Sporting, Ruben Amorim, que agora está em Inglaterra, encontrou uma equipa que não foi construída à sua imagem e como tal, são expetáveis diversas entradas e saídas, já neste mercado de janeiro. Assim sendo, jogadores como Kobbie Mainoo ou Rasmus Hojlund podem vir a deixar Old Trafford.
A turma inglesa está disposta a ouvir todas as propostas sérias por qualquer jogador, deixando de existir o estatuto de intocável. A informação está a ser adiantada pelo jornalista Jamie Jackson. Viktor Gyokeres e também Francisco Trincão, Gonçalo Inácio ou Ousmane Diomande podem estar a ser cogitados pela estrutura dos Diabos Vermelhos.
No plano interno, o atual 13º classificado da Premier League parece disposto a vender qualquer ativo do seu plantel. Os mais mencionados são os nomes de Rashford, Antony ou um compatriota de Viktor Gyokeres, Viktor Lindelof, por, até ao momento, terem somados poucos minutos na vigência de Amorim.
Porém o ex técnico leonino parece estar disposto a quase tudo para inverter um arranque em falso, nesta sua aventura em Inglaterra, mesmo que isso signifique abdicar de nomes que têm somado mais minutos e que têm créditos firmados no futebol mundial. Enquadram-se neste perfil nomes como o de Casemiro, Christian Eriksen e Johnny Evans.
Ruben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. No total, o técnico liderou 231 encontros, tendo vencido 164, empatado 34 e perdido 33.
Antigo jogador do Sporting tem tido vida difícil em Inglaterra, graças aos maus resultados da formação comandada por Ruben Amorim
|
O Manchester United perdeu, por 4-1, na visita ao terreno do Newcastle. No final do encontro, Roy Keane voltou a atacar Bruno Fernandes - como vem fazendo nos últimos tempos -, que tem sido o melhor jogador de todo o plantel de Ruben Amorim esta temporada.
“Bruno deu a cara, mas neste momento não passam de frases feitas, não têm significado. Eu não sei como ainda ouvimos entrevistas de jogadores do United, porque não tenho a certeza de que sejam um grupo honesto. Ele continua a falar sobre acreditar nos seus colegas de equipa, mas os verdadeiros colegas bons fazem exigências uns aos outros", disse, após a derrota dos red devils.
"Duvido da liderança de Bruno Fernandes"
Para o antigo médio do histórico emblema inglês, os jogadores de Ruben Amorim "não são companheiros de equipa, são ‘bluffers’". "Quando eu ouço Bruno, é um jogador incrível, mas continuo a ter dúvidas sobre a sua liderança. É certo que ele não está a ter ajuda à sua volta”, atirou.
Esta temporada, o internacional português - que fez 137 jogos no Sporting - já participou em 47 jogos do Manchester United, tendo marcado 16 golos e feito 16 assistências. É, por isso, uma peça fundamental na estratégia de Rúben Amorim, no atual 14.º classificado da Premier League. No emblema inglês, o jogador de 30 anos já conquistou uma Taça da Liga e uma Taça de Inglaterra.
Os red devils ocupam posição delicada na tabela da Premier League e apenas no caso de vencerem a Liga Europa terão oportunidade de disputar as competições da UEFA na próxima temporada. Ruben Amorim tem tido vida difícil desde que deixou o Sporting e é alvo de muitas críticas.
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade faz balanço do que resta jogar do campeonato e cala choradeira dos encarnados
|
Eduardo Barroso quer que o Sporting ganhe na Luz. O médico-cirurgião acredita que os leões têm condições para bater o Benfica, na penúltima jornada do campeonato, e que, quando comparados os jogos das duas equipas, os encarnados são muito mais beneficiados desde o início da prova, não tendo motivos para reclamar da arbitragem, como fizeram depois do penálti claro marcado a Nicolás Otamendi (veja AQUI o lance em questão).
"Gostava que o Benfica tivesse feito este comunicado agressivo quando não marcaram um penálti no Estádio da Luz contra o Moreirense por mão de Florentino ou quando houve um agarrão nas Vila das Aves. Os erros vão continuar a existir... Sou suspeito, mas acho que o penálti na Luz é penálti", disse, ao jornal Record.
O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade garante que "no fim é que se fazem as contas", mas refere ser "importante fazer um balanço", tendo "em conta as decisões tomadas desde o início do campeonato". Para tal, aponta a uma "consulta à Liga da Verdade", do diário desportivo.
"Quero que o Sporting precise de ganhar na Luz"
"Amanhã (terça-feira) vou ver, com alguma curiosidade, se o Sporting foi ou não beneficiado. Não é olhar apenas para um jogo em que o Benfica acha que houve um penálti que não foi assinalado. E também não sabemos o que aconteceria se tivesse sido penálti para o Santa Clara no início do jogo, se calhar o Sporting ganhava com mais facilidade", atirou.
Para terminar, Eduardo Barroso não espera menos do que uma vitória dos comandados de Rui Borges no dérbi eterno: "Estou esperançoso de que o Sporting vai à Luz com quatro pontos de avanço. Vamos fazer na Luz o que fez o Feyenoord, o Barcelona ou o Braga [únicas equipas que ganharam esta temporada em casa dos encarnados]. Quero que o Sporting precise de ganhar o dérbi".
Depois de quase um ano afastado dos relvados, talento dos verdes e brancos voltou aos treinos e promete lutar por lugar na equipa leonina
|
Esta segunda-feira, 14 de abril, marcou um dos momentos mais emocionantes da época em Alcochete. Manuel Kissanga, uma das maiores promessas da formação do Sporting, voltou finalmente a treinar com a equipa B após 320 dias afastado dos relvados. O extremo de 19 anos, natural de Luanda, sofreu uma grave lesão a 24 de maio de 2024, durante um dérbi frente ao Benfica em juniores, que o obrigou a parar por quase um ano.
A lesão, uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho, aconteceu logo aos 8 minutos de jogo e levou Kissanga a ser operado, iniciando de seguida um longo e exigente processo de recuperação. Durante este tempo, o jovem leão esteve ausente de todas as competições, numa fase crítica para qualquer jogador em desenvolvimento. Mas a resiliência venceu.
O regresso aconteceu de forma simbólica e especial: no dia em que celebra 19 anos, Kissanga voltou a vestir o equipamento do Sporting e a trabalhar com os colegas da equipa B. O próprio jogador assinalou o momento nas redes sociais com a frase "I am back!" – uma publicação que rapidamente reuniu mensagens de apoio e celebração dos adeptos leoninos.
O Sporting também não ficou indiferente e assinalou o duplo momento, regresso e aniversário, nas suas plataformas oficiais, reconhecendo o esforço e a importância do jovem extremo. Com uma época passada repleta de minutos (2.649 em 34 jogos), cinco golos e cinco assistências entre juniores e sub-23, Kissanga é visto como um talento a acompanhar de perto no universo verde e branco.
A recuperação total do jogador é uma vitória não só pessoal, mas também para o projeto de formação do Sporting, que volta a contar com um dos seus maiores ativos. Agora, com a confiança reforçada, o objetivo é claro: voltar ainda mais forte e conquistar o lugar que parecia já ser seu por direito antes da lesão. É de recordar que o técnico leonino, Rui Borges, poderá reforçar o plantel principal com dois jovens da equipa B do Sporting.