Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2025 | 17:10 |
Ricardo Baixinho foi o árbitro nomeado para ajuizar o Sporting - Marinhense, encontro a contar para a Taça de Portugal, que o Clube de Alvalade disputa no próximo sábado, dia 22 de novembro. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, recentemente, as nomeações para a ronda que se segue na prova rainha.
Para o jogo do Sporting, contra o Marinhense, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol escolheu Ricardo Baixinho como árbitro principal. O juiz vai ter, como assistentes, Pedro Mota e Nuno Pires, sendo que, no papel de quarto árbitro, estará Flávio Lima.
Relembrar que o histórico recente de Ricardo Baixinho com o Clube de Alvalade não é o mais feliz. A época passada ficou marcada por um AVS - Sporting onde o árbitro português cometeu vários erros contra os leões, que não passaram impunes pelos comentadores desportivos. Esta temporada ainda não apitou nenhum jogo oficial dos verdes e brancos, mas foi o juiz principal no troféu Cinco Violinos, partida que o conjunto de Rui Borges venceu, frente ao Villareal.
As nomeações do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol merecem, ainda, três destaques. Fábio Veríssimo, juiz que esteve recentemente no centro da polémica no futebol português, devido às pressões que sofreu do Porto, foi nomeado para arbitrar o encontro entre Benfica e Atlético.
Gustavo Correia, que esteve na última partida do Benfica, onde as águias empataram a duas bolas com o Casa Pia, vai apitar o AVS SAD - Académico de Viseu. Já, João Gonçalves, árbitro principal do Santa Clara - Sporting, foi escolhido para ajuizar o V. Guimarães-Mortágua.
Treinador verde e branco voltou hoje aos trabalhos, depois de uma folga de três dias concedida ao plantel do Clube de Alvalade. Sessão contou com caras novas
19 Nov 2025 | 16:05 |
Rui Borges chamou oito reforços da formação do Sporting para a sessão de treinos desta quarta-feira, dia 19 de novembro. Depois da tripla folga concedida ao plantel verde e branco, o técnico dos leões voltou a orientar uma sessão de trabalhos.
Começar por notar a ausência do lote de jogadores que representaram as respetivas seleções, durante a última pausa para o futebol internacional. Esse contingente, bastante numeroso, só tem ordens para se apresentar na Academia Cristiano Ronaldo na próxima quinta-feira, dia 20 de novembro.
Sendo assim, Rui Borges foi obrigado a chamar oito jogadores das camadas de formação do Sporting, de modo a colmatar as ausências na equipa principal. Os eleitos foram Bruno Ramos (central), Rafael Pontelo (central), Rômulo (central), Kauã (médio), Samuel Justo (médio), Manuel Kissanga (extremo), Rafael Nel (avançado) e Lucas Anjos (avançados).
Em relação aos lesionados, o Sporting continua com os mesmos seis nomes entregues à Unidade de Performance, sendo que há boas notícias: apesar de não ter treinado com o resto da equipa, Nuno Santos já esteve no relvado, a fazer corrida, ainda que sob o olhar atento da equipa médica dos leões. O plano será uma integração gradual no plantel principal verde e branco.
O Sporting continua a preparação para o encontro da Taça de Portugal, com o Marinhense, e volta a treinar na manhã da próxima quinta-feira. Desta feita, Rui Borges já vai poder contar com praticamente todos os internacionais, e começar a fazer contas à vida acerca do 11 titular no jogo da prova rainha.
Jogador com passagem pelo Clube de Alvalade não alinhou ao serviço da sua Seleção, num jogo em que os sul-americanos voltaram a não vencer
19 Nov 2025 | 15:49 |
Brasil e Tunísia empataram a uma bola, no último jogo da Seleção brasileira em 2025. As duas seleções encontraram-se na noite da última terça-feira, dia 18 de novembro, para uma partida de preparação, já a pensar no Campeonato do Mundo de 2026.
Começar por destacar a ausência de qualquer elemento com passagem pelo Sporting na ficha de jogo do Brasil - Tunísia. Raphinha, extremo do Barcelona, que conta com passagem pelo Clube de Alvalade, é habitual titular na Seleção brasileira, mas não foi convocado por Carlo Ancelotti, devido a lesão - também recebeu más notícias da FIFA recentemente.
Em relação à partida, que se disputou em Lille, na França, começou melhor para a formação tunisina, que chegou à liderança no marcador aos 23', por Mastouri. O Brasil conseguiu chegar ao empate, na reta final do primeiro tempo, através de uma grande penalidade convertida por Estêvão.
O segundo tempo foi mais morno. O Brasil beneficiou da grande oportunidade dos segundos 45 minutos, quando o árbitro marcou outro penálti a favor da canarinha, aos 78'. No entanto, Lucas Paquetá não converteu o castigo máximo, e o jogo iria mesmo terminar com igualdade a uma bola.
Tanto Tunísia como Brasil já têm presença assegurada no Campeonato do Mundo de 2026, em virtude das classificações conseguidas nas qualificações africana e sul-americana, respetivamente. No próximo ano, devem realizar mais encontros de preparação, com vista a essa presença no Mundial que se avizinha.
Jogador que realizou a sua formação no Clube de Alvalade foi titular, e ajudou a travar o poderio ofensivo da equipa nacional do país de 'nuestros hermanos'
19 Nov 2025 | 15:11 |
Merih Demiral foi uma das figuras de destaque no Espanha - Turquia, partida de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026. Os dois conjuntos empataram a duas bolas, no último jogo do grupo E, entre as duas nações que já tinham carimbado os dois primeiros lugares.
Começar por destacar a presença de dois antigos jogadores do Sporting na ficha de jogo. A titular pela seleção da Turquia alinhou Merih Demiral, defesa-central que fez a sua formação no Clube de Alvalade. Pedro Porro começou o encontro no banco de suplentes de Espanha, mas acabou por não ser lançado no encontro, depois de ter sido titular na partida anterior.
Em relação ao encontro, começou melhor para a Seleção de Espanha, que jogava em casa, e que se adiantou no marcador logo aos 4', por Dani Olmo. Já na reta final do primeiro tempo, a Turquia chegou ao empate, com golo de Deniz Gul, jogador do Porto,
Na segunda parte, o rumo dos acontecimentos inverteu-se, com o mesmo produto final. Desta feita, foi a Turquia a marcar primeiro, por Ozcan, aos 54', no golo que, na altura, confirmou a reviravolta no marcador. No entanto a Espanha respondeu, pouco depois, por Oyarzabal, para deixar tudo empatado a dois, resultado que se manteve até ao final da partida.
O empate acabou por servir às duas equipas, que já tinham os seus lugares praticamente assegurados à partida para o encontro. A Espanha termina, assim, a qualificação para o Mundial 2026, no primeiro lugar do grupo E, com 16 pontos, e garante o apuramento direto para o Campeonato do Mundo. A Turquia carimba a segunda posição, com 13 pontos, e vai ter de disputar um play-off para tentar marcar presença na competição internacional.