
Futebol
Juventus entra em ação no mercado! Italianos querem levar estrela do Sporting para a Serie A
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Carlos Mané, antiga promessa do Sporting, joga atualmente no Kayserispor, na Turquia, cumprindo a terceira época no clube. O extremo, que deixou para trás a imagem de jovem promissor em Alvalade, revelou estar feliz com a maturidade e estabilidade encontradas no seu atual clube, mas diz que vai regressar a Portugal em três ou quatro anos.
“Irei regressar, mas talvez só daqui a três ou quatro anos. Ainda quero continuar a experimentar o futebol noutros campeonatos, mas gosto muito de Portugal e da nossa liga, bem como do estilo de jogo”, adiantou Mané ao jornal O Jogo.
“Foram três anos bons aqui na Turquia, o primeiro nem tanto, mas o balanço é muito positivo. Até porque o clube está a tentar renovar comigo, mas ainda não sei o que o futuro dirá. Estou a gostar, a cidade é ótima, o clube estável, estou a ponderar se fico ou se procuro seguir para outro país."
Agora integrado nas escolhas da seleção da Guiné-Bissau, comentou sobre a sua participação na equipa: “Já me tinham convidado antes, mas não me sentia bem fisicamente para representar na máxima força. Estou a gostar e estamos num momento importante com vista à qualificação para o Mundial e vamos ter a CAN em janeiro. Vieram muitos jogadores novos para a seleção e podemos fazer coisas boas”.
Carlos Mané venceu uma Taça de Portugal, em 2014/15 com Marco Silva, uma outra prova rainha em 2018/19, com Marcel Keizer, e uma Supertaça (JJ, em 2015) ao serviço do Sporting. No total, o extremo alinhou em 94 jogos com a Listada verde e branca, com 14 golos marcados e 11 assistências.
Confira aqui o momento em que o Rio Ave marca, e Carlos Mané não festeja por respeito ao Sporting:
Antigo jogador do Clube de Alvalade faz antevisão do encontro decisivo da Taça de Portugal, diante dos encarnados, no Jamor
|
André Martins não tem dúvidas de que Morten Hjulmand e Zeno Debast serão titulares no meio campo do Sporting, na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. Em declarações exclusivas ao Leonino, o antigo jogador dos leões perspetiva o encontro decisivo da prova rainha e considera que o Clube de Alvalade parte como favorito para o dérbi.
André Martins: "Sporting é favorito. Está uns passos à frente do Benfica"
“O Sporting é favorito em termos de confiança. No aspeto motivacional, está uns passos à frente do Benfica, porque venceu o campeonato. O Sporting foi um justo vencedor, passou grande parte do tempo em primeiro lugar, muitas vezes até com uma vantagem confortável, e foi superior nos confrontos diretos com o Benfica, ganhando em casa e empatando fora. Mas é sempre uma final e a verdade é que joga contra uma grande equipa, que tem grandes jogadores”, começa por referir André Martins, falando sobre a final da Taça de Portugal, onde os leões ainda não sabem se vão contar com peça importante.
Relativamente às opções iniciais de Rui Borges, André Martins não tem dúvidas: “Parece-me que o Sporting vai jogar com o sistema e as dinâmicas habituais. Hjulmand está de volta e tenho a certeza absoluta que jogará. Provavelmente, Debast vai fazer-lhe companhia e, de resto, será o onze a que Rui Borges nos habituou”.
Andre Martins: "No lugar de Bruno Lage, utilizava Di María"
André Martins confia que a equipa verde e branca estará totalmente focada no dérbi, isto apesar dos festejos do bicampeonato: “O Sporting joga contra um grande rival e os jogadores e todo o staff têm noção clara do que representa para os adeptos ganhar uma final da Taça de Portugal contra o grande rival. É verdade que a equipa teve poucos dias de preparação, mas acredito que os jogadores estarão preparadíssimos”.
A terminar, e olhando para o Benfica, André Martins comenta a grande incógnita na equipa encarnada: “No lugar de Bruno Lage, utilizava Di María. É um jogador extraordinário e, olhando para o seu histórico e para as finais em que participou, parece estar predestinado para este tipo de jogos. Mas também é de conhecimento geral que o jogador irá sair do Benfica e, por isso, Bruno Lage também poderá não optar pela sua utilização, pelo menos de início”.
Clube de Vila do Conde estará a acelerar processos para ter o jogador em definitivo o mais rápido possível, mas negócio pode não terminar aí
|
O Rio Ave estará a acelerar processos para contratar Demir Tiknaz em definitivo. O médio turco, emprestado pelo Besiktas ao conjunto de Vila do Conde, foi um dos destaques da Liga Portugal Betclic, e os seus desempenhos valeram-lhe, inclusive, o interesse do Sporting durante a temporada.
A administração da SAD rioavista, liderada por investidores ligados ao milionário grego Evangelos Marinakis, vai exercer a cláusula de compra do médio por 5 milhões de euros. O objetivo inicial passaria por manter o jogador em Vila do Conde na próxima época, mas o assédio crescente de clubes de topo pode alterar esse plano.
O Sporting, que já observava o médio com atenção durante a temporada, surge como um dos emblemas mais interessados na contratação. Os leões veem em Tiknaz um jogador com grande margem de progressão e perfil físico e técnico ideal para a rotação do meio-campo. Ainda sem proposta oficial, o clube de Alvalade continua a monitorizar a situação.
Além do Sporting, também Benfica e Porto já demonstraram interesse, mas a concorrência pode vir também do estrangeiro, com o Lille, de França, a seguir de perto a evolução do turco. A expectativa do Rio Ave é recuperar o investimento com lucro e, por isso, não aceitará vender por menos de 10 milhões de euros.
Tiknaz promete ser um dos nomes mais disputados do próximo mercado, e o Sporting, sempre atento a talentos emergentes da Liga, poderá mexer-se em breve para garantir o médio que tanto se destacou com a camisola dos vila-condenses. A equipa técnica de Rui Borges, tem ainda outro alvo na mira, também jovem craque da Primeira Liga Portuguesa.
Ala português que faz parte dos quadros verdes e brancos comentou, em entrevista recente, o momento em que se lesionou e o que passou
|
Nuno Santos começou a época do Sporting em bom plano, mas lesionou-se ainda na primeira parte da temporada, e ficou afastado da equipa do resto da temporada. Concedeu, recentemente, uma entrevista no programa "Futebol é Momento", da Sporttv+, onde abriu o livro acerca da lesão com que viveu esta época.
“A lesão é sempre muito complicada, e eu já passei por três. É difícil, depois de tantos anos sem me lesionar. Estava num bom momento. Mas estou a ultrapassar, estou quase de volta sete meses depois, e espero voltar rápido para ajudar os meus companheiros”, começou por explicar Nuno Santos.
O ala verde e branco contou, depois, o que sentiu quando se deu o choque que acabou por o tirar do resto da época. Aconteceu numa partida da Liga Portugal Betclic, frente ao Famalicão: "Tive muitas dores na altura, e logo quando senti percebi que era uma coisa grave".
Detalhou, depois, esta explicação: "O meu joelho ficou dobrado e nunca mais o consegui dobrar. Vê-se que eu tento por a rótula no sítio. E foi sozinho, quando bato no jogador do Famalicão já me tinha lesionado. Estava com muitas dores, pensei que poderia não ser tao grave, mas as dores e o estado do joelho, vi logo que era grave. Não é fácil passar uma terceira vez por uma lesão tão grave, mas sou muito ambicioso e quero voltar mais forte".
Terminou, com um relato do que viveu nos últimos meses: "Ainda agora é difícil. O primeiro dia que cheguei à Academia foi no dia a seguir. Era para ser operado logo e disse ao doutor que não queria. Queria ainda por na minha cabeça, sabia que ia estar muito tempo parado. Fui operado no dia a seguir. E chegar a Academia todos os dias e passar por isto não é fácil, mas isto é o que eu sei fazer, jogar futebol. Mas custa. É aguentar, estou na última fase de recuperação. Por mim já queria ter a força normal para voltar a treinar e estava sempre a dizer aos colegas, e disse ao mister Rui Borges, para contar comigo para a final da Taça, mas ainda não consigo".