Futebol
Amorim, calendário e reforços: Tudo o que disse Rui Borges antes do Sporting - Vitória SC
05 Jan 2026 | 13:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mai 2025 | 07:27 |
Carlos Barbosa da Cruz demarcou-se dos insultos de Sofia Oliveira a Rui Borges. O treinador do Sporting ouviu das boas depois de ter vencido o Gil Vicente (2-1), mas o conhecido adepto leonino saiu em defesa do técnico, apontando o dedo a César Peixoto e à atitude anticompetitiva dos Minhotos.
"Foi mais do que óbvio, para quem assistiu ao recente Sporting/Gil Vicente, que César Peixoto fez tudo para agradar ao seu amigo Bruno Lage. Não está em causa o empenho que todas as equipas devem colocar nos seus confrontos, mas a intensidade, o teatro, as faltas, as interrupções empregues pelo Gil Vicente, foi diferente para (muito) mais, da usada noutros jogos do clube", disse, ao jornal Record.
"Gil Vicente queria expulsar Gyokeres da Luz"
Barbosa da Cruz é perentório e admite que "o Gil queria sair de Alvalade com pontos e queria desestabilizar Gyokeres, no intuito de este ser desejavelmente expulso", algo que, para o presidente do Grupo Stromp foi "uma espécie de dois em um, servido de bandeja na Luz, com os obsequiosos cumprimentos do César".
"Quem, em primeiro lugar, deveria estar preocupado, é a Direção do Gil Vicente; aparentemente tem um treinador a duas velocidades, com desempenhos standard e desempenhos premium, conforme a situação. Depois, há a questão do desportivismo. Uma equipa deve jogar para ela e não também para os outros, é uma regra elementar de transparência, embora o treinador do Gil Vicente, olhando para os clubes por onde passou como jogador, não terá tido bons exemplos de inspiração, em matéria de fair-play. Enfim, é a Liga que temos, e este tipo de espertices, não são, infelizmente, caso virgem", atirou.
"Fiquei espantado com o coro de virgens ofendidas que caiu em cima de Rui Borges"
Barbosa da Cruz refere, no entanto, que ficou espantado com "o coro de virgens ofendidas que caiu em cima do treinador Rui Borges, por ele ter dito que se o Gil jogasse sempre assim, teria seguramente mais pontos", garantindo que "Rui Borges apontou o dedo a uma realidade antiga e sombria do nosso futebol que são os fretes" e lembrando "equipas que iam a Alvalade jogar metidas dentro da baliza e, noutros campos, completamente abertas".
"Há amiguismos e subserviências que minam a credibilidade do futebol. Durante muito tempo, percebi o racional da contratação de determinados treinadores, que enterravam as suas equipas, mas que, quando eram despedidos tinham sempre emprego à sua espera. Pensei que esses tempos já tinham acabado, mas aparentemente, ainda subsistem", afirma.
"Rui Borges diz o óbvio e é taberneiro, mas Bruno Lage fez pior e passou incólume"
Para terminar, Barbosa da Cruz admite que "Rui Borges, por dizer que o rei vai nu, foi apodado, no mínimo, de taberneiro", mas que "Bruno Lage, que na garagem da Luz usou a linguagem mais soez que se possa imaginar, passou incólume". "Em meu entender, Rui Borges só pecou por defeito: se o Gil jogasse em todo o campeonato, como jogou em Alvalade, não só seguramente tinha mais pontos, como estaria a disputar um lugar na Europa. O golo do Quaresma, foi, por isso, muito mais do que uma bola dentro da baliza. Foi um grito de revolta contra o jogo sujo".
Diretor-executivo do Correio da Manhã Rádio considerou ainda que técnico foi despedido por ser “o quarto pior treinador com percentagem de vitórias desde 1962”
05 Jan 2026 | 20:49 |
Ruben Amorim foi despedido do Manchester United, esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. O futuro do português permanece agora incerto, mas Pedro Sousa, no canal Now, garantiu que não há qualquer hipótese de o técnico voltar ao Sporting num futuro próximo.
Pedro Sousa: "Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim"
"Frederico Varandas não equaciona contratar Ruben Amorim", garantiu, adiantando que o mesmo vai receber cerca de 11,6 milhões de euros de indemnização. O diretor-executivo do 'Correio da Manhã Rádio' referiu ainda que Ruben Amorim foi demitido não por “estar a dois ou três pontos” da Liga dos Campeões, mas sim por ser “o quarto pior treinador da História em percentagem de vitórias desde 1962”.
A decisão dos responsáveis ingleses surgiu na sequência das duras declarações do ex-leão a seguir ao empate em Leeds (1-1), depois de dar a entender que estava profundamente desagradado com decisões tomadas sem o seu aval, argumentando que era o manager do United e não apenas o treinador.
Marco Silva, treinador do Fulham, foi rapidamente apontado como um dos favoritos para suceder ao compatriota no cargo. De acordo com o "The Telegraph", o antigo técnico do Clube de Alvalade é visto com bons olhos por Christopher Vivell, diretor de scouting dos 'red devils'.
Os números de Ruben Amorim em Old Trafford desapontaram a direção. Na presente temporada, somou oito vitórias em 21 jogos oficiais, um registo aquém das expetativas elevadas que sempre acompanham o clube inglês. O Manchester United ocupa, neste momento, o sexto lugar da Premier League.
Treinador que passou pelo emblema verde e branco lembrou os sucessivos despedimentos do técnico das águias ao longo da carreira e pede mais respeito
05 Jan 2026 | 19:34 |
Octávio Machado deixou uma resposta às críticas de José Mourinho, que afirmou que o Porto era mal treinado antes da sua chegada, em 2002/03, num ataque direto ao antigo treinador do Sporting, não gostou dos comentários e arrasou o treinador do Benfica.
Octávio Machado: "Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira"
"Tenho um grande respeito pelo pai dele e por isso não chamo Mourinho. Chamo José Mário. É uma declaração maldosa e que demonstra péssima memória e confusão naquela cabeça. Má memória porque ele devia dizer que esteve dentro de um carro com um empresário, até porque o presidente do Porto fazia anos, à espera que os convidados saíssem para ele entrar. Não sei como se presta a isto. Como jogador, calçava os pés ao contrário e estava muito longe daquilo que fui. Se tem inveja de ser como eu, é outra coisa. Eu era tão mau treinador que ele, efetivamente, não conseguiu fazer melhor. Tem memória confusa, está muito perturbado. (…) Gostava que José Mourinho, uma vez na vida, dissesse que o Apito Dourado é mentira", afirmou na CMTV.
Octávio Machado: "Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade"
Octávio Machado lembra os sucessivos despedimentos do técnico das águias: "O estatuto que alcançou na carreira devia dar-lhe mais responsabilidade. Devia ter respeito. Que jogue mais, que não seja vendedor de banha da cobra. Há quantos anos não ganha um título? Ele tem um currículo invejável, mas foi o que foi mais vezes despedido e que ganhou mais indemnizações. Vale o que vale… Orgulho-me do meu passado, nunca traí ninguém. O senhor Zé, ao pé de mim, não tem dignidade".
O comentador atacou ainda o trabalho de José Mourinho no Benfica: "Está a dez pontos. Trouxe com ele uma onde normal e natural de esperança na recuperação, é normal. No Porto tinha feito a mesma coisa. Se fores a comparar com o final da época, melhorou zero. No Benfica está a ser igual", afirmou.
Octávio Machado foi treinador do Sporting durante três temporadas - entre 1995 e 1997. No total, em 52 jogos, o técnico venceu 32 jogos, empatou 12 e perdeu sete encontros. Venceu uma Supertaça (1995/96). Foi ainda o diretor geral do futebol leonino em 2015/16, com Jorge Jesus (Recorde o seu percurso AQUI).
No âmbito das celebrações do Dia de Reis, vários fãs pediram ao futebolista que recusasse mudança para o emblema verde e branco
05 Jan 2026 | 17:45 |
Os adeptos do Granada não querem ver Souleymane Faye sair do clube no mercado de inverno e fizeram questão de o demonstrar publicamente. Durante uma iniciativa aberta ao público, realizada no âmbito das celebrações do Dia de Reis, vários fãs pediram ao extremo de 22 anos que permanecesse em Espanha e que recusasse a mudança para o Sporting.
O jogador, que tem sido apontado como alvo dos leões para reforçar o ataque, esteve presente no evento e ouviu os apelos dos fãs espanhóis, num momento que reflete a importância que ganhou no plantel. Ainda assim, a transferência para Alvalade continua em cima da mesa.
Apesar da pressão vinda das bancadas, o atleta estará recetivo à possibilidade de rumar a Lisboa. O internacional senegalês vê com bons olhos a oportunidade de representar o Clube de Alvalade e de dar um passo em frente na carreira, mostrando-se interessado no projeto desportivo apresentado.
Depois de ter garantido Luis Guillherme, que já foi oficializado, Bernardo Palmeiro está a trabalhar ativamente para contratar mais um reforço para os corredores do ataque, não apenas numa perspetiva de consumo imediato mas também já a pensar na planificação da próxima época.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 21 partidas oficiais com a camisola do Granada: 19 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.