Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Barbosa da Cruz defende aposta do Sporting: "Só pecou por defeito"

Presidente do Grupo Stromp fala em "amiguismos e subserviências" no futebol português e aponta dedo a outro treinador do campeonato

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Mai 2025 | 08:27 |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz demarcou-se dos insultos de Sofia Oliveira a Rui Borges. O treinador do Sporting ouviu das boas depois de ter vencido o Gil Vicente (2-1), mas o conhecido adepto leonino saiu em defesa do técnico, apontando o dedo a César Peixoto e à atitude anticompetitiva dos Minhotos.


"Foi mais do que óbvio, para quem assistiu ao recente Sporting/Gil Vicente, que César Peixoto fez tudo para agradar ao seu amigo Bruno Lage. Não está em causa o empenho que todas as equipas devem colocar nos seus confrontos, mas a intensidade, o teatro, as faltas, as interrupções empregues pelo Gil Vicente, foi diferente para (muito) mais, da usada noutros jogos do clube", disse, ao jornal Record.


"Gil Vicente queria expulsar Gyokeres da Luz"


Barbosa da Cruz é perentório e admite que "o Gil queria sair de Alvalade com pontos e queria desestabilizar Gyokeres, no intuito de este ser desejavelmente expulso", algo que, para o presidente do Grupo Stromp foi "uma espécie de dois em um, servido de bandeja na Luz, com os obsequiosos cumprimentos do César".

"Quem, em primeiro lugar, deveria estar preocupado, é a Direção do Gil Vicente; aparentemente tem um treinador a duas velocidades, com desempenhos standard e desempenhos premium, conforme a situação. Depois, há a questão do desportivismo. Uma equipa deve jogar para ela e não também para os outros, é uma regra elementar de transparência, embora o treinador do Gil Vicente, olhando para os clubes por onde passou como jogador, não terá tido bons exemplos de inspiração, em matéria de fair-play. Enfim, é a Liga que temos, e este tipo de espertices, não são, infelizmente, caso virgem", atirou.


"Fiquei espantado com o coro de virgens ofendidas que caiu em cima de Rui Borges"

Barbosa da Cruz refere, no entanto, que ficou espantado com "o coro de virgens ofendidas que caiu em cima do treinador Rui Borges, por ele ter dito que se o Gil jogasse sempre assim, teria seguramente mais pontos", garantindo que "Rui Borges apontou o dedo a uma realidade antiga e sombria do nosso futebol que são os fretes" e lembrando "equipas que iam a Alvalade jogar metidas dentro da baliza e, noutros campos, completamente abertas".

"Há amiguismos e subserviências que minam a credibilidade do futebol. Durante muito tempo, percebi o racional da contratação de determinados treinadores, que enterravam as suas equipas, mas que, quando eram despedidos tinham sempre emprego à sua espera. Pensei que esses tempos já tinham acabado, mas aparentemente, ainda subsistem", afirma.

"Rui Borges diz o óbvio e é taberneiro, mas Bruno Lage fez pior e passou incólume"

Para terminar, Barbosa da Cruz admite que "Rui Borges, por dizer que o rei vai nu, foi apodado, no mínimo, de taberneiro", mas que "Bruno Lage, que na garagem da Luz usou a linguagem mais soez que se possa imaginar, passou incólume". "Em meu entender, Rui Borges só pecou por defeito: se o Gil jogasse em todo o campeonato, como jogou em Alvalade, não só seguramente tinha mais pontos, como estaria a disputar um lugar na Europa. O golo do Quaresma, foi, por isso, muito mais do que uma bola dentro da baliza. Foi um grito de revolta contra o jogo sujo".


Futebol

Indiscutível do Sporting rejeita ofertas do estrangeiro para ficar em Alvalade

Jogador recusou abordagens que lhe chegaram e pretende manter-se no plante, onde continua a ser uma das principais referências para Rui Borges

Rui Silva está determinado em continuar no Sporting, apesar de ter recebido propostas de outros clubes neste mercado de verão
Rui Silva está determinado em continuar no Sporting, apesar de ter recebido propostas de outros clubes neste mercado de verão

24 Jul 2026 | 17:08 |

Icon Comentário0

Rui Silva está determinado em continuar no Sporting, apesar de ter recebido propostas de outros clubes neste mercado de verão. O guarda-redes recusou as abordagens que lhe chegaram e pretende manter-se em Alvalade, onde continua a ser uma das principais referências da equipa de Rui Borges.


A decisão do internacional português surge numa altura em que o Sporting prepara alterações na baliza. Apesar da vontade do número 1 em permanecer, a SAD leonina continua no mercado à procura de um novo guarda-redes que possa aumentar a concorrência pela titularidade, segundo a CNN Portugal.


A necessidade de reforçar a posição prende-se também com a situação de João Virgínia. O guarda-redes de 26 anos terá pedido para deixar o Clube por não ter tido o protagonismo que esperava ao longo da última temporada, estando agora à procura de um projeto que lhe permita jogar com maior regularidade.


Perante este cenário, os responsáveis leoninos procuram um guardião jovem, com margem de progressão e qualidade suficiente para disputar um lugar no onze. A intenção passa por aumentar a competitividade interna sem colocar em causa a confiança depositada no atual titular.

Na última temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - somou 48 partidas e é um titular indiscutível. O internacional português de 32 anos de idade disputou um total de 4.380 minutos, nos quais encaixou 42 golos.



Futebol

Surpresa! Titular na pré-época do Sporting pede a Rui Borges para sair

Futebolista do plantel verde e branco ficou desapontado por não ter sido utilizado com maior frequência na temporada passada

João Virgínia pode estar de saída do Sporting e a administração da SAD já trabalha na contratação de um novo guarda-redes
João Virgínia pode estar de saída do Sporting e a administração da SAD já trabalha na contratação de um novo guarda-redes

24 Jul 2026 | 16:39 |

Icon Comentário0

João Virgínia pode estar de saída do Sporting e a administração da SAD já trabalha na contratação de um novo guarda-redes para colmatar a eventual saída do internacional sub-21 português. A prioridade dos leões passa por garantir um jovem com margem de progressão.


Segundo a CNN Portugal, a vontade de deixar Alvalade partiu do próprio jogador, que pretende ter mais tempo de jogo numa fase importante da carreira. Apesar de ter consciência de que chegava ao Sporting para ser alternativa a Rui Silva, o guardião esperava somar mais oportunidades com Rui Borges.


Na época passada, participou em oito encontros, mas terá ficado desapontado por não ter sido utilizado em algumas competições onde acreditava que poderia ser opção. Perante esse cenário, jogador, empresário e Sporting chegaram ao entendimento de que o melhor seria procurar uma solução que lhe permitisse assumir um papel mais relevante.


João Virgínia chegou ao Clube no verão de 2025, a custo zero, depois de terminar contrato com o Everton. Aos 26 anos, considera que este é o momento certo para dar um novo rumo à carreira e encontrar um projeto onde possa jogar com maior regularidade.

Com a saída iminente do guardião, os responsáveis leoninos já analisam alternativas para reforçar a posição. O objetivo passa por contratar um guarda-redes com potencial de crescimento e que possa afirmar-se como uma aposta de futuro na baliza do Sporting.



Futebol

Oficial! 3 anos depois, Varandas faz regressar craque de 28 anos ao Sporting

Atleta volta ao Clube de Alvalade depois de ter representado emblema verde e branco na temporada desportiva de 2022/23, quando ganhou a Taça

É oficial! Ana Figueiras é a mais recente reforço da equipa feminina de voleibol do Sporting; Varandas garante contratação
É oficial! Ana Figueiras é a mais recente reforço da equipa feminina de voleibol do Sporting; Varandas garante contratação

24 Jul 2026 | 15:00 |

Icon Comentário0

É oficial. Ana Figueiras é a mais recente reforço da equipa feminina de voleibol do Sporting. A distribuidora internacional portuguesa, de 28 anos, regressa a Alvalade depois de ter representado o Clube na temporada 2022/23, época em que ajudou as leoas a conquistar a Taça de Portugal.


No regresso, não escondeu a satisfação: "É uma sensação estranha, mas é muito bom voltar aqui alguns anos depois. O ano em que estive acabou por ser um ano de sucesso para a equipa e espero, também, que no próximo ano e os que se avizinham sejam também de bons sucessos".


O coordenador da modalidade, João Fidalgo, destacou a experiência e a qualidade da atleta: "Estamos muito satisfeitos com a contratação da Ana Figueiras. Já passou pelo Clube, conhece muito bem a realidade e a grandeza do Sporting. É alguém com uma carreira consolidada em Portugal, na 1.ª divisão, é atualmente a capitã da Seleção Nacional. Vem trazer muita experiência, competitividade na posição e, acima de tudo, agregar valor a um grupo que se quer aguerrido e com um perfil de treino e intensidade forte".


A distribuidora acredita que regressa a Alvalade mais preparada para enfrentar os desafios que terá pela frente: "Acho que estes últimos anos em que estive fora me fizeram crescer, estive em muitos momentos de decisão, que deram maturidade ao meu jogo e à minha pessoa como atleta", afirmou, antes de se descrever como "uma jogadora muito ambiciosa, focada e resiliente".

Ana Figueiras: "É um acréscimo de responsabilidade, porque no ano em que estive cá ganhámos a Taça de Portugal, mas ficou a faltar o objetivo do Campeonato"


Quanto aos objetivos para a nova temporada, Ana Figueiras deixou claro que pretende lutar pelos principais troféus: "É um acréscimo de responsabilidade, porque no ano em que estive cá ganhámos a Taça de Portugal, mas ficou a faltar o objetivo do Campeonato. Sei que aceitando um projeto como este, ambicionamos estar em altos patamares. O objetivo é ficar no topo da tabela e discutir os títulos que temos disponíveis este ano. Lutar em todos os jogos e ir o mais longe possível com este símbolo ao peito", garantiu. Também Avril García vai ser reforço.

Veja alguns momentos da jogadora a ser MVP contra o Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Guarda-redes português do Sporting está de saída
Futebol

Guarda-redes português do Sporting está de saída

24 Jul 2026 | 13:11

Icon Comentário0
Mais saídas e entradas no Sporting este mercado? Rui Borges atira: "Estou preparado"
Futebol

Mais saídas e entradas no Sporting este mercado? Rui Borges atira: "Estou preparado"

24 Jul 2026 | 13:24

Icon Comentário0
Depois de Debast ter sido sugerido ao Arsenal, já há novidades sobre futuro no Sporting
Futebol

Depois de Debast ter sido sugerido ao Arsenal, já há novidades sobre futuro no Sporting

24 Jul 2026 | 12:43

Icon Comentário0