
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa de sub-23 do Benfica venceu o Estoril (3-1), em jogo em atraso da quinta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação disputado esta quinta-feira, dia 27 de março, e ultrapassou os leões na tabela classificativa da competição nacional.
Já os leões não conseguiaram evitar mais uma derrota na Liga Revelação, desta vez frente ao Vizela, por 1-0, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. A derrota, a quinta em 23 jogos na temporada, veio agravar ainda mais a crise da equipa, que acumula apenas uma vitória nos últimos nove jogos disputados nesta fase. Com este revés, os leões estão agora no sétimo e penúltimo lugar da fase de apuramento de campeão, com apenas oito pontos, e viram o Benfica ultrapassá-los na tabela, subindo para o quinto lugar.
O único golo da partida dos verdes e brancos aconteceu aos 22 minutos, com Pedro Ramos a marcar para o Vizela após uma série de ressaltos dentro da área do Sporting. A primeira parte foi equilibrada, com ambas as equipas a criarem boas oportunidades, mas foi o Vizela que conseguiu concretizar. Na segunda parte, o Sporting pressionou para chegar à igualdade, mas a equipa não teve sucesso e não conseguiu ultrapassar a defesa organizada do Vizela.
Com esta derrota, o Sporting viu-se ultrapassado pelo Benfica e vê o sonho de alcançar os lugares cimeiros da Liga Revelação cada vez mais distante. O Benfica, com uma vitória sólida por 3-1, deixou os leões para trás, somando agora 11 pontos, enquanto o Sporting se afasta ainda mais do topo da classificação.
Apesar da luta constante da equipa, o Sporting continua a revelar fragilidades, principalmente no que diz respeito à capacidade de reagir em momentos críticos da partida. A falta de consistência e a incapacidade de concretizar as várias oportunidades criadas são fatores que têm prejudicado a equipa, que tem mostrado dificuldade em manter o ritmo ao longo da fase de apuramento.
A pressão sobre o Sporting aumenta, e a equipa terá de dar uma resposta convincente nos próximos jogos, se quiser evitar um afastamento ainda maior da luta pelos primeiros lugares. A equipa de Alvalade precisa urgentemente de voltar a encontrar o seu melhor futebol para manter vivo o sonho de lutar pelo título.
Futebolista de 22 anos era cobiçado por ambos os emblemas, mas Direção liderada por Frederico Varandas antecipou-se e fechou negócio
|
O Sporting garantiu a contratação de Alisson Santos, extremo brasileiro de 22 anos, tornando-se no primeiro reforço para a época 2025/26. O jogador, que estava cedido pelo Vitória da Bahia à União de Leiria, já treina na Academia de Alcochete para iniciar o seu percurso nos leões. No entanto, o atleta recusou vários clubes, nomeadamente o Braga, de António Salvador, para rumar ao Clube de Alvalade.
De acordo com jornal Record, a primeira abordagem ao jogador ocorreu durante a partida da fase liga da Liga dos Campeões entre as formações do Sporting e do Bolonha, e o negócio ficou logo aí muito bem encaminhado entre as partes do atleta e do Clube de Alvalade.
De acordo com a mesma fonte, o atleta já estará inclusive a treinar na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete, o que deixa antever que o negócio já esteja consumado ou muito perto disso, de forma a estar em forma para começar a nova época com a listada verde e branca.
Os leões chegaram a acordo com o Vitória da Bahia, mas, apesar de a transferência ainda não ter sido oficializada, o contrato que vai ligar o jogador ao Clube de Alvalade será válido até junho de 2030, sendo que cláusula de rescisão deverá ficar fixada nos 80 milhões de euros.
Esta temporada, com a camisola da União de Leiria, Alisson Santos - avaliado em 250 mil euros - soma 18 encontros. No total, o brasileiro foi utilizado ao longo de 1.089 minutos, nos quais fez o gosto ao pé por seis ocasiões, não registando qualquer assistência na conta pessoal.
Jogador vive um dos melhores momentos da carreira, mas não coloca de parte a hipótese de um dia voltar a alinhar por um clube português
|
Rúben Vinagre vive um dos melhores momentos da carreira mas não coloca de parte a hipótese de um dia voltar a Portugal. O jogador que se transferiu recentemente em definitivo para o Légia de Varsóvia, da Polónia, admite rumar a um rival do Sporting num futuro próximo.
Em entrevista ao jornal A Bola, o jogador refere, entre outros temas, que não teve dúvidas na hora da mudança para o Légia de Varsóvia, que agora representa, onde se encontra a lutar por todos os títulos em que a equipa está inserida. O treinador Gonçalo Feio - a quem os clubes portugueses deviam "estar atentos" - foi uma influência para a mudança, e admite mesmo ser mais difícil jogar na Polónia do que em Portugal: "Lá, o campeonato é muito mais equilibrado".
Sem medo de aconselhar o campeonato polaco aos jovens portugueses, afirma que é lá que se vê na próxima época. Vê o regresso à Liga Portuguesa como "difícil", mas admite representar outros emblemas além dos leões: "Jogaria noutro clube, sim", apesar de afirmar, sem problema, que o Sporting "é o clube do coração".
Falou ainda, especificamente, do Sporting. Sem "mágoa" pela experiência não ter corrido bem, admite continuar a apoiar o Clube, e manter relação com alguns jogadores, como "Pote, o Nuno Santos, o Dani". Acerca do campeonato, não atribui favoritismos, mas acredita que os leões têm "o melhor plantel (...) tem um grupo muito forte e já com anos de trabalho junto e acho que isso é que faz um plantel. Se calhar, o Benfica pode ter melhores individualidades... mesmo assim não concordo: acho que o Sporting tem melhores individualidades", explicou.
Falou da saída de Ruben Amorim, de João Pereira, que ia sempre "ter uma tarefa muito complicada", e de Rui Borges: "A equipa está a jogar muito bem, mas acho que, sinceramente, quando estava lá o Ruben, a equipa jogava melhor, principalmente quando estavam os jogadores todos a 100%. Agora o mister Rui Borges apanhou uma equipa com muitas lesões, mudou o sistema tático, porque é normal, agora já estão a voltar ao sistema tático antigo, às rotinas…", rematou Rúben Vinagre.
Antigo treinador da formação do Clube de Alvalade acredita que jogador leonino tem potencial para fazer sucesso nas melhores ligas do mundo
|
Pedro Coelho, antigo treinador da formação do Sporting, que trabalhou diretamente com Dário Essugo, falou com o jornal Mundo Desportivo e contou como Dário Essugo, se destacou desde cedo nos escalões de formação do Clube de Alvalade: “Quando fui treinador dos sub-19, ele já estava a jogar nos sub-17 do Sporting, sendo sub-15. O último jogador a quem aconteceu algo semelhante foi o William Carvalho, nem com o Cristiano Ronaldo aconteceu. Foi uma situação única”, comentou o ex-treinador.
Além do talento dentro de campo, Coelho também elogiou a personalidade do jogador. “É um rapaz muito humilde, muito simples, vem de uma família muito trabalhadora. O Dário foi um dos jogadores mais autênticos que treinei durante 10 anos, porque era muito fácil de treinar”, afirmou o técnico, destacando o caráter exemplar do médio.
Após uma experiência no Chaves, onde se tornou rapidamente titular, Dário foi emprestado ao Las Palmas, em Espanha. Coelho acredita que essa passagem foi essencial para o crescimento do jogador: “Foi muito positivo para ele. Apesar de não ter começado bem, depois mudaram de treinador e a equipa começou a ter um melhor desempenho, e automaticamente ele também se tornou ainda mais importante".
Agora, com o Chelsea a investir no seu talento, o desafio na Premier League é grande. “O Chelsea comprou-o e pagou o que pagou por ele porque confia nele. Agora, acho que ele tem condições para ter sucesso na Premier League, no Chelsea, e espero que tenha sucesso. Ele merece-o. Porque trabalhou muito para lá chegar." , explicou Pedro Coelho, deixando claro que Dário tem tudo para se afirmar no topo.
No futuro, Pedro Coelho vê Dário como uma grande aposta para a Seleção A de Portugal. “Tem dois anos de sub-21 pela frente, mas a curto/médio prazo, será um jogador de equipa A, sem dúvida”, concluiu, confiante nas capacidades de Essugo para alcançar o mais alto nível do futebol mundial. O jogador estreou-se pelo Sporting com apenas 16 anos e foi oficializado no passado dia 19 de março, como reforço do Chelsea, rendendo cerca de 22 milhões à equipa de Alvalade. Recorde-se do percurso do médio de apenas 20 anos que bateu inúmeros recordes.