
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bernardo Ribeiro voltou a fazer duras críticas na direção de Rui Borges, treinador do Sporting. O diretor do jornal 'Record' diz não perceber o porquê de o técnico do Clube de Alvalade apostar no sistema de 3x4x3 frente ao Dortmund, numa altura em que o xadrez tático apresentado nos últimos jogos também não tem surtido os efeitos esperados e fala mesmo em "semipânico" instalado nos leões.
"É um atirar de toalha ao chão total da parte de Rui Borges, que eu entendo, tendo em conta as lesões e o resultado da primeira mão. Curiosamente recorrendo ao melhor sistema de jogo para o plantel que tem, o que não deixa de ser engraçado, porque, na verdade, entendo que Rui Borges ajudou, ao recorrer a um sistema diferente, a não tirar o melhor rendimento do plantel do Sporting. Acho curioso numa altura em que precisa de reequilibrar forças, recorra ao sistema que não tem utilizado e que potencia os centrais e os alas que tem", começou por dizer, em aparente crítica.
Prosseguiu, falando na onda de lesões que afeta a equipa: "O Sporting tem tido momentos em que tem sido uma manta de retalhos. É uma equipa difícil de entender: quais são as opções neste momento? Acredito que os jogadores estão bem mais familiarizados com o sistema com que vão jogar em Dortmund, do que no que têm jogado com Rui Borges. Mas há aqui coisas evidentes: as lesões tem retirado muitas opções, o que não invalida o que eu digo sobre o sistema e algumas das opções", continuou Bernardo Ribeiro.
Falou, depois, do momento atual do Clube: "Neste momento, penso que a ideia de Rui Borges é salvar, o Sporting esta numa altura de contenção de danos e tentar não perder a vantagem no campeonato. Está instalado um semipânico. Houve vitorias difíceis, e este jogo do Arouca vem mostrar mais isso, ajudado por alguns fatores como aquela combinação Saint Juste e Rui Silva, que é algo que não se vê todos os dias", atirou o jornalista português.
Concluiu, falando em "descontrolo emocional" de Morten Hjulmand: "É preciso haver ideia de jogo e saber o que é preciso fazer. Não é as intensidades... O Hjulmand foi tão intenso que resolveu virar aquele camarada dentro da área. Parece-me que o descontrolo emocional é evidente, porque a equipa foi mascarando com alguns resultados, e depois com o Arouca já não deu. E não deu por culpa própria, o Sporting cometeu vários erros nesse jogo que se pagam caro", rematou Bernardo Ribeiro - que também apontou o dedo a Frederico Varandas.
Confira a entrada em campo Sporting e do Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões:
Jovem jogador chegou aos leões em março, depois de meses em rutura com o Leiria. É uma promessa para o futuro que já vai confirmando o potencial
|
Frederico Varandas parece decidido em fechar o plantel de Rui Borges para 25/26 o mais cedo possível, e, depois de já ter garantido alguns reforços, continua a trabalhar noutros. Um dos destaques em relação ao mercado é Alisson Santos, que já vai confirmando todo o seu potencial em no Sporting.
O jogador brasileiro reforçou o Sporting proveniente do Vitória de Bahia, num processo longo que começou em janeiro e só terminou a 22 de março, quando se confirmou a transferência e Alisson deixou Leiria (onde estava emprestado pelo clube brasileiro) rumo a Lisboa para reforçar, desde logo, os leões.
Quando chegou à Academia Cristiano Ronaldo, foi posto na equipa B, para realizar um período de adaptação em Alcochete. No entanto, os responsáveis técnicos verdes e brancos terão ficado agradados com o que viram, e já colocaram o extremo brasileiro a treinar com a equipa principal do Sporting.
A decisão terá mesmo sido tomada por Rui Borges, treinador do Sporting. O técnico português terá gostado do que viu nos treinos de Alisson com a equipa B, e decidiu promovê-lo ao plantel principal, com vista a uma preparação mais atempada da próxima temporada 25/26.
Do lado do jogador, tudo está bem, encontrando-se muito cómodo em Lisboa e na Academia Cristiano Ronaldo. Em relação às suas características, os treinadores do Sporting estarão impressionados com o poder de explosão, capacidade no um para um e facilidade de remate. Com a noção de que tem um diamante por lapidar em mãos, Rui Borges quer despachar o processo de adaptação até ao início da pré temporada, para que Alisson possa contribuir para a equipa logo desde o inicio da próxima época.
Extremo internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível com Rui Borges, e deve ser recompensado em breve pelos desempenhos
|
Geny Catamo tem sido um dos jogadores em grande destaque desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Com Frederico Varandas a preparar a próxima temporada, o dossier relativo ao moçambicano torna-se prioritário e os leões querem resolver a situação assim que possível.
Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.
Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.
Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.
No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.
Jogador tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno, destacando-se como defesa central
|
É uma surpresa no Universo do Sporting. A Direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, vai preparando o futuro do Clube, com atenção a muitos jovens promissores. Um deles, que pode estar prestes a ser reforço de Rui Borges nos verdes e brancos é Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.