Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges assinou contrato para se tornar o novo treinador do Sporting e foi apresentado como tal no passado dia 26 de dezembro. Sabe-se, agora, que no vínculo do técnico leonino está estipulada uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
A informação foi avançada pela 'CNN' e pelo jornal 'A Bola'. Além da ligação até ao verão de 2026, com opção de renovação por mais uma época depois desse período, sabe-se agora que o valor que protege o Sporting em caso de interesse de outro clube é superior ao que existia com Ruben Amorim.
Isto porque a cláusula no contrato do agora treinador do Manchester United era de 10 milhões de euros: valor que os leões acabaram por receber aquando a ida do técnico para Inglaterra, no passado mês de novembro. Depois do período com João Pereira, que acabou com o afastamento do português, o Clube de Alvalade encontrou em Rui Borges a solução para a posição de comando da equipa. Frederico Varandas decidiu, no entanto, precaver-se com um valor avultado no contrato do homem que foi contratado ao Vitória de Guimarães por pouco mais de quatro milhões de euros.
Relembrar que Rui Borges fez, no passado domingo, o primeiro jogo no banco do Sporting. Chegou, viu e venceu, logo no dérbi de Lisboa contra o Benfica, e com apenas três dias entre a apresentação no novo cargo e a partida de estreia - isto quando os leões vinham num momento menos positivo da época.
Com essa vitória, conseguida por 1-0, através de golo de Geny Catamo, os verdes e brancos ascenderam de novo à primeira posição do campeonato, e já sabem que vão passar o ano nesse posto mais alto da classificação. O próximo jogo é dia 3 de janeiro de 2025, também para o campeonato, na deslocação a Guimarães.
Jogador que passou pelos leões esteve atento ao dérbi de Lisboa e comentou a exibição de um dos elementos do Clube de Alvalade
|
0Afonso Figueiredo, jogador já reformado que fez grande parte da sua formação no Sporting, esteve atento ao dérbi de Lisboa, a contar para a 16ª jornada da Liga Portugal Betclic, e não deixou de fazer o seu comentário, com atenção especial para um dos elementos dos leões: Jeremiah St. Juste.
Deu especial destaque ao desempenho do central neerlandês durante o Sporting - Benfica, e aproveitou a sua conta pessoal da rede social X para fazer uma publicação onde se podia ler: "Não fossem as lesões, nunca teríamos visto um jogador desta qualidade em Portugal. Tem tudo para o futebol moderno! Um craque. 90’ de grande qualidade", atirou o antigo lateral, em tom elogioso.
O antigo jogador, que é um confesso adepto leonino, é hoje em dia também comentador desportivo e anfitrião do podcast 'Entrelinhas'. Não deixou de responder a alguns comentários que foram surgindo na sua publicação, por parte de adeptos de vários clubes.
A uma adepta que apontava também a qualidade de Eduardo Quaresma, respondeu: "São jogadores bastante diferentes, mas também gosto muito do Edu! Aliás, escolher os centrais do Sporting deve ser das maiores dores de cabeça para o treinador. (No bom sentido)". Outro seguidor de Afonso Figueiredo apontou que St. Juste não seria o melhor central dos leões, e o ex jogador ripostou: "Isso já depende muito dos gostos de cada um! Muita gente também dizia isso do Coates e para mim era o melhor. São pontos de vista".
Relembrar que Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, proveniente do Mainz, a troco de 10 milhões de euros. Foi conseguindo demonstrar a sua qualidade a espaços, visto que tem lutado contra as lesões desde que chegou a Alvalade. Com a listada verde e branca já realizou 65 jogos, nos quais marcou dois golos e fez uma assistência.
Chefe de redação do jornal Record escreveu uma crónica onde abordou aspetos levados a cabo por Rui Borges num encontro frente aos encarnados
|
0O Sporting venceu o Benfica por uma bola a zero, com um golo de Geny Catamo. Este jogo marcou a estreia de Rui Borges ao comando da formação verde e branca, e, apesar de todas as dúvidas à volta da equipa, o antigo treinador do Vitória conseguiu dar uma boa resposta.
O que mais se destacou no jogo foi a tática usada por Rui Borges. O treinador alterou a tática da equipa verde e branca de 3-4-3 para 4-4-2, surpreendendo tudo e todos, mas, apesar da mudança de sistema, os jogadores pareceram compreender a ideia em causa.
O chefe de redação do jornal Record, Luís Pedro Sousa, abordou um pouco sobre esta mudança tática do Sporting na sua mais recente crónica. O também comentador afirmou que, embora a vitória seja importante, será necessário ver como a equipa se comportará no futuro, apesar de falar "numa manobra arriscadíssima" do novo técnico.
“Independentemente do resultado e das incidências do jogo, o dérbi de ontem marca a rutura definitiva do Sporting com a era Ruben Amorim. Para o bem e para o mal. Rui Borges, numa manobra arriscadíssima, colocou de lado o 3x4x3 que o Sporting utilizou nos últimos cinco anos e adaptou a equipa em tempo recorde a um sistema tático com o qual se sente mais confortável. Agora, como é óbvio, e depois de derrotado o Benfica, não se justifica qualquer recuo. Afinal, a tentativa de romper com o passado surtiu efeito.”
“A questão que se vai colocar, num futuro próximo, é se o plantel leonino está talhado para jogar, por exemplo, numa linha de quatro defesas. A resposta, para já, é afirmativa. Mesmo com quatro centrais no onze, a verdade é que Eduardo Quaresma fez um jogão a lateral-direito e, na esquerda, Matheus Reis desempenhou com competência uma função que já conheceu bem. Além disso, a próxima janela de mercado abre já esta semana e Rui Borges terá hipótese de preencher uma ou outra lacuna. Tanto na defesa como no ataque”, concluiu.
Fãs e associados do Clube leonino não esconderam a euforia de estar perante uma referência dos verdes e brancos e dificultaram a vida ao antigo jogador
|
0Luís Nani, jogador formado no Sporting que alinhou durante vários anos de leão ao peito, foi ontem homenageado em Alvalade pelo seu serviço de verde e branco, depois de se reformar recentemente, quando alinhava pelo Estrela da Amadora. O português esteve em Alvalade, mas quase não conseguiu sair. Foi praticamente engolido pelos adeptos que procuravam fotografias, autógrafos, ou apenas ver o jogador de perto.
O antigo extremo foi recebido por Frederico Varandas no relvado do estádio antes do dérbi de Lisboa, para receber as habituais prendas: um quadro, uma camisola e um trofeu. Discursou depois para as bancadas cheias de Alvalade, antes de ser ovacionado por praticamente todos os adeptos presentes no reduto leonino.
Assistiu ao jogo, que terminou com a vitória do 'seu' Sporting, por 1-0. No fim da partida, surgiram os 'problemas'. Quando tentava sair do Estádio, através da área das garagens, viu-se engolido por fãs e associados que lhe pediram fotografias e assinaturas - pedidos aos quais acedeu. Houve ainda tempo para se ouvir o cântico que os Sportinguistas lhe cantavam em demonstração de carinho: "Ohhh, lá vai o Nani"... mas não estava fácil ir.
Relembrar que Nani passou pelo Sporting em três períodos distintos: entre 2003 e 2007, quando completou a formação e foi lançado na equipa principal. Em 15/16, por empréstimo do Manchester United, e em 18/19, quando chegou a custo zero. Pelos leões, fez um total de 131 jogos, onde marcou 33 golos e deu 24 assistências. Venceu três Taças de Portugal (2007, 2015, 2019) e uma Taça da Liga (18/19).
Depois do Clube de Alvalade, representou o Manchester United, o Fenerbahce, o Valência, a Lazio, o Orlando, o Veneza, o Melbourne, o Adana Demirspor e o Estrela da Amadora, onde pendurou as botas. Para além dos títulos no Sporting, conquistou um Europeu, pela seleção, e uma Liga dos Campeões, um Mundial de clubes, quatro Premier Leagues, quatro Supertaças Inglesas e duas Taças da Liga Inglesa - tudo ao serviço dos Red Devils.