Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

CASHBALL: MINISTÉRIO PÚBLICO PERDE, MAS RECORRE E QUER FUNCIONÁRIOS DO SPORTING CASTIGADOS

Clube de Alvalade foi ilibado e apenas uma pessoa seguiu para julgamento

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O processo Cashball continua a fazer correr tinta. Agora foi o Ministério Público (MP) que recorreu para o Tribunal da Relação do Porto da decisão instrutória do mesmo.


No caso, o MP acredita que o Tribunal de Instrução Criminal do Porto "não seguiu a acusação quanto aos crimes de corrupção na forma tentada", além de não ter incluído os arguidos João Gonçalves e Gonçalo Rodriques "pela prática de dois crimes de corrupção ativa na forma consumada", ainda que Paulo Silva tenha de responder pelos mesmos em julgamento.


Anteriormente, recorde-se, o MP havia acusado Paulo Silva, João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues - funcionário dos leões na altura -, "pela prática como co-autores e em concurso efetivo" do total de três crimes de corrupção ativa na forma tentada. Esta acusação está relacionado com jogos de andebol e de futebol do Sporting nas épocas 2016/17 e 2017/18.


"Os crimes de corrupção ativa na forma tentada foram objeto de não pronúncia", é deste desfecho que advém o protesto do MP.  De resto, a procuradora encarregada do processo deixou tem questões sobre o facto de João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues apenas terem sido pronunciados por um crime de corrupção ativa, enquanto o terceiro arguido está acusado pelos três ilícitos mencionados. Com a requisição da "modificação da decisão instrutória", o Ministério Público apela "pronúncia dos três arguidos nos exatos termos da acusação".

Recorde-se que, no caso, Paulo Silva foi pronunciado devido a uma abordagem a Leandro Freire, jogador do Chaves na altura, a quem terá oferecido, alegadamente, 25 mil euros para facilitar a partida frente ao Sporting, em jogos da Liga e da Taça de Portugal. No caso, o jogador "não aceitou o que lhe foi proposto". O empresário vai ainda responder em julgamento por mais dois crimes de corrupção ativa agravada, depois de ações com os árbitros de andebol Roberto Martins e Ivan Caçador.


Já João Gonçalves e Gonçalo Rodrigues, apenas terão de responder sobre o caço com Ivan Caçador - questão com a qual o Ministério Público entra em discórdia.

"A decisão instrutória não deu por indiciado que a abordagem ao jogador de futebol Leandro Freire foi realizada pelo arguido Paulo Silva em execução do acordado por todos os arguidos. Assim como a abordagem realizada ao árbitro (de andebol) Roberto Martins. Contudo, resultaram do inquérito indícios suficientes de acordo dos três arguidos para que o jogador e o árbitro fossem aliciados (…), não se vislumbrando razões para se ter excluído estas duas abordagens do conluio que se reconheceu quanto à abordagem efetiva ao árbitro Ivan Caçador (ou por que razão aconteceria pela vontade e decisão única do arguido Paulo Silva)", realça o Ministério Público no recurso apresentado, sublinhando que a decisão instrutória deve pronunciar "os arguidos nos exatos termos em que estavam acusados".

No que diz respeito ao futebol, os crimes de forma tentada estão relacionados com as abordagens alegadamente planeadas a Pedro Trigueira (Vitória FC), João Aurélio (Vitória SC), Bruno Nascimento (Feirense) e Rúben Lima (Moreirense). "Por consubstanciarem atos preparatórios e não atos de execução", o Tribunal de Instrução Criminal do Porto chegou à conclusão que não teriam "relevância para apurar a responsabilidade criminal dos arguidos", no decorrer, o MP "discorda em absoluto de tal conclusão jurídico-penal sobre aqueles factos, que se constituem em verdadeira tentativa da prática de onze crimes de corrupção ativa".

"Os três arguidos engendraram um plano para intercederem junto de juízes árbitros designados para jogos de andebol em que o Sporting fosse competidor, ou para que este fosse indevidamente beneficiado ou para que os seus competidores fossem indevidamente prejudicados, a troco de concretas quantias de dinheiro a entregar aos árbitros, plano que estenderam a jogadores de futebol de equipas contra as quais o Sporting competisse, prejudicando as suas próprias equipas a favor do Sporting, também a troco de dinheiro, concretamente fixado entre os três arguidos", acrescenta, ainda, o Ministério Público.


Clube

Sporting revela novo equipamento e detalhe salta à vista (Vídeo)

Novas camisolas foram apresentadas através de uma partilha nas redes sociais e têm dividido opiniões no seio dos adeptos do Clube

Estádio José de Alvalade foi palco do vídeo de apresentação das novas camisolas de treino do Sporting
Estádio José de Alvalade foi palco do vídeo de apresentação das novas camisolas de treino do Sporting

  |

Icon Comentário0

Através de um vídeo partilhado nas redes sociais, o Sporting revelou os equipamentos de treino para a temporada 2024/25, que contam com um detalhe particular. Uma das camisolas tem pormenores a cor-de-rosa nas golas, algo que tem dividido opiniões entre os adeptos.


O vídeo em questão foi publicado na manhã desta segunda-feira, dia 23 de junho, e nele o Clube de Alvalade mostrou os novos materiais de treino para jogadores (cinzento, preto e verde), guarda-redes (branco, preto e dourado) e da equipa técnica (preto, cinzento e rosa).


Quem não ficou indiferente aos detalhes da gola nas camisolas de staff foram os Sportinguistas, que encheram a caixa de comentários da publicação. Apesar da maioria das opiniões serem positivas, existe que mostre o seu desagrado pelo tom escolhido. “Com o colarinho cor-de-rosa? Não, obrigado”, “Que falta de ideias… mas que golas são estas” são apenas alguns exemplos.


O que também mereceu mensagens positivas na publicação foi a equipa de marketing do Clube verde e branco, que utilizou as obras de desnivelamento do terreno de jogo do Estádio de Alvalade como cenário para o vídeo, deixando também um final curioso com o nascer de relva.

Vale a pena recordar que, com o anúncio dos equipamentos de treino, o Sporting fica apenas por revelar outras três camisolas de jogo. Para além da principal, com a tradicional Listada verde e branco, os adeptos esperam por aqueles que deverão ser os kits alternativos, Stromp e o alusivo à Liga dos Campeões.


Confira, abaixo, o vídeo publicado nas redes sociais do Sporting:


Clube

Varandas decidiu! Sporting já sabe para onde vai investimento milionário em 2025/26

Direção do Clube de Alvalade definiu para onde vai direcionar os fundos previstos para a próxima temporada desportiva e as escolhas surpreendem

Sporting, liderado por Frederico Varandas, vai investir grande parte do orçamento para infraestruturas na modernização do Polo EUL
Sporting, liderado por Frederico Varandas, vai investir grande parte do orçamento para infraestruturas na modernização do Polo EUL

  |

Icon Comentário0

O Sporting vai canalizar 82% do investimento total previsto em infraestruturas para o Polo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL), na temporada 2025/26. O protocolo entre o Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, e a Universidade de Lisboa é válido até 2035 e os leões pretendem continuar a aposta na modernização do espaço.


Os dados do orçamento do Sporting para a próxima época mostram que o emblema verde e branco planeia investir cerca de 3.1 milhões de euros no Polo EUL, de um total de 3.8 M de gastos em infraestruturas. Vale sublinhar que as contas ainda terão de ser aprovadas pelos Sócios do Clube de Alvalade, na Assembleia Geral marcada para as 13h do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo de Alvalade.


No documento em que é apresentado o orçamento para 2025/26, o Sporting sublinha a parceria estratégica com a Universidade de Lisboa e a “avaliação essencial” para concretizar o projeto de modernização do Polo EUL. Naquele espaço, trabalham, todos os dias, centenas de jovens atletas que dão os primeiros passos no futebol, masculino e feminino, como também na natação e no râguebi.


No que diz respeito às restantes infraestruturas, o Sporting vai investir cerca de 420 mil euros no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, concretamente na renovação dos esgotos dos balneários e dos torniquetes. Por sua vez, o Pavilhão João Rocha receberá obras de manutenção do piso principal, criação de uma plataforma digital para venda de bilhetes e criação de um ‘skatepark’, nas imediações da Casa das Modalidades.

De resto, o Centro de Otimização Desportiva vai ser inaugurado no próximo mês de julho. O orçamento do Sporting sublinha que este novo espaço proporcionará “ainda mais melhorias nas condições de apoios aos atletas”, com a disponibilização de diversos serviços, tais como Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, ‘Scouting’, entre outros.



Clube

Sporting em altas! Número de Sócios atinge registo histórico

Clube de Alvalade tem cada vez mais Associados e o crescimento registado é vital para as contas do emblema verde e branco

Na época 2025/26, o Conselho Diretivo do Sporting prevê contar com quase 120.000 Sócios pagantes, um aumento de 150% face a 2021
Na época 2025/26, o Conselho Diretivo do Sporting prevê contar com quase 120.000 Sócios pagantes, um aumento de 150% face a 2021

  |

Icon Comentário0

O número de Sócios do Sporting com as quotas em dia aumentou exponencialmente nos últimos quatro anos. O orçamento do Clube de Alvalade para a temporada 2025/26 – que é superior a 30 milhões de euros – indica que os leões têm 119.541associados pagantes, um aumento de 150% face aos 76.856 que se registavam em junho de 2021.


O número de sócios do Sporting com as quotas em dia tem aumentado consecutivamente, ao longo dos últimos anos, sendo que, na época 2023/24, ultrapassou pela primeira vez a fasquia dos 100.000. Em termos gerais, o Clube de Alvalade conta com um total de, aproximadamente, 158.000 associados, segundo os dados mais recentes.


Vale sublinhar que o crescimento do número de sócios pagantes é muito importante para o Sporting, visto que o pagamento de quotas significa um aumento considerável das receitas para o Clube de Alvalade. Na temporada 2025/26, os ganhos decorrentes da quotização devem superar os 14 milhões de euros, um valor que, em grande parte, será canalizado para o investimento nas modalidades.


Numa mensagem enviada aos Sócios, a Direção do Sporting, liderada por Frederico Varandas, esclarece os destinos das receitas oriundas do pagamento de quotas: “Os fundos provenientes da quotização serão direcionados para o reforço direto das modalidades, sobretudo na formação, bem como estruturas de apoio”.

Recorde-se que, pela primeira vez na história do Sporting, os rendimentos e as despesas previstos no orçamento dos leões superam os 30 milhões de euros. Concretamente, os responsáveis do Clube de Alvalade projetam 32.5 M de receitas e 31.9 M de gastos, em 2025/26. O documento será votado pelos Associados leoninos na Assembleia Geral marcada para as 13h00 do próximo dia 29 de junho, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting quer dominar desporto em Portugal e Varandas tem orçamento a condizer
Clube

Sporting quer dominar desporto em Portugal e Varandas tem orçamento a condizer

 

Icon Comentário0
Varandas aposta tudo em 25/26! Sporting com orçamento recorde na próxima temporada
Clube

Varandas aposta tudo em 25/26! Sporting com orçamento recorde na próxima temporada

 

Icon Comentário0
Varandas convoca Assembleia Geral do Sporting; Saiba quando
Clube

Varandas convoca Assembleia Geral do Sporting; Saiba quando

 

Icon Comentário0