Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Celebrações do 25 de Abril marcadas pela violência, com Mário Machado envolvido

Dia que assinala a Revolução dos Cravos ficou manchado por confrontos violentos a envolver manifestantes de extrema-direita e a polícia

Mário Machado e manifestantes de extrema-direita foram protagonistas de episódios violentos, em Lisboa, no dia de celebração do 25 de Abril
Mário Machado e manifestantes de extrema-direita foram protagonistas de episódios violentos, em Lisboa, no dia de celebração do 25 de Abril

26 Abr 2025 | 15:38 |

Icon Comentário0

Extra Sporting: As celebrações do 25 de Abril, em Lisboa, ficaram marcadas pela ocorrência de confrontos entre polícia e manifestantes de extrema-direita. A situação deu origem às detenções de Mário Machado, conhecido ativista nacionalista, e do ex-juiz Rui Fonseca e Castro, líder do partido político Ergue-te, que já foram, entretanto, libertados.


Tudo começou com a realização de uma manifestação, no Rossio, organizada pelo Ergue-te, com o apoio de movimentos de extrema-direita, como o grupo 1143 e o Habeas Corpus, apesar de ter sido proibida, dois dias antes, pela PSP. As autoridades argumentaram que o protesto – inicialmente marcado para o Martim Moniz colocava em causa “a ordem e tranquilidade públicas”.


Tendo em conta o desrespeito pela decisão da PSP, Rui Fonseca e Castro acabou por ser detido, pelo crime de desobediência, depois de ter sido várias vezes alertado pelos agentes. Ainda assim, o líder do Ergue-te garantia, em declarações à CNN Portugal, que só abandonaria o local “algemado”, o que acabou mesmo por acontecer.


A detenção do ex-juiz provocou uma reação violenta dos manifestantes, que entraram mesmo em confronto direto com a polícia. Pouco depois, Mário Machado foi também detido por “ameaça e coação a órgão de comunicação social”, segundo as autoridades. Embora já tenham sido libertados, Mário Machado e Rui Fonseca e Castro foram notificados para comparecer perante o Ministério Publico, na instância de Pequena Criminalidade, para dar seguimento aos respetivos processos.

Mais tarde, registaram-se novos confrontos entre os apoiantes de extrema-direita e manifestantes antifascistas, que incluíram o arremesso de garrafas de vidro e outros objetos. De acordo com o balanço feito pela PSP, dois agentes da polícia ficaram feridos e tiveram de receber tratamento hospitalar, na sequência dos episódios de violência. Além das três detenções - um outro homem foi também detido por “resistência e coação” -, quatro pessoas foram identificadas.



Extra Sporting

Incêndio em Portugal causa pânico; Animais mortos e casas ameaçadas

Autarca social-democrata, que já ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, disse temer que a “situação se agrave" nas próximas horas

Presidente da Câmara do município relata que incêndio tem gerado pânico nas população nas últimas horas
Presidente da Câmara do município relata que incêndio tem gerado pânico nas população nas últimas horas

28 Jul 2025 | 18:34 |

Icon Comentário0

O fogo que deflagrou no sábado, dia 26 de julho, em Ponte da Barca, e lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês continua a ser combatido por quase quatro centenas de operacionais. Há, nesta altura, cinco meios aéreos a ajudar no combate às chamas, mas já chegaram a ser sete - entre eles quatro meios vindos de Espanha. O incêndio continua ativo com duas frentes.


Augusto Marinho: "Se não fosse uma frase banal, descrevia a situação como o inferno na Terra"


O presidente da Câmara do município relata as últimas horas no teatro de operações: "É um cenário muito complicado, com uma extensão grande, com muitos reacendimentos próximos das populações. Há sítios em que a população está sozinha porque os meios estão empenhados em vários teatros, não se podem desdobrar. Se não fosse uma frase banal, descrevia a situação como o inferno na Terra", afirmou Augusto Marinho, em declarações à agência Lusa.


Augusto Marinho adiantou que, "graças aos operacionais no terreno, para já, não há ainda casas" afetadas. "Em algumas situações acho que Deus também meteu a mão", desabafou o autarca social-democrata, visivelmente transtornado pelos incêndios na região.

Augusto Marinho: "Fogo já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas"


O fogo "já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas, entre outros", referiu, acrescentando que falou com o secretário de Estado da Proteção Civil que lhe "assegurou que todos os meios aéreos disponíveis” estavam alocados ao fogo de Ponte da Barca.

O presidente da junta de freguesia de Ermida afirma que os meios aéreos se atrasaram no combate às chamas, esta manhã. "Começaram a atuar pelas 9h20 e estava previsto ser às 8h40", afirmou Francisco Lopes. O atraso, defende, poderá ter prejudicado o combate ao incêndio. "Faz toda a diferença. É um terreno acidentado (...). Tinha de ser mesmo através de meios aéreos. E isso dificultou o combate às chamas", referiu,


Extra Sporting

Adelaide Ferreira é candidata à Câmara Municipal de Lisboa

Candidatura foi anunciada, acusando a atual gestão da cidade de subserviência a agendas internacionais e de destruição da identidade da capital

No seu programa, Adelaide Ferreira apresenta cinco compromissos centrais, com medidas que representam uma rutura clara face às políticas atuais
No seu programa, Adelaide Ferreira apresenta cinco compromissos centrais, com medidas que representam uma rutura clara face às políticas atuais

27 Jul 2025 | 16:55 |

Icon Comentário0

Adelaide Ferreira é candidata à Câmara Municipal de Lisboa. A cantora de 65 anos de idade entra, assim, na corrida às autárquicas da capital pelo partido ADN (Alternativa Democrática Nacional). O ato eleitoral será realizado a 12 de outubro de 2025.


A candidatura foi anunciada como uma resposta direta ao que o partido classifica sistema instalado, acusando a atual gestão da cidade de subserviência a agendas internacionais e de destruição da identidade lisboeta. Adelaide Ferreira defende uma postura assumidamente anti-globalista, rejeita o politicamente correto e combate o que considera ser um revisionismo ideológico que ameaça os fundamentos da sociedade portuguesa. 


Inicialmente, a notícia foi avançada pelo jornal Correio da Manhã e mais tarde confirmada pelo presidente do partido nas redes sociais. "Quero agradecer à Adelaide Ferreira ter aceitado o convite do ADN para mantemos o combate ao globalismo", escreveu Bruno Fialho.


Na mesma publicação, o presidente do partido disse que Adelaide Ferreira "representa uma verdadeira alternativa ao sistema instalado, à gestão submissa às agendas estrangeiras e à destruição da identidade da cidade". Figura incontornável da cultura portuguesa, Adelaide Ferreira assume nova preponderância na vida política ativa.

No seu programa, a candidata apresenta cinco compromissos centrais, com medidas que representam uma rutura clara face às políticas atuais. A primeira proposta passa pela revogação imediata de todas as ciclovias consideradas inúteis ou prejudiciais ao tráfego urbano, defendendo a devolução do espaço público a residentes e comerciantes. 



Extra Sporting

Ameaça de bomba obriga avião a aterrar em Lisboa

Voo S4 504 partiu de Ponta Delgada e tinha como destino Bilbau, em Espanha, aterrou este sábado, dia 26 de julho, de emergência no Aeroporto Humberto Delgado

Passageiros foram retirados do aparelho para que este fosse inspecionado pelas autoridades devido a ameaça de bomba
Passageiros foram retirados do aparelho para que este fosse inspecionado pelas autoridades devido a ameaça de bomba

26 Jul 2025 | 16:31 |

Icon Comentário0

Um avião da companhia aérea SATA, proveniente de Ponta Delgada, nos Açores, aterrou este sábado, dia 26 de julho, de emergência no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido a uma ameaça de bomba. O voo S4 504 partiu de Ponta Delgada e tinha como destino Bilbau, em Espanha.


"O comandante acionou o protocolo de segurança e divergiu o voo para o aeroporto de Lisboa, tendo este aterrado em segurança, cerca das 12:00 (locais)", indicou a companhia aérea açoriana, num comunicado divulgado esta tarde por volta das 14h40. 


Como previsto no protocolo de segurança nestes casos, "a aeronave foi encaminhada para uma zona isolada e segura" no aeroporto Humberto Delgado, por forma a poder ser realizado o desembarque de passageiros e tripulantes de forma tranquila e segura.


Os passageiros foram retirados do aparelho para que este fosse inspecionado pelas autoridades, que entretanto descartaram a presença de engenhos explosivos no interior da aeronave. Dezenas de operacionais e viaturas dos bombeiros de Lisboa foram mobilizados.

Durante os procedimentos, o aeroporto suspendeu todas as chegadas e partidas e emitiu o alerta vermelho, o mais grave de todos. A empresa reforçou ainda que a segurança dos passageiros e colaboradores "é a prioridade absoluta", lamentando os constrangimentos que esta situação possa ter causado, "totalmente alheia à companhia".  



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Novo tremor de terra em Portugal; Sismo foi sentido em Lisboa
Extra Sporting

Novo tremor de terra em Portugal; Sismo foi sentido em Lisboa

25 Jul 2025 | 16:45

Icon Comentário0
Tiroteio perto do Time Out Market obriga intervenção da PSP
Extra Sporting

Tiroteio perto do Time Out Market obriga intervenção da PSP

24 Jul 2025 | 15:33

Icon Comentário0
Membros dos Black Sabbath choram a morte de Ozzy Osbourne
Extra Sporting

Membros dos Black Sabbath choram a morte de Ozzy Osbourne

23 Jul 2025 | 15:17

Icon Comentário0