Futebol
Fotis Ioannidis está fora do Sporting - Casa Pia, mas más notícias não ficam por aqui
12 Jan 2026 | 06:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jul 2020 | 13:25 |
O jogo entre Sporting CP e SL Benfica, que se realiza este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz, é o 309.º capítulo da história dos duelos entre leões e águias.
Em dia de dérbi eterno, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o jogo com mais história do futebol português.
As últimas deslocações do Sporting CP ao Estádio da Luz não têm corrido da melhor forma. Nos últimos cinco encontros, os leões perderam dois, empataram outros dois e ganharam apenas por uma vez.
O último triunfo verde e branco no reduto das águias data de 25 de outubro de 2015. Na altura, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus, que agora regressou ao SL Benfica, bateram o conjunto de Rui Vitória, por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz.
https://www.youtube.com/watch?v=gOQdmEGhiWI&t=199s
Na última temporada, leões e águias defrontaram-se por duas vezes no Estádio da Luz. Na partida relativa ao Campeonato Nacional, SL Benfica e Sporting CP empataram a uma bola, com o golo verde e branco a ser marcado por Nani e João Felix, já perto do fim, a restabelecer a igualdade no marcador.
Uns meses mais tarde, em fevereiro de 2019, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage derrotou, por 2-1, o conjunto de Marcel Keizer, com Bruno Fernandes, de livre direto, a apontar o golo dos leões.
A história mostra-nos que, no Estádio da Luz, o Sporting CP venceu as águias em 32 ocasiões.
Os maiores triunfos Leoninos datam da primeira metade do século XX. A 18 de outubro de 1936, na 2.ª jornada do Campeonato de Lisboa, os leões, comandados pelo romeno Wilhelm Possak, venceram, por 5-0, o SL Benfica. Manuel Soeiro (2), João Cruz, Pedro Pireza e António Faustino foram os autores dos golos verdes e brancos.
Mais de cinco anos depois, a 14 de dezembro de 1941, o Sporting CP de Joseph Szabo voltou a aplicar chapa cinco nos encarnados. Em partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato de Lisboa, Fernando Peyroteo (2), João Cruz (2) e Manuel Soeiro fizeram o gosto ao pé.
Já no século XXI, a maior vitória do Sporting CP diante do SL Benfica aconteceu em 2015, por 3-0, sob o comando de Jorge Jesus.
Luiz Phellype, Luciano Vietto e Eduardo Henrique. São estes os únicos jogadores do atual plantel do Sporting CP que sabem o que é marcar diante dos encarnados.
Enquanto jogador do Paços de Ferreira FC, na temporada de 2017/18, na jornada 24 da Liga NOS, Luiz Phellype fez o único golo dos castores diante dos encarnados, numa partida que o SL Benfica acabaria por vencer, por 3-1
Por sua vez, Eduardo Henrique, ao serviço da Belenenses SAD, na jornada oito da Liga NOS de 2018/19, apontou, de grande penalidade, um dos golos do triunfo dos azuis, por 2-0, frente ao SL Benfica.
Por fim, Luciano Vietto, no período em que foi jogador do Atlético de Madrid, também fez o gosto ao pé frente ao SL Benfica. Em 2015/16, na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argentino fez o golo da vitória, por 2-1, dos espanhóis diante dos encarnados.
Esta temporada, como treinador do SC Braga, Rúben Amorim sabe o que é preciso para vencer no Estádio da Luz. A 15 de fevereiro de 2020, na 21.ª jornada da Liga NOS, os arsenalistas deslocaram-se a Lisboa e, curiosamente, com golo de João Palhinha, que é jogar do Clube de Alvalade, venceram os encarnados no seu próprio estádio.
Em 148 jogos realizados no Estádio da Luz entre leões e águias, o SL Benfica venceu 82, empatou 34 e perdeu em 32 ocasiões. Desta forma, apenas em 21,6% das deslocações ao reduto encarnado é que o leão triunfou.
No entanto, não deixa também de ser verdade que, em quase metades das vezes (44,6%) que se defrontaram na casa encarnada, o Sporting CP não saiu derrotado.
O 309.º capítulo de dérbi eterno joga-se este sábado, pelas 21h15, no Estádio da Luz.
Recorde-se que o Sporting CP se encontra, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, com 56. De forma a ficar no lugar mais baixo do pódio, os leões precisam de pontuar ou, em casa de derrota, esperar que os arsenalistas não vencem o FC Porto, em partida que se joga precisamente à mesma hora, mas na cidade de Braga.
Verdes e brancos estão ativos no mercado de transferências, mas têm encontrado alguns obstáculos antes de fecharem uma nova transferência
12 Jan 2026 | 07:35 |
Pacheta voltou a ser confrontado com a transferência de Souleymane Faye para o Sporting. Desta vez, o treinador do Granada acabou por se mostrar mais 'conformado' com a saída do extremo senegalês, que não fez parte da convocatória do emblema da segunda divisão espanhola para o jogo com o Castellón. No entanto, o técnico garantiu que o negócio ainda não está fechado.
"Não me deram mais notícias. Em relação ao Faye só posso dizer que a operação está muito avançada, mas ainda não está finalizada", referiu Pacheta no final do encontro, além de ter partilhado a mesma informações sobre Hongla, defesa que está a ser negociado com o Aris..
"Não tenho mais dados sobre isso mas tenho medo. Nós temos bons jogadores que fazem as coisas bem por isso receio que saiam mais titulares e não tenhamos tempo de reagir no mercado", assumiu ainda o técnico em conferência de imprensa, após um empate sem golos.
No que às negociações entre Sporting e Granada diz respeito, estas estão praticamente concluídas. A SAD verde e branca terá concordado pagar 6,5 milhões de euros e ceder 10% de uma venda futura e o extremo senegalês deverá viajar para Lisboa nas próximas horas, assim que as partes cheguem a entendimento quanto ao plano de pagamentos da operação.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Internacional costa-marfinense foi eliminado da Taça das Nações Africanas e é esperado em Alvalade na próxima terça-feira, 13 de janeiro
12 Jan 2026 | 07:23 |
Ousmane Diomande é esperado no regresso do Sporting aos trabalhos na próxima terça-feira e, ao que tudo indica, o internacional costa-marfinense tem lugar garantido no onze de Rui Borges para a receção ao Casa Pia, marcada para a próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro.
Sem Eduardo Quaresma por três semanas e alguma incerteza em torno de Zeno Debast, o treinador dos verdes e brancos tem finalmente uma boa notícia para a defesa, fruto da eliminação da Costa do Marfim da Taça das Nações Africanas, diante do Egito.
Ousmane Diomande desfalcou a equipa do Sporting desde 15 de dezembro, altura pela qual se juntou à seleção dos elefantes. Durante este período, o defesa somou pouco mais de 90 minutos nas partidas diante do Gabão (31 de dezembro) e Burquina Fasso (6 de janeiro), sendo que a escassa utilização parece não assustar os responsáveis do Clube de Alvalade.
Ainda assim, o Sporting mostrou alguma apreensão na última semana, quando Emerse Faé afirmou que o 'camisola 26' dos leões estava em dúvida para a partida diante do Egito, devido a um "desconforto muscular". Apesar do jogador não ter saído do banco no referido encontro, não terá chegado a Alvalade qualquer informação sobre uma lesão e este deverá estar pronto para voltar aos treinos sem limitações.
Confirmando-se esta informação, Ousmane Diomande deverá ser titular no Sporting - Casa Pia, em partida válida para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, preenchendo a vaga que Eduardo Quaresma ocupou nas últimas semanas, ao lado de Gonçalo Inácio.
Na presente temporada, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – realizou 12 encontros pelo Sporting: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Ao todo, o defesa-central contabiliza 947 minutos.
Jogador do Al Hilal foi recentemente associado ao Clube de Alvalade e existem novidades sobre o rumor desta janela de transferências
12 Jan 2026 | 07:03 |
O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Kaio César, jogador que atua no Al-Hilal, da Arábia Saudita. Apesar dos recentes rumores vindos do Médio Oriente, o jogador não está no radar dos leões para este defeso.
Numa primeira instância, a imprensa saudita avançou que tanto o Sporting como o Atlético Mineiro teriam feito chegar propostas pelo atacante de 21 anos que já passou pelo Vitória de Guimarães, mas tal não terá um fundo de verdade, pelo menos no que aos verdes e brancos diz respeito.
O jornal Record desmente, na sua edição desta segunda-feira, dia 12 de janeiro, o interesse do Clube de Alvalade na presente janela de transferências. Ainda assim, o jogador do Al Hilal já chegou a ser referenciado pelo Sporting no ano de 2025, mas as intenções terão caído por terra.
Em maio de 2025, o atacante de 21 anos estava descontente na Arábia Saudita, depois de ter tido uma 'briga' com Jorge Jesus, naquele que seria o último encontro do ex Sporting ao leme do Al Hilal. Num duelo frente ao Al Ahli, para a Liga dos Campeões Asiática, o técnico lançou o atleta, substituindo-o nove minutos depois, algo que deixou o jogador furioso.
A irritação de Kaio César foi visível, com o canhoto a reclamar da decisão do técnico, que não se deixou ficar e ripostou o desagrado do pupilo. Jorge Jesus acabaria por ser demitido do Al Hilal, mas a estrutura saudita não gostou da atitude do ex-Vitória de Guimarães, que acabou por não sair do banco no último encontro, diante do Al Raed.
O extremo deixou o Vitória de Guimarães no mercado de inverno de 2025 para rumar ao clube então orientado por Jorge Jesus. Avaliado em 4,5 milhões de euros, Kaio César encontra-se a cumprir a segunda temporada na Arábia Saudita, onde já fez quatro golos e seis assistências em 34 jogos pelo Al Hilal.
Fotis Ioannidis está fora do Sporting - Casa Pia, mas más notícias não ficam por aqui
12 Jan 2026 | 06:44
Saiba tudo o que está a atrasar a chegada de Souleymane Faye ao Sporting
12 Jan 2026 | 06:32
Exclusivo Leonino - Defesa da liga espanhola quer jogar no Sporting, mas Borges fecha-lhe a porta
11 Jan 2026 | 15:11