Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O SL BENFICA – SPORTING CP

Águias e leões medem forças este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Jul 2020 | 13:25 |

Icon Comentário0

O jogo entre Sporting CP e SL Benfica, que se realiza este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz, é o 309.º capítulo da história dos duelos entre leões e águias.


Em dia de dérbi eterno, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o jogo com mais história do futebol português.



  • Leão não vence na Luz desde 2015


As últimas deslocações do Sporting CP ao Estádio da Luz não têm corrido da melhor forma. Nos últimos cinco encontros, os leões perderam dois, empataram outros dois e ganharam apenas por uma vez.

O último triunfo verde e branco no reduto das águias data de 25 de outubro de 2015. Na altura, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus, que agora regressou ao SL Benfica, bateram o conjunto de Rui Vitória, por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz.

https://www.youtube.com/watch?v=gOQdmEGhiWI&t=199s

Na última temporada, leões e águias defrontaram-se por duas vezes no Estádio da Luz. Na partida relativa ao Campeonato Nacional, SL Benfica e Sporting CP empataram a uma bola, com o golo verde e branco a ser marcado por Nani e João Felix, já perto do fim, a restabelecer a igualdade no marcador.

Uns meses mais tarde, em fevereiro de 2019, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage derrotou, por 2-1, o conjunto de Marcel Keizer, com Bruno Fernandes, de livre direto, a apontar o golo dos leões.

  • Chapa cinco no reduto da águia

A história mostra-nos que, no Estádio da Luz, o Sporting CP venceu as águias em 32 ocasiões.

Os maiores triunfos Leoninos datam da primeira metade do século XX. A 18 de outubro de 1936, na 2.ª jornada do Campeonato de Lisboa, os leões, comandados pelo romeno Wilhelm Possak, venceram, por 5-0, o SL Benfica. Manuel Soeiro (2), João Cruz, Pedro Pireza e António Faustino foram os autores dos golos verdes e brancos.

Mais de cinco anos depois, a 14 de dezembro de 1941, o Sporting CP de Joseph Szabo voltou a aplicar chapa cinco nos encarnados. Em partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato de Lisboa, Fernando Peyroteo (2), João Cruz (2) e Manuel Soeiro fizeram o gosto ao pé.

Já no século XXI, a maior vitória do Sporting CP diante do SL Benfica aconteceu em 2015, por 3-0, sob o comando de Jorge Jesus.

  • Apenas três leões sabem o que é marcar ao SL Benfica

Luiz Phellype, Luciano Vietto e Eduardo Henrique. São estes os únicos jogadores do atual plantel do Sporting CP que sabem o que é marcar diante dos encarnados.

Enquanto jogador do Paços de Ferreira FC, na temporada de 2017/18, na jornada 24 da Liga NOS, Luiz Phellype fez o único golo dos castores diante dos encarnados, numa partida que o SL Benfica acabaria por vencer, por 3-1

Por sua vez, Eduardo Henrique, ao serviço da Belenenses SAD, na jornada oito da Liga NOS de 2018/19, apontou, de grande penalidade, um dos golos do triunfo dos azuis, por 2-0, frente ao SL Benfica.

Por fim, Luciano Vietto, no período em que foi jogador do Atlético de Madrid, também fez o gosto ao pé frente ao SL Benfica. Em 2015/16, na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argentino fez o golo da vitória, por 2-1, dos espanhóis diante dos encarnados.

  • Rúben Amorim sabe o que é derrotar as águias no seu Estádio

Esta temporada, como treinador do SC Braga, Rúben Amorim sabe o que é preciso para vencer no Estádio da Luz. A 15 de fevereiro de 2020, na 21.ª jornada da Liga NOS, os arsenalistas deslocaram-se a Lisboa e, curiosamente, com golo de João Palhinha, que é jogar do Clube de Alvalade, venceram os encarnados no seu próprio estádio.

  • História não joga a favor do Sporting CP

Em 148 jogos realizados no Estádio da Luz entre leões e águias, o SL Benfica venceu 82, empatou 34 e perdeu em 32 ocasiões. Desta forma, apenas em 21,6% das deslocações ao reduto encarnado é que o leão triunfou.

No entanto, não deixa também de ser verdade que, em quase metades das vezes (44,6%) que se defrontaram na casa encarnada, o Sporting CP não saiu derrotado.

O 309.º capítulo de dérbi eterno joga-se este sábado, pelas 21h15, no Estádio da Luz.

Recorde-se que o Sporting CP se encontra, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, com 56. De forma a ficar no lugar mais baixo do pódio, os leões precisam de pontuar ou, em casa de derrota, esperar que os arsenalistas não vencem o FC Porto, em partida que se joga precisamente à mesma hora, mas na cidade de Braga.


Futebol

Chermiti teve o melhor dia da carreira; Ex Sporting relança Rangers na luta pelo título

Exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego na corrida pelo título na Escócia

Youssef Chermiti, ex Sporting, voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts
Youssef Chermiti, ex Sporting, voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts

16 Fev 2026 | 15:56 |

Icon Comentário0

Youssef Chermiti voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts, em duelo disputado no Ibrox Stadium. O antigo jogador do Sporting assinou os três golos dos anfitriões, reduzindo a desvantagem para apenas dois pontos na luta pelo título.


O encontro teve um início animado, com os visitantes a inaugurarem o marcador através de Marc Leonard 16') mas o Rangers respondeu rapidamente com um auto-golo de Michael Steinwender (19') que restabeleceu a igualdade. Apesar de o Hearts voltar à vantagem com um cabeceamento de Cláudio Braga (30'), Chermiti (39') entrou em ação ainda antes do intervalo para fazer o 2-2 com uma finalização técnica.


Na segunda parte, ex-leão confirmou o seu protagonismo: aos 57 minutos marcou o segundo da tarde, marcou depois de um cruzamento bem colocado, e já nos descontos completou o hat-trick com um remate clínico após assistência de Djeidi Gassama, fixando o resultado em 4-2.


A exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego ao Rangers (55) na corrida pelo título, acrescentando drama à luta na frente da tabela com Celtic (54) e Hearts (57) ainda na disputa.

No mercado de verão de 2023, Youssef Chermiti rumou ao Everton, num negócio em que o Clube de Alvalade faturou uma verba a rondar os 12,5 milhões de euros. Em 2025/26, foi emprestado ao Rangers, onde soma sete golos e duas assistências em 29 jogos.



Futebol

Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"

Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente um lance na área do Famalicão

Iturralde González, ex juiz internacional, disse que Pedro Bondo, do Famalicão, cortou a bola com o braço e deveria ter sido penálti para o Sporting
Iturralde González, ex juiz internacional, disse que Pedro Bondo, do Famalicão, cortou a bola com o braço e deveria ter sido penálti para o Sporting

16 Fev 2026 | 15:39 |

Icon Comentário0

Iturralde González, ex juiz internacional, considera que Pedro Bondo, lateral do Famalicão, cometeu uma grande penalidade no duelo entre Sporting e minhotos (1-0), numa altura em que o marcador estava empatado. O especialista diz mesmo que o lance é bastante evidente.


Iturralde: "Parece-me penálti muito claro"


"Parece-me penálti muito claro. O Pedro Bondo salta, levanta o braço numa posição não natural e ganha volumetria, e a bola bate-lhe na mão. Quando assim é, é penálti muito claro", disse ao jornal 'Record' sobre o lance que ocorreu aos 67 minutos.


Relativamente ao tento anulado aos famalicenses, Iturralde também não tem dúvidas: "A falta não é do Ibrahima Ba, que rouba a bola, usando bem o corpo. Mas sim de Pedro Santos, que com a perna esquerda acerta na perna esquerda de Maxi Araújo, acabando por o derrubar. O golo foi bem anulado", pode ler-se.

Um golo solitário de Daniel Bragança aos 82 minutos garantiu triunfo frente à turma orientada por Hugo Oliveira, em jogo a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, mantendo os leões a quatro pontos do líder Porto, de Francesco Farioli.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.


Futebol

Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"

Antigo árbitro analisou trabalho de David Silva no duelo entre verdes e brancos e minhotos, da 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Jorge Coroado referiu que golo anulado ao Famalicão foi bem ajuizado no duelo frente ao Sporting (1-0)
Jorge Coroado referiu que golo anulado ao Famalicão foi bem ajuizado no duelo frente ao Sporting (1-0)

16 Fev 2026 | 14:09 |

Icon Comentário0

No jogo entre Sporting e Famalicão (1-0), um dos momentos mais polémicos aconteceu aos 8 minutos, quando os minhotos marcaram um golo que acabou por ser anulado pelo VAR. A decisão acabou por ser consensual para Jorge Coroado, José Leirós e Fortunado Azevedo.


J. Coroado: "Golo não podia ser validado"


"Jogada iniciou-se com Sorriso em fora de jogo não assinalado, prosseguiu, Ba e Van de Looi, o primeiro com pé esquerdo, o segundo empurrando, derrubaram Maxi Araújo, impedindo-o disputar a bola. Golo não podia ser validado", pode ler-se no jornal 'O Jogo'.


J. Leirós: "Bem não validar o golo após ver no VAR"

José Leirós também defendeu que a decisão foi acertada: "Erro do árbitro no relvado foi falta a "duas tabelas". Mesmo tendo campo de visão aberto, está um pouco longe. Ba para recuperar a bola a Maxi Araújo, carregou-o de forma ilegal. A seguir, Pedro Santos envolveu e derrubou adversário. Bem não validar o golo após ver no VAR".


F. Azevedo: "Pedro Santos, por trás, com o joelho, atinge a coxa de Maxi Araújo"

Para Fortunato Azevedo, a primeira falta foi clara: "Pedro Santos, por trás, com o joelho, atinge a coxa de Maxi Araújo. Simultaneamente, Bondo, com o braço, com intensidade, desvia o sportinguista. Primeira falta é clara, golo bem anulado, após intervenção do VAR".

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Vasco Botelho da Costa, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália
Futebol

Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália

16 Fev 2026 | 11:58

Icon Comentário0
Jogador do Sporting eufórico com vitória contra o Famalicão: "É um sentimento inesquecível"
Futebol

Jogador do Sporting eufórico com vitória contra o Famalicão: "É um sentimento inesquecível"

16 Fev 2026 | 10:50

Icon Comentário0
Alisson salvou Nápoles da derrota, mas Conte mandou boca ao extremo cedido pelo Sporting
Futebol

Alisson salvou Nápoles da derrota, mas Conte mandou boca ao extremo cedido pelo Sporting

16 Fev 2026 | 11:32

Icon Comentário0