Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

CINCO CURIOSIDADES SOBRE O SL BENFICA – SPORTING CP

Águias e leões medem forças este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O jogo entre Sporting CP e SL Benfica, que se realiza este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz, é o 309.º capítulo da história dos duelos entre leões e águias.


Em dia de dérbi eterno, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o jogo com mais história do futebol português.



  • Leão não vence na Luz desde 2015


As últimas deslocações do Sporting CP ao Estádio da Luz não têm corrido da melhor forma. Nos últimos cinco encontros, os leões perderam dois, empataram outros dois e ganharam apenas por uma vez.

O último triunfo verde e branco no reduto das águias data de 25 de outubro de 2015. Na altura, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus, que agora regressou ao SL Benfica, bateram o conjunto de Rui Vitória, por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz.

https://www.youtube.com/watch?v=gOQdmEGhiWI&t=199s

Na última temporada, leões e águias defrontaram-se por duas vezes no Estádio da Luz. Na partida relativa ao Campeonato Nacional, SL Benfica e Sporting CP empataram a uma bola, com o golo verde e branco a ser marcado por Nani e João Felix, já perto do fim, a restabelecer a igualdade no marcador.

Uns meses mais tarde, em fevereiro de 2019, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage derrotou, por 2-1, o conjunto de Marcel Keizer, com Bruno Fernandes, de livre direto, a apontar o golo dos leões.

  • Chapa cinco no reduto da águia

A história mostra-nos que, no Estádio da Luz, o Sporting CP venceu as águias em 32 ocasiões.

Os maiores triunfos Leoninos datam da primeira metade do século XX. A 18 de outubro de 1936, na 2.ª jornada do Campeonato de Lisboa, os leões, comandados pelo romeno Wilhelm Possak, venceram, por 5-0, o SL Benfica. Manuel Soeiro (2), João Cruz, Pedro Pireza e António Faustino foram os autores dos golos verdes e brancos.

Mais de cinco anos depois, a 14 de dezembro de 1941, o Sporting CP de Joseph Szabo voltou a aplicar chapa cinco nos encarnados. Em partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato de Lisboa, Fernando Peyroteo (2), João Cruz (2) e Manuel Soeiro fizeram o gosto ao pé.

Já no século XXI, a maior vitória do Sporting CP diante do SL Benfica aconteceu em 2015, por 3-0, sob o comando de Jorge Jesus.

  • Apenas três leões sabem o que é marcar ao SL Benfica

Luiz Phellype, Luciano Vietto e Eduardo Henrique. São estes os únicos jogadores do atual plantel do Sporting CP que sabem o que é marcar diante dos encarnados.

Enquanto jogador do Paços de Ferreira FC, na temporada de 2017/18, na jornada 24 da Liga NOS, Luiz Phellype fez o único golo dos castores diante dos encarnados, numa partida que o SL Benfica acabaria por vencer, por 3-1

Por sua vez, Eduardo Henrique, ao serviço da Belenenses SAD, na jornada oito da Liga NOS de 2018/19, apontou, de grande penalidade, um dos golos do triunfo dos azuis, por 2-0, frente ao SL Benfica.

Por fim, Luciano Vietto, no período em que foi jogador do Atlético de Madrid, também fez o gosto ao pé frente ao SL Benfica. Em 2015/16, na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argentino fez o golo da vitória, por 2-1, dos espanhóis diante dos encarnados.

  • Rúben Amorim sabe o que é derrotar as águias no seu Estádio

Esta temporada, como treinador do SC Braga, Rúben Amorim sabe o que é preciso para vencer no Estádio da Luz. A 15 de fevereiro de 2020, na 21.ª jornada da Liga NOS, os arsenalistas deslocaram-se a Lisboa e, curiosamente, com golo de João Palhinha, que é jogar do Clube de Alvalade, venceram os encarnados no seu próprio estádio.

  • História não joga a favor do Sporting CP

Em 148 jogos realizados no Estádio da Luz entre leões e águias, o SL Benfica venceu 82, empatou 34 e perdeu em 32 ocasiões. Desta forma, apenas em 21,6% das deslocações ao reduto encarnado é que o leão triunfou.

No entanto, não deixa também de ser verdade que, em quase metades das vezes (44,6%) que se defrontaram na casa encarnada, o Sporting CP não saiu derrotado.

O 309.º capítulo de dérbi eterno joga-se este sábado, pelas 21h15, no Estádio da Luz.

Recorde-se que o Sporting CP se encontra, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, com 56. De forma a ficar no lugar mais baixo do pódio, os leões precisam de pontuar ou, em casa de derrota, esperar que os arsenalistas não vencem o FC Porto, em partida que se joga precisamente à mesma hora, mas na cidade de Braga.


Futebol

Boas notícias! Lesionados podem regressar a tempo do Sporting - Benfica

Dérbi eterno será o último encontro dos leões em 2024 e está marcado para dia 29 de dezembro, no Estádio José Alvalade

Sporting - Benfica disputa-se a 29 de dezembro, em Alvalade
Sporting - Benfica disputa-se a 29 de dezembro, em Alvalade

  |

Icon Comentário0

Apesar da maré de lesões que se instalou em Alvalade, o Sporting pode ter, finalmente, boas notícias: Hidemasa Morita e Daniel Bragança podem vir a recuperar a tempo do jogo frente ao Benfica, válido para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que se disputa a 29 de dezembro.


De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, os médios dos verdes e brancos têm apresentado melhorias dos respetivos problemas que os têm afastado dos relvados e das opções de João Pereira, ambos musculares. Apesar de não ser expectável que estão aptos para o jogo com o Gil Vicente, o encontro com os encarnados ainda não está descartado.


A mesma fonte adianta, em todo o caso, que o internacional nipónico já tem realizado corridas no relvado. Bragança, por seu turno, parece estar mais ‘atrasado’ neste ponto, mas é esperado que também o faça no decorrer dos próximos dias com o aval do departamento médico do Sporting.


Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder do Campeonato Nacional, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34). O dérbi eterno será o último jogo dos leões de 2024 e está agendado para dia 29 de dezembro (domingo), pelas 20h30, em Alvalade.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.




Futebol

Fugiu ao Sporting e agora marca chapelada monumental (vídeo)

Jogador que foi bastante cobiçado pelo emblema leonino volta a estar em destaque após período de quebra de rendimento

Ioannidis, alvo do Sporting, marca golaço na Liga Conferência
Ioannidis, alvo do Sporting, marca golaço na Liga Conferência

  |

Icon Comentário0

O Panathinaikos goleou, por 4-0, o Dinamo Minsk, em partida disputada na última quinta-feira, dia 19 de dezembro, válida para a sexta jornada da Liga Conferência. Fotis Ionnidis, jogador que esteve muito perto de assinar com o Sporting no mercado de verão, esteve em destaque com um golaço.


A equipa grega, orientada por Rui Vitória, colocou-se em vantagem pouco depois da meia hora de jogo, por Jeremejeff (33’), levando o 1-0 para o intervalo. Na segunda metade, Tetê dilatou o resultado e bisou, com golos aos 54 e aos 65 minutos. No entanto, um dos grandes momentos do encontro ficou guardado para os 84’, com Ioannidis a encontrar o guarda-redes adversário adiantado e a marcar com uma ‘chapelada’.


Após um período de jejum, o internacional grego leva, assim, três jogos consecutivos a fazer o gosto ao pé: TNS, Levadiakos e Dinamo Minsk; isto quando, antes disso, já não marcava pelo Panathinaikos desde setembro, numa derrota frente ao Lens.


Esta temporada, Fotis Ioannidis – avaliado em 18 milhões de eurosleva quatro tentos em 22 encontros, com um total de 1.405 minutos em campo pelo Panathinaikos, mostrando a clara quebra de rendimento, ainda que se esteja a apresentar a melhor nível nas últimas partidas disputadas.

O avançado grego foi muito cobiçado pela Direção verde e branca, sendo que os responsáveis leoninos chegaram a subir a parada junto do emblema de Atenas, melhorando a oferta anterior, de 20 milhões de euros, mais 3M por objetivos. Vale a pena frisar que, durante o processo de negociações, também o jogador mostrou um forte interesse em jogar no Sporting.


Confira o golo:


Futebol

Varandas dirige-se aos rivais: “Lamento, o Sporting não volta para…”

Líder máximo do Clube de Alvalade discursou na cerimónia de entrega dos Prémios Stromp e não deixou nada por dizer

Varandas, líder do Sporting, falou diretamente aos rivais nos Prémios Stromp
Varandas, líder do Sporting, falou diretamente aos rivais nos Prémios Stromp

  |

Icon Comentário0

Face às mais recentes críticas de que o Sporting e a sua equipa principal de futebol tem sido alvo, sobretudo depois da saída de Ruben Amorim e sucessão de João Pereira, Frederico Varandas chegou-se à frente e dirigiu algumas palavras aos rivais, à margem da 62.ª edição dos Prémios Stromp.


"Não se iludam. Muitas das críticas que existem sobre o momento dramático, têm um nome: João Pereira. Mas não é a ele que são dirigidas. E eu percebo. E eu se estivesse do lado de lá, perceberia ainda melhor. Abriu-se uma brechazinha onde os rivais achavam que voltaríamos a ser o clube que em dezembro pensaria para o ano, que está falido... Mas não. Lamento. O Sporting não volta para trás”, começou por dizer.


"Não sei se vamos ser bicampeões, tricampeões, mas da forma, A, B, C, D, E ou F, vamos continuar a lutar por títulos e isso nunca mais volta para trás. Este é o lugar que nunca deveria ter deixado de ocupar. As gerações mais novas conhecem o verdadeiro Sporting. Esse o Sporting que continuará. Viva o Sporting!", concluiu.


Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder do Campeonato Nacional, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34).

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Médio do Sporting disputado entre Real Madrid e Barcelona
Futebol

Médio do Sporting disputado entre Real Madrid e Barcelona

 

Icon Comentário0
Estrutura do Sporting já tomou decisão sobre continuidade de João Pereira
Futebol

Estrutura do Sporting já tomou decisão sobre continuidade de João Pereira

 

Icon Comentário0
Peso pesado do Sporting faz revelação: “Trincão está morto e…”
Futebol

Peso pesado do Sporting faz revelação: “Trincão está morto e…”

 

Icon Comentário0