Futebol
Última hora! Futebol Feminino do Sporting já sabe quem terá pela frente na Liga dos Campeões
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O jogo entre Sporting CP e SL Benfica, que se realiza este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz, é o 309.º capítulo da história dos duelos entre leões e águias.
Em dia de dérbi eterno, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o jogo com mais história do futebol português.
As últimas deslocações do Sporting CP ao Estádio da Luz não têm corrido da melhor forma. Nos últimos cinco encontros, os leões perderam dois, empataram outros dois e ganharam apenas por uma vez.
O último triunfo verde e branco no reduto das águias data de 25 de outubro de 2015. Na altura, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus, que agora regressou ao SL Benfica, bateram o conjunto de Rui Vitória, por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz.
https://www.youtube.com/watch?v=gOQdmEGhiWI&t=199s
Na última temporada, leões e águias defrontaram-se por duas vezes no Estádio da Luz. Na partida relativa ao Campeonato Nacional, SL Benfica e Sporting CP empataram a uma bola, com o golo verde e branco a ser marcado por Nani e João Felix, já perto do fim, a restabelecer a igualdade no marcador.
Uns meses mais tarde, em fevereiro de 2019, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage derrotou, por 2-1, o conjunto de Marcel Keizer, com Bruno Fernandes, de livre direto, a apontar o golo dos leões.
A história mostra-nos que, no Estádio da Luz, o Sporting CP venceu as águias em 32 ocasiões.
Os maiores triunfos Leoninos datam da primeira metade do século XX. A 18 de outubro de 1936, na 2.ª jornada do Campeonato de Lisboa, os leões, comandados pelo romeno Wilhelm Possak, venceram, por 5-0, o SL Benfica. Manuel Soeiro (2), João Cruz, Pedro Pireza e António Faustino foram os autores dos golos verdes e brancos.
Mais de cinco anos depois, a 14 de dezembro de 1941, o Sporting CP de Joseph Szabo voltou a aplicar chapa cinco nos encarnados. Em partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato de Lisboa, Fernando Peyroteo (2), João Cruz (2) e Manuel Soeiro fizeram o gosto ao pé.
Já no século XXI, a maior vitória do Sporting CP diante do SL Benfica aconteceu em 2015, por 3-0, sob o comando de Jorge Jesus.
Luiz Phellype, Luciano Vietto e Eduardo Henrique. São estes os únicos jogadores do atual plantel do Sporting CP que sabem o que é marcar diante dos encarnados.
Enquanto jogador do Paços de Ferreira FC, na temporada de 2017/18, na jornada 24 da Liga NOS, Luiz Phellype fez o único golo dos castores diante dos encarnados, numa partida que o SL Benfica acabaria por vencer, por 3-1
Por sua vez, Eduardo Henrique, ao serviço da Belenenses SAD, na jornada oito da Liga NOS de 2018/19, apontou, de grande penalidade, um dos golos do triunfo dos azuis, por 2-0, frente ao SL Benfica.
Por fim, Luciano Vietto, no período em que foi jogador do Atlético de Madrid, também fez o gosto ao pé frente ao SL Benfica. Em 2015/16, na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argentino fez o golo da vitória, por 2-1, dos espanhóis diante dos encarnados.
Esta temporada, como treinador do SC Braga, Rúben Amorim sabe o que é preciso para vencer no Estádio da Luz. A 15 de fevereiro de 2020, na 21.ª jornada da Liga NOS, os arsenalistas deslocaram-se a Lisboa e, curiosamente, com golo de João Palhinha, que é jogar do Clube de Alvalade, venceram os encarnados no seu próprio estádio.
Em 148 jogos realizados no Estádio da Luz entre leões e águias, o SL Benfica venceu 82, empatou 34 e perdeu em 32 ocasiões. Desta forma, apenas em 21,6% das deslocações ao reduto encarnado é que o leão triunfou.
No entanto, não deixa também de ser verdade que, em quase metades das vezes (44,6%) que se defrontaram na casa encarnada, o Sporting CP não saiu derrotado.
O 309.º capítulo de dérbi eterno joga-se este sábado, pelas 21h15, no Estádio da Luz.
Recorde-se que o Sporting CP se encontra, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, com 56. De forma a ficar no lugar mais baixo do pódio, os leões precisam de pontuar ou, em casa de derrota, esperar que os arsenalistas não vencem o FC Porto, em partida que se joga precisamente à mesma hora, mas na cidade de Braga.
Jovem de 23 anos é uma das peças mais importantes para Rúben Amorim, levando já cinco jogos esta temporada, nos quais apontou um golo e fez uma assistência
|
0Gonçalo Inácio falhou o Portugal - Escócia, que terminou com triunfo luso (2-1), após ter sido titular na vitória diante da Croácia. Os alarmes rapidamente soaram em Alvalade, mas tudo não terá passado de um susto e o central estará apto para o Arouca - Sporting, da próxima sexta-feira, às 20h15.
De acordo com o jornal ‘Record’, o comandado de Rúben Amorim apresentou algumas queixas após o encontro diante da Croácia. Assim sendo, por uma questão de precaução, o defesa-central do Sporting ficou de fora das escolhas de Roberto Martínez.
Todavia, segundo a mesma fonte, não está em causa a disponibilidade de Gonçalo Inácio para a deslocação do Sporting ao reduto do Arouca, agendada para a próxima sexta-feira, às 20h15, no jogo inaugural da quinta jornada da Liga Portugal Betclic.
Ao que tudo indica, Rúben Amorim pode, desta forma, repetir o trio defensivo que tem vindo a utilizar nos últimos jogos dos verdes e brancos: Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio. Zeno Debast, depois do erro na Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Porto, continua à espera da sua oportunidade nos leões.
Com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma cinco partidas esta temporada, tendo disputado 460 minutos, nos quais marcou um golo e fez uma assistência. Em 2023/24, o canhoto fez 49 jogos pelo Sporting, sendo um dos jogadores mais utilizados.
Ao todo, pelos leões, Gonçalo Inácio contabiliza 176 partidas, 16 finalizações certeiras, nove assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Internacional grego continua na agenda do Clube de Alvalade, isto apesar das recentes negociações com o Panathinaikos não terem corrido da melhor maneira
|
0Fotis Ioannidis ainda pode vir a ser reforço do Sporting. Neste Exclusivo Leonino, damos conta de que, caso surga uma proposta pelo valor da cláusula de rescisão de Viktor Gyokeres (100 milhões de euros), os leões equacionam avançar para a contratação do internacional grego.
De acordo com informação apurada junto de fonte próxima do processo, manter o 'camisola 9' de Rúben Amorim é o grande objetivo da SAD. No entanto, num caso de eventual saída do imparável ponta de lança, Frederico Varandas vai avançar pelo internacional helénico.
Apesar de uma renovação de contrato com o Panathinaikos estar a ser negociada, o Sporting sabe que, caso chegue a valores perto dos 30 milhões de euros - que tornam o jogador o mais caro reforço da história leonina - conseguirão convencer Giannis Alafouzos, presidente dos atenienses.
Desta forma e, embora a saída de Viktor Gyokeres não esteja nos planos do Sporting, a entrada de 100 milhões de euros diretamente nos cofres do Clube de Alvalade permite à Direção investir o montante exigido pelo dirigente grego no avançado titular da seleção helénica.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências. Em 2024/25, leva um golo em seis jogos.
Acompanhe aqui todas as incidências do dérbi eterno no voleibol feminino
|
0O Sporting vence o Benfica por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-14 e 25-9. As leoas garantem o terceiro lugar e irão ainda disputar a final da Taça Federação.
Fotografia de Sporting