Futebol
Rui Borges está tremido no Sporting e há treinadores de peso sem clube; Confira a lista
26 Out 2026 | 15:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jul 2020 | 14:25 |
O jogo entre Sporting CP e SL Benfica, que se realiza este sábado, 25 de julho, pelas 21h15, no Estádio da Luz, é o 309.º capítulo da história dos duelos entre leões e águias.
Em dia de dérbi eterno, o Leonino traz-te cinco curiosidades sobre o jogo com mais história do futebol português.
As últimas deslocações do Sporting CP ao Estádio da Luz não têm corrido da melhor forma. Nos últimos cinco encontros, os leões perderam dois, empataram outros dois e ganharam apenas por uma vez.
O último triunfo verde e branco no reduto das águias data de 25 de outubro de 2015. Na altura, em jogo a contar para a 8.ª jornada da Liga NOS, os comandados de Jorge Jesus, que agora regressou ao SL Benfica, bateram o conjunto de Rui Vitória, por 3-0, com golos de Teo Gutiérrez, Islam Slimani e Bryan Ruiz.
https://www.youtube.com/watch?v=gOQdmEGhiWI&t=199s
Na última temporada, leões e águias defrontaram-se por duas vezes no Estádio da Luz. Na partida relativa ao Campeonato Nacional, SL Benfica e Sporting CP empataram a uma bola, com o golo verde e branco a ser marcado por Nani e João Felix, já perto do fim, a restabelecer a igualdade no marcador.
Uns meses mais tarde, em fevereiro de 2019, em jogo a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, a turma de Bruno Lage derrotou, por 2-1, o conjunto de Marcel Keizer, com Bruno Fernandes, de livre direto, a apontar o golo dos leões.
A história mostra-nos que, no Estádio da Luz, o Sporting CP venceu as águias em 32 ocasiões.
Os maiores triunfos Leoninos datam da primeira metade do século XX. A 18 de outubro de 1936, na 2.ª jornada do Campeonato de Lisboa, os leões, comandados pelo romeno Wilhelm Possak, venceram, por 5-0, o SL Benfica. Manuel Soeiro (2), João Cruz, Pedro Pireza e António Faustino foram os autores dos golos verdes e brancos.
Mais de cinco anos depois, a 14 de dezembro de 1941, o Sporting CP de Joseph Szabo voltou a aplicar chapa cinco nos encarnados. Em partida a contar para a 10.ª jornada do Campeonato de Lisboa, Fernando Peyroteo (2), João Cruz (2) e Manuel Soeiro fizeram o gosto ao pé.
Já no século XXI, a maior vitória do Sporting CP diante do SL Benfica aconteceu em 2015, por 3-0, sob o comando de Jorge Jesus.
Luiz Phellype, Luciano Vietto e Eduardo Henrique. São estes os únicos jogadores do atual plantel do Sporting CP que sabem o que é marcar diante dos encarnados.
Enquanto jogador do Paços de Ferreira FC, na temporada de 2017/18, na jornada 24 da Liga NOS, Luiz Phellype fez o único golo dos castores diante dos encarnados, numa partida que o SL Benfica acabaria por vencer, por 3-1
Por sua vez, Eduardo Henrique, ao serviço da Belenenses SAD, na jornada oito da Liga NOS de 2018/19, apontou, de grande penalidade, um dos golos do triunfo dos azuis, por 2-0, frente ao SL Benfica.
Por fim, Luciano Vietto, no período em que foi jogador do Atlético de Madrid, também fez o gosto ao pé frente ao SL Benfica. Em 2015/16, na sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o argentino fez o golo da vitória, por 2-1, dos espanhóis diante dos encarnados.
Esta temporada, como treinador do SC Braga, Rúben Amorim sabe o que é preciso para vencer no Estádio da Luz. A 15 de fevereiro de 2020, na 21.ª jornada da Liga NOS, os arsenalistas deslocaram-se a Lisboa e, curiosamente, com golo de João Palhinha, que é jogar do Clube de Alvalade, venceram os encarnados no seu próprio estádio.
Em 148 jogos realizados no Estádio da Luz entre leões e águias, o SL Benfica venceu 82, empatou 34 e perdeu em 32 ocasiões. Desta forma, apenas em 21,6% das deslocações ao reduto encarnado é que o leão triunfou.
No entanto, não deixa também de ser verdade que, em quase metades das vezes (44,6%) que se defrontaram na casa encarnada, o Sporting CP não saiu derrotado.
O 309.º capítulo de dérbi eterno joga-se este sábado, pelas 21h15, no Estádio da Luz.
Recorde-se que o Sporting CP se encontra, atualmente, no terceiro lugar da Liga NOS, com 59 pontos, mais três do que o SC Braga, com 56. De forma a ficar no lugar mais baixo do pódio, os leões precisam de pontuar ou, em casa de derrota, esperar que os arsenalistas não vencem o FC Porto, em partida que se joga precisamente à mesma hora, mas na cidade de Braga.
Leões recebem madeirenses, em Alvalade, nos quartos de final da Allianz Cup, numa partida importante para as ambições da equipa na competição
26 Out 2026 | 18:02 |
O Sporting procura reagir à derrota frente ao Académico de Viseu, por 2-1, e tem já esta terça-feira um novo desafio pela frente. Os leões recebem o Marítimo, em Alvalade, nos quartos de final da Allianz Cup, numa partida importante para as ambições da equipa na competição.
Na antevisão ao encontro, em declarações à Sporting TV, Rui Borges prometeu que os jogadores vão dar uma resposta positiva, apesar do momento de contestação. O treinador recordou ainda o confronto da época passada com os madeirenses, que o Sporting conseguiu superar.
R. Borges: "Não tenho dúvidas de que quem jogar dará uma boa resposta"
"É um desafio. Já aconteceu a época passada, foi um desafio que nós conseguimos ultrapassar com qualidade, com mérito, com uma vitória. E amanhã esperamos o mesmo, dentro daquilo também que é a confiança total em todo o grupo, em toda a equipa, em todos os jogadores. É mais uma demonstração que acreditamos em todos e não tenho dúvidas de que quem jogar dará uma boa resposta", afirmou.
Sobre as dificuldades que espera encontrar, Rui Borges destacou a organização defensiva do Marítimo e a capacidade da equipa insular para explorar os contra-ataques. O técnico alertou para a necessidade de evitar perdas de bola que permitam ao adversário aproveitar os espaços e chegar rapidamente à baliza leonina.
"Sim, sabemos que vai ser um bocadinho dentro daquilo que temos apanhado, principalmente nos jogos da nossa Liga, com um bloco médio-baixo. É a segunda equipa que tem mais ações de contra-ataque na Liga, por isso diz bem daquilo que é o momento de jogo que eles mais gostam, que eles se sentem mais confortáveis. E é algo que nós temos de estar à espera e estar precavidos para isso. Não sermos apanhados nessas perdas de bola constantes, acima de tudo para a toda a hora estarmos a reagir para a nossa baliza. É importante termos ataques demorados, conseguir finalizar esses ataques para não deixar o Marítimo entrar nesse momento de jogo que se sente mais confortável. Agora, dentro disso, acredito que também nós daremos uma resposta diferente e melhor do que a que temos dado. E queremos muito, acima de tudo, estar na Final Four", concluiu.
Antigo candidato à presidência dos leões entende que alterações foram feitas em excesso e não atira a tolha para o chão na luta pelo campeonato
26 Out 2026 | 16:52 |
Bruno Sá responsabiliza Frederico Varandas pelo desempenho do Sporting na atual temporada. Em conversa com o Leonino, o antigo candidato à presidência do Clube apontou o atual líder e o técnico Rui Borges como os principais culpados pelos maus resultados.
B. Sá: "É impossível resistir a tantas mudanças"
"Rui Borges devia sair? Obviamente que isso não é uma decisão minha, mas na minha visão ele não é o único culpado por esta situação que está a passar-se no Sporting. Temos de descobrir quem tomou esta série de decisões e promoveu todas estas mudanças. O Rui Borges não é o único culpado porque é impossível resistir a tantas mudanças numa equipa que vinha de ganhar títulos nos últimos tempos" , começou por dizer.
O empresário defende que as alterações no plantel deviam ter sido feitas gradualmente. "Eu acho que nos mercados anteriores, até porque tínhamos uma série de lesões de jogadores que não foram substituídos e o próprio Rui Borges na altura encontrou soluções para conseguirmos ganhar a dobradinha, estas mudanças deviam ter sido todas feitas noutros mercados. Acho que é muita coisa de uma só vez. Não só o mercado, as mudanças deviam ter sido feitas progressivamente", falou.
B. Sá: Novo treinador? Não vou decidir isso"
Acerca da possibilidade de um novo técnico, Bruno Sá não quis alongar com especulações. "Não sou eu que vou decidir isso e nesta altura não vale a pena estar a discutir isso, até porque o presidente decidiu renovar com o Rui Borges cinco meses antes do Jamor. Eu acho que o que tem que ser explicado é as razões do que é que aconteceu no Jamor e quem é que tomou estas decisões para haver tantas mudanças", opinou.
Na sua conclusão, o conhecido adepto leonino não desiste da luta pelo título. "Como qualquer Sportinguista, nós acreditamos sempre, mas já temos um atraso pontual acentuado. Vai ser difícil, mas é importante continuarmos a apoiar e a acreditar que pode haver aqui uma série de mudanças. Ainda vamos jogar com o Benfica e com o Porto e, vencendo esses jogos, podemos aproximar-nos e passar para a frente", finalizou.
Duelo da nona jornada da Liga Portugal Betclic continua a dar que falar; Antigo juiz internacional avaliou encontro entre leões e viritatos
26 Out 2026 | 16:21 |
A arbitragem do encontro entre Sporting e Académico de Viseu continua a dar que falar. Miguel Nogueira assinalou uma grande penalidade a favor da equipa leonina aos 45 minutos, acompanhada de cartão amarelo ao guarda-redes Ewerton, mas acabou por reverter a decisão depois de ser chamado pelo VAR, Luís Ferreira, para rever o lance.
Iturralde González, antigo árbitro internacional espanhol, considera que a decisão inicial deveria ter sido mantida. O especialista entende que a intervenção do guarda-redes do Académico de Viseu foi demasiado perigosa, apesar de este ter tocado primeiro na bola.
"Ainda que o guarda-redes toque a bola, para mim, é penálti e cartão amarelo para o guarda-redes, porque uma coisa é tocar a bola na sequência de uma saída normal. Sais de entre os postes de uma forma normal, tocas a bola e, de seguida, derrubas o avançado, não é penálti. Mas, aqui, ele sai com os joelhos para a frente, à altura da cabeça do avançado e acaba por acertar-lhe. A entrada é temerária. Apesar de ter tocado primeiro na bola, não deixa de ser uma entrada temerária", explicou.
O antigo juiz considerou que o VAR não deveria ter interferido. Na sua perspetiva, a forma como Ewerton saiu dos postes e colocou os joelhos na direção do adversário foi determinante para justificar a grande penalidade e a advertência disciplinar.
I. González: "É penálti"
"Mas, na minha opinião, é uma jogada muito temerária do guarda-redes, por sair com os joelhos para a frente, quando tal não era necessário. Pode sair, afastar a bola e chocar de forma natural com o avançado, que não é penálti. Mas, a forma como disputa a bola, para mim, é penálti, porque é demasiado temerária", reforçou Iturralde González.
Rui Borges está tremido no Sporting e há treinadores de peso sem clube; Confira a lista
26 Out 2026 | 15:26
Jornalista do Record atira: "Rui Borges tem de perceber que Varandas não é seu amigo"
26 Out 2026 | 13:52
No meio do caos, Rita Garcia Pereira gostou da exibição de reforço do Sporting: "Destaque positivo"
26 Out 2026 | 13:12