
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sotiris Alexandropoulos foi apresentado como reforço do Fortuna Dusseldorf, clube que milita na Bundesliga 2, para a temporada 2025/26. O jogador grego chega a Alemanha cedido pelo Sporting. Este foi mais um dossiê resolvido pela SAD leonina, à semelhança de Koba Koindredi, que por sua vez rumou ao Basileia.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o emblema germânico negociou uma cláusula de opção de compra com a direção de Frederico Varandas. Caso o clube da Bundesliga 2 pretenda ficar com o helénico a título definitivo, terão de desembolsar um valor de 3 milhões de euros.
O Fortuna Dusseldorf vê Sotiris Alexandropoulos como uma peça importante na temporada que se avizinha. Em 2025/26, os alemães procuram reforçar-se de forma a deixar o segundo escalão doméstico e ascender à divisão cimeira da liga germânica.
Esta será a terceira cedência do jogador grego desde que chegou ao Sporting em 2022/23. Apesar de ser lançado no início da mesma temporada, o médio foi perdendo espaço no plantel de Ruben Amorim e acabou por ser emprestado ao Olympiacos (2023/24) e mais tarde ao Standard Liége (2024/25).
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.
Atleta do emblema verde e branco foi opção inicial no duelo desta quarta-feira, dia 3 de julho, mas acabou por sair ao intervalo do encontro
|
A seleção portuguesa feminina de futebol foi, esta quinta-feira, dia 3 de julho, goleada por 5-0 pela campeã mundial em título Espanha, na estreia na fase final do Europeu de 2025, em encontro do Grupo B, disputado em Berna, na Suíça. Beatriz Fonseca, jogadora do Sporting, foi titular no encontro.
Esther González, aos dois e 43 minutos, Vivky Lopez, aos sete, Alexia Putellas, aos 41, e a benfiquista Cristina Martín-Prieto, aos 90+3, marcaram os tentos da ‘roja’, que ao intervalo já vencia por 4-0. A futebolista do Clube de Alvalade foi substituída ao intervalo, dando lugar a Ana Borges, que rumou ao Benfica.
Na segunda parte, Ana Capeta foi lançada por Francisco Neto aos 68 minutos, mas viria a ser a turma adversária a voltar a marcar por Cristina Martín-Prieto aos 90+3 minutos. Na classificação, a Espanha lidera, com três pontos, e Portugal é quarto e último, a zero, como a Bélgica, terceira.
O encontro foi antecedido por um minuto de silêncio, em memória do internacional português Diogo Jota, do Liverpool, que morreu na madrugada de hoje, juntamente com o irmão André Silva, jogador do Penafiel, vítimas de um acidente de viação em Espanha.
O próximo jogo de Portugal, seleção que é 22.ª do ranking mundial FIFA, é no dia 7 de julho às 20h00 diante da Itália, vice-campeã europeia em 1993 e 1997 e que ocupa a 13.ª posicionada do ranking. As italianas venceram a Bélgica por 1-0 na primeira jornada da fase grupos e as contas podem complicar, caso as lusas não consigam ser felizes no próximo duelo.
Clube da Luz terminou oficialmente a época a 29 de junho, após disputar Mundial de Clubes; Emblema leonino iniciou a pré-época precisamente nesse dia
|
Luís Paixão Martins mandou uma boca ao Benfica nas redes sociais, a propósito do encontro frente ao Sporting na Supertaça. O especialista de comunicação refere que o clube liderado por Rui Costa só vão disputar a competição "por favor", já que foi o Sporting a vencer as duas principais provas nacionais.
"Como a Supertaça é para ser disputada entre o Campeão Nacional e o Vencedor da Taça de Portugal não vejo que seja necessário o seu adiamento. O Benfica está lá por favor", escreveu o conhecido adepto do Clube de Alvalade na rede social 'X',, esta quarta-feira, dia 2 de julho.
A resposta de Luís Paixão Martins surge após Mauro Xavier, gestor e possível candidato às eleições do Benfica, lançar um apelo contundente para que a prova fosse disputada apenas em agosto, dada a "falta de igualdade de condições entre os dois clubes finalistas".
O argumento central prende-se com o calendário: o clube da Luz terminou oficialmente a época a 29 de junho, após regressar de solo americano onde disputou o Mundial de Clubes, enquanto que o emblema verde e branco iniciou a pré-época precisamente nesse dia - e contou com o regresso de um lesionado.
Para Mauro Xavier, há mais do que desequilíbrios físicos: há também um histórico de decisões polémicas. O gestor recupera a final da Taça de Portugal — onde o VAR foi Tiago Martins — para lançar uma farpa direta: “Só falta o detalhe habitual: o VAR ser Tiago Martins. Outro escândalo que se normaliza como se fosse irrelevante”.
Jogador de 28 anos e o irmão foram vítimas de acidente na madrugada desta quinta, dia 3 de julho, em Espanha, e deixam mundo do futebol de luto
|
Diogo Jota, atacante do Liverpool e da Seleção de Portugal, morreu num acidente de carro em Espanha, na madrugada desta quinta-feira, dia 3 de julho. Através do do Instagram, Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, lamentou a morte do internacional português e do irmão, André Silva.
O familiar do jogador do Liverpool atuava pelo Penafiel, equipa da cidade natal do antigo jogador do Sporting e que o revelou para o futebol enquanto jogador: "As palavras serão sempre escassas para exprimir o que nos vai no coração. Que Deus possa confortar o coração de todos! Descansem em paz, Diogo e André", escreveu o treinador do Palmeiras no Instagram.
Nascido em 1996 na cidade de Massarelos, Diogo Jota brilhou pelo Paços de Ferreira. Entre 2016 e 2018, o jogador representou o Atlético de Madrid, de Espanha, e também foi emprestado ao Porto. Durante os anos de 2018 a 2020, jogou no Wolverhampton, antes de rumar a Liverpool.
O futebolista tinha casado no passado domingo dia 22 de junho, com Rute Cardoso. O antigo internacional português cumpriu uma carreira de sucesso, maioritariamente passada na Premier League, onde chegou a sagrar-se campeão. Com a Seleção Nacional, venceu por duas vezes a Liga das Nações.
Abel Ferreira esteve ao serviço do Sporting, enquanto treinador, entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B. O técnico foi despedido na pré época da temporada 2014/15 por divergências com Bruno de Carvalho, segundo o próprio: "No ano seguinte (2013/14) fui promovido à equipa B e terminámos no 6º lugar . Foi quando Bruno de Carvalho chegou Presidência do clube. Uma semana após começar a época (2014/15), ele despediu-me", disse, em 2019.