![Revelada mensagem de Rui Borges aos jogadores depois do Porto - Sporting](/storage/media-items/images/2025/02/rui-borges-porto-sporting_20250209080514.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Legia de Varsóvia perdeu, por 1-0, diante do Piast, em jogo válido para a 20.ª jornada da Ekstraklasa. Vladan Kovacevic foi titular pela primeira vez desde que deixou o Sporting, a título de empréstimo, e teve uma estreia amarga, 'oferecendo' o golo da vitória ao adversário num lance em que não foi bem batido, ficando mal na 'fotografia'.
Apesar do favoritismo, o atual quarto classificado do campeonato polaco saiu derrotado da visita ao terreno do emblema da cidade de Gliwice. O único golo do encontro foi marcado pelo espanhol Jorge Félix, aproveitando uma saída atabalhoada do guardião bósnio que, num canto, socou a bola para zona proibida, deixando o esférico à mercê do avançado.
Sem espaço em Alvalade, muito devido aos erros que cometeu em jogos que custaram pontos e até troféus (Supertaça Cândido de Oliveira) ao Sporting, o 'camisola 13' dos leões foi cedido ao Legia, de forma a ter tempo de jogo, uma vez que custou 4,8 milhões de euros aos cofres dos verdes e brancos.
O negócio contempla um empréstimo até ao final da temporada, com o Sporting a pagar parte do salário do guardião bósnio. O Legia, apesar do interesse no jogador, não terá uma cláusula de compra obrigatória, tampouco a opção de poder contratar o atleta no final da cedência.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 5 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Assista ao lance do golo:
Cónegos queixam-se de uma grande penalidade por assinalar já depois dos 90 minutos e especialistas apontam erro claro de Bruno Costa, árbitro do enconteo
|
O Benfica venceu o Moreirense, por 3-2, num encontro marcado por polémicas na arbitragem de Bruno Costa. Já em tempo de compensação, os cónegos pediram grande penalidade por mão de Florentino Luís, mas o juiz nada assinalou, apesar da evidência do lance. Jorge Coroado não tem dúvidas e garante que a jogada era passível de castigo máximo a favor dos comandados de César Peixoto.
"Comparando com o penálti assinalado aos 3' (a favor dos encarnados) pergunta-se: ter o braço no meio das pernas é posição normal? Penálti claro que ficou por sinalizar", explicou o antigo árbitro, em declarações ao jornal O Jogo, apontando para um claro favorecimento dos encarnados numa partida que se revelou bastante complicada.
José Leirós faz uma análise semelhante ao lance, afirmando que "Florentino, na movimentação em desequilíbrio, movimentou o braço e a mão para intercetar a trajetória da bola para esta não passar, jogando com o braço". O resultado final foi uma "grande penalidade por assinalar" a favor dos cónegos, que podia ter dado o empate à turma visitante.
Fortunato Azevedo também é perentório, garantindo que a decisão de Bruno Costa e respetiva equipa de arbitragem beneficiou o Benfica de forma evidente: "Florentino, de forma deliberada, joga claramente a bola com o braço. Penálti claro que o VAR Luís Ferreira, que demonstrou uma vez mais não ter qualidades técnicas para a função, não viu".
Os encarnados somam três pontos numa jornada em que o Sporting acabou por empatar no Dragão, diante do Porto (1-1). Os leões tiveram duas grandes penalidades por assinalar e os especialistas apontam ainda um tremendo ato de teatro no lance da expulsão de Ousmane Diomande, com Fábio Vieira a simular uma agressão do central leonino.
Veja o lance:
Treinador dos verdes e brancos temeu o pior, mas Unidade de Performance do Clube de Alvalade deu parecer positivo na situação do atleta
|
João Simões saiu lesionado da visita do Sporting ao Estádio do Dragão. O médio sofreu uma entrada dura de Stephen Eustáquio - criticada pelos especialistas - e ficou com muitas queixas no joelho, obrigando Rui Borges a fazer entrar Zeno Debast. Apesar do susto, o técnico verde e branco já sabe que não irá perder o internacional jovem português para os próximos encontros.
O 'camisola 52' dos leões foi visto pela Unidade de Performance da Academia Cristiano Ronaldo, não sendo detetada qualquer lesão. O jogador não ficou às ordens do departamento médico dos verdes e brancos, realizando a sessão de treinos - neste caso de recuperação, como os titulares do Clássico - sem qualquer problema.
"Parece traumático e espero que não seja nada de grave. Não tenho essa informação ainda", disse o treinador do Sporting no final da partida frente aos dragões, mostrando-se visivelmente preocupado com a possibilidade de poder perder mais um jogador, numa altura em que os verdes e brancos têm sido devastados por lesões.
Apesar do susto, João Simões está apto para a receção ao Dortmund, marcada para as 20h00 da próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro. Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Geny Catamo são, para já, as únicas baixas no plantel dos leões e vão falhar o duelo com os germânicos, válido para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 2,5 milhões de euros - soma 15 jogos pela equipa principal, nos quais disputou 688 minutos, tendo feito um golo, frente ao Nacional, e uma assistência, diante do Bolonha na Liga dos Campeões. O médio fez ainda três encontros nos juniores (sub-19) e nove nos B's.
Assista ao lance da lesão:
Antigo treinador dos verdes e brancos assistiu à partida diante do Porto e massa associativa do Clube de Alvalade torce o nariz à situação
|
Como vem sendo habitual desde a temporada passada, o plantel do Sporting foi, mais uma vez, observado por grandes tubarões no Clássico com o Porto. Aston Villa, Inter, Atalanta, PSG, Atlético de Madrid e Marselha foram alguns dos clubes que enviaram emissários ao Estádio do Dragão, com destaque para o Manchester United de Ruben Amorim.
De forma a tirarem notas sobre os craques leoninos, representantes dos emblemas acima mencionados assistiram 'in loco' ao encontro, que terminou empatado 1-1 e com muita polémica da equipa de arbitragem chefiada por João Pinheiro - o que motivou um 'apertão' de Frederico Varandas a Fernando Gomes, tal como revelou em Exclusivo o Leonino.
Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres são os nomes mais observados pelos grandes tubarões europeus, que vão rondando Alvalade na esperança de conseguir um bom negócio por um dos maiores ativos do plantel do Sporting, mas a SAD tem pulso firme.
Ruben Amorim é muito apreciador dos oito craques leoninos, tendo lançado na equipa principal ou contratado todos os jogadores mais cobiçados dos verdes e brancos. No entanto, é em Geovany Quenda e Viktor Gyokeres que o treinador tem os dois maiores desejos. Certo é que ambos têm cláusulas de rescisão fixadas nos 100 milhões de euros.
Além dos vários clubes europeus, Farense e Estrela da Amadora também estiveram presentes no Estádio do Dragão, de modo a tirarem notas de um eventual empréstimo futuro. Vale recordar que o Sporting tem Diogo Travassos cedido aos tricolores e Samuel Justo ao aos algarvios.