
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Foi há precisamente 15 anos que o Sporting CP perdeu a final da então Taça UEFA, jogada no Estádio José Alvalade, diante do CSKA de Moscovo, por 3-1. Em declarações à Agência Lusa, José Peseiro, que, à data, era o treinador dos leões, recordou a final diante dos russos, bem como o jogo frente ao SL Benfica, que ditou que os leões não se sagrassem campeões nacionais.
“Vi o jogo pela primeira vez agora há pouco tempo e o nosso final não foi assim tão mau como sempre esteve presente na minha cabeça ao longo destes anos. Mas foi marcado por um menor equilíbrio emocional, menor tranquilidade, um estado de ansiedade e de descontrolo”, começou por afirmar José Peseiro. Sobre o jogo com os encarnados, José Peseiro não tem dúvidas em afirmar que o golo de Luisão deveria ter sido invalidado por falta do brasileiro sobre o guarda-redes leonino (Ricardo).
Contudo, no entender no treinador português, o desfecho do encontro com o CSKA foi muito influenciado pela derrota averbada uns dias antes frente ao eterno rival e que acabaria por ditar o título dos encarnados: “Mais do que pelo que estava a acontecer, isso foi determinado pelo resultado quatro dias antes. A derrota na Luz, para além de nos ter tirado um título - porque um empate bastava-nos, ficava a faltar-nos um jogo em casa -, deixou-nos uma auréola negativa".
José Peseiro acredita que esse aspeto fez-se sentir sobretudo depois do golo de Aleksey Berezutskiy, aos 57 minutos, que empatou a partida: “Passar da ideia de podermos ganhar tudo a podermos não ganhar nada pesou muito. Só sentir que podíamos ganhar a Liga dava-nos conforto. A gestão do empate não foi bem feita precisamente por isso. Vendo agora à distância, a derrota na Luz marcou-nos”.
O agora selecionador da Venezuela recorda também um lance infeliz em que “a bola bate na perna do Rogério, vai ao poste e vai ter ao guarda-redes”. No contra-ataque, o CSKA faz o 3-1, por intermédio de Vagner Love e mata a partida. Sobre esse momento, Peseiro considera que “se tivéssemos feito esse 2-2, éramos nós que estávamos por cima e podíamos ter ganho a Taça UEFA, mas isso não esconde a época extraordinária que fizemos. Gostaríamos de ter vencido e acho que, eu e os jogadores, merecíamos. Jogando em casa, perante o nosso público e dadas as expectativas que criámos, era o momento de vencer, mas não conseguimos”.
Todavia, o treinador português também guarda boas memórias da caminhada europeia dos leões: “Lembro da grande festa de estarmos pela segunda vez na história do Sporting numa final europeia, que começou numa meia-final extremamente emotiva. Lembro-me da grande emoção que foi jogarmos essa final, o trajeto desde a academia, a emoção no estádio, que estava cheio, a forma como fomos recebidos, o golo extraordinário que nos colocou na frente, o controle praticamente total que tivemos do jogo até aos 60 minutos”.
Jogador muito cobiçado pelo Clube de Alvalade é reforço das águias e prepara-se para rubricar um vínculo de longa duração com os encarnados
|
Amar Dedic é reforço do Benfica e deverá assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas com o clube da Luz. O lateral-direito internacional bósnio - que esteve na lista de reforços do Sporting, no mercado de janeiro – troca os austríacos do Red Bull Salzburgo pelos encarnados, a troco de 10 milhões de euros.
A informação é avançada por Fabrizio Romano – jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Amar Dedic compromete-se, assim, com o Benfica até 2030 e a oficialização do negócio deverá acontecer nos próximos dias. O jogador de 22 anos já realizou os habituais exames médicos.
Recorde-se que o Sporting tentou contratar Amar Dedic, no passado mercado de janeiro, sem sucesso. Os responsáveis do Clube de Alvalade estariam dispostos a pagar cerca de 16 milhões de euros ao Red Bull Salzburgo, mas o Marselha antecipou-se e o lateral-direito acabou mesmo por ser emprestado ao emblema francês na segunda metade da temporada 2024/25.
Agora, o Benfica desembolsa cerca de 10 milhões de euros pela contratação de Amar Dedic. Vale sublinhar que o valor de mercado do internacional bósnio desceu consideravelmente ao longo da última temporada. A passagem pelo Marselha não correu bem ao jogador, no plano individual, sendo que as suas prestações não convenceram os responsáveis do emblema gaulês a acionar a cláusula de opção de compra.
Em 2024/25, Amar Dedic – avaliado em 12 milhões de euros – somou 25 jogos e seis assistências pelo Red Bull Salzurgo e foi emprestado ao Marselha, no mercado de inverno. No clube francês, o lateral-direito participou em 10 partidas na Ligue 1, tendo assinado um passe para golo, mas só foi titular em duas ocasiões. No plano internacional, o atleta de 22 anos soma 20 encontros e um remate certeiro ao serviço da seleção A da Bósnia.
Confira a publicação de Fabrizio Romano:
Jogador foi muito observado pelo departamento de scouting do Clube de Alvalade e agora pode rumar à equipa orientada pelo técnico português
|
José Mourinho quer levar Jota Silva para o Fenerbahçe. O jogador do Nottingham Forest que esteve na mira do Sporting - e já revelou que gostaria de voltar a trabalhar com Rui Borges - pode rumar à formação turca por empréstimo com opção de compra.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, a equipa orientada por Nuno Espírito Santo pode ceder o extremo internacional português, num negócio que será vantajoso para as duas partes. O avançado procura ter mais tempo de jogo, depois de uma temporada onde não teve a utilização desejada.
Já do lado da equipa de José Mourinho, o Fenerbahçe tenta evitar que o seu maior rival, Galatasaray, alcance o tetracampeonato na próxima temporada e procura compensar as saídas de Dusan Tadic e Allan Saint-Maximin do seu plantel.
Vale a pena recordar que o extremo-direito fez parte da lista de alvos do Sporting, depois de ser uma das figuras de maior destaque da equipa do Vitória Guimarães na época 2023/24, que foi merecedora de uma chamada à Seleção Nacional por parte de Roberto Martínez.
Depois de uma brilhante prestação na equipa da cidade berço, Jota Silva transferiu-se para o Nottingham Forest, a troco de 7 milhões de euros. Em 2024/25, o avançado cumpriu 1.226 minutos de utilização distribuídos por 38 jogos, nos quais conseguiu contribuir com cinco golos e três assistências.
Grego assume novo projeto na Liga Portugal, despede-se de jogador desejado pelos verdes e brancos e vai substituir Petit no comando técnico dos vilacondenses
|
Sotiris Silaidopoulos vai ser o novo treinador do Rio Ave. O Olympiacos já se despediu do seu antigo técnico adjunto, que irá abandonar Costinha - jogador que é interesse do Sporting, tal como avançado num Exclusivo Leonino - na equipa de Atenas.
Olympiacos: "Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos"
Através de uma publicação nas redes sociais, o clube helénico disse ‘adeus’ ao treinador de 46 anos, deixando uma mensagem de agradecimento: “Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos no Olympiacos! Deste o melhor na conquista dos dois primeiros títulos europeus da nossa equipa, na dobradinha em 100 anos da história gloriosa do clube, e no desenvolvimento dos atletas da academia”.
“Serás sempre um membro da nossa família e desejamos-lhe tudo de bom na carreira”, assim mencionado o futuro de Sotiris que, segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, deverá passar por substituir Petit no comando técnico da equipa do Rio Ave.
Desta forma, o treinador natural da cidade de Kos vai abandonar Costinha, que é interesse do Sporting neste mercado de transferências. Frederico Varandas pretende apresentar uma proposta de 5 milhões de euros pelo internacional jovem português, que poderá ser a alternativa a Georgios Vagiannidis.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube do Pireu, ao vencer um campeonato e a Taça da Grécia.