Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“DERROTA NA LUZ MARCOU-NOS”

Em declarações à Agência Lusa, José Peseiro recordou derrota na final da Taça UEFA, em 2005, diante do CSKA

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

18 Mai 2020 | 16:51 |

Icon Comentário0

Foi há precisamente 15 anos que o Sporting CP perdeu a final da então Taça UEFA, jogada no Estádio José Alvalade, diante do CSKA de Moscovo, por 3-1. Em declarações à Agência Lusa, José Peseiro, que, à data, era o treinador dos leões, recordou a final diante dos russos, bem como o jogo frente ao SL Benfica, que ditou que os leões não se sagrassem campeões nacionais.


“Vi o jogo pela primeira vez agora há pouco tempo e o nosso final não foi assim tão mau como sempre esteve presente na minha cabeça ao longo destes anos. Mas foi marcado por um menor equilíbrio emocional, menor tranquilidade, um estado de ansiedade e de descontrolo”, começou por afirmar José Peseiro. Sobre o jogo com os encarnados, José Peseiro não tem dúvidas em afirmar que o golo de Luisão deveria ter sido invalidado por falta do brasileiro sobre o guarda-redes leonino (Ricardo).


Contudo, no entender no treinador português, o desfecho do encontro com o CSKA foi muito influenciado pela derrota averbada uns dias antes frente ao eterno rival e que acabaria por ditar o título dos encarnados: “Mais do que pelo que estava a acontecer, isso foi determinado pelo resultado quatro dias antes. A derrota na Luz, para além de nos ter tirado um título - porque um empate bastava-nos, ficava a faltar-nos um jogo em casa -, deixou-nos uma auréola negativa".


José Peseiro acredita que esse aspeto fez-se sentir sobretudo depois do golo de Aleksey Berezutskiy, aos 57 minutos, que empatou a partida: “Passar da ideia de podermos ganhar tudo a podermos não ganhar nada pesou muito. Só sentir que podíamos ganhar a Liga dava-nos conforto. A gestão do empate não foi bem feita precisamente por isso. Vendo agora à distância, a derrota na Luz marcou-nos”.

O agora selecionador da Venezuela recorda também um lance infeliz em que “a bola bate na perna do Rogério, vai ao poste e vai ter ao guarda-redes”. No contra-ataque, o CSKA faz o 3-1, por intermédio de Vagner Love e mata a partida. Sobre esse momento, Peseiro considera que “se tivéssemos feito esse 2-2, éramos nós que estávamos por cima e podíamos ter ganho a Taça UEFA, mas isso não esconde a época extraordinária que fizemos. Gostaríamos de ter vencido e acho que, eu e os jogadores, merecíamos. Jogando em casa, perante o nosso público e dadas as expectativas que criámos, era o momento de vencer, mas não conseguimos”.


Todavia, o treinador português também guarda boas memórias da caminhada europeia dos leões: “Lembro da grande festa de estarmos pela segunda vez na história do Sporting numa final europeia, que começou numa meia-final extremamente emotiva. Lembro-me da grande emoção que foi jogarmos essa final, o trajeto desde a academia, a emoção no estádio, que estava cheio, a forma como fomos recebidos, o golo extraordinário que nos colocou na frente, o controle praticamente total que tivemos do jogo até aos 60 minutos”.


Futebol

Exclusivo Leonino - Internacional português da Liga italiana no radar do Sporting

Clube de Alvalade está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências

Exclusivo Leonino - Sporting está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências
Exclusivo Leonino - Sporting está atento a vários talentos pelo mundo fora, e estudam as diferentes opções antes do início da janela de transferências

07 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Tiago Gabriel está referenciado pela Direção do Sporting, como um dos jovens talentos que os responsáveis verdes e brancos querem seguir de perto. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta do interesse dos leões no jogador do Lecce, da Serie A.


Tiago Gabriel é um defesa-central de 20 anos, que já alinhou em 15 partidas do Lecce na presente temporada, para além de também ser escolha regular nos convocados da seleção sub-21, em 2025/26.  Neste momento, é o terceiro jogador da Liga Italiana com mais duelos aéreos discutidos, e ganhos.


Apesar de o Sporting estar bem apetrechado, no que toca ao eixo da defesa, a verdade é que os leões já pensam na possibilidade de perder algumas peças importantes no setor defensivo. Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, que têm sido titulares habituais nas escolhas de Rui Borges, têm vindo a ser apontados a alguns dos mais ricos clubes da Europa nos últimos meses.


Por isso, o Sporting estuda opções, e um dos jogadores que estará referenciado é Tiago Gabriel. Um dos motivos do interesse dos leões no jovem defesa-central, para além das boas exibições esta temporada, é o facto de o jogador ter feito a sua formação no Clube de Alvalade, onde esteve entre 2014 e 2020.

Outro dos fatores que pode ajudar a um possível negócio são as boas relações que o Sporting mantém com o Lecce, emblema onde alinha Tiago Gabriel. Relembrar que, no verão de 2023, os leões efetuaram uma das compras mais caras da história do Clube a esse emblema da Serie A, na altura para resgatar o agora capitão de equipa, Morten Hjulmand.



Futebol

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo e pode acabar suspenso por gesto obsceno

Logo após ter assistido para o golo dos encarnados, futebolista e teve uma atitude inapropriada que pode sair caro ao futebolista encarnado

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo durante o dérbi com o Sporting e pode acabar suspenso por gesto obsceno
Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo durante o dérbi com o Sporting e pode acabar suspenso por gesto obsceno

06 Dez 2025 | 23:24 |

Icon Comentário0

O empate no dérbi entre Benfica e Sporting (1-1), desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, ficou marcado por uma provocação nos festejos do golo de Georgiy Sudakov. Amar Dedic decidiu ir ao encontro de Maxi Araújo, logo após ter assistido o internacional ucraniano e teve um gesto obsceno que pode sair caro ao jogador encarnado.


Quem se apercebeu do sucedido foi Morten Hjulmand, levando mesmo o capitão do conjunto de Rui Borges a pedir satisfações, ao passo que Vangelis Pavlidis ainda tentou abafar tais protestos do nórdico, numa altura em que a turma de José Mourinho festejava o golo.


Na sequência desse momento, o árbitro António Nobre fez questão de chamar os capitães Nicolás Otamendi e Morten Hjulmand à parte e pedir a ambos os futebolistas que acalmassem os colegas de equipa que viviam o jogo com os nervos à flor da pele.


Já na segunda parte, Maxi Araújo foi também atingido com duas garrafas, quando se preparava para fazer um lançamento de linha lateral. Tal aconteceu depois de mais um lance em que esteve picado com Richard Ríos, o que foi uma constante durante todo o encontro.

De recordar que Tiago Dantas, médio que esteve emprestado pelo Benfica ao Tondela, em 2021/22, foi suspenso por um jogo, após um gesto semelhante numa derrota caseira dos beirões contra o Sporting (3-1), além de ter sido multado em 82 euros pelo Conselho de Disciplina da FPF.


Veja o gesto:


Futebol

Dados mostram que Mourinho mentiu sobre Hjulmand; Médio do Sporting não é "intocável"

Após o empate entre Benfica e leões (1-1), técnico do clube da Luz afirmou que capitão dos leões não via cartões, mas números dizem o contrário

Mourinho disse que Hjulmand fazia muitas faltas, mas não via cartões; No entanto, médio do Sporting é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023
Mourinho disse que Hjulmand fazia muitas faltas, mas não via cartões; No entanto, médio do Sporting é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023

06 Dez 2025 | 19:43 |

Icon Comentário0

Após o empate entre Benfica e Sporting (1-1), José Mourinho afirmou que Morten Hjulmand é "intocável" e que não leva cartões apesar de fazer faltas. No entanto, os dados dizem precisamente o contrário. O capitão dos leões é dos que mais amarelos viu na Liga desde 2023.


Num total de 71 partidas disputadas (5.513 minutos) ao serviço dos verdes e brancos em três edições distintas do nosso campeonato, o futebolista dinamarquês foi admoestado com 26 cartões: viu 25 amarelos (dois deles no mesmo jogo) e um vermelho.


Neste ranking, o jogador leonino apenas é superado por Seba Pérez, que, em 69 duelos entre Boavista e Casa Pia (4.890'), viu os mesmos 26 cartões, mas divididos da seguinte forma: 22 amarelos e quatro vermelhos. O top-3 fecha com Matheus Pereira, do Santa Clara, que, nos 68 jogos (4.531) pelos insulares, viu os árbitros visaram-no por 23 vezes (22 amarelos e um vermelho).


Por outro lado, Nicolás Otamendi, durante este período, viu apenas 19 cartões (18 amarelos e um vermelho) em 74 jogos (6.535 minutos). Assim, os factos apresentados desmentem as afirmações proferidas por José Mourinho que tentou desviar as atenções por ter somado mais um jogo sem vencer à frente dos encarnados.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 20 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.798 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"
Futebol

Rafael Soares critica Geny e Trincão mas elogia um dos titulares: "Foi dos melhores do Sporting"

06 Dez 2025 | 16:54

Icon Comentário0
João Maria Jonet usa ironia para arrasar figura chave do Sporting: "Renovem para sempre"
Futebol

João Maria Jonet usa ironia para arrasar figura chave do Sporting: "Renovem para sempre"

06 Dez 2025 | 16:33

Icon Comentário0
Sporting com três baixas no treino pós-dérbi com o Benfica
Futebol

Sporting com três baixas no treino pós-dérbi com o Benfica

06 Dez 2025 | 16:13

Icon Comentário0