Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

DIRECTIVO ACUSA VARANDAS DE BOICOTAR E IMPEDIR APOIO AO SPORTING (COM IMAGEM)

Claque com largas críticas à Direção leonina

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

07 Dez 2022 | 11:39 |

Icon Comentário0

O grupo afeto ao Sporting, ‘Directivo Ultras XXI’, publicou um comunicado, na sua página do Facebook, no qual acusa a Direção do Clube de Alvalade de “boicotar” e “impedir” o apoio aos verdes e brancos. Em causa estão as cargas policiais das quais a claque foi alvo durante o dérbi de voleibol, diante do Benfica, no Pavilhão João Rocha, justificadas numa tarja com a inscrição “DUXXI”. Confira, na íntegra, o comunicado.

Depois de cargas policiais completamente injustificadas na bancada central do Pavilhão João Rocha, depois a Direção do Sporting Clube de Portugal ter decido - de forma inédita e inaudita - abdicar de receita de bilhética para tapar cadeiras e dessa forma impossibilitar a presença de sócios e adeptos atrás dos bancos de suplentes do Pavilhão João Rocha e depois de consecutivos episódios relacionados com a proibição de adereços de apoio ao nosso Clube, vivemos no passado fim de semana, durante o derby de Voleibol, mais um lamentável episódio de repressão e boicote ao apoio que prestamos às equipas das diversas modalidades do Clube. Nessa ocasião, a razão para uma intervenção policial foi a mera exibição de um pano, que havia sido exibido em jogos anteriores nesse mesmo dia e no fim de semana anterior, com as dimensões legalmente permitidas (inferior a 1m x 1m), apenas e só porque continha uma alusão ao nome e símbolo desta Associação legalmente constituída, tendo sido ordenada a sua remoção por alegada indicação do promotor do espetáculo desportivo, entenda-se, o Sporting Clube de Portugal. Esta situação, absurdamente violadora da Lei e das normas constitucionais que regem este País e ao arrepio dos direitos dos cidadãos e dos associados, pela sua gravidade e reiteração, motivou que os nossos associados presentes no Pavilhão João Rocha decidissem, como protesto, abandonar em bloco e de forma ordeira o mesmo, não tendo a nossa equipa de Voleibol qualquer culpa ou responsabilidade no sucedido. Para espanto dos presentes, inclusivamente de atletas e staff técnico, que assistiram no local, foi prontamente impedida a saída dos referidos associados, tendo os mesmos sido retidos no interior do Pavilhão durante um largo período de tempo e, posteriormente, encaminhados para o exterior, onde foram sujeitos a uma nova e humilhante revista policial que incluiu a remoção de artigos de roupa e calçado e, ainda, à recolha aleatória da sua identificação pessoal, sob ameaça de instauração de processos de contraordenação. Que fique claro que nunca saímos, nem sairemos, mais cedo de um recinto desportivo por qualquer resultado adverso das nossas equipas, como não o fizemos nesta situação em concreto. No entanto, não podemos continuar a tolerar nem a branquear o que tem vindo a suceder, de forma reiterada, a associados do Sporting Clube de Portugal, dentro das instalações do nosso Clube, com completa tolerância e quiçá conivência dos seus órgãos sociais. Depois de mais de 20 anos a apoiar incessantemente o Sporting Clube de Portugal, temos a certeza de que não merecemos, como nenhum outro associado ou comum cidadão merece, ser tratados desta forma, especialmente dentro da nossa própria casa. Como grupo, iremos ponderar e decidir o rumo a tomar, sendo certo e garantido que quem enverga e honra a nossa camisola e as nossas cores nunca deixará de contar com o nosso apoio, por muito que nos últimos tempos o tentem impedir ou boicotar. Directivo não se renderá!




Clube

Varandas toma posse no Sporting e avisa: "Neste país, quem é atacado com mentiras e se silencia..."

Presidente do Clube de Alvalade começou esta quarta-feira, 18 de março, o seu terceiro mandato à frente dos leões (2026-2030). Confira o discurso

Frederico Varandas tomou posse esta quarta-feira, dia 18 de março, para um terceiro mandato à frente do Sporting
Frederico Varandas tomou posse esta quarta-feira, dia 18 de março, para um terceiro mandato à frente do Sporting

18 Mar 2026 | 18:58 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas tomou posse esta quarta-feira, dia 18 de março, para um terceiro mandato à frente do Sporting (2026-2030) com um discurso marcado por balanço, ambição e mensagens fortes sobre o futuro do Clube, realizado no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.


Logo no arranque, o Presidente reeleito deixou um agradecimento especial a João Palma: "Agradecer ao Dr. João Palma toda a lealdade e coragem nestes dois mandatos. Não apenas eu, mas sobretudo o Sporting Clube de Portugal está-lhe grato para o resto da vida".


Frederico Varandas: "Algo tem de mudar nas eleições de 2030"


Varandas abordou também o processo eleitoral, apontando críticas ao sistema de voto por correspondência: "Temos de refletir quando temos 4 mil pessoas que votaram por correio, mas viram os seus votos inválidos pela complexidade e pelas exigências burocráticas do voto por correspondência. Algo tem de mudar nas eleições de 2030".

O líder leonino destacou a mensagem clara dos associados nas urnas e reforçou o caminho iniciado em 2018: "Os Sócios do Sporting falaram e disseram de sua justiça, de uma forma clara e inequívoca o que querem: querem que o Sporting continue a percorrer o caminho que demos início em setembro de 2018".


Frederico Varandas: "Hoje o Sporting vive das melhores fases da sua existência"

Numa análise ao momento atual, Frederico Varandas sublinhou o sucesso recente: "Hoje o Sporting, a par da época dos Cinco Violinos, vive das melhores fases da sua existência. Mais do que os inúmeros títulos conquistados nestes sete anos, o Sporting voltou a ter uma cultura e mentalidade de vitória".

"Desde 2018 o Sporting é o Clube em Portugal que mais venceu no futebol e nas modalidades. (…) Hoje os sócios do Sporting vivem do presente. Um presente de orgulho e glória. Os Sócios do Sporting são bicampeões nacionais e estamos nas oito melhores equipas da Europa", vincou.

O futuro também foi traçado com um objetivo claro: a modernização do estádio. "Neste terceiro mandato temos um grande objetivo pela frente: terminar uma obra que será emblemática e marcante na história do nosso Clube. Acabar a renovação do nosso estádio e integrar o Alvaláxia no nosso ecossistema, fazendo do Estádio José Alvalade um dos melhores e mais modernos da Europa".

Varandas deixou ainda uma promessa de princípios, mais do que de resultados: "Neste novo mandato, não prometemos nem venceremos sempre. (…) Há uma coisa que posso prometer aos Sócios do Sporting: é que na derrota ou na vitória atuaremos sempre com ética, integridade e dignidade".

Frederico Varandas: "Responderemos com força sempre que formos atacados com mentiras"

Num tom mais assertivo, o Presidente do Sporting avisou também que o Clube não ficará em silêncio perante ataques: "Responderemos com força sempre que formos atacados com mentiras, com calúnias e denunciaremos todas as práticas lamentáveis que hoje ainda existem no futebol português. Continuemos a caminhar, continuemos a crescer, continuemos a vencer. A missão continua. Com a mesma força, coragem e honra. Viva o Sporting!".


Clube

Já há data para tomada de posse de Varandas após reeleição no Sporting

Clube anuncia começo de 'nova' era, após categórica vitória por parte do ainda Presidente leonino no ato eleitoral frente a Bruno Sá

Sporting anunciou que, após a reeleição de Frederico Varandas, a tomada de posse dos novos órgãos sociais será feita no dia 18 de março
Sporting anunciou que, após a reeleição de Frederico Varandas, a tomada de posse dos novos órgãos sociais será feita no dia 18 de março

16 Mar 2026 | 16:46 |

Icon Comentário0

Eleito no sábado com 89,47 por cento dos votos dos sócios, contra os 6,28 por cento de Bruno Sá, Frederico Varandas garantiu o terceiro mandato como presidente do Sporting, preparando-se para liderar os destinos do emblema de Alvalade por mais quatro anos.


Desse mesmo modo, o Clube anunciou que a cerimónia da tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2026-2030 está agendada para esta quarta-feira, dia 18 de março, às 18h00, no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.


Frederico Varandas vai então liderar os destinos do Sporting durante 12 anos, de 2018 a 2030, só ficando atrás de João Rocha (que já ultrapassou como líder mais titulado), que presidiu os destinos do Clube de 1973 a 1986, ou seja, durante 13 anos.


De referir que o dia de sufrágio acabou por revelar uma forte mobilização dos Sportinguistas (Recorde AQUI). O ambiente foi marcado por grande entusiasmo entre os associados e o processo decorreu de forma tranquila. O resultado representa também a maior percentagem obtida por Frederico Varandas em eleições do Sporting.

Em 2018, quando foi eleito pela primeira vez após o turbulento período que se seguiu à crise que envolveu Bruno de Carvalho e à invasão à Academia Cristiano Ronaldo, venceu com 42,32% dos votos. Já em 2022 tinha reforçado a liderança ao alcançar 85,9%, superando então Nuno Sousa e Ricardo Oliveira.



Clube

Salema Garção elogia crescimento de figura chave do Sporting: "Início foi conturbado"

Antigo ‘team manager’ do emblema verde e branco lembra que primeiros tempos de pilar dos leões não foram algo complicados

Miguel Salema Garção, antigo ‘team manager’ do Sporting, reagiu à reeleição de Frederico Varandas defendendo que não se mostra surpreendido
Miguel Salema Garção, antigo ‘team manager’ do Sporting, reagiu à reeleição de Frederico Varandas defendendo que não se mostra surpreendido

16 Mar 2026 | 16:34 |

Icon Comentário0

Miguel Salema Garção, Sócio e antigo dirigente do Sporting, não se mostra surpreendido com a vitória categórica de Frederico Varandas no ato eleitoral de sábado. E nem a distância entre os dois candidatos - 89,47% contra 6,28 % - constitui uma surpresa para o gestor, que enalteceu o crescimento do atual dirigente máximo nos últimos anos


Miguel Salema Garção: "Era, obviamente, uma vitória esperada por parte de Frederico Varandas e seus pares"


"Era, obviamente, uma vitória esperada por parte de Frederico Varandas e seus pares. O incumbente tinha um capital adquirido nos dois anteriores mandatos em contraponto com o outro candidato, que, aliás, mostrou coragem e espírito de iniciativa ao ter ido a votos em circunstâncias bastante difíceis", considerou, em declarações ao jornal Record, antes de pormenorizar em que consistia o capital do Presidente reeleito.


"Refiro-me ao histórico de troféus conquistados nas várias modalidades, em que se destaca o futebol profissional e a notoriedade daí adjacente", ilustrou Salema Garção, avaliando, de seguida, a longevidade de Frederico Varandas no cargo.

Miguel Salema Garção: "É verdade que pode começar a falar-se de longevidade associada a Frederico Varandas"


"O início do primeiro mandato de Frederico Varandas foi conturbado. Não se imaginaria, nessa altura, que pudesse ter o caminho que veio a percorrer. Creio que há um ciclo antes da covid e outra pós-covid, ou, se preferirmos, antes de Amorim e depois de Amorim". 

Ao concluir, o antigo dirigente evitou comparações com o presidente que hoje dá nome à 'casa das modalidades' do Clube: "O presidente João Rocha marcou a história e várias gerações do do Sporting. Os tempos eram outros. Basta, por exemplo, assinalar que, nesses tempos, não havia o contexto digital. Hoje, há. Com o mandato que agora se inicia, é verdade que pode começar a falar-se de longevidade associada a Frederico Varandas."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Depois das dúvidas, Presidente da MAG explica 'confusão' nas eleições do Sporting
Clube

Depois das dúvidas, Presidente da MAG explica 'confusão' nas eleições do Sporting

15 Mar 2026 | 10:36

Icon Comentário0
Dois objetivos, Rui Borges e bocas de Farioli; Tudo o que disse Varandas após reeleição no Sporting
Clube

Dois objetivos, Rui Borges e bocas de Farioli; Tudo o que disse Varandas após reeleição no Sporting

15 Mar 2026 | 09:43

Icon Comentário0
Oficial! Frederico Varandas reeleito presidente do Sporting
Clube

Oficial! Frederico Varandas reeleito presidente do Sporting

14 Mar 2026 | 23:01

Icon Comentário0