
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu, 3-2, diante do Valongo, e foi eliminada da Liga dos Campeões, no passado dia 5 de maio. Na semana anterior, os verdes e brancos perderam, nos penáltis, frente ao Tomar, e falharam a conquista da Taça de Portugal. De momento, os comandados de Alejandro Domínguez apenas lutam pelo campeonato, e a claque Directivo Ultras XXI não deixa as exibições menos conseguidas passarem em branco. “De quem vão dizer agora que é o culpado? dos árbitros novamente? dos sticks? do piso? da bola? dos adeptos? Ou simplesmente e unicamente vossa?!”, lê-se, nas redes sociais da claque. “Continuem a passar a mão pela cabeça e a dizer a típica frase "apoiar sempre, principalmente nas derrotas" que a única coisa que vamos ter é isto... Campeões Nacionais? A jogar assim não vão e nem merecem ser! Respeito!”, atiram. De momento, o conjunto leonino está na primeira fase dos playoffs, onde irá enfrentar o Tomar, adversário que venceu os leões na final da Taça. A primeira partida está marcada para dia 11 de maio, pelas 19h30, no Pavilhão João Rocha. Confira a publicação:
Clube de Alvalade saiu derrotado do encontro por 2-1, depois de uma exibição desinspirada fora de casa, e tem de agora vencer para enfrentar dragões
|
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente à Sanjoanense por 2-1, após prolongamente, esta quarta-feira, dia 21 de maio, no jogo dois dos quartos de final dos play-offs do campeonato nacional. Após a vitória no primeiro encontro da eliminatória por 5-2, os leões estão obrigados a vencer a 'negra' para chegar às meias-finais.
Em duelo disputado em São João Madeira, após uma uma parte sem golos, o veterano Vítor Hugo (39'), ex-jogador do Sporting, bateu pela primeira vez Ângelo Girão. Num jogo emocionante e com lotação esgotada, os leões conseguiram empatar por Nolito Romero (42'), levando o jogo para prolongamento.
Aí, a equipa de Reinaldo Ventura marcou através de um livre direto soberbo anotado por Hugo Santos e garantiu o triunfo. A 12 segundos do fim, o Sporting ainda festejou, mas o golo foi anulado, o que motivou muitas queixas por parte da equipa verde e branca.
Com esta derrota - a oitava em 44 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch sabem que vão enfrentar o Porto, que bateu a Juventude Pacense, caso passem à próxima fase. As meias-finais, neste caso, disputam-se à melhor de cinco partidas.
Segue-se assim o terceiro jogo da eliminatória contra a Sanjoanense. Os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 24 de maio, às 16h00, no Pavilhão João Rocha, para tentar carimbar a presença nas meias finais da Liga e seguir na luta pelo título que foge desde 2020/21.
Depois de uma vitória segura, os leões preparam-se para novo embate onde a pressão aumenta e a margem para erros é cada vez menor
|
O Sporting desloca-se esta quarta-feira a São João da Madeira para o segundo jogo dos quartos de final dos play-offs do Campeonato Nacional de hóquei em patins, frente à Sanjoanense, às 21h00. Depois de vencer o primeiro encontro por 5-2, os leões estão a uma vitória de carimbar a passagem às meias-finais.
"Não podemos pensar que o próximo jogo será igual ao primeiro"
Apesar da vantagem, João Souto fez questão de sublinhar que nada está garantido e alertou para as dificuldades de jogar fora de casa. "Não podemos pensar que o próximo jogo será igual ao primeiro, porque não vai ser, certamente. Esta equipa da Sanjoanense, em casa, com o excelente pavilhão que tem e sempre cheio com adeptos muito fervorosos, cria sempre muitas dificuldades aos adversários e galvaniza-se. Podemos esperar uma equipa adversária organizada como esperámos aqui (Pavilhão João Rocha), mas certamente com níveis de agressividade e combatividade ainda mais elevados e no ataque a criar-nos mais perigo do que aqui”, afirmou o avançado leonino.
Para João Souto, a paciência será fundamental para ultrapassar o adversário, especialmente perante uma defesa sólida.“Foi muito importante a paciência que tivemos no jogo em nossa casa e que, se calhar, será ainda mais importante no jogo em São João da Madeira, porque é uma defesa fechada e baixa. Nós temos de ser pacientes, não desesperar e não achar que vamos marcar golos logo nos primeiros minutos, porque pode não acontecer. A equipa Sanjoanense tem muita qualidade e certamente vai defender forte. Temos de ter essa paciência e depois melhorar alguns aspetos, como a saída em transição, que é um momento importante e nós aqui em casa não o fizemos muito. Quando o fizemos, fizemos golos” , explicou.
O jogador destacou ainda que a competição se decidirá nos detalhes e apelou à concentração total da equipa. “Quem se apresentar mais forte a nível físico e mental nesta fase tira sempre vantagem”, realçou. Por fim, João Souto reforçou que a abordagem do grupo será jogo a jogo, sem projeções para fases seguintes.
“Não fazemos futurologia, não pensamos em quem nos vai calhar nas 'meias', se passarmos, ou na final. Pensamos jogo a jogo, encaramos este adversário, a Sanjoanense, que é muito difícil, e, depois, se na quarta-feira as coisas correrem como desejamos e passarmos, aí sim, começamos a pensar e a preparar o próximo adversário”, rematou.
Técnico que passou, recentemente, com sucesso pelo Clube de Alvalade prepara-se para assumir o comando técnico dos encarnados
|
Alejandro Domínguez, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting, está livre no mercado e é uma forte hipótese para assumir o comando técnico do Benfica. O argentino, que também estará no radar do Porto, prepara-se para regressar ao clube da Luz, que treinou entre 2019 e 2021.
De acordo com a informação avançada pela página ‘Info Hockey’, Alejandro Domínguez é pretendido por águias e dragões, embora as negociações com os encarnados estejam numa fase bem mais adiantada. O treinador de 54 anos deve mesmo chegar a Lisboa, nos próximos dias, para assinar contrato com o Benfica, válido a partir da próxima temporada.
Vale lembrar que Alejandro Domínguez treinou o Sporting entre 2022 e 2024. No total, o técnico orientou os verdes e brancos em 100 jogos, com o saldo de 68 vitórias, 14 empates e 18 derrotas. A equipa marcou 472 golos e sofreu 287. Em termos de títulos, o argentino guiou os leões, na temporada passada, à conquista da quarta Liga dos Campeões do seu palmarés.
No campeonato nacional, Alejandro Domínguez levou o Sporting à final, em 2022/23, e às meias-finais, em 2023/24. Na primeira época no Clube de Alvalade, foi também finalista vencido da Taça de Portugal. Além dos leões e dos encarnados, o treinador de 54 anos já orientou o Reus e foi selecionador das equipas masculina – pela qual venceu um Campeonato da Europa - e feminina de Espanha.
No final da última época, Alejandro Domínguez deixou o comando técnico do Sporting, numa decisão que se deveu a motivos pessoais, uma vez que a esposa do treinador argentino se encontrava a lutar contra uma doença grave. O sucessor foi Edo Bosch que, na presente temporada, soma 33 vitórias, três empates e sete derrotas, ao leme dos verdes e brancos. O técnico espanhol de 49 anos já conquistou a Taça de Portugal e, nos quartos de final do Campeonato Placard, mede forças com a Sanjoanense.
Confira alguns dos melhores momentos do último encontro entre o Sporting e o Benfica: