
Futebol
Roy Keane indica substituto de Ruben Amorim no United; Ex Sporting por um fio
10 Out 2025 | 09:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Out 2024 | 08:03 |
Uma das principais questões dirigidas a Rúben Amorim neste arranque de temporada passa pelo dono da baliza do Sporting. Vladan Kovacevic foi a aposta do treinador no início da época, mas, graças a uma lesão, Franco Israel assumiu a posição e, até agora, ainda não a largou. Frente ao Portimonense, para a Taça de Portugal, o bósnio terá uma nova oportunidade, que acabou por ser comentada por Beto Pimparel, antigo guarda-redes dos leões, dando algum favoritismo ao uruguaio.
"Cada um deles já teve o seu momento, vamos chamar-lhe de titular. Começou a época o Kovacevic, depois houve alteração, entrou o Franco e tem cumprido, tem tido um rendimento de acordo com as expetativas. É um guarda-redes que se encaixa muito bem no perfil da equipa, na forma de jogar, principalmente com bola, porque depois na parte mais específica de guarda- redes são completamente diferentes. São dois guarda-redes com muito valor, continuo a dizer que o Kovacevic é um belíssimo guarda-redes, que ainda não conseguiu expor no campo todo o seu potencial, tudo aquilo que consegue fazer, seja por questões de confiança ou adaptação, mas tem muito mais para dar. Mas, agora, se calhar é o momento do Franco, que se perfila para dar continuidade na baliza do Sporting", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola.
"É bom que os guarda-redes coloquem dúvidas ao treinador, é sinal que existe qualidade porque quando um é demasiado óbvio significa que o outro é muito desnivelado. Agora, tudo também tem a ver com o momento, com os objetivos que o Rúben Amorim tem para os jogos e há uma em que, na minha opinião, o Amorim é perito, que é a gestão. Tem uma forma de gerir o plantel muito positiva, manter toda a gente competitiva, motivada e é uma posição muito específica. O guarda-redes que está a jogar também precisa de alguma estabilidade, de sentir que não é ao mínimo erro que pode sair da baliza. É uma posição muito complicada, complexa, onde o fator psicológico é verdadeiramente importante", atirou ainda, comparando a ligação dos dois jogadores com o público leonino, que é maior com Israel.
"Cabe -lhe ter minutos e dar boas respostas para criar essa mesma ligação de confiança e emocional com os adeptos, porque acredito muito que quando existir essa ligação o Kovacevic vai soltar-se muito mais e isso vai-se notar na sua prestação e rendimento", vincou o ex-leão, dando a sua opinião sobre aquela que deverá ser o pensamento do técnico do Sporting.
"Acho que o Rúben Amorim tem definido, neste momento, e sublinhar neste momento, uma clara ideia de dar continuidade ao Franco, em certas e determinadas competições, e, portanto, acredito que o Kovacevic jogará a Taça de Portugal e depois voltará o Franco Israel na Liga dos Campeões, mantendo a sua estrutura base da equipa para esse confronto", concluiu Beto.
Estrutura do Clube de Alvalade não tem tido vida facilitada com o jogador que ainda pertence aos quadros da SAD verde e branca até ao final da época
10 Out 2025 | 12:22 |
Jeremiah St. Juste acabou 'desmentido' pela imprensa nacional, após recorrer às redes sociais para deixar a dúvida sobre se está atualmente lesionado ou não. Ao que parece, o jogador está mesmo entregue à Unidade de Performance do Sporting há dez dias.
De acordo com o jornal O Jogo, o central neerlandês lesionou-se a 1 de outubro, o que impossibilitava a sua utilização na equipa B mesmo se João Gião assim o desejasse, uma vez que já falhou os trabalhos da formação secundária dos leões antes da partida frente ao Leixões, do último domingo.
"Não acreditem em tudo o que lêem na comunicação social", escreveu Jeremiah St. Juste, numa publicação partilhada através dos stories da sua conta pessoal do Instragram que, mais tarde, até acabaria por eliminar das suas redes sociais.
O defesa ainda não participou em qualquer partida esta época - apesar de ter estado no banco na Supertaça, que terminou com derrota dos leões por 1-0 frente ao Benfica) e de ter sido expulso no banco de suplentes - e está a cumprir os últimos meses ao serviço do Sporting.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Jogador brasileiro chegou por empréstimo do Flamengo no último mercado de transferências e agora pode ter novidades à sua espera em Alvalade
10 Out 2025 | 11:48 |
De regresso do Mundial de sub-20, Rayan Lucas tem novidades das boas à sua espera do Sporting. O jogador tem sido observado atentamente por Rui Borges que, fruto do calendário caótico dos leões para o próximo mês, pode optar por dar os primeiros minutos ao brasileiro na equipa A.
Apesar de ter chegado a Alvalade para reforçar a turma secundária dos leões, acabou por integrar o estágio de pré-época da A e, uma vez que o calendário vai começar a apertar para os comandados de Rui Borges, o médio de 20 anos é visto como uma opção real. Será sobretudo a pensar na Taça de Portugal (Paços de Ferreira, 18) e Taça da Liga (Alverca, 26) que o jogador poderá almejar minutos.
Vale lembrar que o canarinho foi emprestado pelo Flamengo no início da temporada, no entanto, pode ser contratado pelo Sporting em definitivo, assim que os leões exerçam a sua opção de compra, que pode ser ativada com o pagamento de 4 milhões de euros.
Rayan Lucas tem impressionado Rui Borges nestes primeiros meses de trabalho no Sporting, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo. O jogador chegou a Alcochete para evoluir e crescer na turma secundária, mas as boas indicações dadas podem valer-lhe a estreia pela equipa A num futuro próximo.
Neste início de temporada, Rayan Lucas soma já quatro partidas ao serviço da equipa B do Sporting, sempre na condição de titular. No total, soma já 304 minutos sob o comando de João Gião. O médio brasileiro também já foi convocado para compromissos do plantel principal, mas acabou os encontros enquanto suplente não utilizado.
Responsáveis verdes e brancos já terão informado o jogador das suas pretensões, mas não será o único a ter um novo contrato em mãos
10 Out 2025 | 10:51 |
O Sporting vai garantir a renovação de Diego Callai, tal como o Leonino já havia avançado, em Exclusivo. No entanto, além do guarda-redes da equipa B, também Salvador Blopa está na calha das extensões de contrato dos verdes e brancos.
A informação está a ser adianta pelo jornal A Bola, que revela ainda a confiança da estrutura verde e branca nos dois jogadores, que são vistos como peças importantes do conjunto secundário do Clube de Alvalade para a presente temporada e, ainda, para o futuro do Sporting.
De acordo da mesma fonte, ambos os atletas já estão a par das intenções dos leões para o seu futuro e do novo contrato por assinar, sendo que deverão ter mais cinco anos de extensão cada um. Para já, continuarão a ganhar espaço e evolução na equipa B, mas o objetivo é que subam ao plantel de Rui Borges.
Vale recordar que, ainda no mercado de verão, o Sporting acabou por fazer uma desfeita a Callai. Aquando da saída de Franco Israel para o Torino, o guarda-redes acreditava que poderia ser o suplente de Rui Silva, mas os leões fizeram regressar João Virgínia para 'número dois' de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – soma seis partidas, todas na Liga 2. Pela equipa B dos leões, comandada por João Gião, o guarda-redes disputou todos os 540 minutos possíveis, sofrendo apenas dois golos.