Futebol
Bernardo Palmeiro ainda não está livre de sair do Sporting, mas há boas notícias
19 Nov 2025 | 12:51
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2025 | 14:54 |
Iván Fresneda e Geny Catamo devem ser geridos na próximo partida do Sporting, frente ao Marinhense, a contar para a Taça de Portugal. A dupla verde e branca esteve ao serviço das respetivas seleções nacionais, onde acabou por acumular algum desgaste físico.
Depois de uma tripla folga concedida ao plantel, Rui Borges e a sua equipa técnica voltam aos treinos, esta quarta-feira, para continuar a preparação da partida com o Marinhense. Na próximo sessão, Rui Borges já vai ter alguns internacionais de volta, e começar a perceber os índices físicos que trazem das equipas nacionais.
Apesar da partida com o Marinhense apresentar um nível de dificuldade mais baixo que o normal, o Sporting enfrenta o Club Brugge, para a Liga dos Campeões, apenas alguns dias depois, e tem no horizonte, também, o dérbi com o Benfica, marcado para dia 5 de dezembro. Por isso, torna-se imperativo gerir o plantel, com especial atenção para os jogadores que somaram muitos minutos nas seleções.
Um desses casos é o de Iván Fresneda. O lateral direito espanhol esteve ao serviço da seleção sub-21 de Espanha durante a pausa para seleções FIFA. Apesar do golo e da assistência no último encontro, somou 180 minutos nas duas partidas que realizou, pelo que deve ser poupado por Rui Borges no próximo encontro. Vagiannidis não disputou o último jogo da Grécia, pelo que é favorito para a titularidade com o Marinhense.
Outro caso semelhante é o de Geny Catamo. O extremo moçambicano também foi totalista no duplo confronto de Moçambique, deixando, então, a porta aberta para a titularidade de Geovany Quenda, que apenas disputou 71 minutos nesta pausa para seleções FIFA, ao serviço da equipa sub-21 das quinas.
Defesa lateral-direito do Clube de Alvalade atingiu um registo muito importante na sua carreira, no último jogo que realizou, durante a pausa das Seleções
19 Nov 2025 | 14:40 |
Iván Fresneda revelou que cumpriu um "sonho", depois de marcar ao serviço da Seleção nacional espanhola sub-21. O defesa-lateral direito do Sporting foi convocado para representar Espanha, e acabou por ser essencial para a vitória na qualificação para o europeu da categoria.
A Espanha bateu a congénere da Roménia por 2-0, na última terça-feira, dia 18 de novembro, com uma assistência e um golo de Iván Fresneda. O lateral do Sporting foi eleito homem do jogo, naquela que também foi a sua estreia a marcar pela Seleção espanhola.
O jogador verde e branco mereceu destaque da Real Federação Espanhola de Futebol, pelo desempenho no jogo com a Roménia. O conjunto espanhol destacou a sua prestação pela equipa sub-21, preparando um conjunto de melhores momentos do lateral do Sporting, numa publicação que pode ser vista na rede social Instagram.
A Federação espanhola também recolheu a reação de Iván Fresneda á assistência e ao golo que marcou no jogo com a Roménia: "No primeiro golo fiz um cruzamento e a bola saiu redonda o Gonzalo Garcia que é um grande avançado e não perdoou".
"Depois foi uma jogada de entendimento e meti a a bola lá dentro (...) Sempre sonhei marcar pela seleção. Já o tinha feito pelo meu clube e agora consegui fazê-lo pela seleção", explicou, a terminar, Iván Fresneda, que agora regressa ao Sporting, com os índices de motivação em alta.
Treinador verde e branca tem, pela frente, mais um encontro da prova rainha, mas está a trabalhar um conjunto alternativo, com algumas caras novas
19 Nov 2025 | 14:23 |
Rui Borges está a preparar-se para estrear mais jogadores na equipa principal do Sporting, no próximo encontro dos leões, frente ao Marinhense. O treinador verde e branco encontra-se a trabalhar a partida da Taça de Portugal, que se disputa no próximo sábado, pelas 18h00, e onde várias caras novas podem surgir.
Tal como fez na Taça da Liga, contra o Alverca, Rui Borges quer usar a formação do Sporting para suprir as ausências que se fazem sentir, e o pesado calendário dos leões. Tendo em conta o jogo da Liga dos Campeões alguns dias depois, os seis lesionados que tem no plantel, e a rotação que alguns internacionais tiveram durante a pausa de Seleções FIFA, o treinador considera importante introduzir algumas caras novas na equação.
A medida também pretende premiar o trabalho feito pelos jovens verdes e branco na equipa B dos leões. Segundo avança o jornal Record, um dos jogadores na pole position para se estrear na equipa principal é Manuel Mendonça, que tem estado em bom plano no conjunto secundário do Sporting, e que está de regresso dos trabalhos da seleção portuguesa sub-20.
Outro nome que estará perto de jogar na equipa principal é Gabriel Silva, que chegou a ser convocado por Ruben Amorim para uma deslocação ao Nacional. O avançado sabe que tem uma boa oportunidade para somar minutos ao mais alto nível, tendo em conta a lesão de Ioannidis, e a longa viagem de Luis Suárez de volta a Portugal.
De resto, nem só de estreias será feito o jogo da Taça de Portugal. Rui Borges mantém olhar atento nalguns jogadores da formação do Sporting que já se estrearam na equipa principal, e que podem voltar a merecer minutos, como Salvador Blopa, Flávio Gonçalves, Lucas Anjos ou Bruno Ramos. Os próximos treinos na Academia Cristiano Ronaldo serão importantes para as decisões do treinador verde e branco, sem esquecer que a equipa B joga apenas algumas horas depois da equipa principal, no domingo de manhã
Em entrevista exclusiva ao nosso Jornal, conhecido adepto dos verdes e brancos deixou algumas palavras menos positivas sobre o central e a defesa dos leões
19 Nov 2025 | 14:03 |
Em entrevista exclusiva ao Leonino, José Pina abordou a atualidade do Sporting, tal como as pressões do Porto a Fábio Veríssimo. Quanto às opções de Rui Borges, o comentador e adepto do Clube de Alvalade deixou algumas críticas a Ousmane Diomande e pediu reforços para o mercado de inverno.
Relativamente ao discurso de Frederico Varandas na Gala Rugidos de Leão, o argumentista explica que era imperativo que fosse tomada uma posição, face ao ruído dos rivais: "Tinha de dar uma resposta, principalmente ao Presidente do Porto, mas eu utilizaria outras palavras. Não usaria termos como 'bafio'. Dizia uma coisa assim mais atual. Podia ter sido mais subtil e mais sofisticado, mas tinha de ser respondido. Os nossos rivais não podem fazer o que querem. Nem sei como é que não houve um castigo a sério por causa do caso com Fábio Veríssimo. É quase uma tortura psicológica", começa por dizer.
J. Pina: "O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... "
O guionista debruçou-se, de seguida, sobre as lacunas no plantel leonino: "Estou a começar a ver ali problemas na defesa. Devíamos ter um central que fosse uma alternativa credível. O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... Tirando as lesões, precisamos ali de um central. Estamos a sofrer golos que não devíamos ter sofrido", salienta, acreditando, ainda assim que o Clube de Alvalade continua a ser favorito ao título.
"Neste momento, o Sporting é favorito. Não sei se é o principal, mas é favorito. É o campeão em títulos e isso dá o ânimo aos outros rivais. São três pontos de diferença para o primeiro lugar. O Porto está melhor do que eu esperaria e o Benfica pior", afirma.
J. Pina e as críticas a Rui Borges: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo"
José Pina desvalorizou ainda as críticas de que Rui Borges foi alvo, nomeadamente o de não ter "nível intelectual" para orientar um Clube com a dimensão do Sporting: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo. Jorge Jesus não é nenhum mestre da linguística e que mete as equipas a jogar futebol. A equipa está a jogar minimamente bem. Noto é que, nos jogos grandes, a coisa não carbura da mesma maneira. Contra Benfica e Porto, o Sporting nunca me parece melhor. É o único reparo a fazer ao Rui Borges. Portanto é para continuar e esquecer essa coisa do 'nível intelectual'", conclui.