
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de concluída a temporada desportiva, as obras que decorrem no Estádio José Alvalade vão registar um avanço significativo. O reduto do Sporting recebe, este sábado, a final da Liga dos Campeões de futebol feminino entre Arsenal e Barcelona, e, a partir daí, a empresa espanhola Inexo vai acelerar os trabalhos, com o intuito de estarem concluídos antes dos primeiros jogos da próxima época.
O Estádio José Alvalade sofrerá mudanças profundas, com destaque para a eliminação do fosso que rodeia o relvado. O projeto, que representa um investimento de 50 milhões de euros do Sporting, também prevê mudanças no tapete verde do recinto leonino, que será rebaixado entre 60 centímetros e 1.5 metros, bem como nas bancadas e na Praça Centenário. A conclusão das obras está prevista para 2026.
A empresa espanhola Inexo, responsável pela execução dos trabalhos, destacou, nas redes sociais, a realização do projeto no Estádio de Alvalade. A firma sediada em Valladolid promete que as renovações “transformarão o recinto numa verdadeira experiência imersiva para os adeptos” do Sporting.
Vale sublinhar que as obras começaram no passado mês de abril, na zona da bancada Poente, apesar de muito condicionados pela realização dos jogos referentes às últimas jornadas da Liga Portugal Betclic. Nas próximas semanas, os trabalhos vão ser estendidos às bancadas Norte, Nascente e Sul, por esta ordem.
Recorde-se que a equipa do Sporting encerra a temporada com a disputa da final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. O jogo decisivo da prova rainha – no qual Hjulmand e Debast serão titulares no meio-campo dos leões - está marcado para as 17h15 de domingo, no Jamor. No dérbi, o Sporting vai procurar carimbar a conquista da dobradinha, que escapa aos verdes e brancos desde a temporada 2001/02.
Grande temporada em Itália vale reconhecimento a antigo jogador dos leões, que teve bate-boca vincado com o atual treinador do Manchester United
|
Nuno Tavares está nomeado para defesa do ano da Serie A. O antigo jogador do Sporting concorre ao prémio com Alessandro Bastoni (Inter) e Alessandro Buongiorno (Nápoles), depois de uma temporada bastante positiva na Lázio - que viu a cláusula de compra do jogador ser ativada - apesar de ter contraído algumas lesões ao longo da época.
O lateral-esquerdo ainda não terminou a temporada, apesar de já haver campeão italiano. Nápoles e Inter lutavam pelo scudetto, que acabou no Diego Armando Maradona. No entanto, há algumas equipas que ainda terão o último encontro para disputar, com lugares europeus em jogo, como são os casos de Lázio, Juventus e Roma.
As três formações disputam uma última vaga na Liga dos Campeões (quarto lugar), participação na Liga Europa (terceiro posto) ou qualificação para a Liga Conferência (sexto). Separadas por apenas dois pontos, é a Juventus que, de momento, ocupa o melhor lugar da tabela, seguida da Roma. Nuno Tavares e companhia enfrentam o Lecce, pelas 19h45 de domingo e o ex Sporting procura ser o jogador com mais assistências no campeonato, estando a duas de Romelu Lukaku (10), que já terminou a época.
Esta temporada, com a camisola da Lázio, Nuno Tavares - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 29 partidas, nas quais foi utilizado durante 1.958 minutos. No total, o internacional português fez nove assistências, não tendo marcado qualquer golo.
Nuno Tavares tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Ruben Amorim na altura em que representou o Marselha. O lateral-esquerdo saiu do Sporting, em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.
Mulher que necessitou de assistência médica devido a um ato do ala verde e branco num jogo dos leões esta temporada vai estar no Jamor
|
Rita Teixeira, a adepta do Sporting que saiu da Supertaça de maca, depois de ter sido atingida por um vidro partido por Nuno Santos, vai voltar a estádios de futebol para assistir à final da Taça de Portugal, que se joga no Jamor, este domingo, dia 25 de maio.
O convite foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol, presidida por Pedro Proença. O organismo que tutela o desporto rei em Portugal estendeu o convite à adepta, que acabou por aceitar, depois das circunstâncias infelizes da sua última visita a um estádio.
O jornal Record falou com José Teixeira, o pai de Rita, que a vai acompanhar ao estádio do Jamor. Ao periódico português, disse o seguinte: "Recebemos um convite da FPF que permitirá que a Rita veja a final na tribuna presidencial".
"Aceitámos porque vai ser um jogo especial, uma final de Taça. E será o regresso da Rita a ver um jogo ao vivo, será a primeira vez [desde agosto do ano passado] (...) Vamos lá assistir à partida a ver se corre tudo bem", rematou o pai da mulher de 22 anos que, depois da Supertaça no início da época, teve de ser socorrida numa unidade hospitalar e suturada com 30 pontos.
Segundo José Teixeira, não existiu qualquer contacto por parte do Sporting, pelo que não deve haver reencontro entre Nuno Santos e Rita Teixeira. Relembrar que, na altura, o ala verde e branco - que admitiu ser fã de um jogador do Benfica - foi suspenso por oito jogos e multado em mais de três mil euros, castigo que foi, mais tarde, revogado pelo TAD.
Presidente do Clube de Alvalade tem um passado muito ligado à final da Taça de Portugal, e vai voltar ao cenário onde tomou decisão importante
|
O Sporting disputa, no próximo domingo, dia 25 de maio, a final da Taça de Portugal, com o Benfica. Frederico Varandas vai voltar, assim, ao placo onde, em 2018, tomou a decisão de se candidatar à Presidência do Clube de Alvalade, como o próprio admitiu.
Foi o culminar do mandato de Bruno de Carvalho, que terminou com a derrota na final da Taça de Portugal, frente ao Aves, por 2-1, apenas dias depois do ataque à Academia do Sporting. Foi nessa altura que Frederico Varandas - recentemente convidado para um evento da UEFA - decidiu abandonar o posto que tinha nos leões e avançar com a candidatura à Presidência.
"Decidi pedir a demissão quando olhei para as bancadas do Estádio Nacional, no fim do jogo. Pensei ‘o meu tempo de diretor clínico acabou’ e senti que tinha de me candidatar", explicou, na altura, Frederico Varandas, pouco antes de começar o ciclo eleitoral que ditou a sua ascensão a Presidente do Sporting.
"Vou tirar do bolso algo que guardei a 20 de maio: a medalha de finalista da Taça. É esta medalha que mais cedo ou mais tarde irá com um troféu de campeão nacional para o museu", disse, depois, Frederico Varandas, em setembro de 2018.
Sete anos depois, a promessa está cumprida, com espaço para sonhar mais alto: caso o Sporting vença a Taça de Portugal, Frederico Varandas somará o seu oitavo título oficial no futebol dos leões, e ultrapassará Ribeiro Ferreira como o Presidente mais titulado da história do Clube de Alvalade.