Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Mar 2025 | 14:31 |
O Sporting viveu, recentemente, um período muito complicado, com muitos jogadores entregues ao departamento médico do Clube. Ainda com bastantes baixas, Rui Borges vai tentando encontrar soluções. Tonel, antigo jogador dos leões, concedeu uma entrevista ao 'Desporto ao Minuto', onde falou do momento do Sporting, e abordou a falta de soluções no meio campo.
"Nesta fase agora é possível percebermos que se calhar podiam ter contratado um médio, mas na altura, e com todos os jogadores para esse setor disponíveis, via-se um excesso de médios. Infelizmente para o Sporting este setor foi muito afetado por lesões. Nesta altura até se pode dizer que o João Simões faz muita falta quando há três meses ele não fazia parte do plantel principal", começou por dizer
Lembrou, de seguida, um dos trunfos de Rui Borges para o meio do terreno: "É um setor que está mais debilitado, mas há um jogador que tem sido essencial neste meio-campo, que é o Debast. É um central, mas tem vindo a ajudar e muito o Sporting e adaptou-se muito bem nesta posição", explicou.
Por último, abordou o momento atual do Sporting, a nível desportivo. As lesões não têm facilitado o trabalho de Rui Borges, tal como a sequência de jogos com poucos dias de descanso. A eliminação da Liga dos Campeões traz mais tempo para trabalhar, e a segunda vitória consecutiva, pela primeira vez, pode ser um tónico para o que falta da temporada.
"Ajuda sempre a dar mais confiança, ainda para mais numa fase de dificuldades e com muitos jogadores lesionados. Ganhar num clube grande como o Sporting é normal. O que não é normal é estar há algum tempo sem ganhar dois jogos consecutivos. Ganhou dois jogos, mas no fim de semana há uma deslocação dificílima ao Casa Pia. É mais um teste de fogo que vai colocar um Sporting debilitado à prova", rematou Tonel, antigo defesa central do Sporting.
Extremo grego bisa em triunfo expressivo e envia mensagem clara para Alvalade enquanto negócio por alternativa espanhola complica
13 Jan 2026 | 12:48 |
Giannis Konstantelias foi a grande figura no triunfo do PAOK, por 3-0, diante do Panetolikos. O craque grego inaugurou o marcador aos 26 minutos, dando o melhor seguimento a um cruzamento de Jonjoe Kenny. O atleta cabeceou para o fundo das redes, não dando hipóteses ao guardião contrário.
A exibição de luxo continuou na segunda parte. Aos 57 minutos, o avançado de 22 anos voltou a fazer o gosto ao pé e bisou na partida. O jogador apareceu oportunamente ao segundo poste para encostar e fechar as contas do encontro, selando uma vitória tranquila para a sua equipa.
Estas exibições não passam despercebidas em Alvalade. O jovem talento está na mira do Sporting e é visto como uma oportunidade de mercado muito interessante. A estrutura leonina acompanha a evolução do atleta, que se perfila como uma forte alternativa caso falhe a contratação do espanhol Yeremay Hernandez.
Resta perceber se a contratação de Souleymane Faye – que tem números superiores aos de titular do Sporting – adia o interesse dos leões no internacional grego. De acordo com as últimas informações, o Clube de Alvalade pode vir a ter de desembolsar cerca de 20 milhões de euros para resgatar o atleta.
Na presente temporada, com a camisola do PAOK, Giannis Konstantelias – avaliado em 20 milhões de euros – participou em 24 partidas: 12 na Liga Grega, cinco na Liga Europa, quatro na qualificação e três na Taça. Nos 1.828 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou 12 golos e fez quatro assistências.
Confira os golos de Giannis Konstantelias pelo PAOK:
Extremo do Al Nassr tem sido associado tanto a leões como a águias, encontrando agora novos desenvolvimentos neste mercado de transferências
13 Jan 2026 | 12:29 |
Com o Sporting a observar nos bastidores, surge uma boa notícia: o Benfica terá desistido de avançar pela contratação de Wesley. As condições apresentadas pelo Al Nassr para deixar sair o jogador que se encontra às ordens de Jorge Jesus terão afastado os encarnados.
De acordo com as mais recentes informações, o emblema saudita impôs condições rígidas, aceitando apenas libertar o extremo a título definitivo. Além disso, a saída só seria autorizada aquando do regresso de Sadio Mané do CAN.
Vale lembrar que, no que a Wesley diz respeito, os leões terão mesmo chegado a acenar com 15 milhões de euros pelo jogador do Al Nassr, isto ainda numa fase muito embrionária do defeso e, ao que parece, será mesmo por esses valores que o emblema saudita está disposto a libertar o extremo (10-15M).
De resto, Cristiano Ronaldo perdeu a cabeça com Wesley durante o Al Nassr – Al Quadisiya, que acabou com derrota para a turma orientada por Jorge Jesus por 2-1. O astro português mostrou-se visivelmente agastado com o jovem brasileiro (Saiba mais AQUI).
Nesta temporada, com a camisola do Al-Nassr, Wesley – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 16 jogos: sete na Liga Saudita, cinco na AFC Champions League Two, dois na Supertaça e dois na Taça do Rei. Nos 964 minutos em que esteve em campo, o atleta marcou quatro golos e fez uma assistência.
Estratégia delineada para o reforço do setor ofensivo aproxima-se de um novo patamar financeiro, num mercado em que a SAD leonina voltou a apostar forte
13 Jan 2026 | 12:17 |
O Sporting prepara-se para ultrapassar a barreira dos 200 milhões de euros investidos no ataque desde o início da presidência de Frederico Varandas, um marco simbólico que será alcançado com a iminente chegada de Souleymane Faye, extremo internacional senegalês proveniente do Granada.
Rui Borges conta as horas para poder integrar o segundo reforço ofensivo neste mercado de inverno, num mês de janeiro em que a administração leonina decidiu investir forte com o objetivo de manter a equipa competitiva na luta pelo tricampeonato. Com o acordo praticamente fechado por Faye, os leões passarão dos atuais 197,44 milhões para 203,94 milhões de euros aplicados em jogadores de ataque durante a era Varandas.
A presente temporada já representa o maior investimento ofensivo de sempre do Sporting. Só em 2025/26, a SAD gastou 77,91 milhões de euros em contratações e reforço de percentagens de passe, valor que inclui os extremos Luis Guilherme e Souleymane Faye (20,5 milhões), bem como os pontas-de-lança Luis Suárez e Fotis Ioannidis. A este montante juntam-se ainda 13,25 milhões aplicados no reforço dos direitos económicos de Francisco Trincão e Geny Catamo. Este esforço financeiro corresponde a 38,2% de todo o investimento da era Varandas.
O negócio de Faye está em fase final, faltando apenas acertar detalhes relacionados com o plano de pagamentos. O valor da transferência está definido nos 6,5 milhões de euros fixos, acrescidos de 10% de uma futura mais-valia para o Granada. Segundo o jornal Ideal, esta questão atrasou a viagem do jogador para Lisboa, mas não coloca em causa a concretização do acordo. O próprio treinador do clube espanhol, Pacheta, confirmou que o processo está muito avançado.
Eleito Presidente em setembro de 2018, Frederico Varandas iniciou esta trajetória com investimentos modestos, como a contratação de Luiz Phellype por 500 mil euros, em janeiro de 2019. Desde então, o crescimento financeiro permitiu operações cada vez mais avultadas, como Paulinho, Trincão e Viktor Gyokeres. O Sporting aproxima-se agora dos valores investidos pelo Porto (202,84 M) no mesmo período, enquanto o Benfica surge destacado no topo (353,45 M) .