Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Abr 2023 | 08:04 |
Depois de ter criticado fortemente o planeamento da época por parte de Frederico Varandas e de dizer que está “muito preocupado” com o futuro do Sporting (Saiba mais AQUI), Hélder Amaral reprova veementemente a proposta de aumento à remuneração de Frederico Varandas dos cerca de 180 mil euros brutos anuais para os 240 mil.
O conhecido adepto leonino fala em "regime ditatorial" no Clube de Alvalade e aponta ainda a falhas à postura de Rúben Amorim, que tem "de ser posto no seu devido lugar".
“Precisamos mesmo é de um 25 de abril no Sporting”
“Quando todos os Sócios esperavam por um pedido de desculpas ou, no mínimo, de uma explicação para a temporada realizada, eis se não quando o que vem é um prémio para o Presidente Frederico Varandas. O Sporting neste momento vive uma anormalidade do funcionamento das suas instituições. Já que estamos no mês do 25 de abril, o que nós precisamos mesmo é de um 25 de abril no Sporting. Precisamos de transformar o Sporting num clube democrático transparente e virado para os Sócios", explicou o antigo deputado do CDS-PP.
"O prémio significa que algo correu bem e que alguém foi competente e que merece ser recompensado pelo bom trabalho que fez, o que não foi o caso”
"Como é que é possível sujeitar a uma Assembleia Geral de acionistas a aprovação deste aumento? Entendo que haja prémios, quando eles são justos e necessários. O prémio significa que algo correu bem e que alguém foi competente e que merece ser recompensado pelo bom trabalho que fez, o que não foi o caso”, sublinhou, acusando Varandas de alinhar em 'malabarices'.
“O que Frederico Varandas está a fazer uma ‘malabarice’, que é uma mistura de malabarismo com aldrabice”
“Que sentido faz levar isto a uma Assembleia Geral de acionistas quando o maior acionista - aquele que define se se aprova ou não - é o principal interessado? O que Frederico Varandas está a fazer uma ‘malabarice’, que é uma mistura de malabarismo com aldrabice. Estas AG's são aquelas que decorrem até se aprovar aquilo que ele quer".
Hélder Amaral fala ainda em "regime ditatorial" implementado pelo atual dirigente máximo verde e branco e diz que Sporting vai dando "sinais completamente errados" aos Sócios.
"É um Clube que está virado para a satisfação dos seus dirigentes"
"Esta situação assemelha-se mais a regimes ditatoriais do que a regimes democráticos. Se se faz uma Assembleia Geral, uma duas três ate se aprovar o que se quer, matou a própria credibilidade. É um Clube que está virado para a satisfação dos seus dirigentes, dando um sinais completamente errados aos obrigacionistas, aos credores e aos adeptos”. Por fim, Hélder Amaral deixou ainda críticas à postura de Rúben Amorim, que apelida de "diretor de comunicação de Varandas", e que tem "de ser posto no seu devido lugar".
"A diferença do Amorim campeão para o Amorim de agora é que dantes não tinha manias"
“Quando oiço Rúben Amorim, parece que estou a ouvir o diretor de comunicação de Varandas. Quando Amorim fala, é Varandas que fala. Considero-o um bom treinador, mas desde que seja posto no seu devido lugar. Não acho que seja o treinador ideal, mas acho que tem as condições necessárias para ter sucesso. A diferença do Amorim campeão para o Amorim de agora é que dantes não tinha 'manias'. Isso só aconteceu quando foi permitido que fosse dono e senhor do Sporting e que fosse seguro de vida do Presidente”.
Estrutura liderada por Frederico Varandas continua a trabalhar em várias alterações para o reduto dos verdes e brancos e são conhecidos os próximos passos
05 Out 2026 | 17:30 |
O Sporting continua a avançar com uma profunda transformação do Estádio José Alvalade. Depois da eliminação do fosso e de várias mudanças já visíveis, os leões têm neste momento novas obras em marcha no auditório, balneários, Hall VIP, Praça Centenário e outros espaços do recinto, num projeto que só deverá ficar concluído em 2030.
Segundo o jornal A Bola, a empreitada é extensa e integra também a construção de um elevador panorâmico, a modernização da Loja Verde e uma nova experiência na Porta 10 A, além de futuras intervenções no Alvaláxia. Frederico Varandas já deixou claro que pretende terminar todo o projeto antes do final do mandato.
“Gostaria de conseguir terminar a obra, que é muito exigente para as nossas equipas, ou seja, terminar o estádio. Quando falo do estádio, falo de Alvalade XXI, falo de tudo o que falta ainda de video screens, do som, dos balneários, da zona de convívio dos sócios, do Hall VIP… não será o maior estádio de Portugal em 2030, mas será seguramente o melhor estádio de 2030”, afirmou o Presidente do Sporting no Portugal Football Summit.
A eliminação do fosso foi uma das mudanças mais marcantes já concluídas. A intervenção aproximou os adeptos do relvado e permitiu criar também um novo espaço junto ao túnel de acesso aos balneários, com lugares especiais entre os bancos de suplentes. Os camarotes de poente e nascente foram igualmente remodelados, surgindo ainda novos ‘Lion Seats’ e o ‘Lion Corner’.
Entre as obras atualmente em andamento está a remodelação do Auditório Artur Agostinho, bem como do Hall VIP e da Porta 10 A. O percurso entre a chegada do autocarro da equipa, na Praça Centenário, e os balneários será transformado numa experiência denominada 'The Lion's Rite of Passage'.
O balneário da equipa principal também está a ser totalmente modernizado. O Sporting está a introduzir tecnologia LED e um novo ecrã tátil pensado para facilitar o trabalho da equipa técnica, numa intervenção que pretende atualizar um dos espaços mais importantes da estrutura profissional.
Na Praça Centenário está igualmente a ser construído um elevador panorâmico, entre os pisos 0 e 4, pensado para melhorar a circulação dentro do complexo. Duas novas salas no Alvaláxia, com ligação direta ao estádio e instaladas onde anteriormente funcionavam cinemas, também já foram concluídas e permitem acompanhar os jogos em grande ecrã.
O Alvaláxia será, de resto, uma das peças centrais da transformação futura. O Sporting readquiriu o antigo centro comercial em 2025 por 17 milhões de euros, depois de o espaço ter sido alienado em 2007, e pretende integrá-lo na futura 'Cidade Sporting'. Está prevista a criação de um novo museu, uma nova Loja Verde e outras atrações.
Técnico dos leões deverá fazer algumas alterações na partida de regresso à Liga Portugal Betclic e o avançado por ser uma das 'vítimas'
05 Out 2026 | 16:44 |
Luis Suárez vai regressar ao Sporting praticamente em cima da deslocação ao terreno do Braga. O avançado ainda tem um compromisso pela seleção da Colômbia e deverá aterrar em Lisboa apenas na quinta-feira, véspera do encontro da oitava jornada da Liga.
O 'camisola 97' estará nas opções de Néstor Lorenzo para o particular frente ao Peru, marcado para a madrugada de quarta-feira, em Miami. O encontro servirá também de homenagem a James Rodríguez e prolongará a ausência de Suárez dos trabalhos em Alcochete.
Assim que terminar o compromisso internacional, o avançado viajará em direção a Portugal e, no pior cenário, só chegará durante a manhã de quinta-feira. O tempo entre a aterragem, o necessário período de descanso e a entrada na concentração leonina será, por isso, extremamente reduzido.
Suárez leva até ao momento 111 minutos disputados nesta pausa internacional e o desgaste acumulado, aliado à longa viagem desde os Estados Unidos, torna complicada a presença no onze inicial diante dos minhotos. Rui Borges terá de avaliar as condições físicas do colombiano antes de tomar uma decisão definitiva.
Fotis Ioannidis surge como principal alternativa. O avançado grego regressará mais cedo aos trabalhos do Sporting e está destinado a ser titular num dos dois próximos encontros, frente ao Braga ou ao Lens, pelo que a situação de Suárez poderá abrir-lhe imediatamente a porta do onze na Pedreira.
Jogador dos verdes e brancos continua integrado nos trabalhos do seu país, numa altura em que sabe que não pode ser no próximo jogo dos leões
05 Out 2026 | 16:06 |
Zeno Debast continua sem ser utilizado pela seleção da Bélgica nesta pausa internacional. O central do Sporting ficou de fora das opções de Mark van Bommel diante de Itália, França e Turquia, embora tenha dado boas indicações nos trabalhos dos ‘diabos vermelhos’.
A federação belga partilhou este domingo um vídeo dos treinos da seleção no qual o defesa aparece em destaque, nomeadamente num exercício em que afinou a pontaria. Apesar da ausência de minutos oficiais, Debast continua integrado normalmente no grupo.
O jogador do Sporting procura recuperar espaço na seleção depois de um período complicado em termos físicos. Debast integrou a convocatória da Bélgica para o Mundial, mas não chegou a ser utilizado devido a lesão, entrando também na nova temporada ainda sem estar na melhor condição.
O regresso à seleção representa, por isso, um passo importante para o central, mesmo que Mark van Bommel ainda não lhe tenha dado qualquer minuto nesta Liga das Nações. O defesa continua a trabalhar para voltar a ganhar protagonismo também ao serviço do seu país.
No Sporting, porém, Rui Borges já sabe que não poderá contar com Debast no primeiro jogo depois da pausa internacional. O belga está castigado e falhará a deslocação ao terreno do Braga, referente à oitava jornada da Liga Portugal Betclic.
Confira o momento: