Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

EXCLUSIVO LEONINO – HÉLDER AMARAL NÃO DEIXA PEDRA SOBRE PEDRA: CÉSAR BOAVENTURA, BENFICA, RUI COSTA E PEDRO PROENÇA NA MIRA DO ADEPTO DO SPORTING

Antigo deputado do CDS/PP analisa condenação do empresário, ligações ao Clube da Luz e ainda a posição da Direção de Frederico Varandas

  |

Icon Comentário0
Hélder Amaral não tem dúvidas de que a condenação de César Boaventura deveria ter consequências desportivas para o Benfica. Em declarações exclusivas ao Leonino, o antigo deputado do CDS/PP, entre 2002 e 2019, defende, ainda, que o Sporting deve tomar posição sobre o tema, dado que é um dos principais prejudicados. Devia ter existido uma reação firme quer da Liga quer da Federação Portuguesa de Futebol. O caso deve ser um exemplo e as suas consequências devem servir para a prevenção geral. Como podem as entidades que tutelam o futebol exigir para si auto-regulação e autonomia na gestão desportiva e disciplinar e não atuar de forma exemplar neste caso?”, começa por referir Hélder Amaral.

“O que faltou para não levarem a sério as denúncias dos principais atores da atividade que tutelam, concretamente os jogadores do Rio Ave Cássio e Marcelo, quando confirmaram a abordagem ilícita de César Boaventura, no caso do guarda-redes de 60.000€? Não se pode aceitar que perante isto tudo fique na mesma”, refere o conhecido adepto do Sporting.


“Benfica tem tido sorte”

“O Benfica tem tido sorte: os inspetores da PJ e o Ministério Público que lhe cabe têm um perfil de atuação diferente dos inspetores e procuradores que foram à Madeira fazer buscas às empresas e políticos locais”, afirma, com ironia, Hélder Amaral.


“Nos vários processos do Benfica, apesar de estarem envolvidos altos funcionários ou agentes beneméritos que atuam em nome do Benfica, parece que não se consegue provar o eventual favorecimento ou interesse do Benfica. Pelos vistos é tudo tão estranho ao Benfica que não se dão ao trabalho de proteger o seu bom nome. Estava à espera de uma ação contra César Boaventura por uso abusivo da instituição Benfica”, atira o antigo deputado do CDS/PP, entre 2002 e 2009.

“Rui Costa sabia ou devia saber”

“Nesta e noutras situações é minha convicção que Rui Costa sabia ou devia saber, sob pena de não poder garantir que, neste momento, esteja alguém, mais uma vez por mero amor clubista, a cometer atentados à verdade desportiva em seu nome”, defende Hélder Amaral.

“Mesmo que não se consiga provar a ligação do Benfica aos vários casos tornados públicos, o envolvimento da instituição a que preside deixa um rasto de suspeitas, de uma prática reiterada e de vários silêncios cúmplices que mancham o seu mandato e que podem ofuscar ou pôr em causa possíveis sucessos desportivos”, atira o adepto do Clube de Alvalade.

Posição do Sporting? “Não percebo qual a razão para o Clube abdicar de se constituir assistente em processos que afetam a instituição Sporting”

“Em vários momentos o Sporting foi o farol na luta pela melhoria do futebol nas suas mais variadas vertentes. Esperava que pudesse manter a liderança nesse combate. Sempre nos assumimos diferentes de outros nesse aspeto, e convinha ser consequente com esse princípio”, declara Hélder Amaral.

“Não percebo qual a razão para o Clube abdicar de se constituir assistente em processos que afetam a instituição Sporting, não percebo o receio ou a crença em que a Liga ou a FPF possa vir a agir de forma diferente do que fizeram até aqui. A condenação em primeira instância de César Boaventura por três crimes de corrupção no desporto cometidos a favor do Benfica é a confirmação do quão doente está o futebol português”, considera o antigo deputado.

“Em causa estão atos que ferem gravemente a verdade desportiva das competições e que no caso podem ter prejudicado diretamente os interesses do Sporting, ou no mínimo contribuem para alimentar suspeições sobre o que determinou a classificação do campeonato na época em que foram cometidos. Tenho quase a certeza de que a direção do Clube não acredita que tais ações tenham resultado exclusivamente da vontade individual do condenado. Espero que o Sporting exija que a justiça desportiva os avalie devidamente, apure responsabilidades e aja em conformidade”, finaliza Hélder Amaral.


Clube

MOVIMENTO HOJE E SEMPRE SPORTING PEDE ALTERAÇÕES AOS ESTATUTOS E MUDANÇA NO MÉTODO DE VOTO

Adeptos do Clube de Alvalade enviaram documento a João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões

  |

Icon Comentário0

André Dias Ferreira, José Pedro Dionísio e Afonso Pinto Coelho, dando voz ao Movimento Sporting com Votos nos Núcleos, pedem alterações ao método de voto no Clube de Alvalade. Os Sócios dos verdes e brancos enviaram as mudanças a realizar, num documento direcionado a João Palma, Presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões.

"Um grupo de mais de uma centena de sócios, denominado “Sporting com voto nos núcleos” considera que os núcleos são espaços de “Sportinguismo”, que podem e devem ser utilizados para reforçar a democracia interna do clube, através da sua utilização como plataformas eleitorais numa lógica de proximidade com os sócios do Sporting", pode ler-se.


"O grupo, que junta sócios muito diversificados em termos de anos de filiação, pretende um aproximar dos sócios de todo o país ao Clube, fazendo jus à designação de “Clube de Portugal”, correspondendo à dinâmica nacional, bem visível nas recentes comemorações do título nacional de futebol", prosseguem.


"Nesta fase, ao abrigo dos números 2 a 4 do artigo 47º dos Estatutos do Sporting Clube de Portugal, a proposta pretende uma descentralização em 7 locais de votos: um por cada grande região do Continente (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), Madeira e Açores, em sistema de mobilidade, como o realizado nas recentes eleições europeias", continuam.

"Os signatários pretendem a introdução na ordem de trabalhos da próxima reunião da Assembleia Geral do Clube, que deverá ser realizada até final de junho, de um ponto de discussão e votação da proposta de alteração ao regulamento da Assembleia Geral, conforme documento enviado hoje às 11h15m, via correio eletrónico, ao Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal, Dr. João Palma", terminam.



Clube

OBRAS EM ALVALADE A TODA A VELOCIDADE: MUDANÇAS RÁPIDAS TÊM DADO O QUE FALAR ENTRE ADEPTOS DO SPORTING

Direção verde e branca continua com alterações no reduto dos leões, com o intuito de modernizar o espaço

Mudanças em Alvalade têm dado que falar
Mudanças em Alvalade têm dado que falar

  |

Icon Comentário0

Como já antecipado pelo diário desportivo Record, o Sporting está mesmo com o pé no acelerador no que concerne às obras em Alvalade: após ter procedido à desmontagem do ecrã gigante do topo Sul do reduto principal dos leões, a estrutura verde e branca já está mesmo a intervencionar o que foi edificado na bancada Norte.

É importante ressaltar que o objetivo deste projeto, ‘Alvalade 2.0’, é desmantelar os objetos que remontam à fundação do Estádio, ou seja, agosto de 2003, colocando novos, mais funcionais e modernos. Desde que Frederico Varandas tomou posse no Sporting, em 2018, a Direção tem vindo a tomar largos passos em direção à melhoria das infraestruturas do Clube, ação que tem sido do agrado da comunidade leonina.

Vale lembrar que este projeto incidiu, para além dos dois ecrãs gigantes, sobre os anéis anteriores, as casas de banho e os elevadores. Será ainda inaugurado, na próxima época, um novo espaço – o ‘SCP Business Hub’, que servirá para receber diversos eventos e para ‘cowork’ fora dos dias de jogo.

De igual modo, o fosso de Alvalade vai ser alvo de alterações, sendo que o Sporting vai mesmo dar início às obras com o intuito de fechar o mesmo. Devido à dimensão da obra, a conclusão da mesma só será possível perspetivar durante a época de 2025/26, que também corresponde à última do mandato dos atuais órgãos sociais. Importa ainda ressalvar que os leões já renovaram toda a zona das bilheteiras em redor do Estádio.

No confronto da Seleção frente aos finlandeses, no dia 4 de junho, as obras nas bancadas já estavam à vista: segundo imagens divulgadas pelos vários meios de comunicação, os camarotes do Estádio estavam a ser intervencionados ao mesmo tempo que ocorreu o combate, tanto que nem sequer receberam público na partida amigável. Assim, o objetivo desta intervenção assenta na modernização e melhoria das condições dos camarotes.

Recorde aqui este grande momento no Estádio José Alvalade:



Futebol

SPORTING PODE FAZER 'GRACINHA' E ROUBAR REFORÇO MUITO APONTADO AO BENFICA DE RUI COSTA

Emblema da Luz que garantir contratação, mas Clube de Alvalade ainda é possível que tenha uma palavra a dizer

Frederico Varandas e Rui Costa 'às turras' por jogador que querem em Sporting e Benfica
Frederico Varandas e Rui Costa 'às turras' por jogador que querem em Sporting e Benfica

  |

Icon Comentário0

Mário Rui está no mercado e, ao longo das últimas horas, os mais recentes rumores dão conta de que o jogador possa vir a assinar pelo Benfica. No entanto, o Sporting ainda parece estar na corrida pelo internacional português para fazer uma 'gracinha' e roubar o atleta a Rui Costa.

Na realidade, recentemente, também a imprensa transalpina já havia dado conta do interesse do Clube de Alvalade na contratação do lateral, colocando, além do emblema liderado por Frederico Varandas, Benfica e Porto entre aqueles que estavam atentos a eventuais negociações do jogador, que ainda tem contrato com os italianos até 2026, mas terá sido colocado no mercado.

“Os contratos não significam tudo. O Nápoles pediu-me para levar o Mário Rui para outro clube, mas eu podia dizer que ele tem mais dois anos de contrato e que ia ficar. Os contratos são válidos, mas há dinâmicas que podem mudar as coisas”, garantiu Mario Giuffredi, agente do futebolista, no passado dia 31 de maio.


O eventual desejo em Mário Rui surge do facto de o Clube de Alvalade estar na busca de um novo ala esquerdo para a próxima temporada. Tal como noticiou, em Exclusivo, o Leonino, o Sporting pretende reforçar a posição e dar maior profundidade ao plantel de Rúben Amorim.


Em 2023/24, Mário Ruiavaliado em 3,5 milhões de euros – disputou 28 encontros, com a camisola da formação azzurri, tendo feito duas assistências, ao longo dos 1.562 minutos em que esteve em campo. Esta foi a sua sétima e última temporada no Nápoles, clube ao qual chegou, em 2017/18, por empréstimo da Roma, tendo assinado na época seguinte, de forma definitiva, a troco de uma verba de 5,75M.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO
Clube

REDES SOCIAIS NÃO PERDOAM: ADEPTO DO SPORTING 'APANHADO' EM FILA DO... PORTO

 

Icon Comentário0
TENTATIVA DE DESPEJAR JUVE LEO E DIRECTIVO VÊ NOVIDADES: TRIBUNAL AVANÇA COM PROCESSO DO SPORTING
Clube

TENTATIVA DE DESPEJAR JUVE LEO E DIRECTIVO VÊ NOVIDADES: TRIBUNAL AVANÇA COM PROCESSO DO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING A DESCANSAR: AMORIM JÁ APROVEITA AS MERECIDAS FÉRIAS, MAS CONTINUA... ‘ON’
Clube

SPORTING A DESCANSAR: AMORIM JÁ APROVEITA AS MERECIDAS FÉRIAS, MAS CONTINUA... ‘ON’

 

Icon Comentário0