Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting: O governo neerlandês de extrema-direita tomou a decisão de apertar ainda mais as suas fronteiras para combater a imigração ilegal. A Ministra da migração, Marjolein Faber, anunciou a nova medida em comunicado de imprensa,
“Chegou o momento de combater a migração irregular e o contrabando de migrantes de uma forma concreta. É por isso que vamos começar a reintroduzir os controlos fronteiriços nos Países Baixos a partir do início de dezembro” declarou Faber, depois de ter recebido a luz verde do Conselho de Ministros para avançar com a medida.
A medida vai entrar em vigor no próximo dia 9 de dezembro. Faber já tinha anunciado ao Parlamento Europeu, no início do ano, que os Países Baixos não iam seguir as indicações da União Europeia em relação aos refugiados. Geert Wilders, líder do partido anti-imigração neerlandês, já publicou na sua página pessoal da rede social X uma mensagem onde se congratula por o seu partido – o PVV – cumprir o que promete.
Marjolein Faber – representa o PVV no Governo – ainda não deu especificações acerca de como os controlos nas fronteiras vão decorrer, uma vez que a medida não inclui qualquer financiamento extra para as forças de autoridade. Segundo o comunicado, as restrições devem ser aplicadas “dentro das capacidades existentes”.
A medida vem na linha de uma medida que já foi implementada na Alemanha – os germânicos também começaram a fazer controlos constantes nas suas fronteiras com França, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Dinamarca no mês passado para combater a imigração irregular. Esta decisão veio no seguimento de alguns ataques extremistas com grande impacto na Alemanha. Relembrar que tanto Alemanha como Países Baixos fazem parte do espaço Schengen, a zona de livre circulação que inclui a maioria dos Estados-membros da UE. A União Europeia prevê a possibilidade de um reforço fronteiriço em situações graves, como ameaças à segurança nacional, mas apenas como último recurso e de caracter temporário.