Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rúben Amorim terá de escolher entre Vladan Kovacevic e Franco Israel para ocupar a baliza do Sporting na deslocação ao Estoril. Depois do guardião bósnio ter regressado aos treinos esta segunda-feira, dia 23 de setembro, surge agora a dúvida na baliza verde e branca.
Numa altura em que Franco Israel voltou a assumir a titularidade na baliza do Clube de Alvalade, seguindo com mais uma folha limpa na última jornada, Amorim vai ter de decidir quem será o guarda-redes que merece um lugar no onze inicial dos leões para a partida frente ao Estoril, já esta sexta-feira.
Vale lembrar que, fora Kovacevic, o Sporting continua com seis jogadores entregues ao departamento clínico: Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Jeremiah St. Juste, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Diogo Pinto; com a defesa dos leões a ser claramente a mais afetada.
Com a Listada verde e branca, o 'camisola 13' de Rúben Amorim tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento de Franco Israel. Pelo Sporting, Vladan Kovacevic soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Ian Cathro jogar-se-á no reduto dos canarinhos, às 20h15.
Técnico dos verdes e brancos obrigado a fazer escolha complicada para o embate dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, diante dos açorianos
|
0Gonçalo Inácio está em dúvida para o Sporting – Santa Clara, agendado para a próxima quarta-feira, às 20h45, no Estádio José Alvalade. Contrariamente ao que tinha sido avançado, o defesa-central ainda não tem presença garantido no jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Gonçalo Inácio, lembre-se, estava escalonado para iniciar o Club Brugge – Sporting, mas um problema físico impediu o defesa-central de dar o seu contributo no jogo da Liga dos Campeões, falhando, posteriormente, o embate frente ao Boavista.
Todavia, no que diz respeito a opções para a zona central da defesa, João Pereira está bem servido, contando com Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, St. Juste, Zeno Debast ou Matheus Reis.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – soma 20 partidas, tendo disputado 1.396 minutos, nos quais marcou três golos e fez três assistências.
Ao todo, ao serviço do Sporting, Gonçalo Inácio contabiliza 191 partidas, 18 finalizações certeiras, 11 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade com duras críticas para uma parte da massa adepta verde e branca, lembrando mesmo a invasão à Academia, em 2018
|
0Nuno Saraiva considera que os adeptos do Sporting que atiraram tochas para o relvado no final do encontro diante Club Brugge são “delinquentes” e não têm lugar no futebol do século XXI. Recentemente, o conhecido adepto dos leões tinha comentado a escolha de João Pereira para técnico dos verdes e brancos.
“Aquilo que se passou em Bruges e, já agora, em Famalicão é intolerável no plano cívico e social. Como é óbvio, não estou a referir-me à crise desportiva de que, apesar da vitória com o Boavista, não é líquido que o Sporting tenha deixado para trás, que essa está mais do que identificada e, quem de direito, tratará de arranjar soluções para a ultrapassar”, começa por referir Nuno Saraiva.
“Coisa diferente são os atos de vandalismo e delinquência que aconteceram após o jogo na Bélgica. Aquilo a que toda a Europa assistiu é abjeto e criminoso e exige medidas sérias e veementes para que os delinquentes sejam banidos do futebol e dos recintos desportivos”, argumenta Nuno Saraiva.
“Atirar tochas e outros artefactos pirotécnicos aos jogadores, uma que seja, é miserável e devia ser causa de expulsão da condição de Sócio de quem o faz, e de procedimento criminal movido pelas autoridades competentes”, defende Nuno Saraiva.
“Um clube em que, todos os anos desde 1996, evocamos a memória de Rui Mendes, barbaramente assassinado no Jamor com um very-light, não pode ser condescendente com gente desta que, no limite, não é muito diferente desses biltres assassinos. Aliás, as reações de Gyokeres, de Conrad Harder e do capitão Morten Hjulmand deviam constituir um alerta para todos nós”, alerta Nuno Saraiva.
“O Sporting não pode, em circunstância alguma, voltar a registar episódios como o que Rui Patrício viveu em Alvalade, ou o de engenhos pirotécnicos arremessados das bancadas ou deflagrados durante os jogos, isto para não falar de situações muito mais graves que ninguém quer voltar sequer a recordar. No futebol, como no desporto em geral, não pode haver espaço para delinquentes”, finaliza Nuno Saraiva.
Emblema do médio formado no Clube de Alvalade quer contar com comandado de João Pereira e negociações podem avançar em breve
|
0O Bétis, de William Carvalho, está interessado em levar Iván Fresneda do Sporting. De acordo com as últimas informações, o emblema espanhol pretende receber o espanhol por empréstimo, colocando uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros, sendo que os verdes e brancos pretendem um valor ligeiramente superior (9).
Para lá do Bétis, o Valência também aprecia bastante as qualidades de Iván Fresneda e pondera avançar para a contratação do jovem de 20 anos. Todavia, em qualquer um dos casos, Frederico Varandas só pretende virar atenções para o mercado de transferências após o dérbi com o Benfica, agendado para o dia 29 de janeiro, às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Com a saída de Rúben Amorim, houve quem acreditasse que Iván Fresneda ganhasse uma segunda vida no Sporting. Todavia, a chegada de João Pereira não trouxe muito mais oportunidades ao espanhol e a saída de Alvalade é um cenário que parece ganhar cada vez mais força.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 9 milhões de euros – leva sete encontros: três na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 205 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol não marcou nenhum golo nem fez qualquer assistência.
Ao todo, desde que assinou pelo Sporting, no verão de 2023, oriundo do Valladolid, Iván Fresneda conta apenas com 17 partidas pelo Clube de Alvalade. O internacional pelas camadas jovens de Espanha tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.