
Futebol
Rui Borges prepara mudanças surpreendentes para a estreia do Sporting na Champions League
16 Set 2025 | 07:01
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Set 2025 | 07:52 |
Apesar das notícias recentes que afirmavam Geny Catamo podia ser desfalque do Sporting por entre uma a duas semanas, tal pode acabar por não acontecer. A estrutura leonina está confiante em poder contar com o internacional moçambicano já na receção ao Moreirense, na próxima segunda-feira, 22 de setembro.
O 'camisola 10' do Clube de Alvalade - com quem a Direção leonina pretende renovar -, regressou da pausa de seleções com uma lesão muscular, que o fez ser baixa de última hora para Rui Borges na última jornada. No entanto, o jornal A Bola apontava, inicialmente, o regresso do jogador para encontro com o Estoril, próximo dia 27 na Amoreira, ou então no dia 1 de outubro, em Nápoles, para a Liga dos Campeões. No entanto, o jornal Record acredita que tal poderá acontecer mais cedo.
A mesma fonte escreve, ainda, que a lesão de Geny não é considerada grave pela unidade de performance do Clube de Alvalade, mas acaba por exigir os normais cuidados e obrigar a mais uns alguns dias de recuperação, pelo que não integrará os trabalhos da equipa principal dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já cinco partidas, sempre na condição de titular. Nos 341 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
O Sporting volta a entrar em campo na quinta-feira, dia 18 de setembro, frente ao Kairat Almaty. O encontro diante da turma liderada por Rafael Urazbakhtin, válido para a primeira jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Estádio José Alvalade e tem pontapé de saída agendado para as 20h00.
Conhecido adepto e comentador do Clube de Alvalade abordou a vitória dos verdes e brancos na deslocação a Famalicão, entre outros temas
16 Set 2025 | 07:45 |
Manuel Moura dos Santos voltou a abordar a atualidade do Sporting, com especial atenção para os resultados do exercício de 2024/25, apresentados pela SAD à CMVM, e à vitória dos leões em Famalicão, que acabou por apelidar de "sem brilho", deixando um alerta a Rui Borges.
Rui Borges? Moura dos Santos: "Treinador do Sporting tem outra ideia"
"Esteve a perder por 1-0, mas conseguiu dar a volta ao marcador vencendo por 2-1. A ganhar, a equipa preferiu controlar o jogo em vez de o matar. Este pragmatismo de Rui Borges é muitas vezes bastante irritante. Os adeptos preferem ver a equipa a jogar para resolver a partida, mas pelos vistos o treinador do Sporting tem outra ideia. Não é a primeira vez que o Sporting consegue pôr-se na posição de vencedor, e fica a ver jogar dando a iniciativa ao adversário. Esta estratégia pode até ser bem sucedida, mas um dia não vai funcionar", começou por escrever, no jornal O Jogo.
Moura dos Santos: "Uma equipa que quer ser campeã tem que ter outra postura"
"As ausências na equipa titular de Rui Silva, Catamo, Diomande e Maxi Araújo, até podem ter condicionado as opções do treinador, mas uma equipa que quer ser campeã tem que ter outra postura", atirou também, ainda no tema da quinta jornada da Liga Portugal Betclic.
Moura dos Santos: "Excelente trabalho de Varandas e da sua Direção"
Sobre o comunicado apresentado pela SAD do Sporting, Moura dos Santos deixou rasgados elogios à estrutura leonina: "O relatório revela outros dados interessantes que confirmam o excelente trabalho de Frederico Varandas e da sua Direcção", vincou, considerando ainda que "embora os sócios e adeptos do clube privilegiem as vitórias e títulos em detrimento da gestão financeira, não deixa de ser relevante o momento que o meu clube atravessa. A capacidade que o Sporting tem hoje de intervir no mercado, em negócios de jogadores que ultrapassam os 20 milhões de euros, está diretamente relacionada com a gestão financeira que tem vindo a ser prosseguida desde que Frederico Varandas assumiu o cargo de presidente há alguns anos".
"Até aí era impensável que o Sporting pensasse e muito menos executasse negócios de aquisição de jogadores nos montantes já referidos. Não deixa, também, de ser verdade que vitórias e títulos criam uma dinâmica vencedora que gera mais receitas e proventos. Melhores jogadores, mais vitórias e mais títulos, geram melhores vendas e mais lucro", reforçou ainda.
Futebolista esteve muito perto de se tornar reforço da equipa de Rui Borges para a temporada 2025/26, mas acabou por seguir outro rumo
16 Set 2025 | 07:32 |
Jota Silva esteve, literalmente, a um passo de se tornar reforço do Sporting no último dia do mercado de transferências. No entanto, atrasos com a papelada acabaram por afastar o internacional português do plantel de Rui Borges e levá-lo a assinar com o Besiktas, da Turquia, a quem está cedido pelo Nottingham Forest até ao final da temporada.
Jota Silva: "Era um passo que queria dar"
Agora, em declarações recentes aos meios de comunicação das águias gregas, o extremo falou sobre esta decisão: "Sinto-me muito bem, era um passo que queria dar na minha carreira. Não podia pedir melhor receção. Quando soube do interesse foi muito claro para mim que queria agarrar esta oportunidade. Acho que era o passo certo na minha carreira. Tentámos fechar o mais rápido possível".
Jota Silva: "Foi muito fácil aceitar esta proposta"
"Falei com alguns amigos meus que jogaram na Turquia. Disseram-me que este era o clube ideal para mim e que ia ser feliz aqui. Foi muito fácil aceitar esta proposta. Sempre fui apaixonado por poder jogar em clubes que lutam por coisas grandes e querem ganhar. Sou obcecado por ganhar e temos isso em comum. Também a paixão dos adeptos e da cidade", atirou ainda.
De seguida, Jota Silva abordou as suas mais-valias: "Sou um jogador determinado, não dou uma bola como perdida e quero ser muito feliz aqui. Sou um jogador que não desiste, vou à luta até ao final. Vai ser uma das coisas que me vai ajudar a contribuir para o sucesso do Besiktas".
Por fim, o jogador que estava decidido em assinar com o Sporting, mostrou as suas metas: "O meu maior objetivo é conseguir ajudar o Besiktas a atingir os seus objetivos. Ponho sempre a equipa à frente das individualidades".
Médio português encontra-se a recuperar de uma lesão ligamentar no joelho, enquanto espera para voltar a fazer parte das contas de Borges
16 Set 2025 | 07:18 |
Era previsto que Daniel Bragança voltasse aos relvados até ao final de 2025, mas, agora, sabe-se que a previsão de regresso do médio português pode ter sofrido um atraso, sobretudo em comparação com o prazo dado a Nuno Santos - outubro.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 23' dos leões ainda não tem uma data 100% definida, no entanto, é possível que só aconteça no último terço da presente temporada desportiva, isto se não sofrer qualquer retrocesso na recuperação.
Vale lembrar que o médio sofreu uma rotura total do ligamento cruzado do joelho esquerdo, na receção ao Arouca, e falhou as grandes decisões da temporada transata, a contas com a segunda lesão grave da carreira. Apesar de já ter tirado as muletas e já estar a realizar alguns exercícios e corrida leve em relva. No entanto, o percurso que resta ao médio para uma recuperação profícua é ainda demorado.
O treinador dos leões tem, no entanto, um meio-campo reforçado esta temporada, para evitar os problemas que surgiram na época que terminou. Mesmo sem Bragança, o Sporting terá Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Zeno Debast, Giorgi Kochorashvili, João Simões e ainda Pedro Gonçalves e jovens da formação.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.