
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres promete ser o assunto que vai mexer com o mercado de transferências este verão. O jogador tem assinado uma campanha tremenda pelo Sporting, e há muitos clubes a preparar a ofensiva para assegurar os seus serviços para a próxima época. O Real Madrid é o emblema mais recente.
A notícia é avançada pelo Telemadrid, portal centrado em notícias do clube blanco. O clube da capital espanhola é mais um dos interessados em Viktor Gyokeres, e já prepara muitos milhões para assegurar o ponta de lança sueco na próxima janela de transferências.
A notícia ganha mais força com a possibilidade da saída de Carlo Ancelotti do comando técnico do Real Madrid. O homem que se segue deverá ser Xabi Alonso, atual treinador do Bayer Leverkusen, e o antigo médio já terá feito saber que quer contar com um 9 puro na sua equipa para a próxima temporada.
É assim que surge o interesse em Viktor Gyokeres, que aparece numa lista restrita de opções para o Real Madrid. No entanto, os blancos devem contar com forte concorrência de Inglaterra, uma vez há muitos clubes da Premier League, com especial atenção para Manchester United e Arsenal, que já há muito fizeram saber do interesse no ponta de lança sueco do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.950 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Antigo presidente das águias está, neste momento, a ser julgado numa caso judicial, mas aproveitou para comentar a nomeação do árbitro para o dérbi
|
O dérbi Benfica - Sporting, que se joga no próximo dia 10 de maio, é o grande tema da semana em Portugal. A nomeação de João Pinheiro para esse encontro da Liga Portugal Betclic surpreendeu muita gente, incluindo Luís Filipe Vieira, antigo presidente das águias, que fez questão de o dizer.
Luís Filipe Vieira encontra-se, neste momento, a ser julgado no processo 'Saco Azul'. Esta quinta feira, dia 8 de maio, deu-se a segunda sessão do julgamento, e na pausa para almoço, os jornalistas rodearam o antigo presidente das águias para algumas perguntas relacionadas com o caso. Devido à recusa de comentar o tema, passaram às perguntas acerca do dérbi, e logo surgiu o tema João Pinheiro.
O antigo presidente do Benfica tentou, inicialmente, fugir à pergunta sobre o que achava da nomeação de João Pinheiro para o dérbi. Começou por dizer o seguinte: "Eu não escolho os árbitros, eles é que escolhem", quando confrontado pela primeira vez com o assunto.
Mas de seguida, acabou mesmo por comentar a nomeação de João Pinheiro para o Benfica - Sporting. Disse ter ficado "surpreendido", e, de seguida, explicou os motivos: "Ele vai apitar um jogo quase 24 horas antes", atirou Luís Filipe Vieira, em menção ao Chelsea - Djurgarden, marcado para esta quinta feira, 8 de maio, pelas 20h00, em Londres.
De seguida, o antigo presidente do Benfica, agora a ser julgado por crimes de corrupção, espelhou o sentimento que tem sido comum em Portugal desde a nomeação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. "Parece que não há mais árbitros", atirou Luís Filipe Vieira, em nota final.
Leões enfrentam este sábado os encarnados, num dérbi com peso histórico e que pode ser decisivo na luta pelo campeonato nacional da temporada 2024/25
|
Benfica e Sporting disputam na Luz, aquele que poderá ser o jogo mais importante da temporada. Com 78 pontos cada, e a poucas jornadas do fim, o dérbi da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic pode encaminhar de forma decisiva a luta pelo título. Em caso de empate pontual no final do campeonato, o Sporting parte em vantagem, tendo vencido o jogo da primeira volta por 1-0, com um golo de Geny Catamo. O jogador moçambicano tem um papel fundamental em jogos decisivos.
No seu artigo de opinião no Record, Rui Dias descreve este como “o dérbi do século”, com um peso emocional invulgar. Refere que “nem sempre acontece um simples jogo fraturar a vida da gente de modo tão drástico: felicidade ou depressão; glória ou morte; tudo ou nada”. E sublinha a carga simbólica e decisiva da partida entre os dois eternos rivais.
Rui Borges é destacado por ter “devolvido a esperança de sucesso a uma família que viajou da euforia à depressão num estalar de dedos”. Apesar das dúvidas iniciais, o técnico ganhou o respeito dos adeptos com resultados, atitude e inteligência tática. “A equipa manteve-se no topo e está pronta para alcançar os objetivos definidos, o principal dos quais o cumprimento de um desígnio histórico: a conquista do bicampeonato, 70 anos depois”, escreve Rui Dias.
O jornalista termina com elogios a protagonistas-chave do lado leonino. Eduardo Quaresma “assinou obra de arte que valeu ao Sporting a vitória sobre o Gil Vicente”; Gyökeres é apontado como “o principal candidato” a decidir o dérbi. Para Rui Dias, independentemente do resultado, o dérbi deste sábado pode marcar para sempre a história recente do futebol português.
O Sporting e o Benfica vão defrontar-se este sábado, a 10 de maio, no Estádio da Luz a penúltima volta do campeonato. Os eternos rivais têm neste momentos os mesmos pontos, (78), e vão medir forças para ver quem se destaca e acaba por conquistar o título nacional da temporada 2024/25. Um dérbi que, independentemente do resultado, ficará para a história.
Empresário do capitão do Sporting é acusado de crimes desportivos para beneficiar clube encarnado e foram divulgadas novas informações bombásticas
|
Miguel Pinho, empresário do capitão do Sporting Gonçalo Inácio e de Bruno Fernandes, entre outros jogadores, está a ser acusado de corrupção desportiva, por ter procurado favorecer o Benfica na luta pela conquista do campeonato, na época 2015/16. A acusação do Ministério Público baseia-se em dois depoimentos de Edgar Costa, jogador do Marítimo, que terá sido abordado pelo agente para ter uma “fraca prestação” num jogo frente aos encarnados.
O jogador de 38 anos – que, atualmente, ainda representa o clube madeirense – prestou declarações, pela primeira vez, em setembro de 2018, junto da Polícia Judiciária do Funchal. O auto de inquirição revela que “sendo-lhe perguntado se teve conhecimento, antes da data do referido jogo, de alguma oferta de dinheiro a jogadores do CS Marítimo para perderem frente ao SL Benfica, responde sim”.
Edgar Costa disse também que se encontrou com dois indivíduos, num hotel do Funchal. Os dois homens “em nome do SL Benfica” apresentaram-lhe “uma oferta, no valor de 30 mil euros, caso estivesse disposto a assumir uma fraca prestação”, no jogo contra as águias. Foi-lhe pedido para “jogar mal e não rematar à baliza”, tendo-lhe sido ainda prometido “um novo contrato de trabalho, melhor remunerado, noutro clube”.
O auto de inquirição revela ainda a reação do jogador do Marítimo à proposta: “Estupefacto e desiludido face ao que acabara de ouvir, disse-lhes de imediato que não contassem consigo, uma vez que era e queria continuar a ser um homem livre. Na verdade, disse-lhes também que não aceitava a oferta, que nasceu pobre e podia morrer pobre mas nunca iria fazer uma coisa daquelas, ainda por cima ao clube que não só lhe paga o ordenado como ainda por cima é o clube do seu coração”.
No segundo depoimento, em junho de 2019, perante uma procuradora do ministério Público, Edgar Costa foi confrontado com fotografias dos “hóspedes do Hotel Pestana Casino Park, na data dos factos”, tendo identificado o “indivíduo mais novo que o contactou” - o agente Miguel Pinho. O empresário foi constituído arguido, na sequência das revelações de Edgar Costa, mas optou por não prestar esclarecimentos, quando foi chamado a depor no Departamento Central de Investigação e Acção Penal. É agora acusado de um crime de corrupção desportiva ativa agravada.