Futebol
Exclusivo Leonino - Nuno Sousa acusa Frederico Varandas de "hipotecar futuro" do Sporting
13 Nov 2025 | 18:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Nov 2025 | 06:51 |
Na última quinta-feira, dia 13 de novembro, João Simões foi dispensado dos sub-21, devido a uma lesão no pé esquerdo, zona onde já manifestara queixas nas partidas frente à Juventus e ao Santa Clara, passando para seis o número de lesionados do Sporting.
No entanto, o jornal Record revela que a lesão do jovem médio não se prevê grave, mas o jogador de 18 anos ainda será reavaliado no regresso à Academia Cristiano Ronaldo. Além disso, mesmo que a situação não preocupe os leões, o 'camisola 52' fica em risco para a partida da Taça de Portugal, frente ao Marinhense.
Vale lembrar que Rui Borges já havia comentado este incómodo no final da partida do Sporting em Turim: "O [João] Simões esteve em dúvida até ao início do jogo, teve um pequeno percalço no treino no pé esquerdo. Mas sentia-se bem hoje. Fez um belo jogo".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma oito partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo já contabiliza 421 minutos: 224 na Champions e 197 na Liga Portugal Betclic.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Ocorrência deu-se já depois do apito final da partida dos leões nos Açores, frente ao Santa Clara, válida para a mais recente jornada da Liga
14 Nov 2025 | 06:35 |
O Santa Clara - Sporting continua a dar que falar, agora devido ao Mapa de Castigos que foi divulgado, na última quinta-feira, 13 de novembro, pelo Conselho de Disciplina. O órgão acabou por confirmar a tentativa de agressão de Henrique a Pedro Gonçalves, já quando as equipas recolhiam aos balneários.
"No final do jogo, quando as equipas regressavam aos balneários, o jogador visitado n.º 94 - Henrique dirigiu- se ao jogador visitante n.º 8 Pedro Gonçalves, que estava na entrada do corredor de acesso ao balneário visitante e após uma troca de palavras impercetíveis tentou agredi-lo com um soco, sem o atingir", pode ler-se sobre a situação descrita pelo delegado da Liga, com Henrique a acabar punido com um jogo de castigo e uma multa de 306 euros.
No entanto, houve mais uma tentativa de agressão: Frederico Varandas foi atingido com uma garrafa e, devido a esse incidente, o Santa Clara acabou punido com uma multa de 1.224 euros por comportamento incorreto do público.
"Após o segundo golo do Sporting, aos 90+4 minutos, os adeptos visitados instalados na bancada central poente, setor 4, fora da ZCEAP, identificados com camisolas, cachecóis e cânticos alusivos ao clube, atiraram uma garrafa de plástico com água sem tampa, na direção do presidente do Sporting, Frederico Varandas, que se encontrava no camarote presidencial. A garrafa atingiu-o, molhando a roupa com a água", revela o Mapa de Castigos.
Em sentido contrário, Luís Neto também acabou por ser visado. O treinador adjunto de Rui Borges acabou por ser suspenso por 30 dias - além de uma multa de 604 euros -, por "lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa", tal como Rafael Andrade, team manager dos açorianos.
"Após o final do jogo, quando as equipas regressaram aos balneários, gerou-se uma altercação entre vários elementos das duas equipas, provocado pelo agente desportivo visitante, Luís Neto, que se dirigiu ao treinador visitado [Vasco Matos] de uma forma agressiva a gritar: ‘Não treinas mais ninguém, só treinas aqui, queres o quê car????? Foi resolvida a situação pelos elementos da segurança presentes sem se ter constatado insultos ou tentativas de agressões. Cerca de 10 minutos mais tarde, já dentro do acesso ao balneário visitante, o mesmo elemento gritou para os agentes desportivos visitados o seguinte: «Vocês vão lá, car????, ‘filhos da p????, ‘não tenho medo nenhum de vocês’", descreveu o delegado da Liga.
Internacional uruguaio acabou por ser expulso já na fase final da partida nos Açores, que os leões acabaram por vencer nos descontos
14 Nov 2025 | 06:22 |
Maxi Araújo ficou a saber, na última quinta-feira, dia 13 de novembro, que foi castigado por um jogo após a expulsão na fase final da partida entre Sporting e Santa Clara, nos Açores, que os leões acabaram por vencer por 2-1, após golo de Morten Hjulmand nos descontos.
No entanto, o internacional uruguaio acabou por não ser o único a sair punido desta partida, uma vez que o Mapa de Castigos divulgado pelo Conselho de Disciplina aborda uma 'onda' de castigos, fruto dos ânimos aquecidos pelo final emotivo do encontro.
O documento trazido a público ainda revela tentativas de agressões e maiores castigos também para outras figuras do Sporting - Luís Neto, da equipa técnica estará suspenso por um período de 30 dias -, mas os acontecimentos não ficaram por aqui.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 13 partidas. Ao longo dos 964 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 22 de novembro, frente ao Marinhense. O encontro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Rui Sacramento, jogar-se-á, às 18h00, em Alvalade.
Verdes e brancos acabaram por ser notificados com o castigo de interdição parcial do Estádio José Alvalade, mas não se deixaram ficar
14 Nov 2025 | 06:08 |
Soube-se, na última quinta-feira, dia 13 de novembro, que o recurso do Sporting ao castigo de interdição parcial do Estádio José Alvalade já deu entrada no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). O mesmo é acompanhado por um pedido de providência cautelar, visto como uma medida urgente para impedir a execução da pena até o processo ser julgado pelo tribunal.
Vale lembrar, no caso, que os verdes e brancos acabaram por ser castigados com o encerramento do sector A17 - topo norte - após queixa do Porto, devido a incidentes ocorridos no clássico entre as duas equipas, que se disputou a 30 de agosto.
O Sporting apenas foi notificado a decisão do Concelho de Disciplina a 30 de outubro e, ontem, completavam-se duas semanas. O próprio encerramento da bancada apenas poderia ser realizado 15 dias depois da notificação, ou seja, a partir de 13 de novembro - no caso, o próximo jogo dos leões está marcado para 22 de novembro, frente ao Marinhense, para a Taça de Portugal.
Esta participação dos dragões deveu-se ao arremesso de objetos para o relvado - como isqueiros - no momento que os jogadores do Porto festejavam os golos em Alvalade: “Em cúmulo material, condena-se a arguida na pena única de interdição temporária do setor A17, Bancada Norte, por um (1) jogo, acrescida da sanção de multa no valor de 150 (cento e cinquenta) UC, a que corresponde (…) o montante de € 15.300,00 (quinze mil e trezentos euros)”, decidiu o CD.
De resto, o órgão da FPF considerou provado o facto de “no decurso da segunda parte do jogo, por volta do minuto 61 do tempo regulamentar”, os adeptos do Sporting “situados na bancada norte setor A 17” terem arremessado “vários objetos, nomeadamente isqueiros na direção dos jogadores da FC Porto, SAD, que festejavam o primeiro golo da sua equipa".
Exclusivo Leonino - Nuno Sousa acusa Frederico Varandas de "hipotecar futuro" do Sporting
13 Nov 2025 | 18:43