
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois da vitória do Japão frente ao Bahrain, por 2-0, que valeu o apuramento do Japão para o Mundial 2026, Hidemasa Morita, médio do Sporting, que jogou apenas os primeiros 45 minutos, reconheceu que não esteve no seu melhor na partida e que a sua condição física possa ter sido um dos motivos para a prestação abaixo das expetativas.
"Substituição? A minha condição física pode ter sido um motivo, mas creio que não fiz uma boa exibição", justificou, em declarações à imprensa nipónica. No entanto, o atleta de 29 anos elogiou a forma como o Japão melhorou na segunda parte, altura em que chegou ao triunfo com golos de Daichi Kamada, aos 66 minutos, e Takefusa Kubo, aos 87'.
A três jornadas do fim da fase de qualificação, os nipónicos já não poderão terminar abaixo do segundo lugar da 'poule' C - o último de apuramento direto para o Mundial de 2026 - e dificilmente será igualado no comando pela Austrália, segunda classificada, com menos nove pontos somados.
"Apesar de as coisas não terem corrido bem na primeira parte, mantivemos o resultado a zeros. Depois marcámos quando precisámos. Crescemos como equipa", atirou. O Japão tornou-se assim no primeiro país a qualificar-se para o Mundial de 2026, juntando-se assim aos três países organizadores - Canadá, Estados Unidos e México.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - que está de saída dos leões, sendo que o Sporting já encontrou um substituto - está avaliado em 14 milhões de euros e contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Avançado sueco dos leões está a poucos golos de conseguir o melhor registo desde o ano 2000. Continua a assinar números tremendos
|
O Sporting defrontou o Moreirense, na passada sexta feira, dia 18 de abril, em encontro a contar para a 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Viktor Gyokeres voltou a brilhar, e adicionou mais três golos à sua conta pessoal. Está perto de se tornar o melhor do século, agora apenas atrás de Mario Jardel, jogador com passagem por Alvalade. Relembrar que o ponta de lança também está na luta pela Bota de Ouro.
Com o hat trick que marcou frente à equipa de Moreira de Cónegos, Viktor Gyokeres chegou aos 34 no campeonato, e igualou os registos de Bas Dost (16/17), no Sporting, e de Jonas (17/18), no Benfica. À sua frente, agora, só os registos alcançados por Mário Jardel.
O avançado brasileiro que representou o Sporting e o Porto tem três registos sob o seu nome que são superiores ao que Gyokeres tem neste momento. Em 2001/2002, pelo Sporting, alcançou a marca dos 42 golos - recorde do século XXI e número máximo que conseguiu durante a carreira. Mas na estadia em Portugal, registou outras duas épocas em que marcou 36 e 38 golos.
Aumentando a lente do século XXI para toda a história do futebol português, só há cinco nomes que conseguiram registos melhores que o que Gyokeres leva de momento. Foram eles: Peyroteo (43 e 39 duas vezes) , Eusébio (42 e 40), Fernando Gomes (39 e 36), Correia Dias (36) e Yazalde (46).
O avançado sueco está, então, envolto em grande companhia, não só ao que o Universo Sporting diz respeito, mas também quando avaliada toda a história do futebol português. Com mais quatro jogos no campeonato, e possivelmente seis até ao final da época, caso os leões atinjam a final da Taça de Portugal, o Viking de Alvalade tem ainda oportunidade para somar mais golos ao seu registo que já é fantástico.
Presidente dos leões estará bastante expectante para a próxima segunda feira, dia 21 de abril. Clube de Alvalade pode ficar bem mais rico
|
Frederico Varandas já vai preparando a próxima época do Sporting, e a prova disso são os reforços que já foram garantidos para o ano que vem. As saídas também são uma dor de cabeça para o Presidente dos leões, mas há um dossier que pode estar muito perto de se resolver sozinho: o de Marcus Edwards.
O extremo inglês não conseguiu encontrar o seu espaço no plantel verde e branco esta temporada, e os leões acabaram por emprestá-lo ao Burnley, equipa que milita no segundo escalão inglês, e que luta pela promoção à Premier League, onde esteve há poucas épocas atrás.
No contrato assinado pelas duas partes que efetivou a transferência de Edwards, estava prevista uma cláusula de compra obrigatória por parte do Burnley, caso os ingleses confirmassem a subida direta à Premier League, em virtude de uma classificação nos primeiros dois lugares da segunda divisão inglesa.
Esse momento está muito perto de acontecer. O Burnley defronta o Sheffield Wednesday, atual terceiro classificado do Championship, na próxima segunda feira, dia 21 de abril Em caso de vitória, a equipa onde está agora Marcus Edwards confirma a subida direta à Premier League para a próxima temporada.
Caso isso aconteça, fica automaticamente acionada a cláusula de compra obrigatória de 10 milhões de euros que está no contrato de Marcus Edwards. Uma vez que os leões têm apenas 65% do passe do inglês, vão receber qualquer coisa como 6,5 milhões de euros caso o Burnley vença, com o resto do montante a ir para o Tottenham, clube onde o extremo foi formado.
Equipa verde e branca viveu uma época de altos e baixos, mas chega à reta final da temporada com todas as ambições de conseguir o maior objetivo
|
Está cumprida mais uma jornada da Liga Portugal Betclic. Todos os clubes jogaram os seus encontros relativos à 30ª. jornada do campeonato nacional, e Sporting e Benfica continuam empatados no topo da tabela classificativa, ainda que com ligeira vantagem para os leões neste momento, depois da vitória por 3-1 no fim de semana.
Ao fim de 30 jogos, tanto Sporting como Benfica somam os mesmos 72 pontos. Os leões são, neste momento, o primeiro classificado da Liga Portuguesa devido à diferença de golos: as duas equipas têm os mesmos 25 golos sofridos, mas os verdes e brancos marcaram 78 até ao momento, e as águias 74.
No entanto, o critério muda assim que o último jogo da Liga estiver concluído. Nessa altura, o principal critério de desempate passa a ser o confronto direto entre as duas equipas empatadas. Nesse capítulo também é o Sporting que leva vantagem, em virtude da vitória por 1-0 sobre o Benfica na primeira ronda do campeonato. Esta situação ainda depende, na verdade, do encontro da segunda volta entra as duas equipas, uma vez que só aí se poderá calcular corretamente quem tem vantagem nos jogos entre si.
Até esse dérbi faltam ainda dois jogos, e quatro até ao final do campeonato. O Sporting vai ainda defrontar o Boavista fora de casa, o Gil Vicente em Alvalade, antes da deslocação ao estádio da luz, e da receção ao Vitória de Guimarães na última partida.
O Benfica, por outro lado, recebe o AVS na próxima jornada, e desloca-se ao Estoril no encontro a seguir. Depois, joga o dérbi de Lisboa em casa, antes da difícil viagem a Braga na última jornada da Liga Portugal Betclic.