Futebol
Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)
31 Ago 2026 | 16:25
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
08 Mai 2025 | 18:50 |
O dérbi Benfica - Sporting, que se joga no próximo dia 10 de maio, é o grande tema da semana em Portugal. A nomeação de João Pinheiro para esse encontro da Liga Portugal Betclic surpreendeu muita gente, incluindo Luís Filipe Vieira, antigo presidente das águias, que fez questão de o dizer.
Luís Filipe Vieira encontra-se, neste momento, a ser julgado no processo 'Saco Azul'. Esta quinta feira, dia 8 de maio, deu-se a segunda sessão do julgamento, e na pausa para almoço, os jornalistas rodearam o antigo presidente das águias para algumas perguntas relacionadas com o caso. Devido à recusa de comentar o tema, passaram às perguntas acerca do dérbi, e logo surgiu o tema João Pinheiro.
O antigo presidente do Benfica tentou, inicialmente, fugir à pergunta sobre o que achava da nomeação de João Pinheiro para o dérbi. Começou por dizer o seguinte: "Eu não escolho os árbitros, eles é que escolhem", quando confrontado pela primeira vez com o assunto.
Mas de seguida, acabou mesmo por comentar a nomeação de João Pinheiro para o Benfica - Sporting. Disse ter ficado "surpreendido", e, de seguida, explicou os motivos: "Ele vai apitar um jogo quase 24 horas antes", atirou Luís Filipe Vieira, em menção ao Chelsea - Djurgarden, marcado para esta quinta feira, 8 de maio, pelas 20h00, em Londres.
De seguida, o antigo presidente do Benfica, agora a ser julgado por crimes de corrupção, espelhou o sentimento que tem sido comum em Portugal desde a nomeação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. "Parece que não há mais árbitros", atirou Luís Filipe Vieira, em nota final.
Pupilo de Rui Borges permanece sem saber se vai continuar no Clube ou se terá finalmente a oportunidade de abraçar um novo desafio
01 Set 2026 | 03:00 |
Pedro Gonçalves continua sem ver o futuro definido e atravessa um período de enorme frustração, sabe o Leonino. Já com o mês de setembro em andamento, o internacional português permanece sem saber se vai continuar no Sporting ou se terá finalmente a oportunidade de abraçar um novo desafio.
Ao que o nosso Jornal apurou junto de fonte próxima, a situação está a ser particularmente difícil para o jogador, que há várias semanas aguarda por uma solução para a carreira. O camisola 8 leonino manifestou há algum tempo a intenção de colocar um ponto final no ciclo de seis anos em Alvalade e iniciar uma nova etapa.
Um dos destinos que chegou a ser associado ao jogador foi o Al Ittihad, da Arábia Saudita. O emblema de Jeddah foi apontado como uma das possibilidades para o futuro do camisola 8, mas acabou por mudar de prioridades no mercado e direcionou a atenção para Ritsu Doan, do Eintracht Frankfurt.
O cenário deixou Pote numa posição particularmente delicada. O jogador de 28 anos vê as opções disponíveis diminuírem à medida que o mercado avança. A indefinição tem provocado enorme ansiedade no futebolista, que continua a trabalhar em Alcochete.
A SAD leonina, por sua vez, mantém a expetativa de que surja uma proposta capaz de desbloquear a saída. Pedro Gonçalves continua assim à espera de novidades, numa altura em que o desejo de deixar Alvalade permanece e a ausência de uma definição começa a pesar cada vez mais no jogador.
Treinador deixa madeirenses na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado à saída
31 Ago 2026 | 17:51 |
O Nacional decidiu avançar para uma mudança no comando técnico após apenas quatro jornadas da Liga. João Gião deixa o cargo de treinador na sequência da derrota caseira diante do Estrela da Amadora, por 3-2, resultado que terá levado a administração liderada por Rui Alves a tomar a decisão.
A saída do técnico, que orientou a equipa B do Sporting, acontece numa fase ainda muito precoce da temporada, com o Nacional a procurar uma reação imediata aos resultados obtidos neste arranque. Gião deixa assim o clube madeirense depois de apenas quatro jogos oficiais no campeonato.
Para o substituir, o nome de Custódio Castro surge como o principal candidato. O antigo jogador dos leões está livre depois de, na época passada, ter orientado o Alverca, estando agora bem posicionado para assumir o comando da equipa madeirense, segundo o jornal 'Record'.
A mudança acontece precisamente antes da visita da receção do Sporting ao Nacional, uma vez que os leões têm encontro marcado com os insulares na próxima jornada. Rui Borges e companhia poderão, assim, encontrar uma equipa com novo treinador no banco.
De recordar que Custódio representou a equipa principal do Sporting durante cinco temporadas e meia, entre 2001/02 e 2006/07. Pelo Clube de Alvalade, disputou um total de 122 jogos com a Listada verde e branca, apontando oito golos, que contribuíram para a conquista de um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, além de ter chega a envergar braçadeira de capitão.
Rui Borges parece ter encontrado, pelo menos para já, fórmula para tirar maior rendimento do médio italiano de 22 anos de idade
31 Ago 2026 | 16:49 |
Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia, recuando ligeiramente o médio e aproximando-o de Sergi Altimira. A solução surgiu depois das dificuldades sentidas nos primeiros jogos da época e tem permitido distribuir melhor as responsabilidades defensivas, ao mesmo tempo que liberta o camisola 77 para aparecer mais vezes em zonas ofensivas.
O internacional sub-21 por Itália chegou ao Sporting com a missão de dar maior capacidade física e explosividade ao meio-campo. Os dois médios começaram a ser trabalhados em conjunto ainda durante a pré-temporada. A aposta manteve-se na estreia oficial frente ao Estrela da Amadora, mas a dupla revelou dificuldades para controlar o ritmo do encontro depois de uma entrada forte dos leões.
Os números desse encontro ajudam a explicar o desgaste de Altimira. O espanhol assumiu praticamente sozinho grande parte das tarefas defensivas, sendo o único dos dois a recorrer aos tackles, com uma eficácia de 85%. Também terminou com quase o dobro dos passes certos de Doumbia, 64 contra 34, e apresentou uma eficácia muito superior nos duelos, com 73,3% contra apenas 18,1 do italiano. Perante o Vitória de Guimarães, Doumbia melhorou defensivamente e até superou o companheiro nos duelos, 61 contra 53 por cento, e nos tackles, 61,5 contra 53%.
Foi precisamente depois desse encontro que Rui Borges introduziu a alteração que viria a produzir melhores resultados. Frente ao Alverca, Doumbia baixou ligeiramente no terreno e aproximou-se de Altimira, permitindo que os dois repartissem as missões defensivas. Com mais liberdade à frente do espanhol, o italiano passou a ter espaço para transportar a bola e procurar a baliza.
A estratégia voltou a ser utilizada diante do Rio Ave (4-0) e os efeitos foram novamente positivos. Doumbia apresentou uma prestação equilibrada e ainda assistiu Flávio Gonçalves para o primeiro golo. O técnico parece ter encontrado, pelo menos para já, a fórmula para tirar maior rendimento do médio de 22 anos.
Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)
31 Ago 2026 | 16:25
Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"
31 Ago 2026 | 15:58
Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"
31 Ago 2026 | 15:36