
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O dérbi Benfica - Sporting, que se joga no próximo dia 10 de maio, é o grande tema da semana em Portugal. A nomeação de João Pinheiro para esse encontro da Liga Portugal Betclic surpreendeu muita gente, incluindo Luís Filipe Vieira, antigo presidente das águias, que fez questão de o dizer.
Luís Filipe Vieira encontra-se, neste momento, a ser julgado no processo 'Saco Azul'. Esta quinta feira, dia 8 de maio, deu-se a segunda sessão do julgamento, e na pausa para almoço, os jornalistas rodearam o antigo presidente das águias para algumas perguntas relacionadas com o caso. Devido à recusa de comentar o tema, passaram às perguntas acerca do dérbi, e logo surgiu o tema João Pinheiro.
O antigo presidente do Benfica tentou, inicialmente, fugir à pergunta sobre o que achava da nomeação de João Pinheiro para o dérbi. Começou por dizer o seguinte: "Eu não escolho os árbitros, eles é que escolhem", quando confrontado pela primeira vez com o assunto.
Mas de seguida, acabou mesmo por comentar a nomeação de João Pinheiro para o Benfica - Sporting. Disse ter ficado "surpreendido", e, de seguida, explicou os motivos: "Ele vai apitar um jogo quase 24 horas antes", atirou Luís Filipe Vieira, em menção ao Chelsea - Djurgarden, marcado para esta quinta feira, 8 de maio, pelas 20h00, em Londres.
De seguida, o antigo presidente do Benfica, agora a ser julgado por crimes de corrupção, espelhou o sentimento que tem sido comum em Portugal desde a nomeação do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. "Parece que não há mais árbitros", atirou Luís Filipe Vieira, em nota final.
Empresário do capitão do Sporting é acusado de crimes desportivos para beneficiar clube encarnado e foram divulgadas novas informações bombásticas
|
Miguel Pinho, empresário do capitão do Sporting Gonçalo Inácio e de Bruno Fernandes, entre outros jogadores, está a ser acusado de corrupção desportiva, por ter procurado favorecer o Benfica na luta pela conquista do campeonato, na época 2015/16. A acusação do Ministério Público baseia-se em dois depoimentos de Edgar Costa, jogador do Marítimo, que terá sido abordado pelo agente para ter uma “fraca prestação” num jogo frente aos encarnados.
O jogador de 38 anos – que, atualmente, ainda representa o clube madeirense – prestou declarações, pela primeira vez, em setembro de 2018, junto da Polícia Judiciária do Funchal. O auto de inquirição revela que “sendo-lhe perguntado se teve conhecimento, antes da data do referido jogo, de alguma oferta de dinheiro a jogadores do CS Marítimo para perderem frente ao SL Benfica, responde sim”.
Edgar Costa disse também que se encontrou com dois indivíduos, num hotel do Funchal. Os dois homens “em nome do SL Benfica” apresentaram-lhe “uma oferta, no valor de 30 mil euros, caso estivesse disposto a assumir uma fraca prestação”, no jogo contra as águias. Foi-lhe pedido para “jogar mal e não rematar à baliza”, tendo-lhe sido ainda prometido “um novo contrato de trabalho, melhor remunerado, noutro clube”.
O auto de inquirição revela ainda a reação do jogador do Marítimo à proposta: “Estupefacto e desiludido face ao que acabara de ouvir, disse-lhes de imediato que não contassem consigo, uma vez que era e queria continuar a ser um homem livre. Na verdade, disse-lhes também que não aceitava a oferta, que nasceu pobre e podia morrer pobre mas nunca iria fazer uma coisa daquelas, ainda por cima ao clube que não só lhe paga o ordenado como ainda por cima é o clube do seu coração”.
No segundo depoimento, em junho de 2019, perante uma procuradora do ministério Público, Edgar Costa foi confrontado com fotografias dos “hóspedes do Hotel Pestana Casino Park, na data dos factos”, tendo identificado o “indivíduo mais novo que o contactou” - o agente Miguel Pinho. O empresário foi constituído arguido, na sequência das revelações de Edgar Costa, mas optou por não prestar esclarecimentos, quando foi chamado a depor no Departamento Central de Investigação e Acção Penal. É agora acusado de um crime de corrupção desportiva ativa agravada.
Presidente dos leões tem estado muito atento a possíveis jovens valores para melhorar a qualidade do plantel verde e branco e tem mais uma aposta
|
O Sporting continua a apostar forte na formação e o mais recente talento a merecer destaque em Alcochete chama-se Bernardo Busatori. Com apenas 14 anos, o jovem médio tem vindo a destacar-se nos escalões de formação do clube leonino, e acaba de assinar contrato de formação com os verdes e brancos, reforçando assim a ligação que mantém com o Sporting há já quatro temporadas.
Busatori, que atua como médio na equipa de sub-14, tem sido uma peça-chave no coletivo e soma, na presente época, 25 jogos com a camisola leonina. Para além da consistência em campo, o jovem contribuiu com três golos e uma assistência, números que demonstram a sua evolução e o impacto crescente no jogo da equipa.
Naturalmente, os responsáveis da formação leonina veem em Bernardo um potencial de longo prazo. O Sporting tem sido reconhecido internacionalmente pela qualidade dos seus talentos formados "em casa" e quer manter a tradição. A aposta no médio segue a linha de continuidade de desenvolvimento que deu ao futebol português nomes como Cristiano Ronaldo, Nani, ou mais recentemente, Geovany Quenda e Gonçalo Inácio.
Apesar de ainda muito jovem, Bernardo Busatori já impressiona pela maturidade com que lê o jogo e pela capacidade de assumir responsabilidades no meio-campo. O seu nome começa a ganhar destaque entre os olheiros e especialistas do setor juvenil, e dentro do clube há quem acredite que poderá chegar, no futuro, à equipa principal.
Para já, o foco está na formação e no crescimento individual e coletivo. O contrato agora assinado é um passo importante e simboliza o reconhecimento de todo o trabalho feito até aqui. Bernardo é, sem dúvida, um dos nomes a seguir com atenção na geração futura do Sporting.
É de relembrar que o Sporting enfrenta este fim de semana a partida mais esperada e importante do Campeonato Português: o dérbi na Luz. A equipa de Rui Borges defronta o Benfica, a 10 de maio, próximo sábado às 18h. A equipa de Alvalade segue em vantagem por ter vencido os encarnados em casa, no 1º jogo do técnico de Mirandela, ao serviço dos leões, com golo de Geny Catamo. O jogador moçambicano passou também pela formação do Sporting e tem tido uma grande influência nos duelos mais decisivos do campeonato.
Antigo jogador que representou as águias durante muitos anos deixou uma mensagem a Bruno Lage sobre como parar o avançado sueco
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 10 de maio, para defrontar o Benfica em encontro decisivo para a Liga Portugal Betclic. Álvaro Magalhães, antigo jogar das águias, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde explicou como travar uma das maiores ameaças dos leões, Viktor Gyokeres.
Começou por explicar como os encarnados podem sair por cima: "Tem de ser uma equipa e valer pelo todo. É necessário concentração total, espírito de sacrifício, disciplina tática e conhecer os pontos fracos do Sporting, que os tem, para sabem explorá-los", disse.
No entanto, o antigo jogador, e treinador, não quis abrir o livro acerca destes "pontos fracos": "Deixo isso para Bruno Lage. Poderia dizer-lhe numa conversa de café ou num almoço [risos]. A equipa precisa de estar muito bem preparada", atirou o antigo jogador.
Sobre como parar o avançado sueco dos leões, disse o seguinte: "Otamendi tem muita experiência. Mas, até que enfim, devem ter-me ouvido, houve dois centrais que anularam Gyokeres no último fim de semana [refere-se a Buatu e Marvin, do Gil Vicente]", começou por dizer, em relação à última partida do Sporting. Relembrar que o ponta de lança está na corrida à Bota de Ouro.
Prosseguiu: "Não se pode jogar em linha com Gyokeres. Precisam de marcar à zona, a uns dois/três metros de distância, em posição de arrancar, para estar à frente dele no espaço quando a bola aparecer. Não o podem deixar virar para a baliza. E tem de haver alguém na dobra. Otamendi sabe isso. Se jogarem em linha com ele e o deixarem virar para receber a bolas nos espaços será complicado", rematou Álvaro Magalhães, ex Benfica, antes da deslocação do Sporting ao estádio da luz.
Há novidades sobre venda de bilhetes para final da Taça de Portugal; Sporting revela novos dados