Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Moura dos Santos justifica derrota do Sporting e culpa...

Conhecido adepto dos leões fez uma reflexão sobre o jogo frente ao Santa Clara, que terminou com derrota dos verdes e brancos na 12.ª jornada da Liga

Manuel Moura dos Santos analisa derrota do Sporting
Manuel Moura dos Santos analisa derrota do Sporting

01 Dez 2024 | 10:55 |

Icon Comentário0

Manuel Moura dos Santos assinou uma coluna de opinião no jornal 'O Jogo', onde analisou o desempenho de João Pereira nos três primeiros jogos ao leme do Clube de Alvalade. O confesso adepto do Sporting deixou críticas ao duelo contra o Santa Clara, criticando a "lentidão" da equipa.


"Após a derrota expressiva com o Arsenal, o Sporting precisava de uma exibição que lhe permitisse superar o eventual trauma que tal resultado pudesse ter deixado. Recebeu o Santa Clara que está a realizar uma boa época. Primeira parte fraca que terminou com os açorianos a vencerem por 1-0. O Santa Clara fez um remate enquadrado e marcou um golo; o Sporting fez nove não enquadrados. A lentidão exibida explica estes 45 minutos de fraca prestação da minha equipa. Ainda assim, a equipa açoriana teve um penálti perdoado, cometido sobre Geny Catamo", começou por escrever.


"Quando se joga conta equipas que jogam muito fechadas na defesa, tem que haver mais velocidade e procura de espaços. O golo sofrido foi ridículo, com os dois centrais do Sporting a jogarem um contra o outro. Segunda parte um pouco melhores, mas a muralha defensiva do Santa Clara continuou muito eficaz, com um Sporting sem soluções. Primeiro derrota na Liga! Terminada a era Ruben Amorim, começou aquela que desejo seja a era João Pereira. Começou com um jogo em Alvalade com o Amarante, para a Taça de Portugal. Como seria de esperar, o Sporting literalmente cilindrou a equipa amarantina por uns expressivos 6-0", acrescentou.


"A verdadeira estreia estaria reservada para o encontro seguinte com o Arsenal. Imagino que o treinador do Arsenal terá visto e analisado o jogo com o Manchester City e verificado a fragilidade leonina no lado esquerdo da sua defesa. Foi precisamente por esse lado que a equipa inglesa construiu os três primeiros golos. Posso estar redondamente enganado, mas penso que o nosso treinador cometeu um erro. Teria sido preferível a entrada de Matheus Reis para jogar do lado esquerdo da defesa, adiantando Maxi Araújo, e sentando Edwards no banco de suplentes. Matheus Reis é, defensivamente, mais consistente, e Maxi mais solidário defensivamente", explicou.

"Perder em Alvalade por 5-1, seja com o Arsenal, ou outra equipa qualquer, não é de todo admissível nesta fase de afirmação do Sporting. Bem sei que o Arsenal é uma equipa com um potencial futebolístico temível, mas o resultado mais expressivo conseguido nesta edição da Liga dos Campeões foi precisamente connosco. É fundamental recuperar deste desaire", terminou Manuel Moura dos Santos


Confira aqui o apoio dos adeptos do Sporting a João Pereira:


Futebol

Contas impressionam! Varandas já garantiu quase 90 milhões ao Sporting neste verão

Mercado de verão de 2026 está a revelar-se especialmente rentável para o Clube de Alvalade, que ainda não vendeu qualquer pilar da turma de Rui Borges

SAD liderada por Frederico Varandas já assegurou cerca de 88 milhões de euros neste mercado de transferências e ainda não tocou em titulares indiscutíveis
SAD liderada por Frederico Varandas já assegurou cerca de 88 milhões de euros neste mercado de transferências e ainda não tocou em titulares indiscutíveis

01 Jul 2026 | 10:43 |

Icon Comentário0

O mercado de verão de 2026 está a revelar-se especialmente rentável para o Sporting. Entre vendas já concretizadas, encaixes provenientes de antigos jogadores e verbas geradas pelo Mecanismo de Solidariedade da FIFA, a SAD liderada por Frederico Varandas já assegurou cerca de 88 milhões de euros.


Contas feitas, a maior fatia desse montante resulta das transferências de Geovany Quenda, por 50 milhões de euros, e de Alisson Santos, que rendeu 16,5 milhões aos cofres leoninos. São duas operações que já estavam previstas pela estrutura e que permitiram reforçar significativamente a capacidade financeira do Clube.


Além das vendas diretas, o Sporting continua a beneficiar da valorização de antigos jogadores - como de Afonso Moreira e, muito em breve, Mateus Fernandes. As cláusulas negociadas em transferências anteriores, bem como o Mecanismo de Solidariedade da FIFA, têm garantido novos encaixes sempre que futebolistas formados em Alcochete protagonizam mudanças de clube.


Esta estratégia permite aos leões aumentar as receitas sem afetar de forma significativa o plantel de Rui Borges, que já recebeu vários reforços neste mercado. Ao mesmo tempo, a administração mantém margem financeira para atacar novos alvos, caso surjam oportunidades nas próximas semanas.

De resto, a administração do Sporting continua concentrada nos principais processos de saída. Morten Hjulmand permanece fortemente associado ao Atlético Madrid, enquanto Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Maxi Araújo continuam a despertar interesse de clubes das principais ligas europeias. Daniel Bragança entra no último ano de contrato e Giorgi Kochorashvili também surge entre os jogadores que podem deixar Alvalade.



Futebol

Mateus Fernandes vai render nova fortuna ao Sporting; Saiba tudo

Jogador formado em Alvalade está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão, transferindo-se do West Ham para o Tottenham

Mateus Fernandes está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão e render milhões ao Sporting
Mateus Fernandes está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão e render milhões ao Sporting

01 Jul 2026 | 10:31 |

Icon Comentário0

Mateus Fernandes está muito perto de protagonizar uma das maiores transferências deste mercado de verão. O médio formado no Sporting deverá trocar o West Ham pelo Tottenham, num negócio que também irá render vários milhões de euros aos cofres leoninos.


Segundo o jornalista David Ornstein, do The Athletic, os spurs chegaram a acordo para contratar o internacional português por 98 milhões de euros fixos. A concretizar-se, será a transferência mais cara da história do clube londrino, ultrapassando os 65 milhões de euros investidos em Xavi Simons na temporada passada.


Além do impacto em Inglaterra, o negócio terá reflexos diretos em Alvalade. Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, o Sporting deverá encaixar cerca de 3,43 milhões de euros, uma vez que Mateus Fernandes cumpriu grande parte da formação na Academia Cristiano Ronaldo.


O médio, de 21 anos, representou o Sporting durante oito temporadas e chegou a realizar a pré-temporada de 2023/24 com a equipa principal, então orientada por Ruben Amorim. Nesse verão foi vendido ao Southampton por 15 milhões de euros, aos quais poderiam juntar-se mais cinco milhões mediante objetivos.

Depois de se destacar em Inglaterra, Mateus Fernandes transferiu-se para o West Ham, que agora prepara uma venda milionária para o Tottenham. O negócio permitirá ao Sporting voltar a beneficiar financeiramente da valorização de um jogador formado em Alcochete, reforçando os cofres da SAD liderada por Frederico Varandas.



Futebol

Depois dos reforços, Sporting quer arrumar a casa: Ainda há várias saídas na mesa

Verdes e brancos regressam esta quarta-feira, dia 1 de julho, aos trabalhos na Academia Cristiano e próximo passo do mercado é resolver excedentários

Sporting mudou a estratégia neste mercado de verão e decidiu antecipar a maioria dos reforços para Rui Borges, agora é preciso arrumar a casa
Sporting mudou a estratégia neste mercado de verão e decidiu antecipar a maioria dos reforços para Rui Borges, agora é preciso arrumar a casa

01 Jul 2026 | 10:16 |

Icon Comentário0

O Sporting mudou a estratégia neste mercado de verão e decidiu antecipar a maioria dos reforços para Rui Borges. Ao contrário das últimas épocas, a SAD liderada por Frederico Varandas entrou cedo em ação e garantiu cinco contratações ainda antes do arranque oficial da pré-temporada.


Rodrigo Zalazar, Issa Doumbia, Sergi Altimira, Silas Andersen e Pedro Lima já foram assegurados pela estrutura leonina, composta por Frederico Varandas, Rui Borges, Bernardo Palmeiro e Flávio Costa. O próximo objetivo passa pela contratação de um extremo para o corredor esquerdo, com Yeremay Hernández a manter-se como o principal alvo, apesar das elevadas exigências do Deportivo da Corunha.


No total, o Sporting já investiu 79,75 milhões de euros neste mercado, mas continua com margem financeira para novas operações. Em sentido inverso, os leões encaixaram verbas importantes com as vendas de Alisson Santos para o Nápoles, Rodrigo Ribeiro para o Augsburgo e Diogo Travassos para o Braga.


Além das entradas, a administração leonina continua concentrada nos principais processos de saída. Morten Hjulmand permanece fortemente associado ao Atlético Madrid, enquanto Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Maxi Araújo continuam a despertar interesse de clubes das principais ligas europeias. Daniel Bragança entra no último ano de contrato e Giorgi Kochorashvili também surge entre os jogadores que podem deixar Alvalade.

Com o grupo já reunido na Academia Cristiano Ronaldo para o arranque da nova temporada, a prioridade imediata passa por resolver a colocação de vários excedentários. Biel, Souleymane Faye, Alexandre Brito, Sotiris Alexandropoulos, Koba Koindredi, Mateo Tanlongo e Rafael Pontelo estão entre os atletas que poderão abandonar o Sporting, enquanto novas entradas dependerão da concretização de vendas durante as próximas semanas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Altimira abre o jogo sobre a chegada ao Sporting e revela quem deu 'ajuda'
Futebol

Altimira abre o jogo sobre a chegada ao Sporting e revela quem deu 'ajuda'

01 Jul 2026 | 09:50

Icon Comentário0
Morten Hjulmand já comunicou ao Sporting decisão sobre o Atlético Madrid
Futebol

Morten Hjulmand já comunicou ao Sporting decisão sobre o Atlético Madrid

01 Jul 2026 | 09:36

Icon Comentário0
Sporting revela todos os valores da contratação de Altimira à CMVM
Futebol

Sporting revela todos os valores da contratação de Altimira à CMVM

01 Jul 2026 | 09:22

Icon Comentário0