Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Moura dos Santos justifica derrota do Sporting e culpa...

Conhecido adepto dos leões fez uma reflexão sobre o jogo frente ao Santa Clara, que terminou com derrota dos verdes e brancos na 12.ª jornada da Liga

Manuel Moura dos Santos analisa derrota do Sporting
Manuel Moura dos Santos analisa derrota do Sporting

01 Dez 2024 | 10:55 |

Icon Comentário0

Manuel Moura dos Santos assinou uma coluna de opinião no jornal 'O Jogo', onde analisou o desempenho de João Pereira nos três primeiros jogos ao leme do Clube de Alvalade. O confesso adepto do Sporting deixou críticas ao duelo contra o Santa Clara, criticando a "lentidão" da equipa.


"Após a derrota expressiva com o Arsenal, o Sporting precisava de uma exibição que lhe permitisse superar o eventual trauma que tal resultado pudesse ter deixado. Recebeu o Santa Clara que está a realizar uma boa época. Primeira parte fraca que terminou com os açorianos a vencerem por 1-0. O Santa Clara fez um remate enquadrado e marcou um golo; o Sporting fez nove não enquadrados. A lentidão exibida explica estes 45 minutos de fraca prestação da minha equipa. Ainda assim, a equipa açoriana teve um penálti perdoado, cometido sobre Geny Catamo", começou por escrever.


"Quando se joga conta equipas que jogam muito fechadas na defesa, tem que haver mais velocidade e procura de espaços. O golo sofrido foi ridículo, com os dois centrais do Sporting a jogarem um contra o outro. Segunda parte um pouco melhores, mas a muralha defensiva do Santa Clara continuou muito eficaz, com um Sporting sem soluções. Primeiro derrota na Liga! Terminada a era Ruben Amorim, começou aquela que desejo seja a era João Pereira. Começou com um jogo em Alvalade com o Amarante, para a Taça de Portugal. Como seria de esperar, o Sporting literalmente cilindrou a equipa amarantina por uns expressivos 6-0", acrescentou.


"A verdadeira estreia estaria reservada para o encontro seguinte com o Arsenal. Imagino que o treinador do Arsenal terá visto e analisado o jogo com o Manchester City e verificado a fragilidade leonina no lado esquerdo da sua defesa. Foi precisamente por esse lado que a equipa inglesa construiu os três primeiros golos. Posso estar redondamente enganado, mas penso que o nosso treinador cometeu um erro. Teria sido preferível a entrada de Matheus Reis para jogar do lado esquerdo da defesa, adiantando Maxi Araújo, e sentando Edwards no banco de suplentes. Matheus Reis é, defensivamente, mais consistente, e Maxi mais solidário defensivamente", explicou.

"Perder em Alvalade por 5-1, seja com o Arsenal, ou outra equipa qualquer, não é de todo admissível nesta fase de afirmação do Sporting. Bem sei que o Arsenal é uma equipa com um potencial futebolístico temível, mas o resultado mais expressivo conseguido nesta edição da Liga dos Campeões foi precisamente connosco. É fundamental recuperar deste desaire", terminou Manuel Moura dos Santos. 


Confira aqui o apoio dos adeptos do Sporting a João Pereira:


Futebol

Debast está fora, mas Rui Borges pode receber reforço de 21 milhões no Sporting

Treinador dos verdes e brancos aguarda que a confirmação de boa notícia chegue a tempo da partida diante do Braga, marcada para esta sexta-feira

Ibrahima Ba está muito perto de regressar aos treinos do Sporting e pode fazer parte das opções para Braga, nem que seja no banco
Ibrahima Ba está muito perto de regressar aos treinos do Sporting e pode fazer parte das opções para Braga, nem que seja no banco

05 Out 2026 | 09:38 |

Icon Comentário0

Ibrahima Ba está muito perto de regressar aos treinos do Sporting. O central encontra-se na fase final do processo de recuperação das dores no joelho direito e existe esperança em Alcochete de que possa estar disponível para a deslocação ao terreno do Braga, na próxima sexta-feira.


Mesmo que o franco-senegalês não reúna condições para assumir a titularidade, a simples presença entre os convocados já seria uma boa notícia para Rui Borges. Zeno Debast está castigado depois da expulsão diante do Arouca, deixando Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio como únicas opções naturais para o centro da defesa.


Caso Ba não recupere a tempo, Eduardo Felicíssimo poderá voltar a ser chamado à equipa principal. O jovem cumpriu a pré-temporada às ordens de Rui Borges, mas tem sido utilizado sobretudo na equipa B, pelo que a recuperação do ex-Famalicão permitiria ao treinador ganhar outra solução para um encontro de elevada exigência.


Ibrahima Ba foi contratado pelo Sporting ao Famalicão por 21,25 milhões de euros, numa operação destinada a colmatar a saída de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest por 40 milhões. Antes de chegar a Alvalade, o defesa esteve perto de rumar ao Estrasburgo, mas o negócio caiu após os exames médicos realizados pelo emblema francês.

A estrutura leonina considerou, no entanto, que não existiam motivos para alarme e traçou um plano específico de compensação muscular. Ba acabou por ser utilizado diante do Alverca, na terceira jornada, mas voltou a sentir dores no joelho direito e teve de parar novamente.



Futebol

Estreia de Fresneda por Espanha agita mercado e Sporting vê pretendentes apertarem cerco

'Camisola 22' dos verdes e brancos cumpriu um sonho nesta pausa para compromissos internacionais, mas que pode dar dores de cabeça aos leões

Iván Fresneda viveu um dos momentos mais importantes da carreira ao estrear-se pela seleção principal de Espanha, diante da Chéquia e tubarões rondam Sporting
Iván Fresneda viveu um dos momentos mais importantes da carreira ao estrear-se pela seleção principal de Espanha, diante da Chéquia e tubarões rondam Sporting

05 Out 2026 | 09:09 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda viveu um dos momentos mais importantes da carreira ao estrear-se pela seleção principal de Espanha, diante da Chéquia. O lateral do Sporting concretizou um sonho antigo e ganhou ainda maior projeção internacional, numa altura em que vários clubes acompanham a sua evolução.


Segundo o jornal Record, o encontro disputado em Oviedo contou com vários observadores de clubes importantes, entre os quais o Barcelona. O emblema catalão já tem Fresneda referenciado e voltou a acompanhar de perto o jogador leonino, embora uma saída de Alvalade durante a presente temporada seja considerada pouco provável.


Questionado sobre a possibilidade de o novo estatuto internacional aumentar o interesse do mercado, Fresneda reforçou a ligação ao Sporting. “Como disse antes, estou super feliz no meu clube, mas também por poder contribuir na seleção. Vou continuar a lutar para somar minutos e experiências com o meu clube".


O lateral deixou igualmente clara a ambição de continuar a fazer parte das escolhas de Espanha. “Se puder voltar aqui, obviamente que irei aproveitar”, acrescentou o jogador, que aproveitou a oportunidade criada pela indisponibilidade de Pedro Porro para alcançar a primeira internacionalização pela equipa principal.

O Sporting prepara, entretanto, uma resposta à crescente valorização do 'camisola 22'. Fresneda tem atualmente contrato até 2028, mas está praticamente tudo preparado para prolongar a ligação aos verdes e brancos por mais três temporadas, até 2031, juntamente com uma melhoria salarial.



Futebol

Exclusivo Leonino - Indiscutível do Sporting vive pior fase da carreira e sente-se frustrado

Rui Borges chegou a ponderar deixá-lo de fora diante do Arouca, mas a eventual decisão seria encarada como uma forma de proteger jogador da pressão

Exclusivo Leonino - Gonçalo Inácio está frustrado com o arranque de temporada que tem protagonizado ao serviço do Sporting
Exclusivo Leonino - Gonçalo Inácio está frustrado com o arranque de temporada que tem protagonizado ao serviço do Sporting

05 Out 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Gonçalo Inácio está frustrado com o arranque de temporada que tem protagonizado ao serviço do Sporting, sabe o Leonino, numa altura em que o defesa central reconhece que o seu rendimento tem ficado abaixo do nível que já demonstrou ao longo do percurso em Alvalade.


Ao que o nosso Jornal apurou, o internacional português não esconde a insatisfação com algumas das exibições realizadas, mas mantém uma visão positiva sobre o futuro e acredita que está perante uma fase menos boa, que pode ser ultrapassada com trabalho e regularidade.


A situação ganhou maior dimensão depois dos dois autogolos consecutivos frente ao Galatasaray e ao Famalicão. O primeiro acabou por não comprometer o resultado, já que os leões venceram os turcos por 3-1, mas o segundo surgiu aos 90+1 minutos e permitiu ao conjunto minhoto chegar ao empate (1-1), num encontro em que o Sporting tinha estado em vantagem. Os dois lances colocaram o camisola 25 no centro das críticas.


Ainda assim, Gonçalo Inácio continua convencido de que tem qualidade e experiência suficientes para recuperar o nível que já apresentou. O central encara os erros recentes como parte de uma fase negativa do seu percurso, e não como uma mudança definitiva na sua capacidade para ser uma das referências da equipa.

A própria estrutura técnica leonina mantém confiança no defesa. Rui Borges chegou a ponderar deixá-lo de fora diante do Arouca, mas a eventual decisão seria encarada como uma forma de proteger o jogador da pressão acumulada e não como um castigo ou uma perda definitiva de estatuto. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Futebolista do Sporting vive melhor momento da carreira e é elogiado por Gyokeres: "Vamos, irmão"
Futebol

Futebolista do Sporting vive melhor momento da carreira e é elogiado por Gyokeres: "Vamos, irmão"

04 Out 2026 | 17:09

Icon Comentário0
Zalazar dá espetáculo e marca 3 golos incríveis pelo Uruguai
Futebol

Zalazar dá espetáculo e marca 3 golos incríveis pelo Uruguai

04 Out 2026 | 16:25

Icon Comentário0
Vencedor do Mundial 2026 louco com monstro do Sporting: "Estou contentíssimo"
Futebol

Vencedor do Mundial 2026 louco com monstro do Sporting: "Estou contentíssimo"

04 Out 2026 | 16:17

Icon Comentário0