Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Com a atual classificação da Liga Portugal no ranking da UEFA, apenas o primeiro e o segundo classificado têm acesso à Champions League, com o campeão a entrar de forma direta e o ‘vice’ a ser obrigado a disputar a terceira pré-eliminatória da prova milionária. Para já, o Sporting vai lançado na corrida pelo título, mas, caso termine no segundo lugar, é possível entrar diretamente na prova milionária.
“De acordo com o formato das competições de clubes 2024/27, se o vencedor da Europa League se apurar para a fase da liga da Champions League através do seu campeonato nacional, então o clube com o melhor coeficiente individual entre todas as equipas na qualificação da Champions League (caminho dos campeões e caminho das ligas) entra diretamente para a fase da liga”, lê-se, no site da UEFA.
Ora, o que significa isto, resumido com os emblemas ainda em competição: caso Liverpool, Milan ou Bayer Leverkusen sejam vencedores da Liga Europa, apuram-se diretamente para a Liga dos Campeões. No entanto, os três clubes mencionados estão em posição privilegiada nas provas internas para serem presença na Champions em 2024/25, o que abre caminho para um novo acesso.
O clube em questão será qualificado de forma meritória, uma vez que o escolhido terá, obrigatoriamente, de ser a equipa – entre as que estejam em zona de qualificação para a UCL – com melhor ranking da UEFA. Se for feita uma avaliação, à data de publicação desta notícia, o Sporting (31.º) perde apenas para o Shakhtar Donetsk (26º), uma vez que qualquer clube acima dos verdes e brancos está apurado diretamente ou não está em zona de qualificação.
Assim sendo, seria possível, caso o Sporting terminasse no segundo lugar da Liga Portugal Betclic a entrada direta na Liga dos Campeões, sem ter de disputar a terceira pré-eliminatória. No entanto, para que tal aconteça, tendo em conta as classificações atuais, seria necessário o Shakhtar descer para o terceiro lugar da liga ucraniana.
Confira as novas regras da prova: