
Futebol
João Palhinha recebe notícia estrondosa; Ex Sporting conhece intenções do Tottenham
09 Out 2025 | 08:02
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Dez 2024 | 13:04 |
O Sporting cumpriu o derradeiro objetivo de 2024 ao conquistar, este domingo, 29 de dezembro, uma importante vitória no dérbi eterno frente ao Benfica, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O triunfo permite aos leões terminarem o ano tal como 2023 - na liderança. Os números são simpáticos e garantem que desde a época 2000/01, o clube que ocupa o primeiro lugar na passagem do ano sagrou-se campeão nacional em 75% das ocasiões.
Num jogo em que os comandados por Rui Borges selaram a vitória logo aos 29 minutos da primeira parte, Geny Catamo revelou-se o talismã dos leões, decidindo, pela segunda época consecutiva, o dérbi eterno. Em abril de 2024, o jovem jogador já havia sido o protagonista ao apontar os golos do triunfo por 2-1 frente aos encarnados.
É importante recordar que esta foi também a terceira vitória consecutiva dos verdes e brancos sobre o Benfica no Estádio José Alvalade, em dois encontros para a Liga e um para a Taça. Para encontrar um registo idêntico, é necessário recuar até à temporada de 1994/95, quando os leões também triunfaram em casa por três ocasiões. No que apenas ao campeonato diz respeito, se olharmos para as temporadas de 2004/05 e 2005/06, os verdes e brancos também venceram em casa os dois dérbis da Liga contra os encarnados.
Feitas as contas, o emblema verde e branco encerra o ano civil de 2024 na liderança da Liga Portugal Betclic 2024/25, com a ambição de conquistar o bicampeonato nacional bem presente. Em segundo lugar encontra-se o Porto, com os mesmos 40 pontos, e, em terceiro, o Benfica, que soma 38.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, ex-equipa do novo técnico leonino. O encontro da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante da turma liderada por Daniel Sousa jogar-se-á às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Internacional belga tem-se assumido na equipa verde e branca esta temporada e começam a surgir alguns interessados na sua contratação
09 Out 2025 | 11:47 |
Caso o Liverpool falhe a contratação de Marc Guéhi no próximo mercado de transferências, é bem provável que venha atrás de Zeno Debast. O internacional belga do Sporting agrada a Arne Slot e está na lista de possíveis alvos para o emblema da Premier League.
A informação foi avançada pelo portal ‘VoetbalNieuws’, da Bélgica, e posteriormente confirmada pelo jornal Record, garantindo que o 'camisola 6' do Clube de Alvalade é uma das quatro alternativas caso o Liverpool falhe a transferência já referida, uma vez que tal já aconteceu no mercado de verão. Fora Debast, também Willian Pacho, Sven Botman e... Ousmane Diomande estão na lista da formação inglesa.
Com esta novidade, quem se mantém bastante alerta é o Anderlech, a quem o Sporting contratou Debast em 2024, por 15,5 milhões de euros - os belgas 'fecharam' ainda uma mais-valia de 15%, o que ainda pode valer algum encaixe na eventualidade de uma venda do jogador.
Por esta altura, fruto de bónus, Debast já custou aos Sporting um valor acima dos 18 milhões de euros: 15,5M fixos e 2M de objetivos individuais e coletivos, o que não fará os leões largarem o jogador com facilidade. O internacional belga tem contrato em Alvalade até 2029, além de uma cláusula de rescisão de 80M.
Por esta altura, o futebolista do Clube de Alvalade está concentrado na sua seleção, uma vez que foi chamado para os embates da Bélgica contra a Macedónia do Norte, de Dimitar Mitrovski - ex avançado da equipa B leonina - (dia 10), em Gent, e País de Gales (13), em Cardiff.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 10 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O ‘camisola 6’ dos leões regista, até ao momento, 638 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Internacional costa-marfinense já está recuperado de lesão e deverá voltar a competir pelos leões após esta a paragem para seleções
09 Out 2025 | 08:33 |
Apesar de ainda não ter regressado à competição, Ousmane Diomande já está apto e acabará por 'reforçar' a equipa de Rui Borges após a paragem para seleções. Quem se mostrou satisfeito com a recuperação do internacional costa-marfinense foi Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting.
Carlos Xavier: "Parece que têm medo de saltar"
"É um jogador que tem uma presença importante na área, sobretudo nas bolas paradas, lances estes em que o Sporting sofre demasiados golos. É sempre uma aflição muito grande na área nesse tipo de lances. Parece que têm medo de saltar, medo de ir ao choque", começou por dizer, em declarações ao jornal Record, vincando os problemas dos leões frente ao Braga.
Carlos Xavier: "Cometem-se erros que são fatais"
"No último jogo esta limitação ficou bem evidente. Depois, cometem-se erros que são fatais. Em tudo o que são livres à entrada da área e pontapés de canto, o Sporting denota dificuldades nas marcações, nos duelos aéreos e continua a sofrer golos", reforçou ainda, mostrando que não duvida que Diomande, "estando a 100%", será "o titular no lado direito do centro da defesa" dos verdes e brancos.
De seguida, Carlos Xavier abordou o regresso iminente de Nuno Santos, após quase um ano parado por lesão: "É uma referência de peso, por tudo aquilo que já demonstrou ao serviço do Sporting e pela importância que teve nas mais recentes conquistas do clube".
"Foi quase um ano, esteve muito tempo parado. Vai ter dificuldade em recuperar a forma, mas com trabalho vai conseguir", continuou o antigo jogador dos leões, antes de fazer o balanço deste arranque de temporada: "Tem sido uma época de altos e baixos, mas sou da opinião que, tendo o plantel todo à disposição, o Sporting ficará mais próximo de conquistar mais pontos, mais vitórias. Em suma, ficará mais próximo do sucesso".
Jogador do Manchester United tem sido colocado em causa na turma do antigo treinador do Sporting, mas mostra-se fundamental noutros campos
09 Out 2025 | 08:22 |
Bryan Mbeumo foi um dos principais destaques do jogo entre Camarões e Maurícias, na última quarta-feira, dia 8 de outubro. O jogador do Manchester United de Ruben Amorim selou a vitória ao seu país nos descontos da partida (90' +2), por 2-0, e manteve vivo o sonho da qualificação direta para o Mundial 2026.
No entanto, esta 'esperança' dos Camarões surge também graças a uma ajudinha dada por Cabo Verde, que desperdiçou a qualificação histórica para a competição ao empatar com a Líbia, também ontem, a três bolas, somando apenas um ponto.
Para já, o grupo D da qualificação para o Mundial 2026 está bastante aceso. Cabo Verde está em primeiro lugar, com 20 pontos, seguindo-se os Camarões (18), Líbia (15), Angola (11), Maurícias (5) e Essuatíni (3). No último jogo, os tubarões azuis vão defrontar Essuatíni, enquanto os Camarões duelam com Angola.
Por seu turno, a equipa de Old Trafford encontra-se na décima posição da Premier League, com 10 pontos conquistados em sete partidas disputadas, nas quais soma três vitórias, um empate e outras três derrotas. Enquanto isso, Amorim continua a ser alvo de críticas.
O próximo jogo do Manchester United de Ruben Amorim será contra o Liverpool. O clássico do futebol inglês está marcado para o próximo domingo, dia 19 de outubro, às 16h30. O encontro será disputado em Old Trafford e terá em vista a oitava jornada da Premier League.