Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting cumpriu o derradeiro objetivo de 2024 ao conquistar, este domingo, 29 de dezembro, uma importante vitória no dérbi eterno frente ao Benfica, em jogo a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O triunfo permite aos leões terminarem o ano tal como 2023 - na liderança. Os números são simpáticos e garantem que desde a época 2000/01, o clube que ocupa o primeiro lugar na passagem do ano sagrou-se campeão nacional em 75% das ocasiões.
Num jogo em que os comandados por Rui Borges selaram a vitória logo aos 29 minutos da primeira parte, Geny Catamo revelou-se o talismã dos leões, decidindo, pela segunda época consecutiva, o dérbi eterno. Em abril de 2024, o jovem jogador já havia sido o protagonista ao apontar os golos do triunfo por 2-1 frente aos encarnados.
É importante recordar que esta foi também a terceira vitória consecutiva dos verdes e brancos sobre o Benfica no Estádio José Alvalade, em dois encontros para a Liga e um para a Taça. Para encontrar um registo idêntico, é necessário recuar até à temporada de 1994/95, quando os leões também triunfaram em casa por três ocasiões. No que apenas ao campeonato diz respeito, se olharmos para as temporadas de 2004/05 e 2005/06, os verdes e brancos também venceram em casa os dois dérbis da Liga contra os encarnados.
Feitas as contas, o emblema verde e branco encerra o ano civil de 2024 na liderança da Liga Portugal Betclic 2024/25, com a ambição de conquistar o bicampeonato nacional bem presente. Em segundo lugar encontra-se o Porto, com os mesmos 40 pontos, e, em terceiro, o Benfica, que soma 38.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 3 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães, ex-equipa do novo técnico leonino. O encontro da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic diante da turma liderada por Daniel Sousa jogar-se-á às 20h15, no Estádio D. Afonso Henriques.
Leões venceram dérbi eterno perante o rival de Lisboa, que saiu do Estádio José Alvalade com apenas dois remates à baliza de Franco Israel
|
0O Sporting venceu o Benfica, por 1-0, no dérbi da 16.ª jornada do campeonato. Apesar de os encarnados terem saído do Estádio José Alvalade com apenas dois remates enquadrados com a baliza de Franco Israel, Luís Pedro Ferreira defende outro resultado.
"O Sporting sacudiu a crise com uma vitória sobre o Benfica. Os resultados negativos do curto período de João Pereira pararam na estreia de Rui Borges. O treinador de Mirandela ganhou com o Sporting pelo menos um (dos) ponto(s) que mereceu ganhar pelo Vitória de Guimarães frente ao Benfica. Vejamos: o Benfica venceu na Luz um Vitória que não merecia perder, como o Sporting ganhou neste domingo um Benfica que, olhando a tudo, não merecia perder", começou por escrever, no jornal Record.
O jornalista crê que "os leões dominaram a primeira parte e foram bastante melhores", no entanto, garante que os verdes e brancos só "chegaram ao único golo na partida por duas coisas que eram óbvias antes do encontro. 1. Otamendi não pode tentar coisas que não consegue fazer - se não mete um passe entre linhas, quanto mais de flanco a flanco, ainda que o risco possa ser menor; 2. Gyokeres é o que é: dão-lhe o corpo, ele leva tudo. Tomás Araújo evoluiu nesta noite, pois aprendeu para o futuro após o sueco o ter deixado para trás como deixa toda a gente".
"Ninguém em Alvalade, adepto do Sporting ou adepto do Benfica, sossegou até ao apito final. Venceu o leão, outra vez com Geny Catamo a marcar o golo decisivo. Mas não se enganem, esta temporada, pelo que jogaram os três grandes no último mês, pode muito bem cair para qualquer um", acrescentou.
Para terminar, Luís Pedro Ferreira mencionou uma hipotética saída do sueco e defendeu outro resultado no jogo: "O mercado está aberto em janeiro, Gyokeres continua na Liga (até ver), e enquanto ninguém aprender a travar o sueco, o Sporting tem um trunfo que ninguém tem. O Benfica não merecia perder o dérbi, mas já devia saber como abordar o homem que mais decide na Liga na última época e meia. A Liga segue em 2025 e pelo que se viu até agora, qualquer domingo poderá determinar o campeão, a não ser que Rui Borges recupere o leão para o período pré-João Pereira".
Jogador que passou três temporadas com a Listada verde e branca e marcou quase 50 golos assistiu à vitória dos leões sobre o Benfica
|
0O Sporting venceu o Benfica no último domingo, dia 29 de dezembro, por 1-0, e conseguiu recuperar o primeiro lugar do campeonato. Nas bancadas, foi visto Paulinho Cascavel, antigo ponta de lança dos leões e uma das grandes glórias do Clube no final dos anos 80.
O avançado brasileiro chegou a Alvalade em 1987, depois de ter sido o melhor marcador do campeonato pela equipa do Vitória de Guimarães na temporada 1986/87. Com a camisola dos leões, Paulinho Cascavel apontou 48 golos em 110 jogos.
A presença do jogador - que foi duas vezes o melhor marcador do campeonato português - nas bancadas do Estádio José Alvalade não passou despercebida pelos adeptos, que viram mais uma vez Geny Catamo dar a vitória ao Sporting sobre o eterno rival.
Geny Catamo, ao marcar pelo segundo jogo consecutivo contra o Benfica no reduto leonino, consolidou o seu nome entre os melhores marcadores em dérbis frente às águias neste século. Este feito coloca-o apenas atrás de Liedson, que foi uma referência histórica nos embates entre Sporting e Benfica.
Com esta vitória, o Sporting entra no novo ano em primeiro lugar, em igualdade pontual com o Porto, ambos com 40 pontos. Por outro lado, o Benfica desceu para a terceira posição, mantendo os mesmos 38 pontos que tinha antes deste confronto decisivo no Estádio de Alvalade.
Equipa dos leões tem sido fustigada por lesões nas últimas semanas e há mais um dos destaques dos verdes e brancos que preocupa
|
0O Sporting recebeu, e venceu, o Benfica, por 1-0, em encontro a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os adeptos leoninos tiveram motivos para festejar, mas no relvado a equipa técnica teve de gerir fisicamente uma das suas maiores estrelas. Viktor Gyokeres foi a jogo com uma proteção no dedo.
O sueco teve, desde o início do dérbi, um dedo da mão esquerda engessado, algo que preocupou a equipa técnica durante os 90 minutos. A jogar com uma proteção, que revela desde logo alguma debilidade, houve especial e atenção e acompanhamento ao Viking de Alvalade por parte do novo contingente técnico do Sporting.
De resto, Rui Borges, treinador dos leões, questionou várias vezes o ponta de lança sobre a sua condição física, principalmente depois de embates com os jogadores adversários, que foram acontecendo ao longo de todo o encontro, como costuma acontecer com Viktor Gyokeres nos jogos dos verdes e brancos.
Apesar deste impedimento, o internacional pela Suécia voltou a demonstrar-se em bom plano com a Listada verde e branca. Num jogo em que esteve em constante luta com os defesas da equipa rival, conseguiu construir a jogada do encontro e assistir Geny Catamo para o primeiro e único golo do encontro, que terminou com a vitória do Clube de Alvalade.
Viktor Gyokeres vai mantendo a boa forma. Na presente época 24/25, o ponta de lança do Sporting já leva, pelos verdes e brancos, 27 partidas realizadas para todas as competições, nas quais marcou 27 golos - média de um por jogo - e ainda juntou seis assistências.