
Futebol
Especialista avalia lance entre Debast e Otamendi no Benfica - Sporting: "Para mim não é falta"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Octávio Machado está preocupado com as arbitragens e diz que João Pinheiro é o grande responsável pelo facto de os leões ainda não serem campeões. Morten Hjulmand, capitão do Sporting, viu amarelo na Luz e completou uma sequência de amarelos. Assim, estará de fora por castigo na próxima jornada em Alvalade.
O antigo treinador e dirigente dos leões teme que a ausência do dinamarquês complique as contas do Sporting e deixou críticas ao árbitro por causa da arbitragem no dérbi com as águias. O comentador atacou o árbitro por várias decisões polémicas tomadas ao longo dos 90 minutos.
“Se o campeonato ainda está em aberto, o João Pinheiro é o grande culpado”
“Se o campeonato ainda está em aberto, o João Pinheiro é o grande culpado”, referiu Octávio Machado, em declarações na CMTV. “É inadmissível que um árbitro com a sua experiência, não tome a decisão clara e que toda a gente viu de que tinha de expulsar o Otamendi”, criticou Octávio Machado.
"Deu um amarelo ao Hjulmand por uma falta muito menos significativa”
De acordo com o ex-treinador do Sporting, João Pinheiro “criou algo que é extraordinário. Desde logo, ao não dar vermelho claro e inequívoco acabou por deixar que o Otamendi jogue em Braga. Mas deu um amarelo ao Hjulmand por uma falta muito menos significativa”, lamentou.
João Pinheiro “tirou-o do jogo com o Vitória de Guimarães. E sabemos o peso que têm nas duas equipas. Foi uma “decisão incompreensível de um árbitro com a experiência e qualidade de João Pinheiro. Deixou a porta aberta para que o Benfica continue a ser candidato, continue a ser possível ser campeão”, avisou.
Central do Bayern de Munique era pretendido pelo Clube de Alvalade na próxima temporada; Jogador revelou qual será o emblema que irá representar
|
Eric Dier confirmou mesmo que se irá mudar para o Mónaco na próxima temporada e deixa assim desanimados os adeptos do Sporting que sonhavam ver o central regressar a Alvalade. O internacional inglês admitiu que a formação monegasca fez de tudo para o contratar.
"Quando ficas no mesmo lugar durante muito tempo não tens muita noção do que acontece à tua volta no futebol e noutros países"
Em declarações à imprensa alemã, citada pela "Kicker", o jogador conta que as negociações para um possível acordo entre o jogador e o Bayern Munique não chegaram a bom porto: "Estou muito feliz. Quando ficas no mesmo lugar durante muito tempo não tens muita noção do que acontece à tua volta no futebol e noutros países. Aprende-se muito quando se viaja e se conhece novas culturas. Acho que isto me vai fazer bem", começou por referir.
"O Mónaco foi o clube com quem tive as melhores discussões e, no fim de contas, fez mais para me contratar"
A intenção dos franceses em contar com os seus serviços foi decisivo na sua decisão: "O Mónaco foi o clube com quem tive as melhores discussões e, no fim de contas, fez mais para me contratar. Não conseguimos chegar a um acordo (jogador e Bayern), então comecei a procurar a melhor oportunidade para mim. Senti realmente que eles não tinham dúvidas, queriam-me e gostei disso. Esforçaram-se ao máximo para me ajudar a lá chegar", acrescentou.
O Clube de Alvalade tentou o regresso de Eric Dier para a próxima temporada desportiva, depois de saber do futuro incerto do inglês no Bayern Munique. No entanto, o central vai mesmo deixar a Baviera, mas rumará à liga francesa para jogar no atual terceiro classificado.
Eric Dier chegou à Alemanha em janeiro de 2024, emprestado pelo Tottenham, antes de ser contratado em definitivo no verão passado. Em 47 jogos pelo Bayern, o ex Sporting soma três golos e uma assistência. No último fim de semana, pôde festejar a conquista do campeonato alemão.
Médio dinamarquês viu nono cartão amarelo na Liga portuguesa e falha receção do emblema verde e branco ao Vitória de Guimarães
|
Augusto Inácio teme que a ausência de Morten Hjulmand possa dificultar a vida ao Sporting. O antigo técnico dos leões acredita na conquista do título, mas alerta que os verdes e brancos poderão enfrentar muitas dificuldades, caso o Vitória de Guimarães marque primeiro.
"A pressão em Alvalade vai ser grande, mas acredito muito que o Sporting vai ser campeão. Fiquei admirado com o jogo na Luz, mas contente e orgulhoso pela forma como a equipa entrou em campo", começou por dizer o técnico, em declarações ao jornal A Bola.
"Sem Hjulmand, se Sporting não conseguir marcar primeiro, terá muita dificuldade"
No entanto, Inácio alerta para o facto de que "se o Sporting não conseguir marcar nos primeiros minutos frente ao Vitória de Guimarães, vai ter muita dificuldade", justificando a afirmação com a ausência do "maestro Hjulmand", ainda assim, o plantel "tem de ter calma e acreditar".
"É bom sinal haver ansiedade e nervosismo. É porque estão a lutar por coisas importantes. Faz parte da vida de jogadores que estão em grandes clubes e eles estão preparados para isso", explicou, falando também como adepto: "Estou convicto de que, com maior ou menor dificuldade, o Sporting vai ganhar e ser campeão".
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa -, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade.
Técnico que passou pelo emblema leonino deixou duras críticas à atuação do juiz da Associação de Futebol de Braga no dérbi frente ao Benfica
|
Octávio Machado deixou duras críticas à atuação de João Pinheiro no duelo entre Benfica e Sporting. O antigo treinador do Sporting referiu que Nicolás Otamendi deveria ter sido expulso depois de ter derrubado Pedro Gonçalves, numa altura em que os leões venciam por 1-0.
“No primeiro quarto de hora tinha de ser expulso e ficavam a jogar com 10. Aquilo (decisão do árbitro) marcou profundamente este campeonato”, afirmou Octávio Machado, na CMTV, criticando o juiz da AF de Braga no lance com o argentino e Pedro Gonçalves.
Mais do que o lance em si, o que deixou Octávio ainda mais indignado foi o que considera ser um padrão de prejuízo ao Sporting nos momentos decisivos. Em tom exaltado, deixou um alerta sobre a situação: “Lembro-me muito bem de 2015/16. Pode ser a reedição de 15/16. É isso que me assusta acontecer duas vezes 15/16, em poucos anos".
Recorde-se que na temporada 2015/16, o Sporting perdeu 1-0 em Alvalade, diante do Benfica, e acabou por terminar em segundo lugar da Liga. A temporada ficou marcada por vários lances polémicos e pelo pagamento de César Boaventura e Miguel Pinho - confirmado recentemente - a jogadores de Marítimo, Vitória de Setúbal e Rio Ave, para perderem com os encarnados.
O dérbi da jornada 33 terminou empatado (1-1), graças aos golos de Francisco Trincão, com assistência de Viktor Gyokeres, e Kerem Akturkoglu, que beneficiou de um desvio em Maxi Araújo. O Clube verde e branco continua a depender apenas de si para ser campeão.
O Sporting recebe o Vitória de Guimarães no próximo sábado, 17 de maio, às 18h00 na última jornada da Liga Portugal. Será um jogo com as emoções à flor da pele e os comandados de Rui Borges precisam apenas de igualar o resultado do Benfica em Braga, para vencer o título.