Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Octávio Ribeiro ataca líder do Sporting: “Está longe da dimensão de...

Frederico Varandas foi mais uma vez atacado na imprensa portuguesa devido à postura que teve em toda a situação que envolveu Ruben Amorim, Rui Borges e João Pereira

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

31 Dez 2024 | 12:38 |

Icon Comentário0

O Sporting vive um período de mudança. Na semana passada, os leões anunciaram Rui Borges como novo treinador após o insucesso de João Pereira à frente da equipa leonina. A situação levou o Octávio Ribeiro a comentar todo o contexto e a forma como Frederico Varandas, presidente dos leões, lidou com a situação tanto de João Pereira quanto de Rui Borges.


“Quando já era imperador e os seus líderes militares lhe propunham um novo comandante de tropas, depois de ouvir todos os fundamentos curriculares para a promoção, Napoleão perguntava, arguto: e é um homem com sorte?”, começou por questionar no jornal 'Record'.


Frederico Varandas está longe da dimensão mitológica de Napoleão, e não subiu a escada da vida a pulso, como o pequeno corso, que modernizou a burocracia europeia a golpes de conquistas banhadas a sangue jovem. Varandas passou de médico da equipa do Sporting a seu presidente por um mero golpe de sorte – ou azar, como talvez tenha sentido o golpe, nos dolorosos momentos em que celerados ligados a uma claque quiseram castigar a grupo de trabalho, a mando de um Nero que tocava harpa desde a presidência -, mas a sorte é o que é. Varandas não subiu toda a hierarquia sportinguista a golpes de coragem e génio, mas está no topo. Aproveitou um momento de caos para se impor como líder. E o que tem feito é digno de aplausos. Mas é também passível de crítica.”


“A forma como substituiu Rúben Amorim por João Pereira é própria de alguém que não pergunta, nem aos seus próprios botões, se o novo treinador ‘é um homem de sorte’. Porém tinha todos os dados para nem precisar de perguntar. João Pereira estava longe de fazer uma carreira brilhante na pobre Liga 3, usando a equipa B do Sporting. É preciso algum azar para não arrasar na Liga 3, com os meios humanos que o Sporting deixa disponíveis. Mas tudo isto é passado.”

“Com a frieza de um grande líder, depois do disparate cometido, Varandas perguntou a alguém, ou aos seus botões, onde encontrar um homem de sorte. E os seus botões responderam que estava em Guimarães e custava bastante menos do que Amorim tinha custado quando foi contratado, e até menos do que tinha deixado nos cofres de Alvalade, na sua malfadada partida para Manchester.”


“Chegado Rui Borges, e após uma apresentação desastrosa, onde Varandas falou mais do seu erro passado do que da sua ambição futura, cabia ao transmontano responder à pergunta de Napoleão: seria este treinador um homem de sorte?” E os jogadores, para já, responderam que sim. São sempre os jogadores que respondem pelo técnico, quando é do seu destino que se fala. Rui Borges chegou, com palavras simples e breves ideias claras. Das ideias do técnico e da sua simplicidade de processos, os jogadores construíram uma grande vitória. Uma vitória cheia de erros e imperfeições, com buracos enormes na defesa. Mas uma enorme vitória. Cheia de sorte”, concluiu.


Futebol

Jogador do Benfica 'desolado' depois de tirar titular do Sporting do jogo com o Bayern

Elemento do Clube da Luz sentiu-se mal depois de um momento que protagonizou no dérbi de Lisboa, que teve consequências para os leões

Elemento do Benfica sentiu-se mal depois de um momento que protagonizou no dérbi de Lisboa, que teve consequências para o Bayern - Sporting
Elemento do Benfica sentiu-se mal depois de um momento que protagonizou no dérbi de Lisboa, que teve consequências para o Bayern - Sporting

07 Dez 2025 | 11:16 |

Icon Comentário0

Gianluca Prestianni terá ficado 'desolado' depois do cartão vermelho que viu no Benfica - Sporting, na reta final do encontro. O extremo argentino das águias teve uma entrada muito perigosa sobre Geny Catamo, que vai ter consequências no Clube de Alvalade.


A informação é avançada pelo jornal Record, que explica que o jogador do Benfica pediu desculpa aos seus companheiros, por ter deixado a equipa com menos um elemento em campo, no jogo com o Sporting. No entanto, essa não foi a única consequência da 'tesoura' que o argentino aplicou a Geny Catamo - que vai deixar os leões em breve.


O extremo moçambicano do Sporting foi visto em claras dificuldades depois do dérbi com o Benfica. O jogador apareceu na zona mista, a seguir ao jogo, a coxear, num sinal que assustou os adeptos verdes e brancos. As dores aparentavam ser no pé direito, onde Prestianni acertou com a sua entrada que lhe valeu o cartão vermelho.


No treino do dia seguinte ao Benfica - Sporting, Geny Catamo fez trabalho de recuperação com os restantes titulares do dérbi, o que são boas notícias - significa que o problema não foi grave o suficiente para que o jogador ficasse aos cuidados da Unidade de Performance do Clube de Alvalade.

No entanto, Rui Borges não vai ignorar as consequências da entrada do jogador do Benfica. De modo a não agravar as dores sentidas por Geny Catamo, e aproveitando para fazer uma gestão dos minutos do jogador, o treinador verde e branco deve deixá-lo no banco de suplentes frente ao Bayern Munique, o que também deve abrir espaço a Geovany Quenda no 11 inicial.



Futebol

Saída de Geny Catamo no inverno deve obrigar Sporting a ir ao mercado

Extremo moçambicano está prestes a abandonar o Clube de Alvalade, o que aumenta, ainda mais, a necessidade de um jogador para essa posição

Geny Catamo está prestes a abandonar o Sporting, o que aumenta, ainda mais, a necessidade de um jogador para essa posição do campo
Geny Catamo está prestes a abandonar o Sporting, o que aumenta, ainda mais, a necessidade de um jogador para essa posição do campo

07 Dez 2025 | 10:58 |

Icon Comentário0

Já está confirmada a chamada de Geny Catamo à Seleção de Moçambique, para disputar a Taça das Nações Africanas. O extremo verde e branco vai desfalcar os leões durante uma altura importante da temporada, e vai deixar Rui Borges com menos uma opção para uma posição onde os leões já se queriam ter reforçado no verão.


Geny Catamo deve apresentar-se no estágio da sua Seleção dia 15 de dezembro, data que a FIFA determinou para os clubes libertarem os seus jogadores para as equipas nacionais. Caso tal se cumpra, os jogos com o Bayern Munique e com o AVS SAD devem ser os últimos antes de deixar a equipa. O número de partidas em que estará ausente deve ser entre seis e sete.


Sendo assim, aumenta a urgência por um extremo, tal como já tinha acontecido no verão. O jornal A Bola diz mesmo que o Sporting está no terreno, a estudar vários nomes, na tentativa de dar um presente de natal a Rui Borges, que ajude na luta pelas várias competições em que os leões estão inseridos.


Yeremay Hernández é um sonho antigo dos responsáveis verdes e brancos, mas o negócio avizinha-se complicado, ainda para mais no mercado de inverno. O Deportivo da Corunha tem sonhos realistas de subir de divisão, e, sem problemas financeiros a apontar, dificilmente vai libertar um dos seus melhores jogadores.

Wesley (Al Nassr), Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Tzolis (Club Brugge) são outras alternativas que já foram discutidas pelos responsáveis do Sporting. Os leões não têm uma decisão tomada, mas num ataque ao mercado de inverno, reforçar a posição de extremo será objetivo prioritário.



Futebol

Plantel do Sporting ouviu das boas! A mensagem de Rui Borges depois do dérbi com o Benfica

Treinador verde e branco ficou irritado com algumas situações que observou na sua equipa, durante o encontro com o rival de Lisboa, para a Liga Portugal

Rui Borges ficou irritado com algumas situações que observou no Sporting, durante o encontro com o Benfica, para a Liga Portugal
Rui Borges ficou irritado com algumas situações que observou no Sporting, durante o encontro com o Benfica, para a Liga Portugal

07 Dez 2025 | 10:41 |

Icon Comentário0

Rui Borges estava algo irritado após o dérbi, devido à falta de energia que sentiu na equipa do Sporting, durante a partida com o Benfica. O treinador verde e branco fez questão de passar esse desagrado ao plantel, antes de uma mensagem de motivação e confiança para o resto da temporada - apesar de uma estatística que assusta os adeptos.


Quem avança com a informação é o jornal Record. A imprensa nacional escreve que, depois de deixar o estádio da luz, o treinador apontou os erros à equipa no primeiro contacto que teve no plantel, demonstrando algum descontentamento devido ao que sentiu ser um 'desligar da corrente' ao longo da partida, atitude que quer manter longe do Sporting.


Após esse 'puxão de orelhas', Rui Borges passou uma mensagem de motivação e confiança para o plantel verde e branco. O treinador do Sporting acredita numa reação da equipa, até tendo em conta o historial que tem em Alvalade, e demonstrou a sua confiança para com os seus jogadores, já a pensar nos exigentes desafios que se avizinham.


Esta informação é confirmada pelo jornal A Bola. "Unidos podemos chegar ao tricampeonato!", terá sido uma das mensagens passadas por Rui Borges ao seu plantel, depois de um dérbi onde, apesar de tudo, o Sporting não perdeu na casa do rival de Lisboa, um jogo de máxima exigência.

Assim, apesar de ter dissecado aquilo de que menos gostou no Benfica - Sporting, Rui Borges passou uma mensagem de confiança total para o grupo verde e branco, elogiando, ainda, a equipa, pela união e capacidade demonstradas num ambiente muito adverso.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Há novidades sobre a lesão de Pedro Gonçalves antes do Bayern Munique - Sporting
Futebol

Há novidades sobre a lesão de Pedro Gonçalves antes do Bayern Munique - Sporting

07 Dez 2025 | 09:56

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Internacional português da Liga italiana no radar do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Internacional português da Liga italiana no radar do Sporting

06 Dez 2025 | 15:55

Icon Comentário0
Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo e pode acabar suspenso por gesto obsceno
Futebol

Jogador do Benfica provocou Maxi Araújo e pode acabar suspenso por gesto obsceno

06 Dez 2025 | 23:24

Icon Comentário0