
Futebol
Luís Pedro Sousa irritado por craque do Sporting não ter ido ao Euro: "Fui dos que ficou indignado"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Gião, ex-braço direito de César Peixoto, vai ocupar o lugar deixado vago por João Pereira na equipa B do Sporting. O técnico português, nascido em Montemor-o-Novo, que tem um longo currículo, mas sempre na condição de adjunto foi o escolhido por Frederico Varandas para tentar lutar pela subida à segunda divisão.
A saída de João Pereira para os turcos do Alanyaspor obrigou os responsáveis leoninos a agir rapidamente na escolha de um novo líder para a equipa secundária. João Gião, conhecido pela sua ligação ao futebol de formação, foi o nome identificado para dar continuidade ao projeto e é um homem de confiança de Flávio Costa, figura influente na estrutura do Clube. Os dois já trabalharam juntos na formação do Benfica, o que reforçou a escolha para este desafio em Alcochete.
O percurso de João Gião passa por várias experiências internacionais, tendo trabalhado em clubes como Melaka United (Malásia), Bordéus (França), Lausanne e Grasshoppers (Suíça), além da seleção da Guiné-Bissau. Nos últimos anos, esteve no futebol português ao lado de César Peixoto, como adjunto no Paços de Ferreira e no Moreirense, experiência que lhe conferiu bagagem para assumir um projeto ambicioso como o do Sporting B.
O novo técnico já conheceu as instalações da Academia, que recentemente recebeu jogadores regressados dos compromissos internacionais. Além disso, contará com elementos da sua confiança na equipa técnica, após a saída de vários membros para acompanhar João Pereira na aventura turca.
Com o Sporting B atualmente no segundo lugar da fase de apuramento para a Liga 3, João Gião tem pela frente oito finais para tentar garantir a subida de divisão à segunda divisão do futebol nacional, começando já no domingo, dia 30 de março, em Amarante.
Selecionador Nacional não convocou titular do emblema verde e branco para último Europeu e foi criticado pelas escolhas que tomou
|
Luís Pedro Sousa, no programa 'Record na Hora' no Now, criticou Roberto Martínez por ter convocado nomes como Francisco Conceição e Pedro Neto para o último Europeu de 2024 e saiu em defesa de Francisco Trincão, que diz que é hoje uma das grandes figuras do Sporting, de Rui Borges.
O chefe de redação de Record destacou que o jogador, antes de chegar ao Sporting, não teve o sucesso esperado no Wolverhampton, o que afetou a sua imagem na liga inglesa. "A imagem que Trincão deixou na Premier League não foi muito positiva", afirmou Luís Pedro Sousa, mencionando, no entanto, que o futuro demonstrou que a visão inicial sobre o jogador não era justa.
Luís Pedro Sousa fez questão de recordar que, antes da sua ascensão, Trincão era alternava a Marcus Edwards, sendo apenas uma peça em construção até o início de 2024. "Recordo que Trincão até alternava a titularidade na altura com Edwards... não era um titular indiscutível. Depois Trincão explodiu...". Desde então, o ala português tornou-se fundamental, não apenas pela sua exibição técnica, mas também pela sua capacidade de decisão nos momentos cruciais, como na vitória recente da Seleção Portuguesa contra a Dinamarca.
A atuação de Trincão no jogo da Liga das Nações foi arrebatadora, quando entrou ao minuto 81, e marcou dois golos: "Fui das pessoas que mostrou indignação por terem sido convocados por exemplo: Francisco Conceição e Pedro Neto que têm o seu valor.. e Trincão ter ficado de fora...é claro que o jogo da Dinamarca por si só não prova nenhuma destas teses, por outro lado também não é mentira que Trincão tem sido uma das figuras proeminentes da Liga Portuguesa", apontou.
Atualmente, Trincão tem sido uma das figuras principais na Liga Portuguesa, ao lado de Viktor Gyokeres, o melhor marcador da competição. A grande temporada que está a realizar pelo Sporting tem gerado interesse de vários clubes de renome, com destaque para o possível interesse da Premier League, onde a sua valorização tem aumentado consideravelmente. Apesar de estar a ser cobiçado por vários gigantes europeus, Varandas já prometeu a camisola 10 e o aumento do salário ao internacional português..
Jogo entre Bolívia e a seleção 'Celeste' (0-0) revelou-se bastante penoso para muitos jogadores; Pupilo de Rui Borges falou no final do encontro
|
O jogo entre a Bolívia e o Uruguai (0-0) foi disputado a mais de quatro mil metros de altitude, o que se revelou bastante penoso para os jogadores. Maxi Araújo foi um dos atletas que se mostrou bastante cansado e revelou que a seleção do Uruguai precisou de tomar banho de água fria no final da partida.
O ala do Sporting admitiu estar "muito cansado", assim como os seus colegas de equipa. A dificuldade foi tanta que Giménez, defesa da Celeste, precisou de recorrer a uma máscara de oxigénio para recuperar. "Sabíamos que ia ser assim, estamos muito cansados. Mas por esta camisola temos de dar sempre tudo. Com a Celeste a altura não pesa. Estou muito feliz. Foi a primeira vez que joguei aqui, já tinha visto muitos jogos do Uruguai disputados em altura", afirmou o jogador à imprensa local.
Apesar do desgaste, Maxi garantiu que se sentiu "muito bem fisicamente" ao longo dos 90 minutos. No entanto, se as dificuldades dentro de campo já eram esperadas, havia ainda uma surpresa desagradável à sua espera no balneário: a falta de água quente. "Sim, tive de tomar banho com água fria. Mas isso faz parte", comentou, revelando mais um dos desafios vividos na altitude boliviana.
Agora, Maxi Araújo e o colega Franco Israel estão de regresso a Lisboa, onde voltarão a integrar os trabalhos do Sporting. Contudo, o ala uruguaio não poderá ser opção para Rui Borges na próxima jornada, frente ao Estrela da Amadora, devido a uma suspensão.
O jogador do Sporting, tem gerado algumas críticas por parte dos adeptos devido às suas exibições inconstantes. No entanto, quando chegou a Alvalade no verão de 2024, o seu valor de mercado era apenas 5,5 milhões de euros, e aumentou cerca de 154%, estando agora avaliado por 14 milhões de euros. Rui Borges é muito apreciador do jogador, devido à sua versatilidade. Tanto pode jogar a lateral esquerdo, ala numa defesa com três centrais, ou mesmo a extremo. Até ao momento tem disputado com a camisola verde e branca 36 partidas, somando dois golos e três assistências.
Jogador estava a fazer uma das melhores épocas da sua carreira até que um problema físico grave o atirou para o estaleiro
|
Daniel Bragança deu um passo em frente no longo processo de recuperação que tem pela frente no Sporting. O médio estava a realizar uma das melhores temporadas da carreira, até que um grave problema físico o obrigou a uma cirurgia para remediar o problema no joelho.
Cerca de um mês depois à operação ao joelho esquerdo, o médio internacional sub-21por Portugal já dá claros sinais de melhorias. Foi visto sem muletas, um sinal positivo em relação à recuperação do pupilo de Rui Borges que ainda enfrenta vários meses de ausência.
Fez, recentemente, uma viagem a Barcelos, onde acabou por tirar uma fotografia com o dono de um restaurante onde foi comer. O gerente do restaurante local aproveitou, depois, a ocasião para publicar a fotografia - onde Daniel Bragança aparece sem muletas - com um texto a acompanhar na descrição.
Escreveu o seguinte: "Daniel Bragança veio a Barcelos. Centro campista do actual campeão nacional Sporting, aproveitou uns dias de descanso para vir ao Norte degustar e alimentar todo o seu corpinho, para que continue a perfumar os estádios com, momentos de classe", começou por escrever.
Adicionou, ainda: "Quem gosta de bom futebol, vê no Daniel pormenores que encantam e fascinam. Continua… pois o melhor estará sempre para vir! Eu acredito. Barcelos agradece a visita. Bem vindo à Terra do Galo!", escreveu Jorge Bogas, conhecida cara do restaurante Turismo, na sua página pessoal da rede social Instagram.