summary_large_image
APROXIMAR OS SÓCIOS DO CLUBE
Esta MAG desafiará os Sócios ou os órgãos dirigentes a apresentarem propostas para alterar radicalmente a estrutura legal do Sporting Clube de Portugal em vigor.
Imagem de destaque26 Fev 2022, 09:00

“Ama de igual amor o poluto e o impoluto; Começa e recomeça uma perpétua lida; E sorrindo obedece ao divino estatuto. Tu dirás que é a morte; eu direi que é a vida”

Acedendo ao amável convite do “Leonino” para, enquanto candidato pela Lista C [pelo meu Sporting] a membro de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da MAG, alinhar umas curtas palavras do que se pretende ser o engajamento do órgão, enquanto coletivo, e não a título individual, escolhi para encimar este opúsculo opinativo a  citação de Machado de Assis que me parece adequado ao momento.

Como primeiro escopo de compromisso, afirmar a todos os sócios do SCP que esta MAG cumprirá de forma rígida e linear os Estatutos e Regulamentos do Clube, pese embora possa haver discordância sobre conteúdo e forma dos mesmos. Porém, enquanto forem estes, serão cumpridos na sua  plenitude pela MAG em obediência ao disposto no nº 1, do artigo 35º, dos Estatutos do SCP.

Como segundo  escopo de compromisso, esta MAG tudo fará para que as AG do SCP voltem a ser um oceano de respeito mútuo e que sejam exemplo interno e externo de uma associação impar. Pugnaremos para que todos possam ser escutados com o respeito que cada sócio merece, dando total sustento ao provérbio oriental que diz: “Ninguém coloca mais em evidência sua baixeza e má criação, do que aquele que começa a falar antes que seu interlocutor tenha terminado”.

Como terceiro escopo de compromisso, esta MAG lançará mão de todos os meios ao seu alcance, bem como de terceiros, no sentido de que as AG do SCP possam ser marcadas com maior antecedência (pelo menos 30 dias), obrigando-se a si própria e a terceiros a disponibilizar, com tal antecedência, todo o suporte documental ou em base digital a ser discutido em tal momento, para que os sócios possam atempadamente conhecer as matérias em discussão e sobre elas formular o seu juízo. Ainda neste âmbito, a MAG tudo fará para aproximar os sócios a tal decisão, independentemente do lugar onde se encontrem, disponibilizando meios adequados, tecnológica e digitalmente, para colocarem as questões pertinentes que entendam colocar aos seus dirigentes sobre as matérias em discussão, obrigando-se estes a total esclarecimento da situação em escrutínio.

Como quarto  escopo de compromisso, esta MAG não regateará esforços no sentido que as AG do SCP possam ser acedidas em direto, através de plataformas tecnológicas e digitais, com dupla confirmação pelo respetivo sócio, independentemente do local onde o mesmo se encontra.

Como quinto  escopo de compromisso, esta MAG desafiará, através das formas legais, os sócios ou os órgãos dirigentes a apresentarem propostas para alterar radicalmente a estrutura legal do SCP em vigor, com a finalidade de aproximar o Sócio do Clube, nomeadamente, pugnando para que sejam apresentadas propostas de:

  • Alteração dos atuais Estatutos, adaptando-os a um novo formalismo que tenha em conta toda a inovação tecnológica e digital que permita um melhor arrumo dos seus fundamentos, expurgando deles matérias que devem ser reguladas em documento autónomo;
  • Nomeadamente, consignado neles a indicação que os órgãos socais devem ser eleitos por maioria de pelo menos 50% dos votantes, criando os mecanismos tecnológicos e digitais que permitam apurar tal votação numa única AG eleitoral, poupando custos da realização de uma segunda e ao mesmo tempo evitando “casamentos pontuais de conveniência”;
  • Lançar no universo sportinguista a discussão do i-voting como tecnologia de futuro de forma a permitir uma envolvência direta de todos os sócios, independentemente, da sua localização física;
  • Reformular e atualizar às novas tecnologias e ao digital o atual Regulamento Geral da AG’s do SCP
  • Lançar a discussão para a criação do Estatuto e fins do Provedor do Sócio;
  • Lançar a discussão para a elaboração de um Regulamento da Comissão Eleitora e Controlo de Voto (RCECV) do Sporting Clube de Portugal.
  • Lançar a discussão para, em aproveitamento das tecnologias e plataformas a criar, possa ser criada a figura do “referendo” de forma a que os sócios, independentemente do lugar onde se encontrem possam exprimir a sua posição face a situações de opções e tomadas de decisão excluídas do âmbito das AG’s.

Estes são alguns dos compromissos que queremos afirmar a todos os sócios do Sporting Clube de Portugal, balizados pelas competências que os Estatutos conferem à MAG (artigo 43º e artigo 54º do Estatutos) afirmando o engajamento total nos mesmos, porquanto, como disse Chrales Chaplin “a persistência é o caminho do êxito”.

Lista C, Mesa da Assembleia Geral: Candidato a Presidente da MAG

Sócio n.º 5.191-0

  Comentários
Mais Opinião