Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Fev 2025 | 17:58 |
Paulo Sérgio Bento Brito nasceu em Lisboa, a 19 de fevereiro de 1968, e esta quarta-feira celebra o seu 57º aniversário. Começou a jogar futebol em clubes portugueses como o Vilafranquense, o Petrogal, o Sanjoanense e o Moscavide, antes de ter expandido a sua carreira futebolística além fronteiras, no Grenoble de França. Após esse período, construiu a sua carreira de treinador em vários clubes nacionais e internacionais, com destaque para a passagem pelo Paços de Ferreira, marcada pela chegada à final da Taça de Portugal, que acabou por perder frente ao Porto. Quando orientava o Vitória de Guimarães, recebeu o convite para treinar o Sporting, numa altura em que os leões atravessavam um período difícil.
Em abril de 2010, foi anunciado como treinador do Sporting para a época seguinte, assinando um contrato de duas temporadas. No entanto, desde o início, o seu percurso por Alvalade foi marcado por dificuldades, agravado por um plantel sem grandes reforços e pela venda de jogadores fundamentais, como Liedson, em janeiro de 2011, que passados 14 anos, em 2025, viu um dos seus recordes no Sporting ser ameaçado por outro jogador.
A equipa de Alvalade afastou-se da luta pelo título e foi eliminada da Taça de Portugal. Na Liga Europa, sofreu grandes dificuldades e acabou eliminado pelo Glasgow Rangers, já nos descontos, num jogo dramático em casa- Os maus resultados e a falta de estabilidade levaram a um crescente descontentamento entre os adeptos. A crise interna do Clube, com a saída do presidente José Eduardo Bettencourt e do diretor desportivo, piorou ainda mais a situação do treinador.
A 26 de fevereiro de 2011, após mais uma derrota, Paulo Sérgio chegou a acordo com a Direção leonina para a rescisão do contrato. Foi substituído por José Couceiro, encerrando um ciclo curto e marcado por dificuldades.
Após a saída do Sporting, Paulo Sérgio teve um percurso internacional, começando no Hearts, da Escócia, onde conseguiu vencer a Taça do país. Seguiram-se passagens pelo Cluj, na Roménia, onde surpreendeu ao vencer o Manchester United na Liga dos Campeões, e pelo APOEL, onde conquistou a Supertaça do Chipre.
O seu regresso a Portugal aconteceu em 2014, ao serviço da Académica de Coimbra, mas a experiência não correu bem, levando à sua saída antes do final da época. Nos anos seguintes, passou por clubes na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irão, sem grandes sucessos.
Em 2020, voltou ao futebol português para comandar o Portimonense, conseguindo manter a equipa no primeiro escalão. No entanto, após algumas temporadas, acabou por descer de divisão em 2024, ficando novamente sem clube.
*Atualizado a 19 de fevereiro de 2025
Treinador português garantiu a chegada de um novo reforço ao West Ham, o que pode implicar alguns problemas para o Clube de Alvalade
06 Jan 2026 | 12:25 |
O West Ham, orientado por Nuno Espírito Santo, anunciou, na última segunda-feira, 5 de janeiro, a contratação de Taty Castellanos à Lazio, num negócio avaliado em 23 milhões de euros, de acordo com a Sky Sports. Estas podem ser más notícias para o Sporting, uma vez que o emblema italiano estava de olho em Fotis Ioannidis.
Tal como o Leonino avançou, em Exclusivo, o clube transalpino estava de olho na contratação do internacional grego dos verdes e brancos para substituir Castellanos caso este acabasse mesmo por se transferir no presente mercado de janeiro. Agora, a Lazio pode mesmo iniciar conversações.
Ao que o nosso Jornal apurou, o atacante reúne atributos que agradam à direção do emblema italiano: potência física, inteligência tática e capacidade de finalização. Apesar do interesse, a Direção, liderada por Frederico Varandas, não tem intenções de vender o ponta de lança, que revelou que teve "medo" de assinar pelos leões no verão de 2024.
A saída do jogador obrigaria o Clube de Alvalade a agir rapidamente no mercado de transferências de inverno para manter o equilíbrio da equipa na luta pelo tricampeonato. O atacante é considerado peça-chave no plantel de Rui Borges, pelo que qualquer abordagem será cuidadosamente avaliada, mas a prioridade é proteger o plantel e manter a equipa competitiva.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 20 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 907 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Conhecido antigo árbitro internacional analisou os lances da partida da 17.ª jornada e deixou as suas conclusões sobre a partida dos dragões
06 Jan 2026 | 11:48 |
Iturralde González foi perentório: o Porto foi beneficiado pela arbitragem diante do Santa Clara. Na análise aos lances capitais da partida da Liga Portugal Betclic, o antigo árbitro internacional espanhol considera que Bednarek deveria ter sido expulso logo no início da partida.
Iturralde Gonzáléz: "Se a falta é marcada, Bednarek precisa de ser expulso"
"Precisam de ser consideradas duas coisas na jogada: primeiro, se houve falta ou não, e se simplesmente colocar a mão acima do ombro é suficiente. Segundo, se a falta é marcada, qual é a sanção disciplinar apropriada?”, começa por afirmar o ex-juiz, em declarações ao jornal Record.
“Neste caso, o árbitro decide marcar falta e mostrar o cartão amarelo. Aqui, na minha opinião, o árbitro comete um erro. Se a falta é marcada, Bednarek precisa de ser expulso numa clara oportunidade de golo”, acrescenta Iturralde González, entendendo que o central do Porto deveria ter visto o cartão vermelho.
"Iturralde Gonzáléz: VAR poderia ter ajudado"
“Vou repetir o que tenho dito: em claras oportunidades de golo, a perspectiva do árbitro é sempre muito pior do que a de uma câmara aérea, que permite ver melhor a distância entre os defesas. Para mim, se a falta é marcada, não há outra opção a não ser expulsar o Bednarek. Na minha opinião, esta é uma jogada em que o VAR poderia ter ajudado", finaliza o antigo árbitro.
Com este triunfo, o Porto passou a somar 49 pontos em 17 encontros (16 vitórias e um empate) e segue na liderança da Liga Portugal Betclic. O Sporting é segundo (42 pontos em 17 partidas) e o Benfica terceiro (39 pontos em 17 jogos). Na próxima jornada, as águias visitam o Rio Ave (17 de janeiro, às 20h30).
Treinador dos verdes e brancos irá escolher entre o grego e o espanhol para a partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira
06 Jan 2026 | 10:36 |
Rui Borges prepara alterações para o Sporting - Vitória SC, algumas por necessidade, outras por gestão, uma vez que o calendário de janeiro assim o obriga. Uma delas deverá ser nas alas, onde o técnico dos verdes e brancos já terá tomado a sua decisão entre Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis.
Ao que tudo indica, o lateral espanhol irá para o banco de suplentes, com a titularidade a ser entregue ao internacional grego nas meias-finais da Taça da Liga. Apesar de Fresneda ser o 'favorito' do treinador dos leões, Vagiannidis deverá merecer nova oportunidade nesta fase.
Sem Gonçalo Inácio na dupla de centrais, devido a castigo, Matheus Reis voltará a ser titular - mas desta vez mais recuado. Maxi Araújo também voltará a descer e apenas Eduardo Quaresma se irá manter na mesma posição das últimas partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.