
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Jorge da Cunha apontou o dedo à decisão do Sporting em não lamentar a morte de Pinto da Costa. O chefe de redação do Zerozero classifica o comportamento dos leões como "deplorável", criticando a escolha de Frederico Varandas em manter silêncio, assim como Rui Costa, presidente do Benfica.
"Impossível não lamentar o silêncio absurdo de Benfica e Sporting na hora da morte de Pinto da Costa. Rui Costa e Frederico Varandas têm toda a legitimidade em não morrer de amores pelo ex-dirigente, mas as instituições a que presidem estão muito acima de qualquer desentendimento, amuo ou zanga entre pessoas", escreveu.
Pedro Jorge da Cunha afirma que "Benfica e Sporting desrespeitam a dor de milhões de portistas" através de uma decisão "das figuras que lá estão neste momento" - Rui Costa e Frederico Varandas, respetivamente, mostrando-se muito revoltado com o silêncio de águias e leões.
Para terminar, o jornalista - que teceu rasgados elogios à gestão polémica do já falecido presidente honorário dos dragões - garante ter sido uma atitude "deplorável. Uma pequenez difícil de perceber, principalmente vinda de clubes com um historial problemático de presidentes investigados pela Justiça".
Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, explica a ausência de reação dos leões à morte de Pinto da Costa com o facto de o Clube de Alvalade não querer “ser hipócrita”. O Presidente do Grupo Stromp não esquece o passado controverso do ex-lider do Porto e sublinha que os “valores” por que se regia o antigo presidente dos dragões não são os mesmos dos do Clube de Alvalade (Recorde AQUI).
Antigo técnico dos verdes e brancos soma nove derrotas ao longo de 21 jogos e tem recebido várias críticas por parte de figuras do futebol inglês
|
Ruben Amorim tem tido vida complicada desde que trocou o Sporting pelo Manchester United. O treinador soma nove derrotas em 21 jogos e vai recebendo várias críticas. Chris Sutton, antigo internacional inglês, comparou o o plantel dos red devils a uma "plantação de tomates".
"O Manchester United tem de dar ao Ruben Amorim os jogadores certos, tem de lhe dar as condições certas para poder florescer e crescer", começou por dizer o antigo avançado de 51 anos, já retirado das competições oficiais, em declarações prestadas à BBC Radio 5.
"Se plantares tomates não esperas que eles cresçam numa ambiente gelado, pois não? Vais colocá-los numa estufa, com um pouco de luz solar e humidade, espaçá-los e depois eles florescem. Neste momento os tomates de Ruben Amorim não estão a crescer porque ele não tem os jogadores certos para aquele sistema", atirou, de seguida.
A época dos red devils tem sido desastrosa e várias figuras do futebol inglês têm apontado o dedo ao antigo treinador do Sporting. Micah Richards, ex-Manchester City, arrasou o técnico depois mais uma derrota: "Fala-se no Sporting e pode-se dizer o que se quer quando se ganha mas, sem desrespeito pelo Sporting, não está ao nível de um clube como o Manchester United. Não digo que deva focar-se mais no futebol, mas tem de parar de dar [à imprensa] histórias maiores do que as que realmente já existem".
No passado domingo, os red devils perderam 1-0 frente ao Tottenham - veja AQUI o golo. A derrota complicou ainda mais as contas do Manchester United na Premier League, com os red devils a caírem para o 15.º posto da classificação, o pior da história do clube. De momento, a equipa de Ruben Amorim soma 29 pontos conquistados em 25 jornadas disputadas, mais 12 que o Ipswich (17), primeiro clube em zona de despromoção.
Rui Borges vai analisando hipótese de aumentar as escolhas no plantel verde e branco e conta com vários nomes que entram nas opções
|
Vários jogadores da formação do Sporting parecem estar a aproveitar a oportunidade que resulta da onda de lesões que tem assolado o plantel leonino. Atualmente a disputar a fase de apuramento de campeão da Liga 3, Manuel Mendonça, Afonso Moreira, Alexandre Brito, Mauro Couto e Rafael Nel, têm sido presença assídua nos treinos da equipa principal.
O jogador mais experiente entre este grupo é Afonso Moreira, que se estreou na equipa principal do Sporting pelas mãos de Ruben Amorim. No início da temporada 2023/24, na receção ao Vizela, no dia 12 de agosto, o antigo técnico dos leões lançou o extremo para o lugar de Matheus Reis.
Ao longo dessa época, o jovem da cantera leonina fez apenas mais dois jogos pelo plantel principal (Tondela, para a Taça de Portugal e Taça da Liga).Tendo entretanto sido emprestado ao Gil Vicente na segunda metade da temporada passada, onde realizou, durante o período de cedência, somente cinco encontros devido a uma lesão.
Em destaque tem estado também Manuel Mendonça, que marcou recentemente, na última partida da Youth League frente ao Monaco (4-0). Capitão da equipa B do Sporting, o jovem estreou-se nos convocados de Rui Borges na receção dos verdes e brancos ao Arouca (2-2).
No caso de Alexandre Brito, que tem sido presença habitual nos treinos de Rui Borges, a estreia deu-se no passado dia 15 de fevereiro, frente aos comandados de Vasco Seabra. O médio entrou ao minuto 84 para o lugar de João Simões, mais um produto da formação do emblema de Alvalade.
Também Mauro Couto e Rafael Nel já integraram várias vezes a convocatória verde e branca, embora ultimamente não tenham tido oportunidade com Rui Borges. Os jovens têm se assumido como pedras chave para João Pereira no ataque à segunda divisão.
Jogador leonino tem sido uma peça chave no xadrez de Rui Borges e parece não quebrar nesta que é uma temporada de utilização extrema em Alvalade
|
Francisco Trincão é o jogador que soma mais minutos nos 38 jogos oficiais que o Sporting já realizou até ao momento, com 3.290 disputados, tendo participado em todos os encontros como titular. O extremo somente não alinhou de início nos quartos-de-final da Taça da Liga, frente ao Nacional, no Estádio José Alvalade.
Numa altura em que uma onda de lesões assola o plantel leonino, Francisco Trincão tem sido a clara exceção não tendo até ao momento ficado de fora das opções dos vários técnicos leoninos uma única vez. O esquerdino não tem tido gestão, à semelhança de outros jogadores que apresentam queixas musculares.
Francisco Trincão revelou aos adeptos leoninos os seus segredos sobre a sua condição física, no mais recente episódio de 'Um dia com', no qual o internacional português revela os seus hábitos saudáveis, trabalho de força muscular que faz para obter mais resistência, corrida em passadeira e ginásio à margem do treinos do Sporting, sob orientação especializada. O 'camisola 17' junta tudo a uma alimentação regrada e sono regulado acompanhado sempre por um personal trainer.
No episódio, o extremo leonino revelou aos adeptos do Sporting o que o ajuda a manter a sua condição física. "Temos psicólogos, nutricionistas, optometristas desportivos, treinadores de ginásio e de campo, tudo conta, mas, claro, de nada vale se depois o jogador não descansar adequadamente, não se alimentar bem ou não treinar bem. É o melhor dos dois mundos, ter um treinador de performance individual, só que em Portugal ainda estamos um bocadinho atrasados", disse.
Terminou o seu raciocínio revelando quem é o seu maior exemplo: "É por isso que o Ronaldo é uma máquina. Tem 40 anos e continua a marcar golos atrás de golos. Pode-se questionar muita coisa acerca do nível técnico, mas a nível de fisionomia, a nível de atleta, não há nada a dizer. Foi-se construindo. Os jogadores têm de perceber que no mundo atual cada vez mais são atletas, não são só jogadores de futebol. Antigamente é que depois do jogo íamos sair à noite, comer o que nos apetecesse, agora não", disse.
Com já referido em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 11 assistências na conta pessoal, ao longo de 38 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.290 minutos