Futebol
Identificado substituto de Geny Catamo no Sporting; Ala ruma à CAN e desfalca leões
08 Dez 2025 | 11:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
18 Fev 2025 | 15:50 |
Ruben Amorim mudou-se para Old Trafford em busca de realizar o sonho de muitos treinadores na Europa - o de ter sucesso na Premier League, considerado um dos campeonatos mais competitivos -, mas os primeiros meses no Manchester United têm estado mais perto de ser um verdadeiro pesadelo.
Que o digam as críticas de comentadores e adeptos, bem como as estatísticas, que ao equipararem Amorim aos últimos timoneiros dos red devils o colocam no último lugar da lista, mesmo abaixo de nomes que não deixam qualquer saudade junto dos adeptos.
O antigo treinador do Sporting tem uma percentagem de vitórias de 29% após 14 jogos realizados para o campeonato, ficando assim baixo de David Moyes, Louis van Gaal e mais quatro treinadores. Abaixo, pode conferir a lista completa, bem como as respetivas percentagens de triunfos:
7.º - Ruben Amorim: 29% (14 jogos)
O treinador português, de 40 anos, venceu apenas quatro dos 14 jogos que já fez para o campeonato. Neste período, Amorim já viu o United cair do 13.º para o 15.º lugar.
6.º - David Moyes – 50% (34 jogos)
A aposta no ex-jogador escocês foi motivada por uma sugestão feita por Sir Alex Ferguson, mas este acabou por ficar menos de uma época inteira em Old Trafford.
5.º - Louis van Gaal – 51% (76 jogos)
A conquista da Liga dos Campeões pelo Ajax e as boas temporadas pelo Barcelona e pelo Bayern Munique seduziram o Manchester United. A contratação de Di Maria, por um valor avultado, não o ajudou a ter sucesso.
4.º - Ole Gunnar Solskjaer – 51% (109 jogos)
Apesar de ter sido o treinador com o mais longo período no cargo desde a saída de Feguson, também ele falhou na missão de reerguer o United. Conseguiu, ainda assim, um segundo lugar no campeonato na época 2020/21.
3.º - Erik ten Hag – 52% (85 jogos)
Os títulos consecutivos ganhos pelo Ajax e a chegada às meias-finais da Liga dos Campeões levaram a direção do clube a confiar no técnico neerlandês e, apesar de não terem desistido à primeira oportunidade e de terem, até, renovado o seu contrato depois de uma má época, acabaram por dar como concluída a passagem de Ten Hag.
2.º - José Mourinho – 54% (93 jogos)
O Special One é o mais bem sucedido-treinador a passar por Old Trafford depois da saída de Ferguson. Ganhou uma Taça da Liga e uma Liga Europa, mas falhou na tentativa de deixar o United no patamar em que este já esteve em tempos.
1.º - Sir Alex Ferguson – 65% (810 jogos)
Por fim, é o treinador escocês a surgir na primeira posição. Conquistou 13 títulos pelo United, ao longo de 21 temporadas, e nunca terminou uma época abaixo da terceira posição. As saudades dos adeptos, por este e outro motivo, são muitas...
Clube de Alvalade está em oitavo lugar da fase de liga da Champions, com 10 pontos somados; Já os bávaros são terceiros, com 12 pontos
08 Dez 2025 | 15:09 |
Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Geovany Quenda vão falhar o encontro entre Bayern de Munique e Sporting. Os dois primeiros ficam de fora devido a lesão. Quanto ao 'camisola 8', a ausência da lista de convocados será por uma questão de gestão física.
Georgios Vagiannidis, que falhou a sessão de treino desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, segue para a Alemanha, juntamente com Flávio Gonçalves, Salvador Blopa e Eduardo Felicíssimo. O Sporting viaja para Munique às 15h00 e, ao final da tarde, Rui Borges e João Simões vão falar em conferência de imprensa para projetar o duelo.
Por outro lado, Daniel Bragança foi a grande novidade no treino do Sporting, desta segunda-feira, dia 8 de dezembro, em Alcochete. O médio, que sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo em fevereiro, regressou ao trabalho e foi recebido pelos colegas com boa disposição (Saiba mais AQUI), apesar de ainda não estar apto.
Convocados do Sporting: Guarda-redes: Rui Silva, João Virgínia, Diego Callai; Defesas: Vagiannidis, Fresneda, Eduardo Quaresma, Diomande, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Mangas, Maxi Araújo; Médios: João Simões, Daniel Bragança, Hjulmand, Kochorashvili, Eduardo Felicíssimo, Morita; Avançados: Geny Catamo, Luís Suárez, Ioannidis, Blopa, Flávio Gonçalves, Alisson, Rodrigo Ribeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, o ‘camisola 8’ dos leões já apontou 10 golos e seis assistências.
Futebolista de 18 anos de idade saiu com queixas do dérbi frente ao Benfica da passada sexta-feira, dia 5 de dezembro e vai parar
08 Dez 2025 | 13:26 |
O Sporting perde uma peça importante para as próximas semanas. Geovany Quenda sofreu uma lesão no pé e vai falhar seguramente o encontro frente aos alemães do Bayern Munique, válido para a sexta jornada da Champions League, sendo que o cenário poderá ser agravado.
De acordo com o jornal A Bola, o jogador fará exames e os mesmos podem ditar o pior, levando o futebolista a parar por algumas semanas, deixando Rui Borges com menos uma opção. A situação fica ainda mais complicada devido à ausência de Geny Catamo, que vai estar presente na CAN.
O futebolista de 18 anos de idade saiu com queixas do dérbi frente ao Benfica da passada sexta-feira, dia 5 de dezembro. Entretanto as dores não passaram e nas últimas horas ficou a saber-se que a lesão vai obrigá-lo a ficar afastados das escolhas do técnico nos próximos jogos.
A SAD do leonina não descarta avançar para a contratação de um reforço no mercado de janeiro. O Sporting já está no terreno em busca do negócio ideal. Yeremay (Deportivo), Wesley (Al Nassr), Giannis Konstantelias (PAOK), Abde Ezzalzouli (Betis) ou Christos Tzolis (Club Brugge) são alguns dos nomes em cima da mesa.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Grande golo de Quenda:
Jogador que foi apontado ao Clube de Alvalade no mercado de verão esteve em destaque no primeiro golo apontado pela formação galega
08 Dez 2025 | 12:34 |
O Real Madrid não teve uma noite feliz e foi derrotado em casa pelo Celta de Vigo (2-0), este domingo, dia 7 de dezembro, em duelo da 15.ª jornada da liga espanhola. Bryan Zaragoza, jogador que foi apontado ao Sporting no mercado de verão, fez uma assistência para o primeiro dos galegos.
Williot Swedberg entrou ao intervalo do duelo e foi a tempo de ser a grande figura da partida. Depois de uma primeira parte de algum sofrimento para os galegos, o sueco colocou os visitantes na frente do marcador ao finalizar com classe na área dos merengues, aos 53 minutos.
Para complicar a tarefa da equipa de Xabi Alonso, Fran Garcia viu dois amarelos em sequência e deixou o Real Madrid reduzido a dez unidades. Apesar da contrariedade, a equipa da casa pressionou em busca de pontos, mas não esteve eficaz na finalização. No tempo de compensação, Álvaro Carreras foi expulso por protestos e o Celta de Vigo, a jogar contra nove unidades, chegou ao 2-0 novamente por Swedverg (90+3').
Desta forma, o Barcelona termina a jornada com quatro pontos de vantagem na liderança da Liga Espanhola, já que o Real Madrid conseguiu vencer apenas dois dos últimos sete jogos disputados. Por sua vez, o Celta de Vigo está na 10.ª posição na tabela classificativa.
Na temporada desportiva de 2025/26, com a camisola do Celta de Vigo, por empréstimo do Bayern Munique, Bryan Zaragoza - avaliado em 12 milhões de euros - disputou, até ao momento, 19 partidas. No total dos 976 em que foi utilizado, o internacional espanhol leva quatro assistências.