
Futebol
Totalista do Sporting angustiado com a derrota na Liga dos Campeões: "Merecíamos mais"
01 Out 2025 | 23:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Out 2025 | 06:59 |
João Simões foi titular pela primeira vez esta época, na derrota do Sporting em Nápoles (2-1). Rui Borges explicou a aposta no médio, revelando aos adeptos que, no aquecimento, tentou perceber se o 'camisola 52' estava "cagado" por ser lançado de início.
Rui Borges: "O João Simões, com 18 anos, encheu o campo e fez um grande jogo"
"O João Simões, com 18 anos, encheu o campo e fez um grande jogo... É um miúdo que foi muito importante na conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal, na época passada", admitiu o treinador do Sporting, já depois do apito final da partida.
Rui Borges revelou que, ainda antes do início da partida, tentou perceber se o médio estava nervoso: "Não me surpreende a maturidade que eles demonstraram, e dei o exemplo do Simões, que, este ano, não jogou, e, de repente, o mister diz-lhe, uma hora antes do jogo, que vai ser titular com o Napoli e a resposta dele... Eu até me ia metendo com ele... Disse-lhe 'Estás cagado?', no aquecimento, e ele disse que não. É um miúdo extraordinário e fez um grande jogo, nada que eu não tivesse à espera".
Rui Borges: "Sabíamos que o Simões podia ser um jogador importante"
"O Simões foi uma opção estratégica, apesar de termos de gerir também o Morita, porque vem de lesão e, lá está, há coisas que nós temos, que quem está de fora não dá conta, e eu não posso ser o mais honesto e sincero aqui, mas, de forma estratégica, sabíamos que o Simões podia ser um jogador importante, até pela capacidade física que tem e deu à equipa ao longo do jogo", terminou Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Leões visitaram terreno dos italianos na segunda jornada da Liga dos Campeões e acabaram derrotados com dois golos em lances de desatenção
02 Out 2025 | 06:50 |
Rui Borges operou uma revolução no onze do Sporting, frente ao Nápoles. Os leões acabaram por perder 2-1 e, no final da partida, o técnico verde e branco justificou as mudanças, garantido que não estavam relacionadas com o desagrado mostrado após a vitória com o Estoril (1-0).
Rui Borges: "Tínhamos de nos precaver de algumas coisas e foi também alguma gestão"
"Sendo o mais honesto possível, não teve nada a ver com o jogo no Estoril, como é óbvio. Teve, sim, a ver uma ou outra coisa de forma estratégica, mas, principalmente, com alguma gestão que tínhamos de ter obrigatoriamente com alguns jogadores. O Pote, o Trincão, por exemplo, mesmo o Luis Suárez, por tudo o que tem vindo a fazer. Tínhamos de nos precaver de algumas coisas e foi também alguma gestão", disse.
O técnico esclareceu que a ideia "não teve nada a ver com o pensar que o objetivo é o campeonato", apesar de esse ser "claramente" o primeiro objetivo dos leões. "Tem a ver muito com o momento em si, de alguns jogos, de alguma malta com carga de seleções, de lesões, com pequenas queixas em alguns momentos e nós temos de ter algum cuidado, porque todos vão ser precisos, vai ser uma época longa e queremos ter um plantel equilibrado e ter menos lesões do que na época passada", prosseguiu.
Rui Borges: "Há muita coisa que temos de ter algum cuidado"
"Há muita coisa que temos de ter algum cuidado, mas a certeza de que a equipa deu uma grande resposta, independentemente de quem jogue. Já disse isso e não digo isso para atirar ao ar, treino o Sporting, tenho um plantel com 28 jogadores, se estão aqui é porque são bons", terminou Rui Borges.
O Sporting volta a entrar em campo apenas no próxima domingo, dia 5 de outubro, frente ao Braga. O encontro, a contar para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Carlos Vicens, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, às 19h15.
'Camisola 23' da formação orientada por Rui Borges está lesionado desde o passado mês de fevereiro, contraindo uma rotura total do ligamento cruzado
02 Out 2025 | 03:00 |
Daniel Bragança não tem previsão para voltar aos relvados. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, os responsáveis do Sporting trabalham diariamente com o médio, mas o processo de recuperação não está a ser simpático com o 'camisola 23'.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, Daniel Bragança não tem data de regresso, mas é certo que o canhoto só poderá ser opção para Rui Borges em 2026, estando ainda debilitado devido a uma uma rotura total do ligamento cruzado do joelho esquerdo.
Daniel Bragança sofreu a segunda lesão grave da carreira a 15 de fevereiro de 2025, na receção do Sporting ao Arouca (2-2). Desde então, o médio não mais voltou a ser opção e, apesar de algumas previsões apontarem regresso para este mês de outubro.
Bragança já faz algum trabalho no relvado e exercícios de corrida leve. Contudo, os responsáveis do Sporting não querem um regresso atabalhoado do médio, pelo que o futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo só volta quando houver certezas de pouca probabilidade de uma recaída.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 12 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Apesar da boa exibição, Clube de Alvalade regressa a Lisboa de mãos a abanar, depois do 2-1 que garantiu o triunfo do Nápoles
01 Out 2025 | 23:31 |
Apesar da derrota, Rui Borges mostrou satisfação com a atitude dos seus jogadores. O Sporting perdeu por 2-1 frente ao Nápoles, esta quarta-feira, 1 de outubro, em jogo da segunda ronda da Liga dos Campeões. Natural de Mirandela, o treinador leonino já comentou o encontro, valorizando o desempenho da equipa apesar do desaire em solo italiano.
“Grande exibição, não podia estar mais orgulhoso do que a equipa foi capaz. Equipa difícil, um grande jogo de futebol. Enalteceu aquilo que é a competição em si. Muito orgulhoso, a equipa foi capaz. Em termos estratégicos, completamente ligada ao que queríamos”, começou por dizer à Sport TV.
Como exemplo da boa exibição dos seus jogadores, Rui Borges fez menção a um lance de Pedro Gonçalves, que poderia ter colocado o Sporting na vantagem do resultado, por 2-1: “Tivemos os nossos momentos para finalizar e podíamos ter chegado ao 2-1 antes do Nápoles numa clara ocasião do Pote”.
“Acima de tudo, muito competitivos, ligados e concentrados. Muito orgulhoso do que foram capazes. Mesmo com a mudança a equipa foi capaz e mostrou que temos um grande grupo”, frisou o treinador natural de Mirandela, na sua análise aos momentos do jogo entre Nápoles e Sporting.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no próxima domingo, dia 5 de outubro, frente ao Braga. O encontro, a contar para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Carlos Vicens, jogar-se-á no Estádio de Alvalade, às 19h15.
Totalista do Sporting angustiado com a derrota na Liga dos Campeões: "Merecíamos mais"
01 Out 2025 | 23:20
Treinador do Sporting não perde o foco na Liga dos Campeões: "Competitivos e competentes"
01 Out 2025 | 23:10
Revolução no 11 do Sporting? Rui Borges explicou alterações do jogo com o Napoli: "Bloco baixo"
01 Out 2025 | 23:00