
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
André Pinotes Batista, consultor de comunicação e confesso adepto do Sporting, assinou a sua coluna de opinião no jornal 'Record', onde aproveitou para abordar o momento que o Clube atravessa, em vésperas do embate com o Borussia Dortmund, para a Liga dos Campeões.
"As unidades de performance representaram uma das bandeiras eleitorais de Frederico Varandas e, na prática, a sua utilidade tem sido inquestionável (...) este centros de inovação ajudam a mitigar o esforço desumano a que - crescentemente são sujeitos os atletas de alta competição, mas não conseguem - nem em rigor podem eliminar todos os riscos", começou por escrever.
"Assim, não havendo quem duvide da estruturação clínica do Sporting, é impossível não olhar à enormíssima lista de lesões, e hesitar entre a bruxaria ou o bruxedo. Daniel Bragança rompeu um ligamento cruzado do joelho esquerdo; Nuno Santos sofreu uma rotura do tendão do joelho direito; Pote, Inácio, Catamo, St. Juste, Quaresma, Morita, Gyökeres, João Simões, Matheus Reis são alguns nomes que se juntam ao rol. Em média, o Sporting viu-se privado de 5 titulares a cada jogo. Meia-equipa de cada vez", atirou o consultor de comunicação.
Explicou, de seguida, que as lesões nem sempre "doem" apenas as lesionados. Isto porque, ficando a equipa privada de jogadores importantes, há outros que ou têm de compensar em campo as ausências, ou que acabam eles por descansar menos, devido à falta de opções.
Termina, da seguinte forma: "Em determinados momentos, e a despeito dos ditames das já citadas unidades científicas, não seria apropriado afastar completamente determinados jogadores, ao invés de lhes dar utilizações matemáticas e competitivamente inúteis? Por mim, e por muito que choque, desistir do jogo contra o Dortmund não teria revelado nenhuma ferida no orgulho ou na reputação, mas configuraria, ao invés, um bom ato de gestão desportiva", rematou André Pinotes Batista.
Ponta-de-lança sueco está na porta de saída do Clube de Alvalade e mudança para um histórico europeu volta a ganhar força
|
O reencontro entre Viktor Gyokeres e Ruben Amorim volta a ganhar força. Apesar de ter vários interessados na Premier League - como Arsenal ou Manchester City - o avançado sueco e o antigo treinador do Sporting podem estar novamente juntos em Old Trafford.
Segundo informações avançadas pelo Daily Star e o Mirror, o Arsenal deu preferência a Benjamin Sesko, do Leipzig. Com a iminente transferência do esloveno para o clube londrino, o ‘camisola 9’ dos leões está disposto a ouvir a proposta dos irmãos Glazers, em Manchester.
De forma a obter poderio financeiro, o Manchester United está disposto a vender uma série de jogadores que não fazem parte das contas da equipa técnica de Ruben Amorim como Marcus Rashford, Alejandro Garnacho, Jadon Sancho e Antony.
Ainda assim, Viktor Gyokeres não é o único nome a ser apontado para a frente de ataque dos red devils. O clube de Old Trafford também segue atentamente figuras como Bryan Mbuemo (Brentforfd), Antoine Semenyo (Bournemouth) e Eberechi Eze (Crystal Palace), que se podem juntar ao já apresentado Matheus Cunha (ex-Wolverhampton).
Vale lembrar que, em 2024/25, o internacional sueco – avaliado em 75 milhões de euros – participou em 52 encontros, ao serviço do Sporting: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o ‘camisola 9’ marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Ponta de lança do Goztepe está na lista de alvos do Clube de Alvalade, mas técnico que passou pelos verdes e brancos tem outros planos em mente
|
O Fulham, treinado pelo ex Sporting Marco Silva, está interessado em Rômulo Cardoso. O clube inglês já apresentou uma proposta de 16 milhões de euros aos turcos do Goztepe para a contratação do avançado brasileiro. O jogador é um dos nomes bem referenciados pelo Clube de Alvalade para reforçar o ataque da equipa verde e branca.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe rejeitou prontamente a proposta do Fulham, exigindo uma oferta superior a 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Treinador espanhol da equipa da Premier League falou com os jornalistas depois da vitória que carimbou o acesso aos oitavos de final da competição
|
Pep Guardiola mostrou-se muito agradado depois do Juventus - City, que carimbou a passagem da equipa de Manchester aos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, no primeiro lugar do grupo, depois de triunfo por claros 5-2 sobre o histórico emblema italiano.
Guardiola: "Gostei da forma como fizemos as coisas"
"O primeiro objetivo era a qualificação, mas nunca se sabe se é melhor terminar em primeiro ou segundo. Entramos em todos os jogos com o objetivo de vencer. Conseguimos e estou feliz por isso", começou por dizer Pep Guardiola aos microfones da DAZN, depois da partida onde o ex Sporting alinhou como titular pelo Manchester City.
"Gostei da forma como fizemos as coisas (...) Há muito, muito tempo que não jogávamos assim, com e sem bola. Os jogadores estavam empenhados e estamos felizes por vencer uma equipa de topo", atirou de seguida o treinador do Manchester City, conjunto onde Hugo Viana, outro ex Sporting, atua como diretor desportivo.
Fez, depois, uma análise ao desempenho da equipa na prova da FIFA: "Fomos muito agressivos sem bola. O Ederson fez passes longos incríveis para o Erling [Haaland]. O mais importante hoje é que conseguimos sentir isso de novo. Na época passada não foi possível por uma razão: não tínhamos jogadores. Desde o primeiro dia que o ritmo aumentou e os treinos são inacreditáveis. Esta é a única forma de sobreviver - ganhar ou perder. Há alguns anos, ninguém imaginava o Man City no Campeonato do Mundo de Clubes. Estamos a enfrentar novas equipas e é uma honra. Queremos ficar aqui".
Por último, falou do ponta-de-lança norueguês do City, que marcou com assistência de Matheus Nunes: "Dou-lhe os parabéns. Marcar 300 golos aos 24 anos é impressionante, não é? Valorizo os bons avançados. Estou feliz pelo Erling, pelo golo e pela sua participação no jogo".